Programa Jovem Aprendiz

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Graciela Maffei Juíza do Trabalho do TRT da 4ª Região
Advertisements

PROJETO “ADOLESCENTE APRENDIZ”
E OS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 29 de agosto de 2010 COFIC
Aprendizagem, uma nova abordagem.
Profissionalização do Jovem
Legislação Trabalhista
JOVEM APRENDIZ NO TRANSPORTE
Programa Natura Semear
Lei /2000.
Rua Álvaro Lemos Torres nº 561 Bairro Brabância – Tel
TRABALHO DO MENOR.
OBJETIVOS Associar o início da vida no mercado de trabalho com a conclusão de um curso profissional; Fornecer conhecimento teórico e prático; Ampliar o.
GRATIFICAÇÃO DE NATAL (13º SALÁRIO)
EJUNIFEV: TEM OS MELHORES TALENTOS PARA O FUTURO DE SUA EMPRESA
DICAS PARA OTIMIZAR O SEU PLANEJAMENTO ESCOLAR Mais um ano letivo se inicia, por isto é muito importante que o Gestor de Pessoas fique atento as cláusulas.
DIREITOS QUE O JOVEM PODERÁ FAZER QUE SEJAM GARANTIDOS NO MUNDO CORPORATIVO Christina Pila Advogada.
Artigo 3º CLT: Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante.
FGTS E ESTABILIDADES.
DURAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
RESOLUÇÃO DE QUESTÕES OBJETIVAS
Carlos Visão Global Social
Módulo IV – Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho
SUJEITOS DO CONTRATO DE TRABALHO
Descanso semanal remunerado
Legislação Trabalhista Aplicada – Profª Hellen Araújo.
Prorrogação e Compensação de Jornada
COORDENADORIA DE GESTÃO DE PESSOAS - COGEP SUPERINTENDÊNCIA CORPORATIVA - SUCOR.
Extinção do Contrato de Trabalho
Conceito legal de empregado
LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
NOVIDADES SOBRE O TRABALHO DOMÉSTICO
Direito Sindical Aspectos Gerais do Direito Sindical e as transformações do Direito do Trabalho.
Duração do Trabalho.
Prorrogação e Compensação de Jornada
AVISO PRÉVIO Prof. Msc Carlos Kley Sobral.
O aviso prévio Direito do Trabalho.
Férias Período Aquisitivo: são os 12 meses que o empregado tem que trabalhar para ter direito às férias. Este período inicia-se na admissão; Período Concessivo:
Rotinas de Departamento de Pessoal
DIREITO TRABALHISTA POR VALTER FERNANDES DE ALMEIDA.
CARTEIRA DE TRABALHO - REGISTRO
COORDENADORIA DE GESTÃO DE PESSOAS - COGEP
Direito Empresarial Flavia La Noce.
Perícia Trabalhista.
• • • INFRA-ESTRUTURA RECURSOS HUMANOS; INSTALAÇÕES ZOOTÉCNICAS;
Curso de Cálculos Trabalhistas
PRESCRIÇÃO TRABALHISTA
CÁLCULOS TRABALHISTAS
CÁLCULOS TRABALHISTAS
AULA 08 – DURAÇÃO DO TRABALHO
Relação de trabalho e relação de emprego.
Jornada de trabalho Os servidores cumprirão jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a duração.
HOMOLOGNET GDP Recursos Humanos / 2010.
TRABALHO INFANTIL.
PALESTRA REGULAMENTAÇÃO DOS DIREITOS TRABALHISTAS PARA OS TRABALHADORES DOMÉSTICOS (LC 150/2015) NOVAS REGRAS.
Formação Legislação Laboral Atualização 2015 ENQUADRAMENTO Venha conhecer as mais recentes alterações legislativas com implicação na Legislação Laboral.
Proteção do trabalho do menor
LEI Nº , DE 25 DE SETEMBRO DE Lei do estagiário.
PID-2010 “Administração de Pessoal” Maria de Lourdes R. Barbosa Chefe DRH/Administração de Pessoal.
Sejam bem vindos.
Secretaria de Inspeção do Trabalho Aprendizagem Profissional Fiscalização do cumprimento da cota de aprendizes Renato Bignami Secretaria de Inspeção do.
CTQT- CENTRO DE TREINAMENTO E QUALIFICAÇÃO NO TRANSPORTE – PROGRAMA FLORESCER FORMANDO PARA O TRABALHO LAR ESCOLA DA CRIANÇA DE MARINGÁ E.
Férias Conceito, período aquisitivo e concessivo, perda e suspensão do direito, férias no regime de tempo parcial, em dobro, coletivas, vencidas, do empregado.
Rescisão Contratual Legislação.
Orientadora: Prof. Vilma Heluy
TERCEIRIZAÇÃO Súmula 331 do TST Nova Redação - Res. 174/ DeJT 27/05/2011 Temos uma relação terceirizada quando a empresa tomadora contrata uma empresa.
ESTATUTO DE TRABALHADOR-ESTUDANTE Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas (RCTFP) Lei n.º 59/2008, de 11/9 Estatuto da Carreira Docente da Região.
Aviso prévio-Conceito, natureza jurídica, redução da jornada de trabalho, duração, efeitos da concessão e da não-concessão, entre outros ponto importantes.
Técnicas de Administração de Pessoal
RENATO SARAIVA.  PERÍODO AQUISITIVO - art. 130/130-A CLT;  PERÍODO CONCESSIVO – art. 134 da CLT;
PLT - Elementos de Direito do Trabalho e Processo Trabalhista
Transcrição da apresentação:

