Prof. José Oliveira da Silva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conectividade.
Advertisements

Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
‘ Por que estudar sistemas de informação?
Redes de Computadores Wandreson Luiz Brandino
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
SUPPLY CHAIN Grupo 14HY Rafaela Batista Alexandre Oliveira
Tecnologia de redes celular
Placas de Rede Wireless
Telefone Celular Alunas: Cristiane Maria Merlin 07
Capítulo 8 Comércio móvel
Agrupamento de Escolas Diogo Cão
Comunicação GSM / GPRS Ricardo Vasconcellos.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS E MATERIAIS
Categorias do E-Business
Telefonia Celular Murilo Dantas Barreto.
Meios físicos de transmissão
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Aula 02 Elementos básicos de uma rede celular Prof. Diovani Milhorim
Samsung S3 Publicidade e Propaganda: conceitos e categorias
CDMA2000 – EVDO - UMB Aluno:Renato Sauer Napoli Neto
Serviços de telefonia celular
GPRS leandro P.Santos.
Tecnologias de Rede em Telefonia Móvel
Titulo O futuro das redes de Telefonia móvel LTE
Redes GSM, GPRS e EDGE Aluno : Ricardo Di Lucia Santos
Rodolpho Carvalho Cezar 1PPManhã
GRUPO 6.
Introdução a REDES Prof. Kelly E. Medeiros.
Administração e Projeto de Redes
Prof. Cárbio Almeida Waqued
História e Evolução das Redes Móveis em Portugal
PROF. PAULO ANDRÉ ZAPPAROLI
WiMax Worldwide Interoperability for Microwave Access ou Interoperabilidade Mundial para Acesso por Microonda.
GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO
TRABALHO DE GESTÃO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
Evolução do Celular Do tijolo ao Iphone.
Trabalho elaborado por : Vera Antunes Cátia Soraia
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron Leandro Mendonça Miguel Garcia Renata Maria Moraes.
Sumário Projeto ptrs.
Sistemas de Informações Gerenciais
FORMADORA: Isabel Pires CURSO: EFA NS TÉCNICO DE INFORMÁTICA SISTEMAS
Processos do Design 27/09.
ADRIANA DANIELE DEIVIDIANE FÁBIO ROMERITO LEANDRO
Índice Automação – 5 – 6 PLC – 7 – 8 – 9 – 10
CONECTIVIDADE Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira
Redes Sem fio de banda larga
GESTÃO DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS
Este trabalho foi elaborado par a disciplina de TIC, no 10º ano, da turma A no ano de 2013/2014. Neste trabalho espero que aprendam sobre a importância.
Características, protocolos e funcionamento
Redes Celulares Trabalho realizado por :
Logística Integrada Engenharia de Produção
Trabalho Final de TD Alunos: Alex Oliveira – 06/30403 Danilo Trindade - 06/82039 Pedro Rogério – 06/93472.
Trabalho Final de TD Alunos: Alex Oliveira – 06/30403 Danilo Trindade - 06/82039 Pedro Rogério – 06/93472.
CCNA Exploration Camada Física OSI
Quem somos | No-Break| Central de Monitoramento | Solução | Produtos | Principais Clientes |
Prof. MSc. Cláudio Cabral Gestão de Produto.  O PDP é um Plano que visa minimizar incertezas para se desenvolver um produto desde a identificação da.
XDSL Gustavo Fernandes.
Convergência Digital Porque ela aconteceu:
O telemóvel e as suas redes
A teoria da inovação de ruptura de Christensen
Aula II – Redes sem fio.
COMUNICAÇÃO Novas Ferramentas de Gestão Palestrante: Eng. Fernando Ferreira.
Escola Secundária Monte de Caparica
CCNA Exploration Camada Física OSI.
Integrated Services Digital Network
MEMÓRIA (INFORMÁTICA)
CONSTRUINDO UM PLANO DE NEGÓCIOS
Evolução Histórica Pré-História
Pesquisa da Revista EXAME Revela as 10 Maiores Inovações Brasileiras Nos Últimos Anos O BRASIL QUE INOVA Que Valiosas Lições de Negócios Podemos Obter.
AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL TEMA “PARQUE TECNOLÓGICO E O DESENVOLVIMENTO DO DF” DATA: 19/04/2016 HORÁRIO: 8H45MIN.
Transcrição da apresentação:

Prof. José Oliveira da Silva ENP 001 Prof. José Oliveira da Silva

Apresentação OBJETIVO da Disciplina Fomentar a criação de produtos, processos ou serviços de caráter tecnológicos; Conscientizar os alunos quanto a importância do desenvolvimento de produtos nas empresas e suas tendências futuras; Conhecer as etapas básicas do processo de desenvolvimento de produtos (PDP).

