Transporte e Manuseio de Cargas - Embalagens -

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Transportes e Armazenagem
Advertisements

O DESAFIO DAS FUNÇÕES GERENCIAIS PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL:
ATIVIDADES LOGÍSTICAS
Turma das 14:00 Grupo C - Subgrupo X Amaro Silveira Sílvia Gualberto
Livro: Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada Unidade 2
Unidade 2 Grupo: 14 G - Antônio Renato Almeida - Leandro Pacheco
Embalagem: Funções e Valores na Logística
Unidade 6 O Mecanismo de pedir Alunos: Grupo 19V
Unidade 06: O mecanismo de Pedir Grupo 08I
LOGÍSTICA Operador Logístico.
Curso: Administração DISCIPLINA: Logística e Gestão de Materiais
GESTÃ DE ESTOQUES.
Conceitos- R01 Gustavo Calil Yuri Maluf Lucas Santos Vitor Rosa
Logística de Distribuição
U08 Grupo: 19V.
O mecanismo de pedir Grupo - 19Y062.
Gilberto-Marcos -Fernando
Transporte, Armazenagem e Movimento de materiais
Perguntas Logística Grupo 19R.
O mecanismo de pedir Atividade UO6 Grupo O8E
Introdução à Logística
Alunos : Gustavo Rodrigues Arthur Gonzalez Jaime Sánchez Elias Freitas.
GRUPO 6.
Grupo 14 B, Subgrupo 02 Daniel Duarte Márcia Caroline
Pontos importantes em relação a logística e ecologia
LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
Centro de Distribuição Expedição
Aula 2 - A Logística .A LOGÍSTICA
Atividades de Apoio da Logística
Francielle C. Fenerich Atividades-Chave.
Professor: Marcos Almeida da Costa
INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA Movimentação de Carga, Equipamentos e Unitização Aula 08 Professores: Alcione Dolavale, Helio Valim e Patrick Nunes.
OPERAÇÕES TERMINAIS ARMAZENS PLT Cap. 43
Papel da Logística na Empresa
Francielle C. Fenerich O Produto Logístico.
Logística Embalagens e Distribuição Física
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO C.
Embalagem e Transporte no Ambiente Logístico Reverso
9 - EMBALAGENS A embalagem é parte significativa do sistema logístico global e tem a responsabilidade de minimizar o custo de entrega e impulsionar positivamente.
ATIVIDADES DA EMBALAGEM
Distribuição Física - Expedição
MAM Movimentação e Armazenagem de Materiais
Iniciando na logística empresarial
Logística Empresarial Unidade 1
DISTRIBUIÇÃO FÍSICA.
Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada.
8 - DISTRIBUIÇÃO O conceito de distribuição é bastante abrangente, incluindo tanto os vários caminhos que o produto segue do produtor ao consumidor, como.
Logística Armazenagem e Estruturas de Distribuição
Perguntas U06 Subgrupo 1 Jaime Sánchez Elias Freitas.
COMPONENTES DA GESTÃO DA LOGÍSTICA
Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística
GESTÃO DE MOVIMENTAÇÃO ARMAZENAMENTO DE MATERIAIS
Logística Empresarial
LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Rovani.
Gestão de Armazenagem e Movimentação (parte 2b)
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E MATERIAIS Unidade 1
LOGÍSTICA Grupo 19k Subgrupo X. HISTÓRICO DA LOGÍSTICA NO MUNDO Década de 40: Forças Armadas dos EUA, relação com o processo de aquisição e suprimento.
Sistema Logístico e de Materiais
Grupo: 19W Luiza Marcus Vinícius Pamella Patricia Subgrupo: Marcus Vinícius e Luiza.
OPERAÇÕES DE ALMOXARIFADO
LOGISTICA EMPRESARIAL
Estoques Logística Atividades primárias Atividades secundárias
Logística Empresarial / Cadeia de Suprimentos – uma área vital
Distribuição Física Parte II Arnold, cap. 13.
Fundamentos e conceitos da Logística Profª Carina Coloni
A importância da Embalagem como Vantagem Logística
DISTRIBUIÇÃO FÍSICA Armazenagem
DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAGEM
Transcrição da apresentação:

Transporte e Manuseio de Cargas - Embalagens - UCB - Tecnólogo de Logística Prof° Manuel LEMOS

Embalagem e Unitização São dispositivos destinados a conter e proteger o material, assim como facilitar a movimentação e a armazenagem; Interferem em todas as atividades logísticas: Controle de estoque – o controle de estoque depende da precisão de sistemas de identificação manuais ou automatizados, ao quais se baseiam em informações afixadas nas embalagens; Atendimento de pedidos – a rapidez na separação de pedidos, precisão e eficiência são influenciadas pela rápida identificação das embalagens, por meio de configuração e facilidade de manuseio e/ou movimentação;

Embalagem e Unitização

Embalagem e Unitização Transporte de cargas – interfaces de carga e descarga são considerados pontos críticos com relação ao tempo (lead time) para um veículo transportador. A atividade (carga e descarga) por meio mecanizado facilita se a embalagem apresentar volume pequeno poderá ser unitizada através de paletes ou caixaria, tornando a atividade mais ágil; Custo e movimentação – depende da capacidade de unitização e das técnicas adotadas; Custo de transporte e armazenagem – são influenciados diretamente pelas dimensões e pela densidade das unidades embaladas; Serviço ao cliente – a qualidade do sv prestado ao cliente depende da embalagem para manter as especificações de controle de qualidade durante a distribuição.