Programa Jovem Aprendiz Conquiste o seu futuro O QUE É O PROGRAMA DE APRENDIZAGEM? É o programa técnico-profissional que prevê a execução de atividades teóricas e práticas. A orientação deve ser sob a orientação de uma entidade qualificada em formação técnico-profissional, com especificação do público-alvo, dos conteúdos programáticos a serem ministrados, período de duração, carga horária teórica e prática, mecanismos de acompanhamento, avaliação e certificação do aprendizado, observando os parâmetros estabelecidos na Portaria MTE nº 615, de 13 de dezembro de 2007.

Programa Jovem Aprendiz Conquiste o seu futuro LEGISLAÇÃO: Nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005. Determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários cujas funções demandem formação profissional.

Programa Jovem Aprendiz Conquiste o seu futuro LEGISLAÇÃO: Durante o período do contrato de aprendizagem, a empresa pode alterar a modalidade desse contrato por prazo indeterminado? Não, pois o contrato de aprendizagem é de natureza especial, cujo objetivo principal é a formação profissional do aprendiz. Quando o contrato de aprendizagem chegar ao seu termo final, o adolescente/jovem poderá ser contratado por prazo indeterminado.

Programa Jovem Aprendiz Conquiste o seu futuro LEGISLAÇÃO: Uma empresa com filiais pode concentrar a realização das atividades práticas em um único local? Sim, desde que os estabelecimentos estejam localizados em um mesmo município. Caso contrário deverá ser respeitado a cota para cada filial localizada em municípios diferentes.

Programa Jovem Aprendiz Conquiste o seu futuro LEGISLAÇÃO: O contrato de aprendizagem pode ser prorrogado por mais de dois anos? Não. O contrato de aprendizagem é de natureza especial. A duração está vinculada à tempo do curso de aprendizagem, cujo conteúdo é organizado em grau de complexidade progressiva, conforme previsão em programa previamente elaborado pela entidade formadora e validado no Cadastro Nacional de Aprendizagem, sendo incompatível a prorrogação.

Programa Jovem Aprendiz Conquiste o seu futuro LEGISLAÇÃO: É permitido o trabalho do aprendiz aos domingos e feriados? Sim. No entanto, a empresa deve ter autorização para trabalhar nesses dias e é preciso garantir ao aprendiz o repouso, que deve abranger as atividades práticas e teóricas, em outro dia da semana. Ressalte-se que o art. 432 da CLT veda ao aprendiz a prorrogação e compensação de jornada.

Programa Jovem Aprendiz Conquiste o seu futuro LEGISLAÇÃO: O aprendiz tem direito ao vale-transporte? Sim, é assegurado o vale-transporte para o deslocamento residência-empresa e vice-versa ou residência-instituição formadora e vice-versa (art. 27 do Decreto nº 5.598/05). Caso, no mesmo dia, o aprendiz tenha que se deslocar para empresa e para instituição formadora, devem ser fornecidos vales-transporte suficientes para todo o percurso.

