Experimento #1: Estudo de perfis aerodinâmicos “a culpa é da viscosidade”

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Transcrição da apresentação:

Experimento #1: Estudo de perfis aerodinâmicos “a culpa é da viscosidade”

Apresentação de resultados

XFOIL: comando CPWR

Apresentação de resultados

Calibração da balança: acoplamento?

Aerodinâmica de perfis Descrição do Escoamento Evolução do escoamento com o ângulo de ataque  = o

Aerodinâmica de perfis Descrição do Escoamento Evolução do escoamento com o ângulo de ataque  = 0 o

Aerodinâmica de perfis Descrição do Escoamento Evolução do escoamento com o ângulo de ataque  = 5 o

Aerodinâmica de perfis Descrição do Escoamento Evolução do escoamento com o ângulo de ataque  = 10 o

Aerodinâmica de perfis Descrição do Escoamento Evolução do escoamento com o ângulo de ataque  = 15 o

Aerodinâmica de perfis Efeito do Arqueamento Máximo (h/c) Incremento de h/c implica: Aumento de velocidade no extradorso Redução da velocidade no intradorso Aumento do Cl Distribuição de Cp – mesmo α Redução do gradiente de pressão no extradorso

Aerodinâmica de perfis Efeito do Arqueamento Máximo (h/c) Incremento de h/c implica: Aumento do Cl Aumento do Cl max Redução do C m Coeficiente de Sustentação

Aerodinâmica de perfis Efeito do Arqueamento Máximo (h/c) Incremento de h/c implica: Aumento do Cl/Cd Eficiência Aerodinâmica Polar de Arrasto

Aerodinâmica de perfis Efeito do Arqueamento Máximo (h/c) Para o mesmo valor de Cl: Menor pico de sucção - Menores velocidades Menor valor de Cd Distribuição de Cp – mesmo Cl Redução no gradiente adverso: maior CLmax

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Corpo aerodinâmico efetivo NACA 0012, α=8°: XFOIL Re = 2x10 5 Re = 2x10 6 Camada limite laminar: O que acontece para Re  ∞?

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