Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi) Profª. Me. Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral Dirigente Municipal de Educação de Costa Rica/ MS Vice-presidente.

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Transcrição da apresentação:

Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi) Profª. Me. Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral Dirigente Municipal de Educação de Costa Rica/ MS Vice-presidente da Undime

Considerações iniciais  A sistemática de financiamento da educação básica pública não tem acompanhado a evolução das demandas.  Houve, entretanto, avanços importantes no período recente, mas insuficientes: implantação do Fundeb; fim da DRU; expectativa de investimento de 10% do PIB; novas fontes: CAQi e recursos do petróleo.

1. Art. 212 CF: aplicação de, no mínimo, 25% da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino 2. Transferências permanentes (Salário Educação), automáticas (PDDE, PNATE, PNAE) e voluntárias (ProInfância, Brasil Carinhoso, Mais Educação, etc) que atendem ao disposto no art. 211 da Constituição Federal – caráter suplementar Que recursos existem atualmente?

Fundeb: constatações  Avançou ao abranger a remuneração de todas as matrículas da educação básica e não apenas do ensino fundamental como na época do Fundef.  Entretanto, o volume de recursos não cresceu na velocidade das matrículas.

Fundeb: constatações  A Comissão Intergovernamental foi um importante avanço. Mas, anualmente, a “mesa de negociação” discute apenas como distribuir o mesmo recurso, porque não há a inserção de novas receitas para além daquelas suportadas por estados e municípios.  A participação da União é proporcional (10%) à capacidade dos demais entes, pois não induz ou insere recursos realmente novos.

 Municípios pequenos ou aqueles que não conseguiram ampliar suas matrículas de educação infantil atualmente estão perdendo muito com o Fundeb.  Nesses locais, dificilmente o PME será suportado pelo orçamento local no tocante às demandas da rede municipal de ensino. *Há grandes dificuldades para se cumprir a Meta 1 do PNE Fundeb: constatações

Exemplos – perdas com o Fundeb Município Receita destinada ao Fundo Contábil Estadual Receita com o Fundeb Perda com o Fundeb Alto Paraguai/ MT , , ,31 Balsa Nova/ PR , , ,54 Adelândia/ GO , , ,50 Arambaré/ RS , , ,86 Cabixi/ RO , , ,09 Fonte: Siope 2013

As incertezas de  Queda nas receitas  Corte ou atraso nos repasses  Ampliação do gasto com pessoal  Difícil relação entre gestão e movimento sindical

Recursos previstos no Plano Nacional de Educação: 1 - Recursos do petróleo falta regulamentação; previsão não é otimista. Que recursos são esperados?

Recursos previstos no Plano Nacional de Educação: 2 - Previsão de implementação do CAQi depende essencialmente da ação de deputados e senadores para sua regulamentação; expectativa é que este recurso novo chegue diretamente aos estados e municípios pelo Fundeb. Que recursos são esperados?

Porque a Undime defende o CAQi  É uma das protagonistas de todo o processo de construção.  A educação pública precisa de equidade e o CAQi atualmente é o único instrumento capaz de impulsionar o atendimento desta expectativa.  O CAQi tem como centro da discussão a unidade escolar: padrão mínimo de qualidade, contemplando a necessidade emergencial para que os municípios consigam ampliar o atendimento e melhorar a qualidade.

Porque a Undime defende o CAQi  O CAQi vai determinar novas práticas de gestão e isso vai impulsionar a melhoria da qualidade.  Entretanto, a Undime defende o CAQi no formato aprovado pelas CONAE 2010 e 2014 (das quais gestores de todos os níveis, educadores, pesquisadores e sociedade participaram) com a previsão de destinação direta dos novos recursos às contas dos Fundeb de estados e municípios.

Porque a Undime defende o CAQi  O CAQi defendido pelo Parecer 8/ 10 (CEB/ CNE) altera o modelo que concentra recursos no governo federal e o atendimento de demandas por meio de programas e projetos.  Sendo implementado: resolve o problema das demandas de infraestrutura; impulsiona a ampliação do atendimento; contribrui para o cumprimento do piso, da destinação de 1/3 para atividades extraclasse, viabiliza as carreiras (valorização).

Financiamento da Educação Realidade de financiamento da educação municipal enfrenta limitações advindas da sistemática de arrecadação e destinação de recursos. Fonte: CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL NO ANO DE 2010

Financiamento da Educação Realidade a partir da implementação do CAQi. Fonte: CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL NO ANO DE 2010 / CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO

A educação pública precisa...  Do cumprimento das metas e das metas e estratégias do PNE.  Da imediata homologação do Parecer 8/10 CEB/ CNE.  Da regulamentação do CAQi com a destinação direta dos novos recursos via conta do Fundeb de estados e municípios.

Obrigada!