Logística Política de Estoques.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Advertisements

Análise dos Estoques.
UNIDADE 07 ESTOQUES 19FX Carolina LUSTOZA Laiana Melo.
Unidade 07 - Dinâmica Intraorganizacional Estoques folga na disponibilidade dos objetos para atender ao processo interno visando a demanda externa. Turma.
Unidade 7 Grupo: 14 J Subgrupo: X Maria Izabella e Suzane.
Características básicas de controle de estoque
UNIDADE 07 GESTÃO DE ESTOQUES 14IX.
Dinâmica Intraorganizacional
Distribuição: como os objetos chegam até os pontos de venda/ cliente final
Unidade 7 Grupo 14G - Antônio Renato Almeida - Antônio Renato Almeida - Leandro Pacheco - Leandro Pacheco - Luiz de Queiroz Neto - Luiz de Queiroz Neto.
Unidade 7 – Dinâmica Intraorganizacional - A Gestão de Estoques -
TAREFA SEMANAL DE ESTUDO
TURMA 14 - GRUPO 47 – R.O2 Bruna Paixão Larissa Ludmila Marcos Thiago
Estoques Capítulo 2.
“Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada”- Hong Yuh Ching
Características básicas de controle e a gestão de estoques
ESTOQUES.
Estoques Timóteo Guimarães - 10/07955 Lucian Alves Ferreira - 08/34947 Maíra Pellicano Botelho - 08/35579 Fernanda Ferreira Passos - 03/77783 Thiago Henrique.
Grupo: 53.3 : Alessandra Mayara Renata
Repensando a logística
ESTOQUES Características Básicas de Controle Gestão versus Controle
Estoques Administração de Recursos e Materiais – /04/2009
U07 Grupo 19V.
U08 Grupo: 19V.
Os fluxos associados ao tipo de gestão
Unidade 2 As decisões Estratégicas Grupo Q – Subgrupo 2.
Conceitos e Técnicas de Gestão de Estoques
Dinâmica intraorganizacional
Os fluxos associados ao tipo de Gestão de estoques
Repensando a Logística
Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
U07- Os Fluxos Associados ao tipo de gestão de estoques
Unidade 7 - Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
O mecanismo de pedir Atividade UO6 Grupo O8E
U06 Subgrupo 1.
Logística de Distribuição
U07 – GESTÃO DE ESTOQUES.
Conceitos Básicos de Estoques
LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
Estoques.
ESTOQUES Unidade 2 Grupo 08D Subgrupo 2: Elene Maciel
Logística Universidade de Brasília Administração de Recursos Materiais
Estoques Unidade 7 .Fernando Dias de Moura
Estoques: Previsão de incertezas
Logística Planejamento e Programação Logística
Orçamento de Produção.
AULA 03: ORÇAMENTO DE PRODUÇÃO
Rafaela Batista – 10/04859 Alexandre Oliveira - 09/88677.
Controle de estoque.
Unidade 03 Logística de suprimento:
Foco Atual da Logística Empresarial
Logística Empresarial Grupo 8F
Produtividade, Eficiência, Eficácia e Efetividade
Logística Armazenagem e Estruturas de Distribuição
Técnico em Administração
Técnico Contabilidade
Custos com Manutenção de Estoque Inventario e lote economico
ANÁLISE DE ESTOQUES.
Logística & Estoques O produto certo Ao mínimo custo No lugar certo
U 07- Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUES
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUES
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
OBJETIVO Apresentar o tema gestão de estoques
Administração de Materiais e a estrutura organizacional.
Compras, Estoques, Armazenagem e Distribuição
Gestão de Operações e Logística Unidade 04. Definição de Gestão de Estoque O estoque é definido como certa quantidade de matériaprima ou produto acabado.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Logística e Cadeia de Suprimentos EAD 667 (1º Semestre 2016) Aula Nº6 Professor.
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE
Transcrição da apresentação:

Logística Política de Estoques. Prof. MSc. Cláudio Cabral Baseado em Adm Materiais, Dias,2008

Política de Estoques São diretrizes que baseiam critérios sobre a gestão dos estoques em uma empresa. O objetivo da Política de Estoques é aferir o desempenho e controle dos materiais para maximizar os resultados da empresa.

Conflitos interdepartamentais, quanto a estoque   Depto Compras Depto Financeiro Matéria Prima Desconto sobre as quantidades a serem compradas Capital investido (alto estoque) Perda Financeira Depto Produção Material em processo Nenhum risco de falta de material Maior risco de perdas e obsolescência Grandes lotes de fabricação Aumento do custo de armazenagem Depto Vendas Produto acabado Entregas rápidas Boa imagem, melhores vendas Maior custo de armazenagem

Área Financeira x restante A área financeira prefere estoques baixos, para reduzir gastos com capital e armazenagem, e para melhorar índices de retorno; As áreas de compras, comercial e de produção preferem estoques altos, pois permitem menores preços, uma maior margem de manobra e folga na produção, e diminuem o risco de faltas.

A Gestão do Estoque Integra as atividades e áreas aos estoques, controlando-as através de sistemas adequados. Foca o fluxo das compras e vendas e as relações de cada integrante da cadeia de produção e distribuição.

Sintomas de Problemas no Estoque Freqüentes aumentos dos prazos de entrega para os produtos acabados e dos tempos de reposição para matéria-prima; Quantidades maiores de estoque, com produção constante. Aumento dos cancelamentos de pedidos e devoluções de produtos acabados

Sintomas de Problemas no Estoque Variação excessiva da quantidade a ser produzida Produção parada freqüentemente por falta de material Falta de espaço para armazenamento Baixa rotação dos estoques, altos níveis de obsolescência

Importância da Política de Estoque Implantação adequada, para que não “engesse” a capacidade de resposta da empresa. Vital em épocas de inflação alta, pois a demanda tende a reduzir e custos aumentam constantemente.

Diretrizes das Políticas de Estoque Definir rotatividade dos estoques. Metas de tempo de entrega aos clientes. Definir número de depósitos e a lista de materiais a serem estocados neles.

Diretrizes das Políticas de Estoque Definir variação dos estoques para atender uma alteração de consumo. Estabelecer limites na especulação com estoques, em compras antecipadas com preços mais baixos ou ao se comprar quantidades maiores para obtenção de desconto.

Equilíbrio para dimensionar estoques

Foco financeiro na dimensão do estoque

Visibilidade da Demanda x Tempo de Resposta OPERAÇÕES COM TR CURTO OPERAÇÕES COM TR LONGO ANALISAR CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO, DEMANDA E OPERAÇÃO PROVAVELMENTE PLANEJAR POR PREVISÃO DE VENDAS REAGIR À DEMANDA REAL Há VISIBILIDADE DA DEMANDA ANALISAR CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO, DEMANDA E OPERAÇÃO PROVAVELMENTE REAGIR À DEMANDA REAL NÃO HÁ VISIBILIDADE DA DEMANDA PLANEJAR POR PREVISÃO DE VENDAS

Dimensões para a Localização do estoque

Análise do estoque por dimensão Giro do material maior: Tendência à descentralização (menor risco de obsolescência, absorvem parcela menor dos custos fixos de armazenagem) Lead time de resposta Maior: Tendência à descentralização (atender mais rápido). Avaliar se a redução nos custos de manter estoques em trânsito compensam abertura de novo armazém

Análise do estoque por dimensão Nível de disponibilidade exigida Maior: Tendência à descentralização - posicionar estoque próximo ao cliente. fazer mesma análise incremental anterior. Valor agregado: Tendência à centralização - custos de oportunidades de estoques elevados

Condições para não ter Estoque Alto valor agregado Baixo giro Pequena exigência quanto a disponibilidade imediata do produto Exemplos: equipamentos hospitalares caros-tomógrafos computadorizados (fabricante usa clientes anteriores como show-rooms)

Obrigado Até a próxima aula