INTERVENÇÃO JUNTO A PROFESSORES DA REDE PÚBLICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Advertisements

Redefinindo o Papel do Aluno nos Programas de Educação a Distância Margarete Lazzaris Kleis UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí
Centro de Referência Especializado para a população em Situação de Rua
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
Encontro Formativo dos Professores Orientadores de Sala de Leitura DRE IQ “Leituras que inspiram descobertas”
Serviço de Atendimento a Rede de Escolarização Hospitalar
a melhoria da aprendizagem
Como transformar informações em conhecimento
TRABALHO DO PEDAGOGO NA REDE PUBLICA
ENCONTRO DOS PEDAGOGOS
Secretaria da Educação e Cultura
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Antonio R. Navarro Campos do Jordão, 2008
Introdução à Pesquisa.
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
@       cada disciplina ou atividade tratará das suas questões sem que a organização do ambiente procurará responder as mesmas rotinas preparadas para.
A Escola e as Mudanças Sociais
FESTIVAL LIXO LEGAL Escola de Educação Básica e Profissional
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
“ Caminhante não há caminho, o caminho se faz ao andar”
Letramento e o Processo de Alfabetização como um Problema de Saúde Pública: sobre ações em promoção da saúde Patrícia Prado Calheta PUCSP/COGEAE
ENCONTRO DE EDUCADORES Cabo Frio, 13 de setembro de 2012
Psicologia Educacional vs psicologia clínica
PROJETO DE PESQUISA: aluno “bicho carpinteiro” medicalização do corpo na infância ANA PAULA A. AGUIAR.
BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR:
REFLEXÃO / DISCUSSÃO Função Social da Escola.
A inclusão de alunos surdos nas escolas públicas de Passo Fundo
Introdução INTRODUÇÃO
Sou o que sou pelo que nós somos
Percurso da Comunicação Aplicada
PREVENÇÃO À SAÚDE E CULTURA É CURRÍCULO Núcleo Pedagógico DE – Região Bauru.
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PROJETO EDUCAR E HUMANIZAR
1 Mesa Redonda A sinergia entre metalurgia, materiais e mineração Sinergia entre as Engenharias Metalurgia, Materiais e Mineração André Luiz V. da Costa.
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Técnicas Relacionais em Saúde Sessão nº Maria Filomena Capucho.
Local: Escola Municipal Cornelis Verolme
PIBID - FÍSICA NO COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO MANOEL NOVAES
Jennyane de Vasconcelos Ramos PROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE Pedagoga e Bacharel em Fonoaudiologia. Especialista em Docência do Ensino.
Projeto Institucional das escolas Salesianas
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DENISE DE AGUIAR SILVA ABEL FIGUEIREDO – PA 2007.
MIRIAM ROSA DA FONSECA STEFFEN
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
A natureza da relação que os alunos estabelecem com os conhecimentos matemáticos escolares: Um estudo com os alunos da rede estadual de ensino. Ciências.
PROFESSORA: MARIA APARECIDA MAIA FABRO
SISTEMA DE TUTORIA Equipe: Juliane Corrêa Jovanira Lazaro Leonardo Zenha Zoroastro Goular Jorge (Col. Pedagogia)
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
PROJETO SALA DE PROFESSOR
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
SUPERVISÃO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL
Língua Portuguesa Rosimeire M. faria
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
Estudos Sobre Avaliação da Aprendizagem
Profa. Ma. Lauren Mennocchi UNIP 2015
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Adair Mendes Nacarato Adriana Verani Valéria de Carvalho
Plano de aula cronograma
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO EDUCACIONAL/DEEIN MARISA BISPO FEITOSA /17/13.
Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos
O Papel da Família na Escola. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE LAVRAS Nome: Ariana Freire Gilberto Marques Luciano Silva Mayra Massote.
ESCOLA BÁSICA OLIVAL BASTO
Plano de aula cronograma
Transcrição da apresentação:

INTERVENÇÃO JUNTO A PROFESSORES DA REDE PÚBLICA Potencializando a produção de novos sentidos

Bibliografia Tema: Possíveis intervenções do psicólogo diante das demandas do corpo docente. Psicólogo escolar enquanto mediador do processo de conscientização dos professores quanto ao seu papel, a partir de uma postura crítico- reflexiva, com base na abordagem sócio-histórica. Texto: AGUIAR, Wanda Maria Junqueira e GALDINI, Veruska. Intervenção junto a professores da rede pública: potencializando a produção de novos sentidos In: Psicologia Escolar: Práticas Críticas. MEIRA, Marisa E. e ANTUNES, Mitsuko. A. A. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. 87-103.

Possíveis intervenções do psicólogo diante da demanda dos professores 10 encontros Duração de uma hora Grupo aberto com 12 professores

Sobre o espaço institucional

Sobre o acolhimento e a responsabilidade

Sobre a apropriação do aluno

Sobre a apropriação da dialética professor/aluno