Embalagem É o acondicionamento de materiais de forma a conter, proteger e facilitar o manuseio, a movimentação, a armazenagem e o transporte de materiais; Para as operações logísticas o que realmente importa é uma embalagem que favoreça o manuseio; Quando os produtos são normalmente acondicionados em recipientes como caixas de papelão, caixotes, sacos etc. denomina-se embalagem primária;

Embalagem Os dispositivos de acondicionamento destinados a agrupar as embalagens primárias denominam-se embalagens secundárias; Quando as embalagens secundárias são agrupadas em unidades maiores, é conhecida como unitização ou conteinerização; 1kg de açúcar embalagens sec. (fardos) de papel bruto de 10 kg manuseadas através da unitização acondicionadas de 50 fardos de um palete.

Funções da Embalagem A embalagem que acondiciona um produto pode ter várias funções: Embalagem expositora – além de possuir a finalidade de transportar e proteger visa principalmente expor o produto. Tem apelos de venda (marketing), procura produzir no consumidor impulso de compra; Embalagem de distribuição – finalidade prioritária a proteção do produto na movimentação e transporte. Ex: papelão, caixas de madeira ou plástico, tambor de aço, fardos, carretéis para cabos; Embalagem retornável - reutilizável após cumprir sua função naquele momento. Requer uma logística reversa em seu transporte; Embalagem descartável – projetada para ser usada apenas uma vez, geralmente de baixo custo, não exigindo controle e devolução.

Considerações sobre Embalagens Para o planejamento e projeto de embalagens é necessário efetuar algumas considerações: Proteção – prever uma embalagem que proporcione a segurança do produto com relação ao manuseio e a movimentação assim como aos agentes externos (climáticos, por exemplo); Manuseio – deve permitir um manuseio e movimentação que facilita de forma econômica, envolvendo relações de peso, tamanho, volume e principalmente a forma; Funcionalidade – refere-se ao manuseio quanto ao fechamento, abertura e à reutilização para guarda do produto pelo consumidor num 1º momento; Identificação – deve caracterizar bem o produto contido, fornecendo informações e instruções sobre o mesmo.

Unitização É o processo de agrupamento de embalagens secundárias em uma unidade física para o manuseio ou transporte de materiais; O conceito inclui todas as formas de agrupamentos, desde o uso de fita adesiva para juntar duas embalagens secundárias até o uso de equipamentos de transporte especializado como contêiner, que é destinado ao condicionamento de grandes quantidades e carga; Todos os tipos de unitização têm como objetivo básico o aumento da eficiência no manuseio e no transporte; O tempo de carga e descarga é minimizado e o manuseio é extremamente facilitado; Minimizar o tempo de carga e descarga, redução de danos nas cargas entre outros fatores reduzem o custo das atividades logísticas.

Vantagens da Unitização Reduz sensivelmente os custos de movimentação; Menor movimentação pela eliminação da movimentação de itens individuais; Aumenta a produtividade com a maior movimentação global de cargas; Reduz o tempo de carga e descarga; Reduz custo de embalagem de distribuição; Permite melhor utilização de espaços de armazenagem;

Vantagens da Unitização Permite um posicionamento melhor e uniforme no estoque; Reduz sensivelmente os danos nas embalagens dos produtos unitizados; Reduz o número de furtos de materiais; Menor perda de tempo na localização do material; Proporciona a integração das modalidades.

Desvantagens da Unitização Custo da unitização e da desunitização; Carga unitizada exige equipamento de movimentação com capacidade; Controle do unitizador – retorno ou estocagem do vazio.

Tipos de Carga Unitizada Existem vários métodos de carga unitizadas, cada qual correspondendo a um modelo específico de unitizador; Todos apresentam características particulares quanto às vantagens e desvantagens e também quanto aos equipamentos de movimentação; Tem-se: cargas paletizadas, cargas pré-lingadas; e cargas conteinerizadas.

Cargas conteinerizadas, cargas pré-lingadas e cargas paletizadas

Bibliografia VIEIRA, Hélio Flávio. Gerenciamento de estoques e operações industriais. Curitiba, PR: IESDE, 2009.