QUANDO A AMIZADE É UM PRESENTE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
Vem brincar comigo! Turno da tarde.
09/09/2003LUSINETE MATOS RONCHI PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA É TEMPO DE MUDAR !
Psicologia das Relações Interpessoais
LÍDER DE TURMA – ª SÉRIE -
O Aluno a Distância.
Escola de Filhos Pauta - Escola de Filhos, objetivos
experiências INESQUECÍVEIS!
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
INTRODUÇÃO: TEMA: “A ESCOLA E O SAGRADO”
Conhecendo as Pessoas Liderança Geral – Décima Oitava Aula
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Software 101 atividades. Trabalhos realizados pelos alunos do Pré II com a professora Ingrid nas aulas de informática.
Esta apresentação está preparada
O conteúdo.
PRÉ-HISTÓRIA PROPAGANDA E CONSUMO.
Por que lemos a Bíblia, hoje?
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
LEILÃO DE JARDIM.
Orientação Educacional
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 09/12/13 Seminário Regional Pró Convivência Familiar e Comunitária do Centro Oeste Cuiabá/MT “Boas práticas.
CARTA DE SETH Seth é o anjo interpretado por Nicholas Cage no filme Cidade dos Anjos Crystal
Amizade Quatro por Um.
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
PROJETO DIA DAS MÃES DURAÇÃO: 1 SEMANA TEMA: EU TE AMO MÃE.
Contadores de histórias
Era uma vez ………….
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
CAMINITO Rocío Dúrcal Aprendiz da VIDA.
“ Educando para a vida” ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI
Motivação e Afeto A compreensão do fenômeno da motivação, envolve a relação frequentemente associada ao comportamento humano e necessária à construção.
ESCRITORES DA LIBERDADE
PROJETO.
Curso de Especialização em mídias Integradas na Educação
OFICINA DE CRIATIVIDADE
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - PEAD REFLEXÃO-SÍNTESE
FABIANA DE PAULA PEREIRA
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
Debate a. Um debate precisa ser planejado? Por quê? b. Qualquer assunto pode ser tema de debate? Por quê?
Você sabia que muitas crianças morrem ou matam por causa do bullying? Você sabia que você pode estar sofrendo ou praticando bullying contra alguém?
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Memórias 5º ano - Itaim Maria Do Carmo Cordeiro Pelegrini.
LER É UMA VIAGEM FANTÁSTICA!
O universo do cinema mudo no teatro
A HISTÓRIA DO MEU NOME 4ºANO B
Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 02 A organização do conhecimento: uma visão holística e fenomenológica de como as pessoas usam e produzem informação.
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
HISTÓRIA DA AVIAÇÃO UM MENINO QUE SONHAVA VOAR...
TURMA: 4º ANO A e B PROFESSORA: Sônia Elaine de Carvalho Argentini MUNDO LEITOR : Páginas 13, 14 e 15. HISTÓRIAS DE FAMÍLIA!
“Família” Professora Kelly Cristina 4º ano SEB/ Global - Pueri Domus
PROJETO: CONVIVENDO E RESPEITANDO
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Os sentimentos de cada um
E LÁ VAI O AVIÃO Projeto Mundo Leitor Linhas da Vida - AVIÃO
Uma possibilidade de disciplina optativa para o tema da convivência na escola “A compreensão do fenômeno Bullying e as estratégias de prevenção ao problema.”
Os sentimentos de cada um “ Enfrentando os medos” Os sentimentos de cada um “ Enfrentando os medos” TURMA: 2º ANO A PROFESSORA: Ludmila da Silva M. Oliveira.
Terra dos Monstros Fernanda Bispo – 2º ano.
A CHEGADA À ESCOLA Cristiane Barrooso. Como um iniciante deve se comportar em sala para ser considerado um bom professor? SER AUTÊNTICO, sem forçar espontaneidade;
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL 1. Comunicação O ser humano é um ser eminentemente social. A palavra COMUNICAR deriva do latim communicare, que significa “"partilhar,
MARILUCIA FERREIRA. COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO ESCOLA E FAMÍLIA OBJETIVO: REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS PARA CAMINHAREM COM OS OBJETIVOS.
O PODER DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

