Controladoria-Geral da União Visão Geral do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal O pior do Brasil era a Corrupção Ela nunca foi tão combatida.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OGU Ações e Projetos 2011/2012.
Advertisements

Missão: Zelar pela boa e regular aplicação dos recursos
Secretaria de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas
AGENDA AGENDA Participação e Controle Social: Breve Contexto Nacional
TRANSPARÊNCIA E EVIDENCIAÇÃO NO SETOR PÚBLICO
Audiência Pública Hospitais Federais Rio de Janeiro
. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria Federal de Controle Interno XV REUNIÃO ORDINÁRIA do Fórum Nacional dos Diretores de.
Avaliação da Gestão dos Administradores Públicos
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
Controle de Recursos Públicos
Controladoria-Geral da União no estado de Mato Grosso CONTROLE SOCIAL DA GESTÃO PÚBLICA OUT/2004 O CONTROLE EXTERNO NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS.
O Controle na visão das Unidades Gestoras DIÁLOGO PÚBLICO - TCU/MG
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
IMPLANTAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO
DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal ESTRUTURA DO CONTROLE.
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
Manual de Controle Interno Aplicado ao Setor Público - MCIASP
Controladoria-Geral da União
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
9 Como a CGU pode apoiar a gestão? 22 de agosto 2012 SFC/CGU.
CONTROLE INTERNO –CGU BRASIL
ESTRUTURA DA CGU. ESTRUTURA DA CGU ESTRUTURA DA CGU ESTRUTURA DA CGU MINISTRO DE ESTADO DO CONTROLE E DA TRANSPARÊNCIA ESTRUTURA DA CGU SECRETARIA.
1 MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade. CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.
OUVIDORIAS Entre controle, gestão e participação José Eduardo Romão
CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO - CGU Controladoria-Geral da União.
Controle Interno no Brasil
Palestrante: Secretário Federal de Controle Interno
Seminário O controle interno governamental no Brasil Velhos Desafios, Novas Perspectivas 14 a 16 de Maio Iguassu Resort – Foz do Iguaçu - Paraná.
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Controle Social.
PROPOSTA DE PLANEJAMENTO 2009 Região Nordeste – parte 2 Grupo COARN AL – BA – PE – SE – e contribuições da CGDNCT Coordenadora: Teresa de Fátima (PE) Relatora:
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE Palestrante: Secretário Federal de Controle Interno Local: Tribunal de Contas da União.
Controladoria-Geral da União 1 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência Pública, Participação e Controle Social 1ª CONSOCIAL.
Controladoria-Geral da União CGURN/PR 01 de Julho de 2004 Controle na Visão das Unidades Gestoras.
Controladoria-Geral da União DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Tema: “O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no Terceiro Setor” Porto Alegre, 26 e 27 de setembro de 2006.
Controle dos gastos públicos Fabiano de Oliveira Luna Analista de Controle Externo O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle.
ESTRUTURA DO CONTROLE INTERNO FEDERAL
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
A Função do Tribunal de Contas no Ordenamento Jurídico
Controladoria-Geral da União Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal DIÁLOGO PÚBLICO 2005.
Diálogo Público O TCU em conversa com o cidadão. Tribunal de Contas da União MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos,
A Sociedade no Controle Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Controladoria-Geral da União.
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
O controle interno no Brasil – Situação atual e perspectivas futuras
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
II SEMINÁRIO INTERNO: Prestação de Contas de Transferências de Recursos Municipais.
Atuação dos agentes de Controle Social
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria Executiva OUVIDORIA-GERAL REUNIÃO DESCENTRALIZADA E AMPLIADA DO CONSELHO NACIONAL.
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
CGU Controle, Transparência, Participação: o Controle como Apoio à Gestão e Instrumento Anticorrupção.
O Controle Interno do Poder Executivo Federal
Tópicos Especiais em ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
O Controle Interno em parceria com o Controle Externo Palestrante: Secretário Federal de Controle Interno Federação Nacional das Entidades dos Servidores.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE GOIÁS AROLDO CEDRAZ MINISTRO DO TCU “A comunicação institucional.
30 de setembro a 02 de outubro de VELHOS DESAFIOS.
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO CONTROLADORIA REGIONAL DA UNIÃO NO RIO GRANDE DO SUL III Seminário da Controladoria-Geral do Município de Porto Alegre Cláudio.
Atuação e função do MPF A fiscalização e o estímulo à regular aplicação do dinheiro público federal.
A CONTRIBUIÇÃO DO TCU PARA A A CONTRIBUIÇÃO DO TCU PARA A GOVERNANÇA E 0 DESENVOLVIMENTO TCM Bahia Agosto/2014 Ministro João Augusto Ribeiro Nardes Presidente.
O papel do Tribunal de Contas no apoio à sustentabilidade econômica dos municípios do Brasil.
A Transparência na Lei de Responsabilidade Fiscal
Rede de relacionamentos voltada à melhoria da administração pública, defesa da probidade administrativa, proteção do patrimônio público e maximização.
Roberto Vieira Medeiros Chefe da CGU-Regional/CE Controladoria-Geral da União-CGU XVII Encontro Nacional do CONGEMAS Plenária Simultânea: Os órgãos de.
Inovações Para um Brasil Transparente José Geraldo Loureiro Rodrigues Diretor de Sistemas e Informação EVOLUÇÃO DAS AÇÕES DE GOVERNO.
Orientações sobre os Sistemas Corporativos do Estado.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
Transcrição da apresentação:

Controladoria-Geral da União Visão Geral do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal O pior do Brasil era a Corrupção Ela nunca foi tão combatida como agora

ARCABOUÇO LEGAL SISTEMA DE CONTROLE INTERNO PODER EXECUTIVO FEDERAL CONSTITUIÇÃO FEDERAL -Artigos 70, 74 e 84 - inciso XXIV (BGU); EMENDA CONSTITUCIONAL 19/98 ( § Único do artigo 70); LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL (Artigos 54 a 59); LEI 4320/64; LEI /01; LEI /02 - LDO-2003; e LEI /03. DECRETO-LEI 200/67; DECRETO 3591/00; DECRETO 4.304/02; e DECRETO 4.785/03.