Desenvolver um produto inovador: 1ª Parte TRABALHO PRÁTICO Desenvolver um produto inovador: 1ª Parte Descrição da idéia do produto. Levantamento de informações. 2ª Parte Definir requisitos gerais e técnicos, análise do produto como sistema, analisar concepções do produto, elaborar análise de viabilidade do produto, elaborar o modelo conceitual tridimensional do produto; Elaborar relatório “final” do produto desenvolvido;

TRABALHO PRÁTICO Critérios de avaliação da 2ª parte: Grau de inovação do produto (peso 3); Potencial de mercado do produto e/ou processo proposto (peso 2); Viabilidade do produto (peso 4); Potencial de incubação ou pré-incubação (peso 5); Sinergia da equipe de desenvolvimento (peso 2); Compatibilidade com os conceitos desenvolvidos na disciplina (peso 3). Capacidade de retratar a concepção do produto; Qualidade da confecção do relatório final do produto.

O que é desenvolver produtos? Desenvolver produtos consiste em um conjunto de atividades por meio das quais busca-se, a partir das necessidades do mercado e das possibilidades e restrições tecnológicas, e considerando as estratégias competitivas e de produto da empresa, chegar às especificações de projeto de um produto e de seu processo de produção, para que a manufatura seja capaz de produzi-lo.

Processo de desenvolvimento Celulares Modelo: Motorola DynaTAC 8000X; Ano de lançamento: 1973; Dimensões: mais de 30 cm; Peso: aproximadamente 1 kg; Preço: US$ 4.000,00 Bateria: uma hora de conversação; Memória: 30 números de telefones.

Processo de desenvolvimento Modelo: Nokia Mobira Senator; Ano de lançamento: 1982; Peso: aproximadamente 9,5 kg; Uso: em automóveis.

Processo de desenvolvimento Modelo: Motorola PT 550; Ano de lançamento: 1990; Peso: aproximadamente 250 g. Modelo: Motorola Star Tak; Ano de lançamento: 1996; Peso: aproximadamente 80 g.

Processo de desenvolvimento Modelo: Nokia 6160 e 8260; Ano de lançamento: 1998 e 2000; Peso: 170 g e 90 g; Tamanho: 13 cm e 10 cm; Mais vendidos da época.

Processo de desenvolvimento Evolução dos celulares Modelo: iPhone; Ano de lançamento: 2007; Autonomia: autonomia aproximada de oito horas de conversação, seis horas de uso de internet, sete horas de reprodução de vídeo e mais de 24 horas de reprodução de música, além de aproximadamente 250 horas em standby; Tamanho: 115×61×11,6 mm ; Peso: 135 g.

Processo de desenvolvimento Modelo: iPhone 3G; Ano de lançamento: 2008; Autonomia: autonomia aproximada de cinco horas de conversação, seis horas de uso de internet, sete horas de reprodução de vídeo e mais de 24 horas de reprodução de música, além de aproximadamente 300 horas em standby; Banda de dados maior, permitindo mais qualidade e velocidade de transmissão de áudio e vídeo; Tamanho: 115×61×11,6 mm ; Peso: 135 g.

Processo de desenvolvimento

Evolução dos celulares – O que vem por aí?

Inovações

Inovações ?

Evolução da tecnologia AMPS (Advanced Mobile Phone Service): Tecnologia analógica da primeira geração, desenvolvida pelos Laboratórios Bell da AT&T no início dos anos 80 que só permite transmissão de voz. Opera na faixa dos 800 MHz

Evolução da tecnologia TDMA (Time Division Multiple Access): essa tecnologia de sistema de celular digital divide os canais de freqüência em até 6 intervalos de tempo diferentes e cada usuário usa um espaço específico, para impedir problemas de interferências. Opera em 800 MHz. CDMA (Code Division Multiple Access): sistema digital que permite o acesso de muitos usuários simultaneamente em um único canal de estação. A grande desvantagem é que os celulares que operam em CDMA são mais suscetíveis a clonagem. Opera nas freqüências de 800 e 1900 MHz. GSM (Global System for Mobile Communication): diferencia-se das outras tecnologias pelo uso de cartões de memória "chips" nos aparelhos que possibilitam levar a as características do assinante para outro aparelho ou rede GSM. Opera nas faixas de 900, 1800 e 1900 MHz.