Programa Jovem Aprendiz Conquiste o seu futuro Quem é o APRENDIZ? Aprendiz é o jovem: entre 14 e 24 anos; que esteja matriculado e frequentando a escola, caso não haja concluído o ensino médio, e inscrito em programa de aprendizagem. Caso o aprendiz seja pessoa com deficiência, não haverá limite máximo de idade para a contratação (art. 428, § 5º, da CLT).

Programa Jovem Aprendiz Conquiste o seu futuro Quem pode ser o APRENDIZ? Aprendiz é o jovem que estuda e trabalha, recebendo, ao mesmo tempo, formação na profissão para a qual está se capacitando. Deve cursar a escola regular (se ainda não concluiu o Ensino Médio) e estar matriculado e frequentando instituição de ensino técnico profissional conveniada com a empresa.

Programa Jovem Aprendiz Conquiste o seu futuro Direitos do APRENDIZ O APRENDIZ tem direito à profissionalização e à proteção no trabalho, observados os seguintes aspectos, entre outros: I - respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento; II - capacitação profissional adequada ao mercado de trabalho.

Programa Jovem Aprendiz Conquiste o seu futuro O trabalho do APRENDIZ É assegurada aos adolescentes na faixa etária entre 14 e 18 anos prioridade na contratação para o exercício da função de aprendiz, salvo quando: I – atividades insalubres ou perigosas II – a lei exigir, para o desempenho das atividades práticas, licença ou autorização vedada para pessoa com idade inferior a 18 anos; e III – a natureza das atividades práticas for incompatível com o desenvolvimento físico, psicológico e moral dos adolescentes aprendizes

Programa Jovem Aprendiz Conquiste o seu futuro Empresas X Aprendiz: Obrigadas: Empresas de Médio e Grande Porte com mais de 7 funcionários Facultativo: Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Entidades sem fins Lucrativos. É facultativa a contratação de aprendizes pelas microempresas (ME), empresas de pequeno porte (EPP), inclusive as que fazem parte do Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições, denominado ?SIMPLES? (art. 11 da Lei nº 9.841/97), bem como pelas Entidades sem Fins Lucrativos (ESFL) que tenham por objetivo a educação profissional (art. 14, I e II, do Decreto nº 5.598/05). Nesses casos, o percentual máximo estabelecido no art. 429 da CLT deverá ser observado.

Programa Jovem Aprendiz Conquiste o seu futuro Cálculo da Cota: Entre 5% e 15%, por estabelecimento, calculada sobre o total de empregados cujas funções demandem formação profissional. São excluídas da base de cálculo da cota de aprendizagem as seguintes funções: as funções que exijam formação de nível técnico ou superior e os cargos de direção, de gerência ou de confiança os empregados em regime de trabalho temporário os aprendizes já contratados.

Programa Jovem Aprendiz Conquiste o seu futuro REMUNERAÇÃO: Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, tem o direito ao salário mínimo-hora (R$ 3,08 por hora pela vigência do ano de 2013). No cálculo do salário do aprendiz, deve-se considerar o total das horas trabalhadas, computadas referente às atividades teóricas, o repouso semanal remunerado e feriados, não contemplados no valor unitário do salário-hora, nos termos da seguinte fórmula: Salário-hora x horas trabalhadas semanais semanas do mês x 7 / 6.

Programa Jovem Aprendiz Conquiste o seu futuro REMUNERAÇÃO: Podem ser feitos descontos no salário do aprendiz? Não. Aplica-se ao aprendiz a regra do art. 462 da CLT, ou seja, é vedado efetuar qualquer desconto no salário, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de convenção ou acordo coletivo que lhes seja aplicável.

Programa Jovem Aprendiz Conquiste o seu futuro REMUNERAÇÃO: A falta ao curso de aprendizagem pode ser descontada do salário? Sim, pois as horas dedicadas às atividades teóricas também integram a jornada do aprendiz. O desconto pode ser de faltas não justificadas (art. 131 da CLT) ou autorizadas pelo empregador, inclusive com reflexos no recebimento do repouso semanal remunerado e nos eventuais feriados da semana.

