Evento: Colisão entre Veículos Cena: Veículo de passeio em alta velocidade colidiu frontalmente na traseira de um caminhão carregado de entulho que encontrava-se.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Primeiros Socorros Conceito:
Advertisements

ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
Prof. Enfº. Pol. Jackson Figueiredo
Traumatismo Raquimedular. Descrever as bases anatômicas e fisiológicas da medula espinhal Descrever as bases anatômicas e fisiológicas da medula espinhal.
Atendimento Inicial ao Politraumatizado
RESSUSCITAÇÃO CARDIO-PULMONAR
Liga Pernambucana de Emergências
VIAS AÉREAS E VENTILAÇÃO
TRAUMATISMO CRÂNIOENCEFÁLICO- TCE
CHOQUE Choque é a situação de falência do sistema cardiocirculatório em manter a distribuição de sangue oxigenado para os tecidos. Tratar-se de uma condição.
FAMEPP Fernando Leal Pereira
DOENÇAS CARDIOVASCULARES
ABORDAGEM DA VÍTIMA DE TRAUMA
PARTO RECONHECIMENTO:
HEMORRAGIAS Conceito Classificação HEMORRAGIA INTERNA
SEMI AFOGADO 1. Informações. 2. Tratamento
AVALIAÇÃO GERAL DO PACIENTE
Ao final desta lição você devera ser capaz de:
FERIMENTOS EM TECIDOS MOLES
MANIPULAÇÃO E TRANSPORTE
MANIPULAÇÃO E TRANSPORTE
ACIDENTES EM PISCINAS Hipotermia; Hidrocussão; TCE/TRM; Afogamento.
TRABALHO DE INSTRUÇÃO DE BOMBEIROS
FAMEPP Fernando Leal Pereira
Curso de Extensão em Grandes Eventos
Aula 5- Avaliação inicial da cena e avaliação da vítima
Avaliação e Tratamento
R C P.
Capacitação de Socorrista
ABORDAGEM PRIMÁRIA EM SITUAÇÕES DE URGÊNCIA
Atendimento inicial ao politraumatizado
Urgência e emergência na atenção primária
Mestranda em Enfermagem - UFMG
VENTILAÇÃO ARTIFICIAL
Prof. Erika Meirelles de Castro
Profª Mônica I. Wingert Turma 301
SUPORTE BÁSICO DE VIDA.
Primeiros Socorros : RCP – Engasgo – AVC – Ataque Cardíaco
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
Outubro / 2012 I Curso de Procedimentos da Liga Acadêmica de Cirurgia - LACIR - Instrutores: Marcelo Portocarrero e José Geraldo Castellucci.
RCP REALIZADA POR EQUIPE DE RESGATE Cmt constata a inconsciência, determina que o Motorista informe a Central de Operações. Libera as vias aéreas e mede.
NEP Opção de socorro 1 Evento: Queda de Altura
Evento: Colisão motocicleta com automóvel utilitário. Cena: Relato de motocicleta em alta velocidade ter colidido na traseira de uma caminhonete parada.
Evento: Emergências metabólicas Cena: Chamado da central de regulação para atendimento de vitima de hiperglicemia Vítima: Paciente com histórico de diabetes,
Evento: Choque auto em poste de iluminação urbana. Cena: Veículo com deformidade frontal importante. Observa-se uma única vítima que é o condutor do veículo.
Evento: Queda de moto. Cena: Seu serviço foi acionado para uma queda de motoqueiro. Chegando ao local você observa a cena abaixo. Vítima: Apresenta-se.
NEP Opção de socorro 1 Evento: Lesão de Pélvis
Evento : Queda de motocicleta. Cena: Perda de controle da motocicleta por ter caído em buraco na via. Vítima: Vítima sem capacete, imóvel, em decúbito.
Evento: Barotrauma pulmonar Cena: Senhor idoso sente desconforto respiratório e, ao ser atendido por equipe sem conhecimento adequado de seu quadro clinico.
Evento: Choque elétrico seguido de queda. Cena: Você está voltando de um socorro e está parado no sinal com sua viatura. Ouve-se um pedido de socorro.
Evento: Capotamento de veículo. Cena: Veículo capotado com deformidades importantes. O único ocupante é um homem com cerca de 35 anos de idade que encontra-se.
Evento: Parada Cardio Respiratória (PCR) Cena: Dirigindo veículo em direção residencial, homem de 45 anos sente fortes dores no peito com irradiação para.
NEP Opção de socorro 1 Evento: Acidente com arma de fogo (PAF)
Evento: Agressão por projétil de arma de fogo (P.A.F.)
Evento: Atropelamento de pedestre. Cena: História de atropelamento por veículo de grande porte (caminhão), tendo sido projetado há cerca de 4 metros do.
NEP Opção de socorro 1 Evento: Sincope (Desmaio)
Evento: Intoxicação exógena Cena: a filha discutiu com a mãe, tomou todas as medicações que encontrou dentro de casa, inclusive uma caixa de fenobarbital.
Evento: Pneumotórax Cena: Capotamento de veiculo, mulher jovem em seu interior, em um dos capotamentos colide com força no volante do veículo antes do.
Evento: Crise convulsiva com rebaixamento de nível de consciência.
Introdução ao Suporte Básico de Vida
Evento: Queda de escada com fratura exposta. Cena: Senhora de idade torce o pé ao ter breve perda de consciência, perde o equilíbrio e cai do décimo degrau.
Henrique P. L. Scabello 4º ano
IMOBILIZAÇÃO E TRANSPORTE DE VÍTIMAS
Avaliação do paciente de UTI
PRIMEIROS SOCORROS Como agir em situações de emergência
Dr. Luiz André Nadler Lins PEPEAV
Transcrição da apresentação:

Evento: Colisão entre Veículos Cena: Veículo de passeio em alta velocidade colidiu frontalmente na traseira de um caminhão carregado de entulho que encontrava-se parado na pista. A deformidade é extremamente importante, a ponto de não ser possível identificar o motor do veículo. O único ocupante é o condutor, que encontra-se preso às ferragens pelos membros inferiores, inconsciente, sem cinto de segurança. Os air-bags foram acionados. Com o impacto, o banco quebrou e a vítima encontra-se praticamente deitada. O veículo possui quatro portas e as duas do lado esquerdo estão abertas. O resgatista da equipe informa que a cena é segura para abordagem e que a liberação da vítima provavelmente será demorada. Vítima: Inconsciente, aparentando 35 anos de idade, com grave trauma de crânio e face. Grande quantidade de sangue sai pela boca e narinas, a respiração é extremamente ruidosa. Observa-se também otorragia intensa bilateral. Ele está completamente arreativo. Diante das circunstâncias qual seria sua conduta: (selecione sua opção) Aguardar a liberação da vítima para atendimento adequado no interior da viatura. Girar delicadamente a cabeça da vítima para o lado na tentativa de liberar as vias aéreas. Solicitar a um auxiliar que estabilize a cabeça e abordar as vias aéreas com exploração digital e aspiração. Verificar se existe sangramento importante nos membros inferiores, que estão presos às ferragens. Apenas solicitar apoio externo e aguardar no local. Apenas solicitar apoio externo e aguardar no local.

 Na exploração digital você retirou vários fragmentos ósseos com elementos dentários da glote da vítima. A aspiração das vias aéreas superiores com um aspirador manual (único disponível) não está sendo efetiva devido ao intenso sangramento ativo. Existem graves fraturas do terço inferior da face. A respiração permanece intensamente ruidosa. A vítima continua presa.  Diante das circunstâncias qual seria sua conduta: (selecione sua opção) Realizar intubação nasotraqueal às cegas. Verificar a presença de pulso radial. Avaliar a expansibilidade torácica da vítima. Realizar cricotireoidostomia cirúrgica imediatamente. Iniciar procedimento de ventilação com cânula e O2 suplementar. Iniciar procedimento de ventilação com cânula e O2 suplementar.

 Com a realização da cricotireoidostomia cirúrgica você estabeleceu uma via aérea definitiva, porém o sangue já aspirado está borbulhando intensamente pelo orifício da cânula. A vítima continua presa apesar do intenso trabalho da sua equipe e de outras que vieram em auxílio. O resgatista afirma que falta pouco para a liberação dos membros inferiores. Já passaram-se 15 minutos da sua chegada.  Diante das circunstâncias qual seria sua conduta: (selecione sua opção) Verificar o estado hemodinâmico da vítima. Ventilar a vítima pela cânula com pressão positiva. Aspirar a via aérea com cateter de aspiração traqueal pela cânula. Ir para a viatura preparar a chegada da vítima. Aspirar a via aérea com cateter rígido, iniciar ventilação ambú-máscara com O2 suplementar. Aspirar a via aérea com cateter rígido, iniciar ventilação ambú-máscara com O2 suplementar.

 A aspiração pela cânula foi efetiva e agora o ar passa normalmente pela mesma sem ruídos anormais. O resgatista informa que os membros inferiores agora estão liberados, porém apresentam múltiplas fraturas.  Diante das circunstâncias qual seria sua conduta: (selecione sua opção) Realizar extricação com KED. Imobilizar os membros inferiores antes de qualquer manobra de extricação. Realizar extricação rápida para a prancha. Verificar a presença de sangramentos nos membros inferiores. Apenas imobilizar a vítima. Apenas imobilizar a vítima.

 Foi realizada a extricação rápida da vítima, que agora já está no interior da viatura devidamente imobilizada com prancha longa, cintos, colar cervical e imobilizadores de cabeça. O exame do pescoço e do tórax não evidenciam alterações significativas. Um oxímetro de pulso foi instalado e marca 95% de saturação e 105 bpm. O pulso radial é palpável, a pele apresenta-se normocorada. A pressão arterial foi aferida em 160 X 100 mmhg. A escala de Glasgow da vítima soma 6 pontos e a pupila esquerda é nitidamente maior que a direita. O hospital referência encontra-se a cerca de 5 minutos do local.  Diante das circunstâncias qual seria sua conduta: (selecione sua opção) Realizar dois acessos venosos periféricos e iniciar reposição volêmica Partir imediatamente para o hospital. Imobilizar os membros inferiores com talas e partir para o hospital. Realizar exame secundário detalhado com atenção especial para o abdome Ao chegar no hospital transfere as informações do paciente ao auxiliar técnico atendente. Ao chegar no hospital transfere as informações do paciente ao auxiliar técnico atendente.