COMO VOCÊ VÊ A LÍNGUA INGLESA?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
OBJETIVO GERAL DAS SÉRIES INICIAIS
Relação professor/aluno
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
Me. Edimar Roberto de Lima Sartoro .
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Teatro na Escola Jussara L. de Andrade.
O Aluno.
O Aluno a Distância.
Aprender ao Longo da Vida
AFINAL O QUE É MULTICULTURALISMO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO?
A Educação Mediada pela Tecnologia
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Cidade Educadora, Cidade Saudável
DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
CURRÍCULO. AS DISCUSSÕES SOBRE CURRÍCULO Incorporam discussões sobre conhecimentos escolares, um dos elementos centrais do currículo. Conhecimentos que.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Educação no contexto do Trabalho
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Desenvolver Por uma Nova Escola.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Núcleo de Estudos e Pesquisa Infância e Educação CAC/UFG Formação continuada: fazer em busca da aprendizagem Profª Drª Altina Abadia da Silva Departamento.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
“O MUNDO NÃO É, O MUNDO ESTÁ SENDO”
Aprender a aprender na Universidade
Intervenção Participativa dos Atores: uma abordagem pedagógica para fortalecer o poder local i n p a.
Construindo o futuro do seu filho!
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
O que é ensinar história?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamen. Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação. Nome do aluno(a):
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
Universidade Federal de Uberlândia
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
O profissional da gestão escolar e suas implicações
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
PUC D This is the name of a group of Language Teachers from public schools who took place in a course called REFLEXÃO SOBRE A AÇÃO- O PROFESSOR DE INGLÊS.
TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Docência universitária: repensando a aula
O futuro chegou!.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS Representações Sociais Investigações em Psicologia Social.
PUC D This is the name of a group of Language Teachers from public schools who took place in a course called REFLEXÃO SOBRE A AÇÃO- O PROFESSOR DE INGLÊS.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
O DESAFIO DA INCLUSÃO E NOVASTÉCNICAS METODOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO CRISTÃ Textos: Ef. 3: 8-10; 1 Cor. 1:24; At. 2:
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Transcrição da apresentação:

COMO VOCÊ VÊ A LÍNGUA INGLESA?

ENSINO FUNDAMENTAL EJA

ENSINO FUNDAMENTAL 5ª. 55 6ª. 67 7ª. 46 8ª. EJA 42 Falar 13 01 Conhecer outras culturas 05 06 Comunicação com o mundo 14 Mercado de trabalho 07 12 10 16 Aprender língua diferente 08 02 Futuro melhor 04 Legal/ divertido Interessante Sem interesse

Visão do aluno em relação à língua inglesa 5ª. e 6ª. – vontade de aprender a falar, acham divertido e almejam a comunicação com outras pessoas. 6ª. – começa a manifestar o interesse com foco no mercado de trabalho 7ª. e 8ª.– prevalece o intuito de investir na língua visando o mercado de trabalho

Visão do aluno em relação à língua inglesa EJA – também demonstra a vontade de aprender com alvo no mercado de trabalho; além da comunicação com o mundo e a possibilidade de conhecer outras culturas.

A importância das aulas de inglês na escola ENSINO FUNDAMENTAL 5ª 55 6ª 67 7ª 46 8ª EJA 42 É muito importante 45 11 12 25 É importante 06 17 24 16 14 É pouco importante 02 01 Não é importante

A importância das aulas de inglês na escola Diante destes resultados, podemos concluir que os alunos do Ensino Fundamental consideram muito importante/ importante o ensino/ aprendizagem da Língua Inglesa. Apenas na 7ª. há uma manifestação mais negativa; no entanto, equilibrada ao aspecto positivo dos resultados.

As aulas de inglês auxiliam em... Grande número de alunos manifestaram que a língua inglesa os auxilia no uso de jogos, músicas, filmes. Da mesma forma, na 7ª., 8ª. E EJA – revelam a importância na vida profissional.

As aulas de inglês auxiliam em... A comunicação oral tem destaque na 6ª e na 8ª. Séries. O uso da língua favorece o conhecimento de outras culturas (segundo resultados obtidos em todas as séries)

Contribuindo para o aprendizado de inglês Muitos alunos estudam, fazem tarefas e participam das aulas. A música é parte integrante do aprendizado, segundo a maioria dos alunos. Alguns assistem a filmes legendados e alguns outros acessam sites ou fazem uso de jogos em inglês.

Contribuindo para o aprendizado de inglês A representatividade do ensino de língua inglesa abrange diferentes possibilidades que envolvem aspectos variados do cotidiano dos nossos alunos.

Como gostariam que fossem as aulas de inglês na escola Predomina a sugestão de maior número de aulas semanais. As séries finais e EJA se destaca por sugerirem aulas mais dinâmicas e interativas.

ENSINO MÉDIO

COMO VOCÊ VÊ A LÍNGUA INGLESA?

Ensino Médio 1º. 2º. 3º. Vida pessoal 13 43 Conhecer outras culturas 10 14 Comunicação com o mundo Mercado de trabalho 47 35 Importante/ globalização 45 Importante para tudo Futuro melhor 07

Visão do aluno em relação à língua inglesa Nos 1º.s anos percebemos que ainda não há maturidade e definição de objetivos. Nos 2os. anos o foco se caracteriza no mercado de trabalho e na globalização.

Visão do aluno em relação à língua inglesa Particularmente nos 3os. anos, há uma visão nitidamente profissional e consciente da necessidade do inglês na vida pessoal, na comunicabilidade humana no mundo.