QUANDO A AMIZADE É UM PRESENTE Turma 2º Ano – A/C - Colégio Dom Bosco - Sede Batel Profª. Luciane Messias

“Ser capaz de prestar atenção a si mesmo é pré-requisito para ter a capacidade de prestar atenção aos outros; sentir-se bem consigo mesmo é condição necessária para relacionar-se com os outros”. Erich Fromm(2000)

No tema “Um outro olhar do outro”, as descobertas se voltam para o outro e para a convivência dos alunos. Nessa relação com os colegas, as crianças têm oportunidades de demonstrar sentimentos e emoções. Na época em que vivemos, onde o mundo está sedento de afeto, respeito e amizade, esse tema trabalhado no Mundo Leitor vem acrescentar valores que toda a sociedade necessita. Dessa forma, a discussão do tema se inicia com atividades as quais valorizam o outro e promovem o estreitamento das relações de amizade entre os alunos. Com essa aventura e amizade de Lúcio e Alice, as crianças puderam vivenciar momentos que passam juntos com seus colegas e refletiram a importância de se ter um verdadeiro amigo ao seu lado.

PROPOSTAS DA ATIVIDADE Reconhecer as qualidades no outro com os temas: SOLIDARIEDADE AFETIVIDADE TOLERÂNCIA COMPREENSÃO RESPEITO MÚTUO

OBJETIVO... FAZER O ALUNO COMPREENDER E RESPEITAR OS PONTOS DE VISTA, AS VIVÊNCIAS, OS PROBLEMAS E AS PERSPECTIVAS DOS OUTROS. SOMOS DIFERENTES, MAS QUE A DIFERENÇA DO OUTRO ME ENGRANDECE. ENTENDER QUE AS DIFERENÇAS ACRESCENTAM PARA UM BOM CONVÍVIO ESCOLAR E SOCIAL. Para demonstrar a amizade entre eles completaram as faces dos amigos destacando o que têm de especial.

ASSUNTO: A IMPORTÂNCIA DA AMIZADE Os alunos ouviram e cantaram a música “É tão lindo” Nesse momento muitas crianças ficaram emocionadas de ouvir a música. Em roda conversamos sobre os verdadeiros amigos e o quanto devemos respeitar uns aos outros pelas suas diferenças. Em duplas realizaram a atividade criando um diálogo entre os personagens Lúcio e Alice.

O que ele tem de mais bonito... Na atividade das páginas 40 e 41, as crianças foram estimuladas a olhar uns aos outros e destacar aspectos físicos , como: Os olhos... Os cabelos... Ele é legal quando... O que ele tem de mais bonito... A voz...

Nessa atividade retomamos o conteúdo trabalhado na aula de Português, histórias em quadrinhos.

EMPATIA SENTIMENTOS TRANSFORMADOS EM IMAGENS E PALAVRAS VISÃO DO DIFERENTE... Ficaram super felizes que um desenhou o outro! EMPATIA SENTIMENTOS TRANSFORMADOS EM IMAGENS E PALAVRAS

TRABALHANDO COM AS QUALIDADES

Thiago ficou feliz porque o Luis o desenhou com os detalhes do óculos! OBSERVAÇÃO DO OUTRO

DIFERENÇAS COMPREENDIDAS E RESPEITADAS O BELO PARA UMA PESSOA PODE NÃO O SER PARA OUTRA...

Com essa atividade realizada na aula de Arte, trabalhamos com esse tema AMIZADE e entendemos que ninguém é igual a ninguém, por isso devemos respeitar as diferenças! Porque a verdadeira amizade vale mais do que qualquer tesouro.

Frente à tantos casos de preconceitos, discriminação social, racial e físico é de extrema importância que nós educadores nos posicionemos a levar nossos alunos a essa conscientização. Afinal, toda diferença terá seu acréscimo!