Programa Jovem Aprendiz Conquiste o seu futuro REMUNERAÇÃO: Qual é a alíquota do FGTS do aprendiz? A alíquota do FGTS é de 2%, devendo ser recolhida pelo Código nº 7 da Caixa Econômica Federal (art. 24, parágrafo único, do Decreto nº 5.598/05).

Programa Jovem Aprendiz Conquiste o seu futuro INCENTIVOS FISCAIS E TRIBUTÁRIOS: - Apenas 2% de FGTS (alíquota 75% inferior à contribuição normal); - Empresas registradas no “Simples”, que optarem por participar do programa de aprendizagem, não tem acréscimo na contribuição previdenciária; - Dispensa de Aviso Prévio remunerado; - Isenção de multa rescisória.

Programa Jovem Aprendiz Conquiste o seu futuro Questões Contratuais: Contrato de Aprendizagem Carteira Profissional Direitos do Aprendiz (Remuneração, 13º Salário, Férias, 2% Fundo de Garantia, Descanso Remunerado, Vale Transporte, etc.) Faltas não Justificadas Descontos em folha Contribuição Sindical Hora Extra Seguro Desemprego Férias 13º Salário PPR

Programa Jovem Aprendiz Conquiste o seu futuro JORNADA DE TRABALHO Seis horas diárias para quem ainda não concluiu o ensino fundamental, computadas as horas destinadas às atividades teóricas e práticas, cuja proporção deverá estar prevista no contrato; Oito horas diárias quem já concluiu o ensino fundamental, computadas as horas destinadas às atividades teóricas e práticas, cuja proporção deverá estar prevista no contrato. Não é permitida uma jornada diária de oito horas somente com atividades práticas. Em qualquer caso, a compensação e a prorrogação da carga horária são proibidas.

Programa Jovem Aprendiz Conquiste o seu futuro JORNADA DE TRABALHO Quem fica responsável por acompanhar o aprendiz no exercício das atividades práticas dentro da empresa? A empresa deve selecionar um monitor, ouvida a entidade qualificada em formação técnico-profissional. O responsável fará a coordenação de exercícios práticos e acompanhamento das atividades do aprendiz no estabelecimento. O intuito é garantir sempre uma formação que possa de fato contribuir para o desenvolvimento integral do jovem e a consonância com os conteúdos estabelecidos no curso em que foi matriculado.

Programa Jovem Aprendiz Conquiste o seu futuro FÉRIAS: As férias do aprendiz com idade inferior a 18 anos deverão sempre coincidir com o recesso escolar? Sim. De acordo com o artigo 136 da CLT, elas devem ser no mesmo período das férias escolares.

Programa Jovem Aprendiz Conquiste o seu futuro FÉRIAS: Como proceder em caso de férias coletivas? O aprendiz com idade inferior a 18 anos não perde o direito de ter as suas férias coincididas com as da escola regular, devendo gozar as férias coletivas a título de licença remunerada.

Programa Jovem Aprendiz Conquiste o seu futuro RESCISÃO: A rescisão do contrato de trabalho do aprendiz deve ser homologada? Sim, desde que os contratos tenham duração superior a um ano. Caso seja menor de 18 anos, a quitação das verbas rescisórias pelo aprendiz deverá ser assistida pelo seu representante legal. Se for emancipado, nos termos do Código Civil, poderá ele próprio dar quitação dos valores pagos.

Programa Jovem Aprendiz Conquiste o seu futuro RESCISÃO: Em quais casos o contrato de aprendizagem pode ser rescindido? São hipóteses de finalização de contrato de aprendiz: I - término do seu prazo de duração; II - quando o aprendiz chegar à idade limite de 24 anos, salvo nos casos de estudantes com deficiência; III - ou, antecipadamente, nos seguintes casos:     a) desempenho insuficiente ou aprendiz sem adaptação aos programas e as atividades;     b) falta disciplinar grave; c) ausência injustificada à escola que implique perda do ano letivo;     d) a pedido do aprendiz

Programa Jovem Aprendiz Conquiste o seu futuro Entidades que ministram o curso de aprendizagem Serviços Nacionais de Aprendizagem: SENAI; SENAC; SENAR; SENAT; SESCOOP. CIEE – Centro de Integração Empresa Escola.