Trabalho e educação: juventude encarcerada

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jane Paiva Desafios e perspectivas das políticas públicas de educação de jovens e adultos Jane Paiva
Advertisements

Analfabetismo no Brasil: Tendências, Perfil e Efetividade dos Programas de Alfabetização de Adultos Reynaldo Fernandes Inep/MEC e FEA-RP/USP.
INSTITUTO LATINO AMERICANO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA PREVENÇÃO DO DELITO E TRATAMENTO DO DELINQÜENTE - BRASIL -
A Pirâmide Etária do Brasil
FUNDAÇÃO DE AMPARO AO PRESO Secretaria da Administração Penitenciária
NÚCLEO DE PROJETOS ESPECIAIS
Aluna Keila Amorim da Silva Orientador Prof. Ricardo Balistiero 2009
Distribuição de renda.
Para cada criança Saúde, Educação, Igualdade, Proteção FAZENDO A HUMANIDADE AVANÇAR.
PROGRAMA DE ESTABILIDADE SOCIAL MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
PROGRAMA DE ESTABILIDADE SOCIAL MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
Pensando o Encarceramento Feminino: Desafios e Perspectivas
Quem é o jovem brasileiro?
lançado em setembro de 2008, é resultado de uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação que tem o objetivo de reforçar a prevenção à saúde.
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
O Enem se estabiliza como o principal caminho de entrada para o ensino superior no Brasil, tendo relevância no ensino público e privado.
Radar Social Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
JUSTIÇA CRIMINAL Set/2010.
Os Jovens no Brasil.
Indicadores sociais e educacionais
1.
“OS JOVENS E A PREVIDÊNCIA SOCIAL” BRASÍLIA, ABRIL DE 2005 MPS - Ministério da Previdência Social SPS - Secretaria de Previdência Social Programa de Educação.
Produtividade, Formação Profissional e Crescimento Inclusivo
EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO MÉDIO.
Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior Ministério da Educação.
1. Apoio à Universalização do acesso à Educação Infantil (crianças de 4 e 5 anos)
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
Julho de 2014 * Região Administrativa. POPULAÇÃOPOPULAÇÃOPOPULAÇÃOPOPULAÇÃOPopulação (%) Fonte: Rio Como Vamos; Censos IBGE Crescimento.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social DRGPS – Departamento do Regime Geral de Previdência Social CGEP – Coordenação-Geral.
Secretaria da Segurança Pública Secretaria da Segurança Pública.
Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres
MPS - Ministério da Previdência Social A inserção da juventude brasileira no mercado de trabalho Abril de 2004.
Conferência Nacional de Educação
A PREVIDÊNCIA SOCIAL E O IDOSO
Grupo : Bruno, João, Mirella, Monique, Samuel
Secretaria de Estado Extraordinária
Características do Emprego Formal – RAIS 2006 Principais Resultados
Ministério da Educação - MEC Ministério da Justiça - MJ
A necessidade de uma Lei de Responsabilidade Educacional
Profa. Priscilla Barreto Geografia  Teorias Demográficas  Thomas Malthus  Boom Demográfico: Progressão Aritmética (Crescimento da produção de.
CAPACITAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO
Alain Rocha Alessandra Santos Lucinea de Jesus Naiara Serafim Sinara Oliveira Tatiane de Jesus 29/ 09/ 2011 Valença – Ba.
Debate sobre a maioridade penal no Brasil Professor Reginaldo.
Maioridade Penal Notas Históricas. A História e o tempo: interação dos tempos. A história do abandono, como contar?. O tempo da escravidão. Sistema de.
PLANO DE AÇÃO DIA NACIONAL DA JUVENTUDE 2009 ÁGUAS VERMELHAS.
Telma PREFEITA 13 Desenvolvimento para todos. Apresentação Antes de propormos um debate com os jovens sobre o futuro da cidade (mundo), devemos atentar-nos.
Avanços e desafios para a infância e a adolescência no Brasil
Crescimento populacional no mundo e no Brasil
111 Para o Evento “Gerações Interativas – crianças e adolescentes diante das telas” Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD.
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Fevereiro. MUDANÇAS NO SEGURO DESEMPREGO O trabalhador que solicitar o benefício pela primeira vez deverá ter trabalhado por 18 meses nos 24 meses anteriores.
Com presos, o Brasil possui a terceira maior população carcerária do mundo, atrás somente dos Estados Unidos, com de pessoas presas,
Envelhecimento no Brasil
A violência é um problema que tem idade, cor/raça e território no Brasil Homens jovens, negros e pobres são as maiores vítimas de homicídio no Brasil.
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
1 Violência contra crianças e adolescentes no Rio de Janeiro Desembargador Siro Darlan Presidente do Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente.
Homicídos no Brasil: número total e taxas por habitantes (1980 a 2009) Source: Datasus/Ministério da Saúde.
População: Distribuição geográfica e crescimento
Educação pública de qualidade o que é e como alcançá-la? Luiz Araújo.
Objetivos O Programa de Redução da Violência Letal tem como objetivos: mobilizar e articular a sociedade em torno do tema dos homicídios construir mecanismos.
Introdução ao Estudo do Direito. Objetivo conceitual do curso de Introdução ao Estudo do direito: Compreender o Direito como uma (a) técnica de controle.
LEVANTAMENTO ANUAL SINASE 2013
Fórum Sobre Segurança Cidadã Quarta clinica BID Sistema Penitenciário Brasileiro Estatísticas Gerais.
Indicadores Socioeconômicos Professora Edir Antunes Carvalho.
Indicadores Educacionais Grupo de Trabalho IBGE – INEP - IPEA.
O Brasil que queremos e o Ensino Superior: Desafios e Oportunidades. Isaac Roitman Núcleo de Estudos do Futuro / UnB Comissão Senado do Futuro 28 de novembro.
Encontro Nacional de Direitos Humanos Brasília 25 de setembro de 2007 Julita Lemgruber Centro de Estudos de Segurança e Cidadania/Universidade Candido.
Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania Departamento de Administração Penal Gerência de Apoio Psiquiátrico DIAGNÓSTICO DO.
Introdução Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2008, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Transcrição da apresentação:

Trabalho e educação: juventude encarcerada OBSERVAÇÃO: Deseja uma imagem diferente neste slide? Selecionea imagem e apague-a. Prof. Fernando Selmar Rocha Fidalgo (FaE/UFMG)

POPULAÇÃO PRISIONAL BRASILEIRA Em números absolutos, o Brasil tem a quarta maior população prisional do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, da China e da Rússia. Fonte: Infopen, jun. 2014; Senasp, dez. 2013; IBGE, 2014. População prisional (junho de 2014) 607.731 Vagas 376.669 Déficit de vagas 231.062 Taxa de ocupação 161% Taxa de aprisionamento 299,7

POPULAÇÃO PRISIONAL BRASILEIRA O número de pessoas privadas de liberdade em 2014 é 6,7 vezes maior do que em 1990. Fonte: Ministério da Justiça - a partir de 2005, dados do Infopen/MJ

PERFIL DA POPULAÇÃO PRISIONAL 56% da população prisional é composta por jovens. Essa faixa etária compõe apenas 21,5% da população total do país (segundo dados do IBGE, Censo de 2010). Fonte: Infopen, jun. 2014 56%

PERFIL DA POPULAÇÃO PRISIONAL Segundo dados do Infopen, dois em cada três presos são negros. A porcentagem de pessoas negras no sistema prisional é de 67%. Na população brasileira em geral a proporção é de 51% (IBGE). Fonte: Infopen, jun.2014

PERFIL DA POPULAÇÃO PRISIONAL 6% dos presos são analfabetos, 9% alfabetizados sem cursos regulares e 53% têm o ensino fundamental. 32% da população brasileira completou o ensino médio (IBGE, 2010), apenas 7% da população prisional o concluiu. Fonte: Infopen, jun, 2014

PERFIL DA POPULAÇÃO PRISIONAL O encarceramento brasileiro incide sobre homens, negros, jovens, autores de crimes patrimoniais e que, em sua maioria, não chegaram a completar o ensino fundamental (BRASIL, 2015, p.38). Segundo dados do Infopen, 41% dos presos brasileiros são provisórios (sem condenação). Entre os presos condenados 41% cumpre pena em regime fechado. Também se verificou que 29% dos presos cumpre pena de mais de quatro a oito anos de reclusão e 21% cumpre pena de até quatro anos, que, de acordo com a legislação, poderiam ser substituídas por penas alternativas em boa parte dos casos.

ADOLESCENTES EM MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS Segundo o Mapa do Encarceramento, a taxa nacional de adolescentes cumprindo medida restritiva de liberdade era de 100 por 100 mil habitantes, em 2012 (20.532). Percentual dos atos infracionais: Fonte: Anuário Brasileiro de Segurança Pública

A análise comparativa entre os dados gerais do Mapa da Violência e do Mapa do Encarceramento mostrou que, tanto a população prisional como as vítimas de homicídios no Brasil são, predominantemente, homens jovens, negros. Uma seletividade etária e racial orienta o encarceramento no Brasil (hiperencarceramento ou encarceramento em massa).

PERSPECTIVAS DA JUVENTUDE Taxa de ocupação de jovens: 15 a 17 anos: 25,3% 18 a 24 anos: 62,1% 25 a 29 anos: 75,8% Fonte: IBGE, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2012

Merece destaque os jovens que não trabalhavam nem frequentavam a escola, na semana de referência, aqueles chamados de “nem-nem”, que representavam (em 2012) 19,6% dos jovens de 15 a 29 anos de idade (IBGE, 2013). Dos jovens de 15 a 17 anos que deveriam estar cursando o Ensino Médio 1,6 milhão estão fora da escola (Observatório do PNE, 2013).

REFERÊNCIAS BRASIL. Ministério da Justiça (MJ). Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen) - junho de 2014. Disponível em: <http://www.justica.gov.br/noticias/mj-divulgara- novo-relatorio-do-infopen-nesta-terca-feira/relatorio-depen-versao-web.pdf >. Acesso em 17 jul. 2015. Brasil. Presidência da República. Secretaria Geral. Mapa do encarceramento: os jovens do Brasil. Brasília: Presidência da República, 2015. 112 p. Disponível em: <http://www.pnud.org.br/arquivos/encarceramento_WEB.pdf> Acesso em: 10 set. 2015 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Censo Demográfico – 2010. Disponível em:<http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1766> Acesso em: 10 set. 2015. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Síntese de Indicadores Sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. 2013. Disponível em: <http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv66777.pdf> Acesso em 14 set. 2015.

Obrigado!