LANÇADEIRA DO MALATO ASPARTATO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GUIA DO PROFESSOR. Objetivos que se pretende alcançar com a utilização deste objeto de aprendizagem: Levar o estudante à: 1- Avaliar o efeito de diferentes.
Advertisements

GUIA DO PROFESSOR. Objetivos que se pretende alcançar com a utilização deste objeto de aprendizagem: Levar o estudante à: 1-Avaliar o efeito de diferentes.
GUIA DO PROFESSOR ABSORÇÃO DA GLICOSE. Objetivos que se pretende alcançar com a utilização deste objeto de aprendizagem: Levar o estudante à: 1-Reconhecer.
GUIA DO PROFESSOR. Objetivos que se pretende alcançar com a utilização deste objeto de aprendizagem: Levar o estudante à: 1-Reconhecer as principais vias.
Aula Fosforilação Oxidativa
GUIA DO PROFESSOR. Objetivos que se pretende alcançar com a utilização deste objeto de aprendizagem: Levar o estudante à: 1-Reconhecer os principais carboidratos.
GUIA DO PROFESSOR. Objetivos que se pretende alcançar com a utilização deste objeto de aprendizagem: Levar o estudante à: 1-Conhecer o conceito, função.
GUIA DO PROFESSOR Módulo 4- Carboidratos na Lanchonete.
Os Complexos da Cadeia Respiratória
GUIA DO PROFESSOR GLICONEOGENESE.
GUIA DO PROFESSOR. Objetivos que se pretende alcançar com a utilização deste objeto de aprendizagem: Levar o estudante à: 1-Conhecer os principais métodos.
GUIA DO PROFESSOR VIA GLICOLÍTICA AERÓBICA.
VIA GLICOLÍTICA ANAERÓBICA
GUIA DO PROFESSOR ABSORÇÃO DA FRUTOSE. Objetivos que se pretende alcançar com a utilização deste objeto de aprendizagem: Levar o estudante à: 1- Reconhecer.
GUIA DO PROFESSOR.
GUIA DO PROFESSOR VIA GLICOLÍTICA ANAERÓBICA Fermentação alcoólica.
METABOLISMO DA GALACTOSE: ERROS INATOS
GUIA DO PROFESSOR. Objetivos que se pretende alcançar com a utilização deste objeto de aprendizagem: Levar o estudante à: 1-Conhecer o principal método.
GUIA DO PROFESSOR. Objetivos que se pretende alcançar com a utilização deste objeto de aprendizagem: Levar o estudante à: 1- Caracterizar a presença de.
25/5/2016Professor Marcello 1 RNA Ácido ribonucleico.
GUIA DO PROFESSOR. Objetivos que se pretende alcançar com a utilização deste objeto de aprendizagem: Levar o estudante à: 1- Avaliar a atividade da enzima.
GUIA DO PROFESSOR Frutose METABOLISMO DA FRUTOSE.
GUIA DO PROFESSOR METABOLISMO DA GALACTOSE. Objetivos que se pretende alcançar com a utilização deste objeto de aprendizagem: Levar o estudante à: 1-
GUIA DO PROFESSOR DIGESTÃO DA LACTOSE. Objetivos que se pretende alcançar com a utilização deste objeto de aprendizagem: Levar o estudante à: 1-Reconhecer,
GUIA DO PROFESSOR DIGESTÃO DA SACAROSE.
GUIA DO PROFESSOR. Objetivos que se pretende alcançar com a utilização deste objeto de aprendizagem: Levar o estudante à: 1-Identificar a presença de.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Ana Gardênia.
P ESQUISA O PERACIONAL – A ULA 1 Prof. Marcos Antonio Estremote.
TÉCNICAS E LINGUAGENS PARA BANCO DE DADOS - TLBD I
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II
FOTOSSINTESE.  Ser heterótrofo: ser que não produz seu próprio alimento.  Ser autótrofo: ser que produz seu próprio alimento. São os vegetais.
Escola de Educação Básica Teresa Ramos Corupá 2010.
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
EEB. PREF. FREDERICO PROBST Petrolândia 13ª GERED (Ituporanga) “CASO DE SUCESSO” COM O USO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA.
ENSINO DE ORIENTAÇÃO, SOB QUAIS CONDIÇÕES? AUTORES: MAURICÉIA SILVANA BATISTA/UFRN – ANA BEATRIZ DE BRITO/UFRN –
CITOLOGIA CÉLULA ANIMAL CITOLOGIA – ENVOLTÓRIOS CELULARES MODELO DO MOSAICO FLUIDO – SINGER e NICHOLSON.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
BIOSSÍNTESE CONSTRUÇÃO CONSUMO DE ATP DEGRADAÇÃO PRODUÇÃO DE ATP METABOLISMO: transformações químicas a nível celular.
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
Geometria dinâmica e as tarefas investigativas José Monteiro Ricardo Portugal.
AVALIAÇÃO PLANEJAMENTO 2015 Educação Física. AVALIAÇÃO ON LINE NO PORTAL NTM Houve registro de 41 respostas, 4 professores responderam em duplicidade,
Alunos:Gracielle Batista de Moraes Luana Carolina Ferreira Michael Welter Jaime Scarleth Menezes de Moura.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Prof. Dr° Vagner Custódio
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Equipe: Nome dos Estudantes TÍTULO DO TRABALHO CIDADE.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Fases da Pesquisa Científica  tema = assunto que se deseja estudar e pesquisar. Deve ser preciso, específico, e escolhido de acordo com o interesse, as.
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
GERÊNCIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL NÚCLEO DE TECNOLOGIA MUNICIPAL – NTM Joinville.
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL UFRN – Campus Natal Setembro – 2013.
Curso a distância Disseminadores de Educação Fiscal
Celso Antunes Síntese para estudo pedagógico Eloí Batista
FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE UNAÍ/MG CURSO DE ENFERMAGEM
Pesquisa de Avaliação Autor: Skyup Informática. Atividade – Pesquisa de Avaliação O módulo de atividade pesquisa fornece uma série de instrumentos de.
FORMAÇÃO CONTINUADA FORMAÇÃO CONTINUADA 27 de fevereiro OBJETIVOS Refletir sobre a importância de cada etapa de um projeto; Visualizar cada etapa.
1 Jornadas PedagógicasIST – Lisbon |©Ana Carvalho e Ana Póvoa| 2016 Metodologia de análise de estudo de caso em sala de aula e sua avaliação Ana Carvalho.
Formação complementar de Líderes Prof2000 Tecnologias de Informação e Comunicação e animação de espaços escolares de ensino aprendizagem.
Logística de Transportes
Didática e Dinâmicas de Ensino e Aprendizagem
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profa. Gardênia.
Revisão Metabolismo Energético I
MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
BIO-QUIMICA Aulas gratuitas da Professora Dra Rosi Bio-quimica.blogspot.com MATÉRIA E MEDIDAS Dra. Rosilene Linhares Dutra.
Janaina Rodrigues Pitas Formadora do CEFAPRO Primavera do Leste
GUIA DO PROFESSOR.
GUIA DO PROFESSOR.
Transcrição da apresentação:

