NÚCLEO DE ESTUDOS DE JUVENTUDES E PROTAGONISMO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Breve histórico A pesquisa partiu do interesse da gestão do CRESS/ES : “Tocando em frente, fortalecendo compromissos”; Esteve ligada às comissões.
Advertisements

Etapa Intermunicipal. CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE é um espaço democrático que debaterá um conjunto.
FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
Oficina do Currículo GRUPO EM FOCO.
PAUTA 1. Planejamento Estratégico 2013/ Desafio Intermodal 2013 Notícias ODR.
Campanha em Defesa da Vida
Seminário de Acompanhamento e Avaliação dos Projetos de Fortalecimento dos Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos Maio 2008.
I Encontro Regional de Educação de Jovens e Adultos da Região Centro-Oeste - Ereja 19 a 21 de junho de 2011 Campo Grande-MS.
Clube Álvares Cabral e CEFETES 10 e 11 de agosto de 2007 REALIZAÇÃO:
Agenda Territorial Estado do Tocantins
IV Encontro dos Coordenadores dos Fóruns de eja/mt 22 e 23/04
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Responsável: Gerson Fernando Unidade: UIV
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Secretário Nacional de Juventude
Apresentação do Projeto
Economia Solidária – Unindo Forças e Aumentando Oportunidades
NÚCLEO DE ESTUDOS LATINO-AMERICANOS - NELAM. O NELAM: a pesquisa e a reflexão enquanto ferramentas da transformação social Em 1º de abril de 2005, estudantes,
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
Programa Tutores FMUSP Estrutura e implantação na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Patrícia Lacerda Bellodi*, Maria Eugenia Vanzolini,
Reunião Pedagógica da Faculdade de Educação
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Fórum 1º FÓRUM DE GRADUAÇÃO DO ITEC. 1º Fórum de Graduação do ITEC A Direção do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará e os Diretores.
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
O que é o EduCampo O Instituto de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial Sustentável – ou simplesmente EduCampo –, 
Casa Fluminense. Fomentar a ampliação da esfera pública e a elaboração e sustentação de políticas para a promoção de igualdade e o aprofundamento democrático.
SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
Haddad lança Conferência Nacional de Educação O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quinta-feira (23 de abril), em Brasília, a Conferência.
sEMINÁRIO A PARTICIPAÇÃO E A ATITUDE DO JOVEM NO MUNDO DO TRABALHO
Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Implantação do SISAN municipal de Juiz de Fora - MG
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
Bacharelado em Saúde Coletiva
NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA: INFÂNCIA E EDUCAÇÃO (NEPIE)
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Bem vindos, residentes, preceptores, tutores, coordenadores e colaboradores afetivos!!! Fórum de Residencias 2013.
Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!
Orientador: Cássio Adriano Braz Aquino
VI REUNIÃO DO GT FONSET Brasília, 13 e 14 de Agosto de 2013.
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Formação de Professores na UFMS:
Coordenação: Luciana Marcassa (UFSC)e Comissão de Educação do Fórum do Maciço do Morro da Cruz.
ACOM – Atividades Complementares
MOVIMENTO MINEIRO DE FÉ E POLÍTICA “Paixão, Luta e Resistência”
Contexto de atuação do CME
Universidade Federal de Uberlândia
Curso de Graduação em Gestão Pública
14 de abril de Secretaria de Governo Metodologia.
Plenária FEPS 14/06. Pauta: CFES CFES Assembléia Popular Assembléia Popular Centro Público de Economia Solidária Centro Público de Economia Solidária.
O Projeto pedagógico da fdrp: avaliação e aprimoramento
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
PET HISTÓRIA. Formação Atual Tutora: Prof. Dr. Renata Senna Garraffoni Alexandre Cozer Amanda Zattera Bárbara Zanirato Camila Longo Davi Pradi Eduardo.
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC Departamento de Arquitetura e Urbanismo Encaminhamentos para o Projeto Político Pedagógico Revisado em 19.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Estratégia para Fortalecimento da Gestão.
O papel do Estagio na Formação de Professores
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
Prof. Luciano Allegretti Mercadante Núcleos Docentes Estruturantes NDE Contexto FCA Início em 2009, 8 cursos, inexistência de departamentos Construção.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO FUNDAMENTO DO PACTO FEDERATIVO NO SUAS.
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
Formação continuada ANO 2015
1 Saúde, Extensão e Psicologia Comunitária: trilhando caminhos de vida, libertação e cidadania no Grande Bom Jardim. Autores: Delnise Silva Francisco Weslay.
Transcrição da apresentação:

NÚCLEO DE ESTUDOS DE JUVENTUDES E PROTAGONISMO NEJUP NÚCLEO DE ESTUDOS DE JUVENTUDES E PROTAGONISMO

QUANDO O NEJUP SURGIU? Criado em 2003, a partir do interesse de estudantes, professores e profissionais em discutir a temática de juventude. Desde então são realizados reuniões, seminários, pesquisas, oficinas, artigos científicos e participação em eventos sobre o tema.

O NOSSO OBJETIVO É? Inserir a discussão sobre juventude na formação profissional; Estreitar a relação entre a universidade e os atores da sociedade civil e do Estado que atuam na área da juventude; Debater o processo de participação política dos jovens no ES; Desenvolver pesquisas sobre juventude e temas correlatos e incentivar à produção científica. Articulação entre ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

QUEM SOMOS? Nosso núcleo é caracterizado por compor sujeitos da sociedade civil, estudantes desta universidade e profissionais da área, que, apaixonados pelo TEMA vinculam-se constantemente com a luta dos JOVENS, militando/trabalhando em conselhos, conferências, prefeituras, administrações públicas, movimentos sociais e fóruns.

O ENSINO, A PESQUISA E A EXTENSÃO NO NEJUP

Vá até ao NEJUP conferir nossa metodologia de estudos! NO ÂMBITO DO ENSINO Fazemos reuniões de estudo quinzenais podendo ter convidados para debater algum tema polêmico. Vá até ao NEJUP conferir nossa metodologia de estudos!

O que já fez? Ou pretende fazer? NO ÂMBITO DA PESQUISA O que já fez? Ou pretende fazer? O núcleo já subsidiou TCCs, pesquisas e também já foi campo de estágio. Pretende lançar projetos para que sejam feitas novas pesquisas.

NA EXTENSÃO... O núcleo já realizou: SEMINÁRIOS e DEBATES; Fórum de Gestores de Políticas para Juventude; Exibição de FILMES/DEBATES; CURSOS DE CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS; Está inserido em fóruns, conselhos, conferências da Juventude, tanto na organização destes espaços quanto na participação.

Para o 2º Semestre de 2009: Promover encontros quinzenais para grupo de estudos sobre a temática Juventude; Reuniões mensais para avaliação e organização do núcleo; Acompanhar o GT de Pesquisa – SETADES

- oficina de teatro do oprimido, -apresentação de filmes , - roda de conversa com profissional que atuem na área de juventudes Apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - Visita aos espaços de organização do Centro de Referencia da Juventude (CRJ),

Abertura do 2º semestre de 2009 PRÓXIMA REUNIÃO Abertura do 2º semestre de 2009 DEBATEDORA: Camila Taquetti (Mestranda em Política Social) QUANDO? 20/08/2009 – QUINTA-FEIRA ONDE? SALA 201 QUE HORAS? 11h00

“A argila fundamental de nossa obra é a juventude “A argila fundamental de nossa obra é a juventude. Nela depositamos todas as nossas esperanças e a preparamos para receber idéias para moldar nosso futuro” Che Guevara

Venham caminhar conosco construindo e renovando o Nejup!