Etapas de Elaboração da Pesquisa na Ciência Jurídica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA (Caderno de Metodologia da Unisul)
Advertisements

PROJETO DE PESQUISA Alexandre Godoy Dotta
Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
O objetivo e a Justificativa do estudo
PROJETO DE PESQUISA  dois componentes 1. O QUE SE QUER SABER
Capítulo 4 PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA.
Mobilizando o operatório
TCC: Monografia e/ou Artigo
PROJETO DE PESQUISA.
Plano de Trabalho Docente
Metodologia Científica
Sérgio Elias Vieira Cury
PESQUISA.
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PESQUISA APLICADA AO JORNALISMO
Aula 09 A pesquisa-ação e a pesquisa participante
Pesquisa: Conceitos e Definições
Metodologia para Elaboração de Problema.
ARTIGO CIENTIFICO.
Leitura de Textos Científicos
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA
ORIENTAÇÃO PARA TCC’s Prof. CARLOS BUZETTO.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
18ª Mostra de Pôster – FATEC 2014
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Metodologia da Pesquisa Científica
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
DICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
Metodologia de Pesquisa
OS PASSOS DA PESQUISA MIRIAN GOLDENBERG p
ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
Tema, Problema e Hipóteses
TEXTOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E TÉCNICOS
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
Faculdade Unida de Vitória Prof. Sérgio Luiz Marlow
Conceitos e Modalidades
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
Projeto de Pesquisa União de Ensino Superior de Campina Grande
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
Etapas da Pesquisa Científica
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
O Projeto de Pesquisa.
TCC.
PESQUISA - Ação de propor um projeto de conhecimento e empreender atividades que conduzam a esse conhecimento - Dispor-se a conhecer cientificamente alguma.
Estrutura do projeto de monografia
Orientações Básicas para a execução do Projeto da Disciplina de Desenvolvimento de Alimentos Para Fins Especiais Profa. Cláudia Câmara Faculdade Católica.
ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
Trabalho de Conclusão de Curso
Finalidades da pesquisa científica
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Projeto de pesquisa Concepção e estrutura
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
PROJETO DE PESQUISA Pesquisa Social.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Projeto Integrador PASSO A PASSO Roberto Akitoshi Komatsu.
Transcrição da apresentação:

Etapas de Elaboração da Pesquisa na Ciência Jurídica A Pesquisa Jurídica Etapas de Elaboração da Pesquisa na Ciência Jurídica

O Universo Jurídico Onde Procurar o Direito: Viés Sociológico: “O direito é um fato social” Viés Dogmático-racional: “fato jurídico não é um fato social” Viés Historicista: “Os institutos jurídicos são frutos de uma evolução histórica-dialética. Somente encontra-se a raiz dos problemas jurídicos, apartir da investigação de suas origens.” Viés político-econômico: “O Direito é instrumento na consecução dos interesses da classe ideologicamente dominante.”

A Construção do objeto de estudo Exploração- escolha Delimitação Problematização Hipótese

Escolha do tema O que será pesquisado? Qual o objeto do estudo? Qual a sua idéia geral? O que me interessa dentro do Direito? Qual área é da minha preferência? Daquilo que li e estudei, o que mais me chamou a atenção? Critérios orientadores da escolha: Relevância Científica (importância) Relação de pertinência com a área jurídica Relação direta com o conteúdo curricular ministrado pela faculdade Viabilidade Originalidade Atualidade

Delimitação do Tema Problema comum: escolha de temas amplos Principio da humildade Científica Principio da eficiência Limitações: Temáticas (ex. Direito constitucional – Princípios – Principio da Legalidade) Temporais (ex. Principio da legalidade na Constituição de 1988) Territoriais (ex.Principio da legalidade na frança – No Brasil etc)

Problemática Problematizar um tema é indagá-lo, questioná-lo, no intuito de extrair dele algo desejado. Problema é a questão proposta, qual a pesquisa visa responder. Passagem da estática para a dinâmica Trata-se do momento da contextualização do tema escolhido. Deve-se envolver o tema sobre um “contexto” que é exprimido pelo problema.