LANÇADEIRA DO MALATO ASPARTATO GUIA DO PROFESSOR LANÇADEIRA DO MALATO ASPARTATO

Objetivos que se pretende alcançar com a utilização deste objeto de aprendizagem: Levar o estudante à: 1- Apontar a origem dos equivalentes redutores do NADH formados na glicólise; 2- Identificar os tecidos que utilizam a lançadeira do malato aspartato; 3-Localizar a lançadeira do malato aspartato na célula eucariótica; 4- Identificar as moléculas envolvidas no transporte de equivalentes redutores do citosol para a matriz mitocondrial; 5-Justificar a formação de 3 ATP por cada NADH que utiliza o sistema da lançadeira domalato aspartato.

Sugestões de formas de aplicação do material em sala de aula 1- O professor poderá solicitar aos alunos navegação prévia no referido OA e respostas a questões relacionadas a serem discutidas em sala de aula. 2- O professor poderá apresentar o material em sala de aula a partir de tópicos específicos selecionados no índice ao lado. 3- Mostrar por meio de animação em flash o processo de transporte de equivalentes redutores do citosol para a matriz mitocondrial por meio da lançadeira do malato aspartato.

Caro professor Sua avaliação e sugestões a respeito do material “Lançadeira do Malato Aspartato” serão muito apreciadas. Contato: deidrich@ccb.ufsc.br