O cinema na vida de cada um

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA MUNICIPAL LEVINDO MARIANO
Advertisements

CEM – CENTRO EDUCACIONAL MESSINA
A OBRA DE ARTE E SUA REPRODUÇÃO TÉCNICA
Formação Sala de Leitura e Filosofia
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
O USO DO JORNAL NA PRÉ-ESCOLA
Bazin Cinema e realidade cinema e realidade. Bazin - Bazin - escreveu no período de 1944/56, morre aos 40 anos, Contexto - crítico de cinema (Esprit /Cahiers.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
Palavra Aberta Nilce dos Reis Oliveira Cordeiro. Objetivo: Motivar a discussão sobre a temática referente a pesquisa. Resgatar o conhecimento anterior.
E E coronel Calháu Capítulo 05: Literatura é expressão de uma época 1º ano 02 Profª Adriana T H Ramos.
índice Pesquisa. História: Literatura infantil História em quadrinhos.
A arte da fotografia. A arte da fotografia Antes da fotografia, só existiam duas opções para se "congelar" a imagem de uma pessoa ou de uma paisagem:
Arte e representação.
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
A arte da fotografia. A arte da fotografia Antes da fotografia, só existiam duas opções para se "congelar" a imagem de uma pessoa ou de uma paisagem:
PRÉ-HISTÓRIA PROPAGANDA E CONSUMO.
OS TRÊS PORQUINHOS.
NTD de Interpretação Textual e Literatura Professora Francisca Barros
Rotina na Alfabetização:
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
LEITURA DE IMAGENS.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Rodas de leitura, conversando sobre livros
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Cap. 13. Linguagem do cinema
ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
ELIANE PEREIRA DE BRITO
Teoria sociointeracionista de Vygotsky
Relatório de Proposta de Projeto
Metodologia do Ensino de Arte
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
O que é a linguagem? Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo e qualquer processo humano capaz de.
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
CÁTIA CAMARGO CÁTIA CAMARGO PÓLO VACARIA PÓLO VACARIA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PROFESSOR.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Projeto: Reescrita de histórias conhecidas
1 Unidade A sociedade dos indivíduos
Lojas de Informática & eletrônicos
Reescrita - conceituações
Atividade complementar 04
Coordenadora: Eliana Magalhães
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Como redigir um bom texto?
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Memórias 5º ano - Itaim Maria Do Carmo Cordeiro Pelegrini.
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
A viagem continua... pelas regiões do Brasil
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
O espelho e o artista 4º ano Professora: Maria Cristina Carnelosso.
Como eu brinco? Conto, desenho e pinto.
“Família” Professora Kelly Cristina 4º ano SEB/ Global - Pueri Domus
PROJETO O VISITANTE TURMA: Jardim II PROFESSORA: Ana Rita P R Oliveira
Projeto: “Colcha de Retalhos”
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS - ARTE
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
A pré história da linguagem escrita
Fábio Da Silva 2016 Projeto PIBID. Objetivo do Trabalho Desenvolver uma sequência didática sobre óptica alicerçado no cinema. Objetivo Educacional Que.
Transcrição da apresentação:

O cinema na vida de cada um PROFESSORA: INÊS CARVALHO 3º ANO – UNIDADE NOBEL

APRESENTAÇÃO É notório o encantamento de uma criança ao ir pela primeira vez ao cinema assistir a um filme. Imagine, então, o entusiasmo das pessoas que assistiram ao primeiro filme do mundo. Até o início do século XVIII, as únicas formas encontradas pelo homem para conservar a imagem de uma paisagem ou pessoa era guardando-a na memória ou sendo retratada em tela por um pintor. Vale lembrar que a primeira sessão pública de cinema foi realizada em 1895, em Paris. Pouco mais de 33 espectadores estavam presentes para ver imagens em movimento e sem cor. O som só chegou ao cinema em 1927 e a cor, em 1932.

JUSTIFICATIVA O projeto “O cinema na vida de cada um” pretende trabalhar o cinema como uma arte importante, pois além de ser uma forma de diversão, é também uma maneira de retratar uma sociedade em determinada época. No decorrer do projeto incentivaremos o trabalho coletivo, por entendermos que é fundamental para o desenvolvimento da capacidade de argumentação e de exposição de ideias em grupo.

OBJETIVOS Estudar a história do cinema; Analisar semelhanças e diferenças entre diferentes linguagens (cinema e literatura); Respeitar opiniões e preferências contrárias; Retratar e expor coletivamente sua preferência sobre os filmes prediletos, por meio da prática de registro (desenhos) e na oralidade, pois é um momento que aprendem a organizar, de forma lógica, as suas ideias.

DESENVOLVIMENTO Leituras compartilhadas sobre a história do cinema. Entrevista com familiares acerca do tema. Assistir filmes antigos e atuais, analisando semelhanças e diferenças. Confeccionar quadro comparativo sobre as características do cinema “antes e depois”.

DESENVOLVIMENTO Realizar leitura de obras que foram reproduzidas no cinema. Realização de atividades no livro Linhas da Vida, sistematizando o conteúdo trabalhado. Montagem de um rolo de filme, com os registros das preferências dos alunos.

AVALIAÇÃO Foi uma atividade prazerosa e que demandou intensa negociação entre as crianças. Durante o trabalho, percebemos avanços como o abandono de ideias individuais em prol do grupo. Vale lembrar, que essas atividades são valiosos instrumentos na formação de um aluno leitor, pois um bom leitor não é aquele só de textos escritos, mas do mundo ao seu redor.

LEITURA E REESCRITA DE CONTOS Na oportunidade, fizemos um paralelo com o projeto trabalhado “Leitura e reescrita de contos”, uma vez que a relação entre literatura e cinema é rica, como também acontece no sentido inverso, isto é, o cinema também pode influenciar a literatura. Optando pela modalidade narrativa, o cinema auxilia de forma significativa a tarefa de contar e reescrever as histórias, apesar da grande diferença entre a página de um livro e a tela branca do cinema. Ambos acionam sentimentos e se transformam em imagens na mente do homem imaginário.

VÍDEOS

ATIVIDADES NO LIVRO LINHAS DA VIDA

REGISTROS DAS AULAS

REGISTROS DAS AULAS

REGISTROS DAS AULAS

REGISTROS DAS AULAS

REGISTROS DAS AULAS

“Sem linguagem nova não há realidade nova.” Glauber Rocha