Evolução da tecnologia GPRS (General Packet Radio Service): é a evolução da tecnologia GSM em 2,5G. Essa tecnologia oferece velocidades máximas de dados de 115 kbps. É o GPRS que permite a conexão da maior parte dos smartphones e celulares à internet. Atualmente, o GPRS é o padrão que oferece a maior cobertura móvel para aparelhos de mão com acesso à internet. EDGE (Enhanced Data Rates for Global Evolution): é uma tecnologia de transmissão de dados e acesso à Internet de alta velocidade que transmite dados em velocidade de até 384 kbps na prática e taxa média entre 110 e 120 kbps. A EDGE também é um serviço baseado em pacotes que oferece aos clientes uma conexão permanente para transmissão de dados.

Evolução da tecnologia UMTS (Universal Mobile Telecommunications Service): é a evolução do GSM mas que ainda se baseia nessa tecnologia, embora o seu acesso por rádio seja diferente. Opera principalmente em 1900MHz, mas em algumas regiões opera em 850MHz. A UMTS é uma tecnologia baseada em IP que suporta voz e dados em pacotes oferecendo taxas máximas de transmissão de dados de até 2 Mbps e velocidades médias de 220-320 kbps quando o usuário está andando ou dirigindo. Tecnologia desenvolvida para prover serviços com altos níveis de consumo de banda, como streaming, transferência de grandes arquivos e videoconferências para uma grande variedade de aparelhos como telefones celulares, PDAs e laptops. A UMTS é compatível com a EDGE e a GPRS permitindo ao usuário sair de uma área de cobertura UMTS e ser automaticamente transferido para uma rede EDGE ou GPRS, dependendo de fatores como disponibilidade de rede e o consumo de banda do seu aplicativo.

Evolução da tecnologia Tecnologia 4G 4G é a sigla para a Quarta Geração (em inglês: Fourth Generation) de telefonia móvel.1 A 4G está baseada totalmente em IP, sendo um sistema e uma rede, alcançando a convergência entre as redes de cabo e sem fio e computadores, dispositivos eletrônicos e tecnologias da informação para prover velocidades de acesso entre 100 Mbit/s em movimento e 1 Gbit/s em repouso, mantendo uma qualidade de serviço de ponta a ponta de alta segurança para permitir oferecer serviços de qualquer tipo, a qualquer momento e em qualquer lugar.

Importância do PDP A Demanda por mudanças nos produtos e nas suas aplicações e usos, tem aumentado muito intensamente, justificando uma preocupação maior com a eficiência e a eficácia do desenvolvimento de produtos. Esse desempenho depende do gerenciamento do PDP. O desenvolvimento deve buscar algo mais do que custo e desempenho técnico do produto. Também são condições desejáveis para a competitividade: A qualidade do produto no atendimento aos diferentes requisitos dos clientes; Colocação do produto no mercado o mais rápido possível; A manufaturabilidade do produto e a criação e o fortalecimento, a cada projeto, das capacitações requeridas para o desenvolvimento de produtos no futuro; Gerenciar os riscos da inovação.

Importância do PDP O modo como a empresa desenvolve produtos, ou seja, sua estratégia de produto e como ela organiza e gerencia o desenvolvimento, é que determinará o desempenho do produto no mercado e a velocidade, eficiência e qualidade do processo de desenvolvimento. Isto é, o desempenho do PDP depende de sua gestão (estratégias, organização e gerenciamento). As empresas com excelência em desenvolvimento de produtos possuem um modelo para o PDP.

