Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação: Profª Drª Célia Regina Granhen Tavares São Paulo, outubro de 2015 “O Impacto do Financiamento da Pós- graduação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Caminhos para a excelência H. B. Nader Bento Gonçalves, 2006.
Advertisements

PROGRAMAS/CURSOS ACADÊMICOS. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TRIENAL TRIÊNIO AVALIAÇÃO 2004 – 2007 ÁREA DE AVALIAÇÃO GRANDE ÁREA CIÊNCIAS DA SAÚDE (MEDICINA I,
Page 1 GT Engenharias & Computação. Page 2 Objetivos: Analisar o processo de avaliação dos Mestrados Profissionais e propor modificações na ficha de avaliação.
O Avanço Tecnológico na sociedade moderna.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
PAPG-IFES Formulário para coleta da demanda bruta.
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
PLENÁRIA FINAL.
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
Talentos para Inovação
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração.
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
Fundação Governamental de Direito Privado (Fundação Estatal)
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Premissas Dados das Microrregiões.
Uni GEO Excelência no Ensino Superior Excelência no Ensino Superior Apresentação para Diretores de Cursos de Informática e Computação 04 de setembro de.
Mestrados Profissionais em saúde: para que e para quem Moisés Goldbaum Departamento de Medicina Preventiva FMUSP Encontro Nacional de Pós-Graduação em.
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
1 w w w. c a p l a b. o r g. p e Rio de Janeiro, 20 e 21 de maio de 2008 Painel 3: Desenvolvimento e promoção de políticas, estratégias e serviços integrados.
Marilza Vieira Cunha Rudge Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação FOPROP.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Profissional em Patrimônio.
CURSOS TECNOLÓGICOS Prof.ª Dr.ª Terezinha Bazé de Lima Pró-reitora de Ensino e Extensão Site:
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Conceito.
Política Educacional Brasileira
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Patrimônio Cultural Centro: CCSH Área de avaliação:
Projetos Comunitários Lilian Kelian
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Engenharia de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Mestrados Profissionais: Questões consideradas relevantes para consolidação.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
BNDES, Rio de Janeiro – 14 de agosto de APRESENTAÇÃO Mestrado em Avaliação de políticas Públicas - MAPP: I. Estrutura e funcionamento II. Resultados.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Agricultura de.
CÓDIGO DA DISCIPLINA E NOME DO PROFESSOR1. ARE – ANDREA DA PAIXÃO FERNANDES E LINCOLN TAVARES SILVA2 Ambiente Regulatório na Educação Andrea da Paixão.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Produção Centro: Centro de tecnologia.
I Forum dos Coordenadores de Mestrados Profissionais da Fiocruz.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Uma Escola do Tamanho do Brasil
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Psicologia Conceito.
CHAPA “ EXCELÊNCIA NA FORMAÇÃO”
X Encontro Nacional do Fórum de Extensão das IES Particulares
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
UFSM 09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Profissionalizante.
PDBFF: formação contínua de uma rede de profissionais comprometidos com conservação e manejo de recursos naturais na Amazônia Domingos Macedo Coordenador.
O que é uma universidade? Instituição/organização que compreende uma rede de relações entre comportamentos das pessoas que a constitui (Botomé, 1996),
3ª Conferência FORGES – UFPE/Recife – Dezembro/2013 Kaline SILVA & Kátia RAMOS 3ª Conferência FORGES Formação para a Docência na Educação Superior: um.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
25 ANOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTOMATERAPIA NO BRASIL: CAMINHANDO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos PhD, TiSOBEST Emérito.
Inovação Tecnológica e Educação Profissional Núbia Moura Ribeiro I FÓRUM DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO IFRR Boa Vista, 29 de novembro a 1º.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
PROPOSIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA PARA A SAÚDE E OS DESPORTOS José Fernandes de Lima Conselho Nacional de Educação.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO Prof. Dr. José Ferreira Nunes Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.
CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA AMAZÔNIA Márcio Antônio da Silveira, D.Sc Coordenador do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições.
GOBBI, Maria Cristina. Panorama da produção do conhecimento em comunicação no Brasil. Brasília: IPEA, 2010, p
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
1 Ciência e Tecnologia para a sociedade: um casamento difícil Simon Schwartzman Seminário Rio além do petróleo: conhecimento e desenvolvimento 12 de junho.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Secretariar 2016 Emili Barcellos Martins Santos Fortaleza Junho/2016 A pesquisa científica no desenvolvimento da área de secretariado no Brasil.
Transcrição da apresentação:

Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação: Profª Drª Célia Regina Granhen Tavares São Paulo, outubro de 2015 “O Impacto do Financiamento da Pós- graduação no Desenvolvimento Econômico, Social, Tecnológico e Cientifico do País” UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNESP-SÃO PAULO 57 o FÓRUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM

Universidade Estadual de Maringá Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação RESUMO DA APRESENTAÇÃO: Introdução Informações sobre números e região de formação de nossos pós-graduandos Impactos??? Importância Desafios para Gestores e Legisladores Considerações Finais.

