Nova NR-10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O contexto da América do Sul
Advertisements

A CONDUTA Conceito de Conduta: Formas de Conduta:
UNIVALI –Universidade do Vale do Itajaí
ENTENDENDO A NR 10.
Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho
RESPONSABILIDADE CIVIL E CRIMINAL NO AT
NR 10 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE
Serviço de Segurança Especializado em Medicina do Trabalho
Engenharia e Segurança do Trabalho
Responsabilidade Civil e Penal decorrente do Acidente do Trabalho
Instalações e Serviços em eletricidade
Ações Preventivas no Transporte Rodoviário de Cargas Perigosas
NR 10 - Retrospectiva 1978 – Publicação da Portaria 3214/78
Direitos do Trabalhador Constituição da República
Profissionais integrados
RESPONSABILIDADES DOS PROFISSIONAIS DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
Modelo de Ordens de Serviço Relativas às Condições de Meio Ambiente de Trabalho Eng. Celso Atienza.
Justiça Comum Matéria de Fato: Indenização - erro médico - outras
Responsabilidades.
AS PRINCIPAIS NORMAS TÉCNICAS USADAS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
NORMA REGULAMENTADORA
Conceito Legal Equipamento de Proteção Individual é todo dispositivo ou produto, de uso individual, utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção de.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM LABORATÓRIOS
Medidas de controle do RISCO ELÉTRICO
RESPONSABILIDADES LEGAIS NA GESTÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO
RESPONSABILIDADES LEGAIS NA GESTÃO DA SAÚDE E SEGURANÇA DOS TRABALHADORES SEMANA DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO 13/11/2008.
Este documento é de leitura indispensável
Introdução É uma Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho, fiscalizada pelo Ministério do Trabalho, que trata da Segurança em Instalações.
UNIVALI –Universidade do Vale do Itajaí
A REGÊNCIA DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS NA ANEEL
GESTANTES EM BUSCA DO PARTO SEGURO
A ELABORAÇÃO E A IMPLANTAÇÃO DA PORTARIA 1.078/2014
Segurança do Trabalho Curso: Administração Profa. MSc Camila Ilário.
DISTÂNCIAS DE SEGURANÇA MÓDULO 04
NR 04 – SESMT 4.1 As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam.
CONECTA ELETRICIDADE Soluções de painéis e quadros de distribuição BT Norma IEC TTA / PTTA As Normas vigentes e conceito TTA.
Principais Normas Regulamentadoras
Equipamento de Proteção Individual (EPI) NR - 6
LEGISLAÇÃO E NORMAS REGULAMENTADORAS
HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO
ESPAÇOS CONFINADOS P E R I G O PROIBIDA A ENTRADA RISCO DE MORTE
Segurança e Medicina do Trabalho
Norma Regulamentadora 01 Disposições Gerais
SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE
Grupo 01 Karine Mário Reinaldo Stéphanie Walter Wander.
SERVIÇO ESPECIALIZADO DE ENGENHARIA E MEDICINA DO TRABALHO SESMET
NORMAS REGULAMENTADORAS
COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR MÓDULO VI MÓDULO VI MÓDULO VI MÓDULO VI Avançar.
Profissionais integrados
NR 02 – INSPEÇÃO PRÉVIA 2.1 Todo estabelecimento novo, antes de iniciar suas atividades, deverá solicitar aprovação de suas instalações ao órgão regional.
Responsabilidade Civil
Apresentação A atualização da legislação brasileira referente à prevenção de acidentes do trabalho é uma das ferramentas à disposição de trabalhadores.
DIRETIO E JORNALISMO Tutela Civil no âmbito do Jornalismo Parte 01
NOVA NR 10 SEGURANÇA EM SERVIÇOS E EM INSTALAÇÕES INSTALAÇÕES ELÉTRICAS.
DIREITO DO CONSUMIDOR Prof.: Marco.
ATOS ILÍCITOS Os atos ilícitos- produzem obrigações para os agentes.
IMPACTO NOS SERVIÇOS E INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
III SEMINÁRIO CATARINENSE DE MANUTENÇÃO ENTENDENDO A NOVA NR 10
NR-10: Eletricidade e seus riscos
RESPONSABILIDADES Imperícia Empregado não treinado ou não preparado para tarefa que lhe foi designada. Imprudência Não utilizar equipamentos de proteção.
NBR Proteção contra choques elétricos
PROPOSTA DA NR 10 SEGURANÇA EM SERVIÇOS E INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
15 anos.
Conforme Lei Nº de 22 de dezembro de 1977 e redação dada pela Portaria nº 598 de 07 de dezembro de Certificamos que o funcionário Renato Luiz.
ACORDO SOBRE BARREIRAS TÉCNICAS AO COMÉRCIO TBT AGREEMENT.
Introdução à Segurança com Eletricidade
PROJETO DA FUTURA NR “PROCEDIMENTOS PARA EVITAR RISCOS DE QUEDA”
Transcrição da apresentação:

Nova NR-10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade Eng. João Cunha

Responsabilidade Civil por Acidente do Trabalho Artigo 30 , da Lei de Introdução ao Código Civil Brasileiro: "Ninguém se escusa de cumprir a lei, alegando que não a conhece." Artigo 157 da CLT Cabe às empresas: I. Cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho; II. Instruir os empregados, através de Ordens de Serviço, quanto às precauções a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais; III. Adotar as medidas que lhe sejam determinadas pelo órgão regional competente; IV. Facilitar o exercício da fiscalização pela autoridade competente."

