Análise de dados Material elaborado para discussão no Curso de Avaliação de Programas e Serviços de Saúde- Pós graduação senso estrito- Dpto de epidemiologia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Professor:Luiz Padilha
Advertisements

PLANEJAMENTO PASSO A PASSO
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
CONCEITOS ELEMENTARES
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL Dados / Informação
Ministério da Saúde Elementos Conceituais Importantes para a Construção da Agenda de Compromissos Apoio Integrado à Gestão Descentralizada do SUS FlorianópolisJunho/2005.
Metodologia Científica
3. Fundamentação Teórica Referências Bibliográficas
VOCÊ DEVERÁ COMPREENDER:
NOÇÕES PRELIMINARES.
Definições operacionais das variáveis do estudo
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
A análise e o Comentário de textos
Elaboração de Projetos: Planejando por Objetivos
PESQUISA CIENTÍFICA “É um procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer.
Pesquisa – Ação: M. Thiollent
MATEMÁTICA Análise das Questões.
O que é planejamento??? Curso: Enfermagem
Trabalhando com Grupos
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Compreender o papel da avaliação para uma boa gerencia 1 E. Maranhão Material elaborado para discussão n.
GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO
Grupo Focal Material apresentado de discutido na disciplina Avaliação de serviços e programas de saúde[senso estrito] Dpto de epidemiologia e métodos quantitativos.
RAIMUNDO PINHEIRO LOPES FILHO Pesquisador da EMBRAPA AMAPÁ
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
PROJETO DE PESQUISA -METODOLOGIA
Tema do Projeto A sistematização dos cálculos da matemática financeira nos principais Sistemas do Banco do Nordeste.
A Prática do Uso da Multimetodologia I. Munro e J. Mingers Marcos Tannús Luiz Leão Paula Nadai Letícia Drummond 09 de novembro de 2012.
PESQUISA.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Professor Jairo J. M. Cubas 1º ADM Tipos de pesquisas.
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Amostragem qualitativa
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Profº. Wagner Profº. Wagner PCNPs - Ciências.   É um trabalho teórico de natureza reflexiva, que consiste na ordenação de ideias sobre um tema. Dissertar.
Parte 4 Elaboração e comunicação da pesquisa
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO
Resumo de Investigação Epidemiológica de Campo A maioria das investigações requerem as seguintes etapas ( nem sempre na mesma ordem) Eduardo S. Ponce Maranhão-
Métodos e desenhos dos estudos de investigação operacional “Se você não sabe para onde vai,não importa o caminho que tome” Lewis Carol em Alice no País.
E statística A plicada à P esquisa de M ercado Reni Berezin Outubro 2005.
Formas de vencer a resistência potencial a uma Avaliação Geralmente os administradores, gerentes e encarregados de formular políticas vêem a avaliação.
Função Planejamento GUI I
CUSTOS: DEFINIÇÕES BÁSICAS
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
Conceitos e Modalidades
Trabalhar a comanda da atividade com a sala, estipulando para o aluno com dificuldade o espaço a ser representado na paisagem.
ENTREVISTA COMPORTAMENTAL
Pesquisa de Mercado Aula 2 18/08/2010
1 2/9/ :44. Os dados são uma representação dos conceitos ou instruções de uma maneira normalizada que se adapte à comunicação, interpretação e processamento.
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
Professora Michelle Luz
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
PERCORRENDO AS ETAPAS DE UMA AVALIAÇÃO* * Apresentação baseada no texto CBPH. Uma estrutura de Avaliação para Programas de Saúde em Comunidades, 2000.
Aula 5. Projeto de pesquisa
TC O que é Pesquisa?.
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
Ciclo de Aperfeiçoamento da Prática Profissional
TCC.
Profa. Dra. Marta Valentim UNESP
Karl Popper - A lógica das Ciências Sociais Teoria do Conhecimento.
PESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIAS Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais Trabalho de Curso I Orientações Gerais.
Programa de ensino de leitura crítica Para compreender as evidências sobre efetividade clínica O que não deve faltar em um bom estudo qualitativo 10 perguntas.
Transcrição da apresentação:

Análise de dados Material elaborado para discussão no Curso de Avaliação de Programas e Serviços de Saúde- Pós graduação senso estrito- Dpto de epidemiologia e métodos quantitativos em saúde E. Maranhão Fundação JPM

1 Analisar os dados que você coletou é em geral um dos aspectos + difíceis da avaliação e requer um cuidadoso planejamento Ao analisar os dados, você necessita desenvolver habilidades para encontrar certos padrões nos dados e ter a habilidade de isolar a informação e os resultados[ achados] críticos de outras informações que não são tão importantes. A maneira como se analisam os dados depende muito da forma em que tais dados foram coletados. Em algumas avaliações, é possível que se deseje medir o êxito[sucesso] do programa ou organização. Em outras avaliações, é possível que se deseje medir o êxito[sucesso] do programa mediante uma comparação do alcançado pelo programa em contraposição com uma linha de base [ referência] estabelecida pelo próprio programa. E. Maranhão

Diferença entre dado e informação OBS: Os dados são números sem processar ou outros achados que,por si mesmos, tem valor limitado para os responsáveis por tomar decisões. Por outro lado, a informação está dada pelos resultados da organização, processamento e interpretação dos dados, de modo que ao transformar os achados em fatos são úteis para os responsáveis tomar decisões. Dados se transformam em informação através de: Seleção  escolher os dados que são úteis e adequados para responder as perguntas que forma formuladas e ignorar os dados que são inúteis ou inadequados para tal propósito. Interpretação  analisar os dados para colocar-los dentro do contexto, descobrir os padrões ou áreas problemáticas e refletir-los em significado dos tais padrões em relação as perguntas que se está formulando. O objetivo geral da conversão dos dados em informação é descrever, explicar, predizer, e / ou avaliar um programa e seus resultados. Nota: Adaptado de uma apresentação de Gabriel Ojeda, PROFAMILIA, Colômbia. E. Maranhão