A importância das aulas de inglês na escola ENSINO FUNDAMENTAL 1º. 2º. 3º. É muito importante 37 34 38 É importante 46 45 31 É pouco importante 06 02 Não é importante 03 01

A importância das aulas de inglês na escola Um número bastante representativo aponta o inglês como muito importante. Um número pouco superior indica como importante. É mínima a parcela de alunos que consideram pouco ou não importante.

As aulas de inglês auxiliam em... Grande número de alunos de todas as séries manifestaram que a língua inglesa os auxilia no uso de jogos, músicas, filmes. Destaca- se a consciência da necessidade do conhecimento da língua na vida profissional e na aquisição de conhecimentos com outras culturas.

As aulas de inglês auxiliam em... Consideramos bastante significativo a importância do inglês na realização pessoal; bem como no desenvolvimento da leitura. Os alunos têm perfeita consciência do quanto o inglês lhes é útil e necessário na vida pessoal e profissional.

Contribuindo para o aprendizado de inglês Muitos alunos estudam, fazem tarefas e participam das aulas. A música e filmes contribuem para o aprendizado, segundo a maioria dos alunos. Alguns acessam sites ou fazem uso de jogos em inglês.

Como gostariam que fossem as aulas de inglês na escola Predomina a sugestão de maior número de aulas semanais. Destaca-se esta solicitação nos 3º.s anos que têm apenas uma aula semanal. Em todas as séries há a solicitação de aulas mais dinâmicas e interativas.

Um novo olhar Os resultados nos apontam objetivos que calcados nas necessidades dos alunos possibilitam maior conquista do interesse no processo de ensino-aprendizagem.

Um novo olhar Se faz necessário, tanto no Ensino Fundamental quanto Médio, o planejamento de aulas mais dinâmicas e envolventes que levem o aluno a interagir com seu meio e com seus pares.

Um novo olhar Isto se torna mais difícil nos 3os. anos, uma vez que contam com apenas 1 aula de inglês, na grade curricular.

Segundo Paulo Freire... Métodos significativos diante da contextualização e das necessidades dos alunos. Leitura e linguagem; a comunicação crítica do ser humano e o interagir no mundo no qual está inserido. Diálogo crítico: professor X aluno.

Segundo Paulo Freire... Professor em transformação, reinventando seu próprio eu. Identidades múltiplas e estratificadas: a difícil tarefa do oprimido não ser opressor. Contexto ético e social em parceira com a informação e o conhecimento. Coerência entre os valores e a prática.

Segundo Paulo Freire... O processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa não envolve apenas o ler e o escrever, mas sim o significativo integrado à leitura de mundo do indivíduo; Não há linguagem sem a comunicação, sem a compreensão crítica do ser humano no mundo no qual está inserido, de forma que possibilite aos jovens agir sobre o mundo, que pode fazer uso da língua inglesa para expressar seus conhecimentos.

Segundo Paulo Freire... Ao professor cabe a humildade de saber ouvir, dar espaço à voz do outro; à imersão na experiência histórica e concreta do aluno, ao resgatar o aluno da sua linguagem padrão para um universo maior, ao aprender a partir com o aluno e com outros no meio de convívio.

Segundo Paulo Freire... È de fundamental importância o respeito à autonomia do educador e à identidade cultural do aluno. Aluno e professor: seres com opção de escolhas e decisões, com possibilidade da ruptura com seu próprio pensamento e modo de agir. Compromisso com a ética, com o buscar a coerência de ações e posturas. A educação é formação com ética e valorização dos sentimentos, que devem acompanhar a preparação profissional, científica e tecnológica.

Segundo Paulo Freire... Coerência entre os valores e a prática. Contexto ético e social atrelados à informação e conhecimento – o indivíduo atuando sobre o mundo, transformando-o. Professor: desafiar a liberdade criativa do aluno, tarefa libertadora que possibilita ao aluno tornar-se dono da própria história, indivíduo autônomo, livre e em desenvolvimento permanente.

Segundo Perrenoud... A complexidade envolve o educador e o aluno; ambos em constante aprendizado e transformação diante de um mundo complexo e eletrizante, em suas transformações e inovações.

Segundo Perrenoud... Faz- se necessário o pensar e agir constante, em busca de novas metodologias e teorias que tornem sustentáveis as práticas educacionais, amparando o aluno em seu crescimento e transformação resultados do processo educacional.

Segundo Celani... A busca de novos caminhos e soluções para o desempenho moderno e efetivo no ambiente educacional. Processo reflexivo e atuante no processo educativo que possibilite o avanço autônomo do educador e do educando.

Segundo Celani... Traçar novos mapas, buscando caminhos diferentes. O avanço cientifico e tecnológico permeando o tracejo destes novos mapas. Modernidade que exige adaptabilidade, flexibilidade e permeabilidade. Necessidade de se correr riscos, com esperança e confiança diante do medo decorrentes do risco.

Segundo Celani... Conforme Martin, cada época histórica constrói suas metáforas para o seu bem estar psicológico. Antes da modernidade: estabilidade, fortaleza particular, parede firme e estável. Na modernidade: adaptabilidade, flexibilidade, permeabilidade. Hoje, habilidade para se adaptar e mudar é vital.

Segundo Celani... “Para conquistarmos verdadeiramente as regiões incultas é necessário não apenas sobreviver nelas, mas fazer com que façam sentido para os outros”

Olhar reflexivo dos integrantes do PUC D Ouvir; Avaliar; Compartilhar; Refletir; Rever posturas e práticas; Renovar, reconstuir; Multiplicar.