Construção da hipótese Uma hipótese de pesquisa é a “resposta” que você imagina para o problema formulado. Ela deve conter todos os conceitos e variáveis envolvidas. Deve ser redigida de forma clara, sem termos ou conceitos implícitos. A hipótese da pesquisa é uma suposição objetiva e não uma mera “opinião”. Além disto, precisa ter bases sólidas, assentadas e garantidas por “boas” teorias e por matérias primas consistentes da realidade observável.

Aplicação do Método correto Objetivos gerais e específicos Procedimento metodológico Cronograma de atividades

Elaboração dos Objetivos Representa onde a pesquisa deseja chegar Porque se pesquisa? De que interessa a pesquisa? Qual objetivo ela visa alcançar? Objetivos Gerais – Abrangem o tema em sua amplitude Objetivos específicos – Abrangem o tema, dentro de suas limitações específicas

Procedimentos Metodológicos Caracterizam a essência e forma da pesquisa Descreve as técnicas e procedimento utilizado na pesquisa Quais as fontes a serem utilizadas

Cronograma de atividades Estabelecer um ponto final e um inicial para a elaboração do trabalho Não fugir ao disposto, não “queimar” etapas, sob pena de confusões futuras Trabalhar para cumprir o tempo estabelecido, de forma a aproveitar o tempo a seu favor.

1º Etapa da Pesquisa Ciêntifica Embasamento teórico: O alicerce da da construção científica

1ª Etapa da Pesquisa Científica Levantamento Bibliográfico Quais os livros, documentos, textos relacionados ao meu tema. Qual a fundamentação teórica eu preciso ter para abordar corretamente o tema. Revisão de literatura Onde situa-se o meu tema dentre estes outros: Escolha dos autores e livros correlatos e eliminação dos outros.

1ª Etapa da Pesquisa científica Fichamento de leitura Interpretação da teoria dos autores, colocação dos seus pontos e controvérsias Interpretar é estabelecer um diálogo entre o texto lido e a sua relação com o “problema” tratado pela pesquisa. Não resumir e “colar” no texto, o trabalho é “seu” o pensamento é SEU, você apenas poderá passar a sua interpretação sobre os textos tratados. Cuidado com o plágio!

2ª Etapa da Pesquisa Científica Análise e Interpretação dos dados. Escolha do método de abordagem.

2ª Etapa da Pesquisa Científica Analise e interpretação dos dados Comparação entre autores, medindo suas diferenças Escolha do “fio condutor teórico”, aquele que representa o ponto dominante frente as outras visões Escolha do método de abordagem

2ª Etapa da Pesquisa Jurídica Método Histórico: Tal método parte do pressuposto de que as formas de vida social e as instituições, bem como os costumes têm origem no passado; sendo, portanto, importante pesquisar o as suas raízes, para compreendê-lo. Exemplo: o estudo da família e do parentesco. Método Comparativo: Parte do princípio de que o estudo das semelhanças entre grupos, sociedades e povos contribui para o entendimento da conduta humana. A partir dele, é possível efetivar comparações, tencionando verificar semelhanças e diferenças. Exemplo: modo de vida rural e urbana de um estado do Brasil, de uma região, diferentes formas de governo, diversas categorias profissionais etc.

2ª Etapa da Pesquisa jurídica Método Tipológico: Nesse método, o pesquisador cria tipos ou modelos ideais, quando compara fenômenos complexos. Pode-se dizer, que a sua característica principal é não existir na realidade, porém tal modelo constitui-se como referente de análise e compreensão de fenômenos concretos. Exemplos: pesquisar as organizações burocráticas de Natal, para compreender como é a burocracia de Natal como tipo ideal. O tipo ideal não expressa a totalidade da realidade, porém seus aspectos

Materialização da Pesquisa Formalização Normalização

4ª Etapa: Normalização do trabalho Referencias Citações Gravuras Etc. 3ª Etapa da Pesquisa Científica :Escolha do formato de trabalho científico qual dará “corpo” a pesquisa. Monografia Artigo Painel Seminário Relatório Paper ou comunicação científica 4ª Etapa: Normalização do trabalho Referencias Citações Gravuras Etc.