AÇÕES DE CONTROLE Acompanhamento Sistemático da Execução das Ações Governamentais; Auditorias Anuais - de avaliação da gestão - comprovar a legalidade e avaliar os resultados; Programa de fiscalização de municípios por sorteio público; Análise de processos de pessoal - atos de admissão, desligamento, aposentadoria, reforma e pensão e exame de consistência da folha de pagamento; Auditoria de Tomada de Contas Especiais, Auditorias Especiais em projetos financiados com recursos externos e Acordos de Cooperação Técnica com Organismos Internacionais; Elaboração do BGU; Operações especiais -pedidos de informações, apurações, denúncias,etc.

Principais Ações Realizadas no Biênio 1.Cerca de auditorias em órgãos e entidades federais 2.Mais de Tomadas de Contas Especiais (retorno potencial de 720 milhões de reais) 3.Análise de processos de Administração de Pessoal 4.Elaboração do Balanço Geral da União fiscalizações de programas federais em municípios, mediante sorteio 6.5 fiscalizações de programas federais em estados, mediante sorteio 7.Apuração de denúncias e representações

CGU TCU Sanções Administrativa s MPF e MPE Órgãos gestores dos Programas de Governo AGU Ações Penais Ações Civis Poder Judiciário Ação Sancionatória:

Ações Orientadoras: CGU Capacitação de Gestores Municipais Manual de Controle para Gestores Municipais Orientação para implantação de Controle Interno em Estados e Municípios

CGU Mobilização e Capacitação de Lideranças e Conselheiros Locais Cartilhas para o Cidadão Portal da Transparência Concurso de Monografias Estímulo ao Controle Social:

1.Implantação do Conselho da Transparência Pública e Combate à Corrupção 2.Capacitação de Servidores Federais em Processo Disciplinar servidores já treinados, sendo 2 turmas no Pará - Meta para 2005: servidores 1.Capacitação de servidores federais em Tomada de Contas Especial servidores já treinados - Meta para 2005: 500 servidores 1.Criação do Sistema de Corregedorias do Poder Executivo 5.Criação do Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo 6.Institucionalização das Sindicâncias Patrimoniais 7.Projeto de Criminalização do enriquecimento ilícito 8.Projeto de compartilhamento de dados sigilosos 9.Projeto de regulamentação de conflitos de interesse 10.Preparação do IV Fórum Global de Combate à Corrupção Projetos Especiais Implementados no Biênio

I - Ampliar e Consolidar o Programa de Fiscalização por Sorteios em Estados e Municípios 4 – Ampliar as ações de Orientação e Capacitação de Agentes Municipais, com Seminários Regionais e distribuição de 50 mil exemplares do Manual de Controle de Recursos Públicos 2 – Estender as fiscalizações por Sorteio aos Programas Federais executados pelos Estados 3 – Intensificar a articulação com Órgãos Gestores, Ministério Público e TCU, com vistas à responsabilização dos envolvidos em irregularidades 1- Fiscalizar recursos federais aplicados em 500 municípios elevando para 1.181, o total alcançado Metas para 2005

II - Incrementar a Transparência Pública e o Controle Social 1- Ampliar as informações disponibilizadas à população no Portal da Transparência, lançado em novembro de 2004 com 80 milhões de registros e que já tem média diária de 330 mil acessos a suas páginas 2- Distribuir 1 milhão de exemplares da Cartilha “Olho Vivo no dinheiro Público”, lançada em dezembro de Realizar Seminários Regionais de mobilização dos Conselhos Locais e lideranças comunitárias de 70 municípios III - Fortalecer a ação Correicional na Administração Pública Federal 1- Implantar o Sistema Nacional de Correição, com uma Corregedoria em cada Ministério Metas para 2005

2- capacitar mais Servidores Federais em Processo Disciplinar, atingindo a marca de treinados 3 – Ampliar a utilização do mecanismo de Sindicância Patrimonial, para investigação de enriquecimento ilícito de agentes públicos IV - Realizar em Brasília, em junho de 2005, o IV Fórum Global de Combate à Corrupção V - Aprimorar os mecanismos de Auditoria de Acompanhamento e de Gestão nos Órgãos Federais (previsão de 1800 auditorias) 4 – Apresentar projeto de lei sobre Conflito de Interesses Metas para 2005

Estrutura da CGU no Pará 1 Chefia e 4 Assistentes 19 Analistas de Finanças e Controle (NS) 14 Técnicos de Finanças e Controle (NM) 4 servidores de apoio administrativo

Principais ações no Pará em Auditoria 46 Auditorias de Gestão, sendo: 25 em Órgãos da Administração Direta 14 em Órgãos da Administração Indireta e Fundos 07 em Unidades do Sistema “S” 07 Auditorias de Recursos Externos 20 Auditorias de Acompanhamento da Gestão - 2º Semestre

Principais ações no Pará em 2004 Áreas Municipais Moju, Santa Luzia do Pará, Almeirim, Maracanã, Capitão Poço, Magalhães Barata, Abaetetuba, Colares, Bannach, São Félix do Xingu, Nova Ipixuna, Terra Santa, Altamira, Portel e Redenção. 14 municípios fiscalizados por sorteio e 01 por denúncia