Criatividade e Inovação Para Desenvolver Produtos é necessário Criatividade e Inovação O que é criatividade? O que é Inovação? Ser criativo é ter a habilidade de gerar ideias originais e úteis para solucionar os problemas do dia-a-dia. É olhar para as mesmas coisas como todo mundo, mas ver e pensar algo diferente. Criatividade é pensar coisas novas, inovação é fazer coisas novas e valiosas. Inovação é a implementação de um novo ou significativamente melhorado produto (bem ou serviço), processo de trabalho, ou prática de relacionamento entre pessoas, grupos ou organizações.

O papel da inovação Só há inovação quando a nova ideia é julgada valiosa e colocada em prática. Quem inova mais rapidamente, possui uma vantagem considerável sobre os demais participantes desta competição pelos vários mercados consumidores. Através de inovações contínuas as organizações mantêm fidelizados seus clientes já existentes e conseguem captar novos clientes em busca de uma maior lucratividade. Pequenas mudanças no funcionamento de um produto, no seu design, ou ainda mudanças na forma de se realizar um processo ou de se prestar um serviço, também são consideradas inovações tecnológicas.

Comparativo da inovação

Conceito de pólo tecnológico Uma região onde há uma concentração maior de atividades tecnológicas do que em outras. Essas atividades podem não estar relacionadas a um único tema, nem concentrados num espaço físico comum nem possuir algum tipo comum de gestão. PARQUE DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DE JOINVILLE E REGIÃO – INOVAPARQ O Inovaparq é resultado de um esforço conjunto de três instituições – Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC – em responder a uma demanda crescente da sociedade norte catarinense na busca de ambientes que propiciem a inovação e o desenvolvimento econômico e social.

Conceito de parque tecnológico Rio de Janeiro São José dos Campos

Conceito de APL Aglomeração de um número significativo de empresas que atuam em torno de uma atividade produtiva principal, em um mesmo espaço geográfico (um município, conjunto de municípios ou região), com interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais e instituições públicas ou privadas de ensino e pesquisa. Por exemplo, em Minas Gerais, temos o APL do Vale da Eletrônica em Santa Rita do Sapucaí.

Conceito de incubadoras Incubadora é um ambiente de apoio a empreendimentos nascentes, que acelera o seu desenvolvimento, fornecendo aos seus empreendedores uma variedade de recursos e serviços para que sejam bem sucedidos ( As incubadoras de base tecnológica são organizações específicas que procuram abrigar e incentivar micro e pequenas empresas para viabilizar seu desenvolvimento inicial e temporário, quando não viabilizar também sua criação. INCUBADORA DE BASE TECNOLÓGICA - INOVAPARQ IBT – INOVAPARQ Softville

Maiores inovações brasileiras TETRAPAK Embalagens 100% renováveis. O que era lixo agora vira alumínio e parafina. Solução: reator de plasma (jato de energia) que transforma os 25% de plástico e alumínio presentes na embalagem em dois produtos: parafina, vendida para empresas de solventes e lingotes de alumínio, vendidas para a Alcoa. Tempo de desenvolvimento: 10 anos.

Maiores inovações brasileiras VOLKSWAGEN Em março de 2003, a montadora lançou o Gol Total Flex, primeiro carro bicombustível do Brasil. Três anos depois, 100% da produção da Volkswagen já saía de fábrica com a tecnologia bicombustível Tempo de desenvolvimento: 7 anos.

Maiores inovações brasileiras AUDACES Software único no mundo que ajuda modelistas de 30 países a reproduzir medidas de um molde de roupa a partir de uma foto. Tempo de desenvolvimento: 3 anos.

Maiores inovações brasileiras 24 x 7 CULTURAL Novo canal de venda de livros: máquinas automáticas que ficam em estações de metrô, shopping centers e clubes. Tempo de desenvolvimento: 2 anos.

PRÊMIOS DE INOVAÇÃO Prêmio Sinapse da Inovação Prêmio UDESC-CCT de Inovação Tecnológica Prêmio Werner von Siemens de Inovação Tecnológica CATEGORIA ESTUDANTE – NOVAS IDEIAS: tem como objetivo reconhecer e divulgar novas ideias que apresentem uma alteração e/ou evolução tecnológica em produtos ou processos, que contribuam para melhorar a vida das pessoas (usuários e consumidores); www.siemens.com.br Prêmio: R$ 10.000,00 Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio Esta categoria tem por objetivo a apresentação de novos produtos ou novas aplicações em alumínio. www.alcoa.com.br