Universidade Estadual de Maringá Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação introdução

Universidade Estadual de Maringá Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação No entanto, poucos estudos, para não dizer nenhum estudo, tem sido publicado no que diz respeito ao real impacto do financiamento da pós- graduação no desenvolvimento Econômico, Social, Cultural, Tecnológico e Científico do Pais, no sentido de influenciar nossos gestores e legisladores, em tornar este financiamento prioridade de estado e não de governo, de forma a minimizar os efeitos da instabilidade administrativa e financeira, que prejudica significativamente o funcionamento da pós-graduação e tem impedido que se atinja de forma mais eficiente suas metas principais. Verifica-se nas diversas publicações sobre a pós-graduação no Brasil vários estudos que, via de regra, levam em conta as políticas de pós-graduação e de ciência, tecnologia e inovação, tendo em vista seu impacto na produção do conhecimento. Esses estudos tem, de forma direta ou indireta, influenciado as Políticas da área implementadas, observando-se destaque especial para a inovação e para o conhecimento aplicado em processos e produtos nas diferentes cadeias produtivas, sobretudo do setor industrial.

Universidade Estadual de Maringá Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação No entanto, não há trabalhos publicados que evidenciem de forma concreta tais afirmações, nem tampouco dados sobre o impacto da formação pós- graduada do Brasil sobre a economia brasileira em todos os níveis. Qual o destino de nossos egressos e qual a contribuição desses no desenvolvimento, científico, social, cultural e econômico do País? Muito se fala, inclusive no PNPG Documentos Setoriais, Volume II, sobre os déficits do sistema na área tecnológica, chamando atenção para a baixa permeabilidade às demandas do mercado, sobretudo industrial. Chama-se atenção ainda, para a baixa capacidade em converter conhecimento em tecnologia, o que diferencia o Brasil de outros países mais desenvolvidos, ou ainda com desenvolvimento semelhante, evidenciando a necessidade de formação de mais profissionais na área tecnológica, para dar conta dessa crescente demanda econômica brasileira.

Por que Fazer? Universidade Estadual de Maringá Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Quantos Formamos? Universidade Estadual de Maringá Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Fonte: Capes/MEC 107% Doutorado Titulados Doutorado 2004 a 2014 SNPG Fonte: Capes/MEC 89% Mestrado Titulados Mestrado 2004 a 2014 SNPG Universidade Estadual de Maringá Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Por que Fazer? Universidade Estadual de Maringá Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Aonde Formamos? Universidade Estadual de Maringá Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Universidade Estadual de Maringá Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Distribuição Regional dos Programas de Pós- Graduação recomendados pela CAPES SNPG Fonte: site da CAPES (data da última atualização: 20/03/2015)

Qual o Impacto desses números? Universidade Estadual de Maringá Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

De que forma a pós-graduação tem contribuído para o desenvolvimento da graduação do País? Como nossos egressos estão impactando no desenvolvimento Científico, Cultural, Social e Tecnológico do Pais? Qual o impacto da pós-graduação sobre a educação básica? Essa formação pós-graduada atende às demandas dos professores? O desenvolvimento profissional desses professores passa pelo caminho da pós-graduação? Universidade Estadual de Maringá Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Importância Universidade Estadual de Maringá Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Geração de Políticas de Estado pertinentes Contribuição para o desenvolvimento de indicadores que propiciem às instituições a desenvolverem programas para consolidar ou levar à criação de centros de excelência em ensino pesquisa e extensão Utilização de índices com o intuito de diminuir as assimetrias Universidade Estadual de Maringá Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Desafios para Gestores Legisladores Universidade Estadual de Maringá Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Universidade Estadual de Maringá Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Desenvolvimento de mecanismos para permitir o subsídio à pós-graduação por parte de empresas privadas sem perda de sua identidade pública. (item polêmico e de difícil implementação). Priorização do desenvolvimento de Tecnologias Sociais, que venham a atender às demandas da sociedade, sobretudo àquelas vulneráveis, o que permitiria garantir a verdadeira função social da Universidade e impactaria de forma positiva no desenvolvimento social do País. Criação de ambiente favorável, dentro das Universidades, para o desenvolvimento de trabalhos (Dissertações, Teses, Projetos de Pesquisa e de Extensão), que permitam a criação de indicadores, que de forma direta ou indireta levem à identificação dos impactos do financiamento da pós-graduação no desenvolvimento do país. Criação de Políticas que permitam a diminuição das assimetrias

Considerações Finais! Dessa forma, em minha opinião, se torna imperioso que se realizem estudos (dissertações de mestrado e teses de doutorado) que mensurem o real impacto dos recursos aportados na pesquisa e pós-graduação sobre o IDH e demais indicadores social, econômico, científico e cultural do País, como forma de se ter indicadores para negociação com gestores e legisladores no tocante ao financiamento da pós-graduação como política de estado e não de governo. Universidade Estadual de Maringá Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Considerações Finais! Caso seja considerado pertinente, este assunto tem que ser discutido à exaustão para que as contribuições levem à geração de políticas de estado e ao desenvolvimento de trabalhos que permitam a criação de instrumentos e indicadores, para o redirecionamento e aprimoramento da fontes de financiamento da Pós-graduação. Universidade Estadual de Maringá Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Muito obrigada! (44) Universidade Estadual de Maringá Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação