Jingle Vem do inglês e quer dizer música pequena pequena música que descreve uma empresa,desde seus serviços até promoção e lançamentos de produtos. Pode ser veiculado em TV, rádios e vídeos. Mensagem publicitária musicada e elaborada com um refrão simples e de curta duração, a fim de ser lembrado com facilidade
Jingle É uma pequena peça musical cantada ou instrumental cuja função é reforçar a imagem do produto ou idéia. O Jingle é um instrumento de venda. O jingle, hoje, é quase a própria marca. O jingle é um produto do briefing e só pode ser criado a partir dele. Música e texto devem estar em sintonia com o público alvo. Sua estética está determinada pelo briefing.
Jingle O primeiro jingle foi produzido em 1926, EUA, para um cereal matinal, tendo como slogan principal : "Para um café da manhã de campeões" O primeiro jingle brasileiro: 1932 - no Programa Casé, apresentado pelo radialista Ademar Casé, na Rádio Philips do Rio de Janeiro- Padaria Pão Bragança
Jingle “Oh, padeiro desta rua tenha sempre na lembrança. não me traga outro pão que não seja o pão Bragança. Pão inimigo da fome. fome inimiga do pão. enquanto os dois não se matam, a gente fica na mão De noite, quando me deito e faço a oração, peço com todo o respeito que nunca me falte o pão”. http://www.locutor.info/Jingles/RadioPrimeiroJingle.mp3
Jingle Também servem para “vender” pessoas. Ex: políticos. os jingles não se prestam apenas a propagandear as vantagens de marcas, produtos e serviços. Também servem para “vender” pessoas. Ex: políticos.
Jingle Função: reforçar a imagem do produto ou idéia. o texto deve ser objetivo, claro e simples. Deve despertar, estimular o interesse do público alvo pelo produto ou ideia.
Jingle Possui três momentos definidos: Desperta a curiosidade e cria expectativa no ouvinte; Introduz o produto como resposta à expectativa criada; Assinatura do jingle com o nome do produto e/ou empresa. Resultado: uma canção que não sai da sua cabeça e um produto vinculado a esta canção.
Produções - Formato Formatos: 15, 30, 45 e 60 segundos.
Processo de criação Etapas: criação, letra e música, arranjo, interpretação e locução. A partir do briefing, a criação prioriza as ideias essenciais a serem utilizadas na elaboração do jingle, como: estilo, duração, linguagem e, principalmente, a mensagem a ser transmitida.
Legislação o jingle está autorizado a ser veiculado no período de 6 meses. Após este prazo, para continuar a veiculação do jingle, a produtora deve receber 50 % do valor pago a cada 6 meses; no caso de algumas produtoras, este espaço pode ser prorrogado para até 12 meses.
Jingle Dicas de redação Conhecem o produto: O que você está tentando vender? Um serviço? Um produto? Uma empresa? O que faz, fornecer ou oferecer? Familiarize-se com os benefícios, capacidades e distinção. O que o torna superior aos outros de sua espécie?
Jingle Dicas de redação Recall do nome: O jingle deve mencionar ou repetir o nome específico do produto ou da empresa e o que ela faz. Se eles repetem, ficam mais propensos a comprá-lo. Com um bom jingle, o consumidor pode, na realidade, começam a chamar todos os produtos do mesmo tipo por parte do nome comercial!
Jingle Dicas de redação Use assonância (repetição de sons vogal ) Use a aliteração (repetição de sons consoantes ) Use a repetição: Audição de um nome em relação a de um produto para alojá-lo na memória Use trocadilhos: Utilize um jogo de palavras para ajudar o consumidor a se lembrar do produto.
Jingle Dicas de redação Escolha palavras fortes: Selecione verbos de ação, substantivos e adjetivos também se destacam. Use onomatopéia: Esta é uma grande palavra ... Significa apenas palavras que imitam sons Use rimas: Esta técnica é muito útil. Rimar o nome eo produto ou o nome e uma característica.
Jingle Dicas de redação Use associação e metáforas: Compare o produto com algo que é totalmente alheios ao produto, mas dá ao consumidor uma imagem positiva e de associação ( "Você estará em boas mãos com ..... ', .
Jingle Dicas de redação Lista de atributos: Escrevê-los em sua canção. Ex: molho especial, alface, queijo sobre uma semente de gergelim pão Mantenha-o simples: Análise e revisão; cortar um eventual excesso palavras que não são realmente necessárias
Jingle – Dicas de especialistas INGREDIENTES ESSENCIAIS Um jingle deve ser - antes de tudo - uma grande ideia cantada. Ele deve ser inesquecível, portanto, precisa ser original, único, pertinente e fácil de cantar.
Jingle – Dicas de especialistas É como música de carnaval, tem que "pegar", tem que dar vontade de ouvir de novo, tem que dar vontade de cantar junto. O que é um mau jingle? É aquele que você jura que já ouviu, que serviria para qualquer outro produto, que você perde a letra, não entende o que foi falado e que não tem a "alma" da marca.