A Teoria de Contingência

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LIDERANÇA É um processo de influenciar atividades individuais e grupais em direção ao estabelecimento das metas e sua consecução. São atividades inerentes.
Advertisements

Teoria das Contingências e Adhocracia
Gestão de Pessoas: Motivação
Sistema de Administração de Recursos Humanos
Sistema de Informação Gerencial
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Estruturas Organizacionais
TEORIA DA CONTINGÊNCIA.
LIDERANÇA ORGANIZACIONAL.
Daciane de Oliveira Silva
Teoria comportamental
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
Abordagem Sistêmica da Administração
Teoria Contingencial da Administração
ad – direção para, tendência para;
Desenvolvimento organizacional
Teoria da Contingência
Administração Teoria das Contingências Aula 14 Jorge Surian
Abordagem Contingencial
Abordagem Contingencial
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 02 Prof.a Dr.a Maria das Graças Rua.
Capítulo 6 Organização.
Trabalho em Equipe O trabalho em equipe é um processo baseado em princípios e valores que estão claramente definidos e entendidos. O verdadeiro trabalho.
PATOLOGIAS ORGANIZACIONAIS
Administração Geral - Aula 05
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
A tomada de decisão pode ser centralizada ou descentralizada.
Teoria da Contingência
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
1.Introdução à Administração
LIDERANÇA A liderança é um dos papéis mais importantes dos administradores. A pessoa que desempenha o papel de líder influencia o comportamento de um ou.
Organização como organismos ANA VALoes beatriz JOYCE BANDEIRA natalia ramos rosinete domingos pricilla oliveira.
Introdução à Teoria Geral da Administração
O Processo da Administração
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO
Abordagem Contingencial da Administração
EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO
Modelo dos Nove Baldes ou Nove Metacompetencias de Liderança
Estratégia Organizacional
GLOSSÁRIO BÁSICO DO ADMINISTRADOR
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
Abordagem Comportamental
O que é Liderança? Liderança
O QUE É LIDERANÇA? Liderança Administração
Capítulo 1 A administração hoje.
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Psicologia organizacional Aula 8. Poder  Mintzberg (1983) definiu poder como sendo simplesmente a capacidade de afetar os resultados organizacionais.
Liderança Contingencial
TEORIA das CONTINGÊNCIAS
Tema 15 - LIDERANÇA: Estilos de liderança e Eficácia
Teoria da Contingência
A Liderança e seus Conceitos
Bacharelado em Sistemas de Informação Teoria Geral da Administração
ADMINISTRAÇÃO Profª. Joelma Kremer 1
Profª MSc. Gardênia Jardim
Liderança Processo interpessoal, pelo qual os gerentes tentam influenciar os empregados a realizarem objetivos de trabalho estabelecidos. Realizada em.
1.
Introdução à Administração
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
Abordagem Contingencial da Administração
Teoria Geral da Administração Idalberto Chiavenato
Habilidades e características do líder
Quiz.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Relações Humanas (Dando Importância aos Grupos)
Liderança nas Organizações.  Influência: modificar o comportamento  Poder: potencial de influência  Autoridade : poder legal e socialmente aceito.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 6 Organização.
Abordagem Sistêmica Teoria da Contingência O Caminho para a Contingência ( I ) Abordagens Prescritivas em Sistema Fechado Administração Científica de Taylor.
Transcrição da apresentação:

A Teoria de Contingência Pioneiro: Skinner- 1953 Outros autores: Dill, Chandler, Mintzberg e Tom Peters Uma das abordagens mais recentes na administração O que os gestores fazem depende do conjunto de circunstâncias que caracterizam cada situação.

A Teoria de Contingência -Desenvolvido a partir da teoria geral dos sistemas, enfatiza que não há solução “ideal” para todas as organizações, visto que cada organização precisa lidar com seu conjunto exclusivo de inputs técnicos, humanos e mercadológicos. Não há nada absoluto nas organizações: tudo é relativo Características ambientais : ocasionam as características organizacionais Não há uma única melhor maneira de administrar : tudo “depende” Não se alcança a eficácia organizacional seguindo um único e exclusivo modelo organizacional

A Teoria de Contingência .Projeto formal de organizações Mercados relativamente previsíveis e com tecnologias simples e repetitivas, as estruturas de organização mais formais,em pirâmide, tendem a ser mais eficazes, enquanto em ambientes mais incertos e com tecnologias complexas, uma organização mais achatada ou matricial tendem a apresentar maior eficácia Estilo de liderança O estilo de liderança deve variar de acordo com fatores tais como a natureza do relacionamento entre o líder e os membros do grupo, o grau de estruturação da tarefa, o poder (formal e pessoal), que o líder tem, a capacidade e disposição dos subordinados para assumir responsabilidades etc