E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de setembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Professora.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
INTRODUÇÃO: TEMA: “A ESCOLA E O SAGRADO”
EDUCAÇÃO É UM ATO POLÍTICO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Professor Auxiliar nas aulas de Língua Portuguesa
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
OS ERROS ORTOGRÁFICOS MAIS COMUNS NAS SÉRIES INICIAS
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
Orientação Técnico-Pedagógica
E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER
Acadêmicas Bolsistas: Daiane Zimmermann Jéssica Monique Buss Jessíca Schlindwein Mayara Riffel Coordenadora de Área: Dra. Clarice Pires de Carvalho Supervisora:
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: LILLIANE BIA CELVA, LARISSA F. FOPPA, JÉSSICA A. HOFFMANN E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR.
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Inajara Antunes; Mara Regina.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
ESCOLAS: EEF. ALBERTO PRETTI e EBM. PADRE GERMANO BRANDT Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Olavo Larangeira Telles.
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do Mês de Maio
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex.
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do Mês de Junho
LEITURA EM CONTEXTO ESCOLAR
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de agosto
Por que o jornal na escola?
EEB SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
ESCOLA: EEF. ALBERTO PRETTI Abril 2015 Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professor.
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
ESCOLA: EEF. ALBERTO PRETTI Maio 2015 Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professor.
ESCOLA: EEF. ALBERTO PRETTI Junho 2015 Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professor.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
ESCOLA: EEF. ALBERTO PRETTI Julho 2015 Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professor.
E. E. B. M. PE. GERMANO BRANDT Coordenador(a) Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador(a) de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Alex.
Pesquisa e Prática Pedagógica I Professor formador: Denilton Silveira de Oliveira.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
CONTEXTUALIZAÇÃO ACADEMICA BAIXO NÍVEL – Necessidade de ler e produzir IMPORTANCIA DA PESQUISA – Livros usuais de metodologia da pesquisa.
Didática da Alfabetização
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Professora Supervisora: Carla Regiane.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Agosto
Crítica à concepção de currículo cristalizado
ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI Mês de novembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI mês de Agosto Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Abril Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Setembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professores.
ESCOLAS: C.E.I EEF. ALBERTO PRETTI Mês de outubro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
Universidade Federal Do Pampa campus Jaguarão Curso Licenciatura em Pedagogia Bolsista: Tatiane Silveira Conceição Coordenadora: Patrícia Moura Supervisora:
Transcrição da apresentação:

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de setembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Professora Supervisora: Barbara Franciele Coelho Acadêmicas: Andreza dos Santos Silva,Lilliane Bia Celva e Jéssica Monique Buss. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE

SUMÁRIO 1. Sumário 2. Cronograma 3. Introdução 4. Processo de Investigação: descrição sucinta da atividade 5. Análise dos Resultados Alcançados 6. Referências

CRONOGRAMA DE SETEMBRO DATAPLANEJAMENTO 1º encontro 03/09 Aplicação de atividades. 2º encontro 10/09 Aplicação de atividades. 3º encontro 17/09 Aplicação de atividades. 4º encontro 24/09 Elaboração do portfólio, e planos de aula.

INTRODUÇÃO O portfólio referente ao mês de setembro teve como objetivo primordial a aplicação de atividades em folha, a fim de fazê-los reconhecer as letras e a junção de sílabas, bem como a fluência na escrita e na leitura. Percebemos a importância de estar em contato com os alunos. Observando as dificuldades e as evoluções durante a aplicação. Verificando a essência que há na apresentação da forma de como se vê a língua portuguesa e suas regras gramaticais, por meio de atividades diferenciadas que viabilizem o processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho foi relevante devido ao fato de haver um maior aprofundamento referente as dificuldades apresentadas pelos alunos. visando a qualidade e a possibilidade de um maior entendimento das regras gramaticais para dar continuidade às atividades do reforço escolar, e maior rendimento em sala de aula compreendendo o mundo letrado e construindo maiores possibilidades de compreensão nos assuntos apresentados em sala.

Processo de Investigação O encontro mensal deu-se em quatro dias. No primeiro dia, houve a aplicação com o grupo 1 de atividades relacionadas ao reconhecimento da letra inicial das imagens. Com o grupo 2 foram apresentadas o uso corretos das letras M e N, e em seguida houve a organização de atividades futuras para dar continuidade ao trabalho. No segundo dia deu-se a continuidade a aplicação de atividades com o grupo 1 com a relação existente entre a imagem e a letra inicial de cada palavra, como também o reconhecimento da palavra escrita corretamente por completo. Já com o grupo 2 as atividades foram relacionadas à diferenciação das letras S e Z perante ao som da palavra emitida, e ao uso correto da letras S,SS,C e Ç. Na semana seguinte, com o grupo 1 demos continuidade das atividades aplicadas na semana anterior que se relacionavam com imagens,letras e palavras. Com o grupo 2 as atividades se deram a partir da interpretação textual por meio da relação entre verdadeiro e falso, desenho e complemento das frases relacionada ao texto apresentado.

Sendo assim Antunes (2003) afirma que “ O ensino da língua portuguesa também não pode afastar-se desses propósitos cívicos de tornar as pessoas cada vez mais criticas, mais participativas e atuantes, política e socialmente.” Com isto, percebe-se que o ato de ler e escrever vai muito além das paredes da sala de aula, mas está totalmente relacionado com o convívio social e o meio em que se estabelece as relações e trocas de experiências. A partir desta expectativa cria-se novos leitores e ouvintes para uma sociedade letrada. Para finalizar o mês de setembro na ultima semana elaboramos o portfólio do mês de setembro e plano de aula das atividades do mês de outubro. Visando um novo caminho a ser percorrido com atividades diferenciadas a cada grupo de ensino.

Análise dos Resultados Alcançados Reconhecendo a importância da interação com os alunos para proporcionar o desenvolvimento de capacidades na leitura e na escrita, podemos observar um aprendizado espontâneo e significativo. Estamos aprimorando o conhecimento dos mesmos por meio de atividades diferenciadas de modo que complementem o trabalho das professoras regentes em sala de aula. Segundo Antunes (2003): “Aprender é uma das coisas mais bonitas, mais gostosas da vida. Acontece em qualquer tempo, em qualquer idade, em qualquer lugar. Ajudar as pessoas a descobrir esse prazer, a ‘degustar’ o sabor dessa iguaria é ascender as mais altas esferas da atuação humana.” Portanto, vale ressaltar que o processo de alfabetização é lento, pois os alunos possuem bastante dificuldade de graus diversificados, por este motivo estamos sempre em busca de novas metodologias para aprimorar cada vez mais o conhecimento de cada aluno, proporcionando assim a abertura para novas aprendizagem inerentes a Língua portuguesa.

Referências Bibliográficas CURY, Augusto Jorge. Pais brilhantes, professores fascinantes. Rio de Janeiro:Sextante, ANTUNES, Irandé. Aula de português encontro e interação. São paulo: Parábola editorial, 2003.