Evento : Queda de motocicleta. Cena: Perda de controle da motocicleta por ter caído em buraco na via. Vítima: Vítima sem capacete, imóvel, em decúbito.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Primeiros Socorros Conceito:
Advertisements

PARADA CARDIO-RESPIRATÓRIA EM PEDIATRIA
SALA DE RECUPERAÇÃO PÓS ANESTÉSICA
Prof. Paulo José Lorenzoni Prof. Gibran Avelino Frandoloso
ABORDAGEM DA VIA AÉREA 12ª Semana do Interno
PRIMEIRA RESPOSTA DE ATENDIMENTO
Prof. Enfº. Pol. Jackson Figueiredo
Atendimento Inicial ao Politraumatizado
SUPORTE BÁSICO DE VIDA: Atendimento Inicial à vítima de trauma
RESSUSCITAÇÃO CARDIO-PULMONAR
VIAS AÉREAS E VENTILAÇÃO
FAMEPP Fernando Leal Pereira
DOENÇAS CARDIOVASCULARES
ABORDAGEM DA VÍTIMA DE TRAUMA
PARTO RECONHECIMENTO:
SEMI AFOGADO 1. Informações. 2. Tratamento
FERIMENTOS EM TECIDOS MOLES
OXIGENOTERAPIA E ASPIRAÇÃO
MANIPULAÇÃO E TRANSPORTE
MANIPULAÇÃO E TRANSPORTE
TRABALHO DE INSTRUÇÃO DE BOMBEIROS MOVIMENTAÇÃO E TRANSPORTE
ABORDAGEM INICIAL
FAMEPP Fernando Leal Pereira
Curso de Extensão em Grandes Eventos
Aula 5- Avaliação inicial da cena e avaliação da vítima
PRIMEIROS SOCORROS.
Entorses, Luxações e Fraturas
DESOBSTRUÇÃO DAS VIAS AÉREAS
TRAUMA PEDIÁTRICO HOSPITAL FEDERAL CARDOSO FONTES
R C P.
Professora: Moniki Barbosa.  Conceito: são lesões causadas por golpes sobre a coluna vertebral com o acometimento da medula espinhal e/ou seus envoltórios;
Capacitação de Socorrista
PARADA CÁRDIO-RESPIRATÓRIA (PCR)
Atendimento inicial ao politraumatizado
Mestranda em Enfermagem - UFMG
VENTILAÇÃO ARTIFICIAL
Suporte Básico de Vida Desfibrilador Externo Automático (DEA)
TÉCNICA –JUGULAR EXTERNA
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
Terapia de Higiene Brônquica: ASPIRAÇÃO PROF a: Ms.Priscilla Indianara Di Paula Pinto.
Outubro / 2012 I Curso de Procedimentos da Liga Acadêmica de Cirurgia - LACIR - Instrutores: Marcelo Portocarrero e José Geraldo Castellucci.
RCP REALIZADA POR EQUIPE DE RESGATE Cmt constata a inconsciência, determina que o Motorista informe a Central de Operações. Libera as vias aéreas e mede.
NEP Opção de socorro 1 Evento: Queda de Altura
Evento: Colisão entre Veículos Cena: Veículo de passeio em alta velocidade colidiu frontalmente na traseira de um caminhão carregado de entulho que encontrava-se.
Evento: Colisão motocicleta com automóvel utilitário. Cena: Relato de motocicleta em alta velocidade ter colidido na traseira de uma caminhonete parada.
Evento: Emergências metabólicas Cena: Chamado da central de regulação para atendimento de vitima de hiperglicemia Vítima: Paciente com histórico de diabetes,
Evento: Choque auto em poste de iluminação urbana. Cena: Veículo com deformidade frontal importante. Observa-se uma única vítima que é o condutor do veículo.
Evento: Queda de moto. Cena: Seu serviço foi acionado para uma queda de motoqueiro. Chegando ao local você observa a cena abaixo. Vítima: Apresenta-se.
NEP Opção de socorro 1 Evento: Lesão de Pélvis
Evento: Barotrauma pulmonar Cena: Senhor idoso sente desconforto respiratório e, ao ser atendido por equipe sem conhecimento adequado de seu quadro clinico.
Evento: Choque elétrico seguido de queda. Cena: Você está voltando de um socorro e está parado no sinal com sua viatura. Ouve-se um pedido de socorro.
Evento: Capotamento de veículo. Cena: Veículo capotado com deformidades importantes. O único ocupante é um homem com cerca de 35 anos de idade que encontra-se.
Evento: Parada Cardio Respiratória (PCR) Cena: Dirigindo veículo em direção residencial, homem de 45 anos sente fortes dores no peito com irradiação para.
NEP Opção de socorro 1 Evento: Acidente com arma de fogo (PAF)
Evento: Agressão por projétil de arma de fogo (P.A.F.)
Evento: Atropelamento de pedestre. Cena: História de atropelamento por veículo de grande porte (caminhão), tendo sido projetado há cerca de 4 metros do.
NEP Opção de socorro 1 Evento: Sincope (Desmaio)
Evento: Intoxicação exógena Cena: a filha discutiu com a mãe, tomou todas as medicações que encontrou dentro de casa, inclusive uma caixa de fenobarbital.
Evento: Pneumotórax Cena: Capotamento de veiculo, mulher jovem em seu interior, em um dos capotamentos colide com força no volante do veículo antes do.
Evento: Crise convulsiva com rebaixamento de nível de consciência.
Introdução ao Suporte Básico de Vida
Evento: Queda de escada com fratura exposta. Cena: Senhora de idade torce o pé ao ter breve perda de consciência, perde o equilíbrio e cai do décimo degrau.
RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR PEDIÁTRICA
IMOBILIZAÇÃO E TRANSPORTE DE VÍTIMAS
PRIMEIROS SOCORROS Como agir em situações de emergência
Dr. Luiz André Nadler Lins PEPEAV
Ressuscitação NEONATAL
Transcrição da apresentação:

Evento : Queda de motocicleta. Cena: Perda de controle da motocicleta por ter caído em buraco na via. Vítima: Vítima sem capacete, imóvel, em decúbito ventral. Segundo testemunhas o acidente ocorreu há cerca de 10 minutos. Diante das circunstâncias qual seria sua conduta: (selecione sua opção) Procurar e comprimir sangramentos externos. Tentar contato com o hospital de referência. Abordar as vias aéreas superiores da vítima imediatamente. Avaliar a cena globalmente. Estabilizar a cabeça e realizar rolamento de 90 graus posicionando a vítima pra pranchamento. Estabilizar a cabeça e realizar rolamento de 90 graus posicionando a vítima pra pranchamento.

 A cena é segura e já está sendo providenciada a sinalização adequada do local. A vítima não responde à sua abordagem inicial. Apresenta respiração extremamente ruidosa.  Diante das circunstâncias qual seria sua conduta: (selecione sua opção) Instalar colar cervical antes de qualquer movimentação. Realizar rolamento de 180 graus e abordar vias aéreas. Instalar máscara de O2 com reservatório (15 litros/min.) Extricar a vítima com KED e conduzi-la para a viatura. Iniciar procedimento de ventilação com cânula e O2 suplementar. Iniciar procedimento de ventilação com cânula e O2 suplementar.

 Após o rolamento, a elevação da mandíbula modificada e colocação de uma cânula orofaríngea eliminaram a respiração ruidosa. A vítima agora já está devidamente imobilizada.  Diante das circunstâncias qual seria sua conduta: (selecione sua opção) Retirar toda a roupa da vítima e inventariar as lesões. Conduzir a vítima para o interior da viatura e partir imediatamente para o hospital. Conduzir a vítima para o interior da viatura e prosseguir na avaliação. Imobilizar todas as fraturas de ossos longos encontradas. Aspirar a via aérea com cateter rígido, iniciar ventilação ambú-máscara com O2 suplementar. Aspirar a via aérea com cateter rígido, iniciar ventilação ambú-máscara com O2 suplementar.

 Prosseguindo na avaliação da vítima observa-se: respiração agônica, extensa escoriação tóraco- abdominal à esquerda. Hipoventilação pulmonar bilateral. Percussão torácica sem alterações. Um oxímetro de pulso foi instalado e marca 68% de saturação. Na abordagem inicial você já havia observado a presença de otorragia bilateral.  Diante das circunstâncias qual seria sua conduta: (selecione sua opção) Realizar cricotireoidostomia cirúrgica sem retirar o colar cervical. Realizar intubação nasotraqueal com estabilização cervical. Providenciar acesso venoso para reposição volêmica. Realizar intubação oro-traqueal com estabilização cervical. Não tomar nenhuma decisão pois a responsabilidade é da central reguladora. Não tomar nenhuma decisão pois a responsabilidade é da central reguladora.

 A intubação oro-traqueal com estabilização cervical foi realizada sem intercorrências. O tubo está bem posicionado e a ventilação está adequada bilateralmente. O paciente não apresenta pulsos radiais palpáveis, sua pele apresenta-se pálida e "pegajosa".  Diante das circunstâncias qual seria sua conduta: (selecione sua opção) Dissecar veia basílica e iniciar reposição volêmica. Iniciar compressões torácicas devido à ausência de pulsos radiais. Realizar dois acessos venosos periféricos e iniciar reposição volêmica. Hiperventilar a vítima com oxigênio em alto fluxo acoplado ao ambú. Ao chegar no hospital transfere as informações do paciente ao porteiro. Ao chegar no hospital transfere as informações do paciente ao porteiro.