Responsabilidade Civil por Acidente do Trabalho  Artigo 159 do Código Civil: "Aquele que por ação ou omissão voluntária, negligência, imprudência ou imperícia, causar dano a outra pessoa, obriga-se a indenizar o prejuízo.“ Súmula 229 do Supremo Tribunal Federal "A indenização acidentária, a cargo da Previdência Social, não exclui a do Direito Civil, em caso de acidente do trabalho ocorrido por culpa ou dolo."

Responsabilidade Criminal por Acidente do Trabalho Artigo 15 do Código Penal:"Diz-se do crime: Doloso - quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo; Culposo - quando o agente deu causa ao resultado por imprudência, negligência ou por imperícia." Artigo 132 do Código Penal: "Expor a vida ou a saúde de outrem à perigo direto e iminente. Pena - Prisão de 3 meses a 1 ano."

Norma x Regulamento Regulamento Técnico: Documento aprovado por órgãos governamentais em que se estabelecem as características de um produto ou dos processos e métodos de produção com eles relacionados, com inclusão das disposições administrativas aplicáveis e cuja observância é obrigatória. Também pode incluir prescrições em matéria de terminologia, símbolos, embalagem, marcação ou etiquetagem aplicáveis a um produto, processo ou método de produção, ou tratar exclusivamente delas.

Norma x Regulamento Norma Técnica: Documento aprovado por uma instituição reconhecida, que prevê, para um uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou características para os produtos ou processos e métodos de produção conexos, e cuja observância não é obrigatória. Também pode incluir prescrições em matéria de terminologia, símbolos, embalagem, marcação ou etiquetagem aplicáveis a um produto, processo ou método de produção, ou tratar exclusivamente delas.

MEDIDAS DE PROTEÇÃO COLETIVA

MEDIDAS DE PROTEÇÃO COLETIVA 10.2.9.1 Em todos os serviços executados em instalações elétricas, devem ser previstas e adotadas, prioritariamente, medidas de proteção coletiva aplicáveis, mediante procedimentos, às atividades a serem desenvolvidas, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores. 10.2.9.2 As medidas de proteção coletiva compreendem prioritariamente a desenergização elétrica e na sua impossibilidade o emprego de tensão de segurança, conforme estabelece esta NR.

MEDIDAS DE PROTEÇÃO COLETIVA 10.2.9.2.1 Na impossibilidade de implementação do estabelecido no subitem 10.2.9.2., devem ser utilizadas outras medidas de proteção coletiva, como: isolação das partes vivas, emprego de tensão de segurança, obstáculos, barreiras, sinalização, sistema de seccionamento automático de alimentação, bloqueio do religamento automático, dentre outros.

MEDIDAS DE PROTEÇÃO COLETIVA 10.2.9.3 O aterramento das instalações elétricas deve ser executado conforme regulamentação estabelecida pelos órgãos competentes e, na ausência dessas, deve atender às Normas Internacionais vigentes.

MEDIDAS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

MEDIDAS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL 10.2.10.1 Nos trabalhos em instalações elétricas, quando as medidas de proteção coletiva forem tecnicamente inviáveis ou insuficientes para controlar os riscos, devem ser adotados equipamentos de proteção individual específicos e adequados às atividades desenvolvidas, em atendimento ao disposto na NR 6. 10.2.10.2 As vestimentas de trabalho devem ser adequadas às atividades considerando-se, também, a condutibilidade, inflamabilidade e influências eletromagnéticas.

Medidas de proteção coletiva A Norma Técnica

Competência das pessoas Código Classificação BA 1 Comuns BA 4 Advertidas BA5 Qualificadas

Pessoas – Competência BA 4 e BA 5 NBR 5410 NBR 14039 BA1

Medidas de proteção coletiva Medida de Proteção Coletiva NBR 5410 NBR 14039 Proteção de todos os trabalhadores

Medidas de proteção – NBR 5410 BA 1 Isolação Barreira ou invólucro Eqüipotencialização e seccionamento automático da alimentação Extra-baixa tensão (SELV e PELV) Isolação dupla ou reforçada Separação elétrica individual

Medidas de proteção – NBR 5410 BA 4 e BA 5 Obstáculo Colocação fora de alcance Omissão da proteção contra choque

Medidas de proteção – NBR 14039 BA 1 Isolação Barreira ou invólucro Eqüipotencialização

Medidas de proteção – NBR 14039 BA 4 e BA 5 Obstáculo Colocação fora de alcance

Proteção do trabalhador Proteção dos riscos da Eletricidade

Proteção do trabalhador Trabalhadores comuns NBR 5410 NBR 14039

Proteção do trabalhador NBR 5410 NBR 14039 NR 10 Profissionais da área de eletricidade

Conclusão O novo texto da NR-10 reconheceu oficialmente que as medidas de proteção contra choques elétricos constantes nas normas: NBR 5410 e NBR 14039 são medidas de proteção coletivas e portanto de uso prioritário na proteção contra os riscos elétricos.

Contato: Eng. João Cunha jcunha@miomega.com.br Obrigado! Contato: Eng. João Cunha jcunha@miomega.com.br