TIPOS DE DOCUMENTÁRIO Bill Nicholls.

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Transcrição da apresentação:

TIPOS DE DOCUMENTÁRIO Bill Nicholls

POÉTICO O documentário poético dá ênfase na exploração de associações e padrões mais livres de imagens, deixando de lado as convenções de montagem e a especificidade da localização no tempo e no espaço. Tudo importa neste tipo de documentário, mesmo que não haja uma aparente coerência narrativa: há, portanto, uma ênfase no tom, na linguagem, no abstrato e em formas aparentemente subjetivas. Os atores sociais funcionam em igualdade de condições com outros objetos do filme.

POÉTICO O estado de “ânimo” e o “afeto” fazem parte da estética do documentário poético. (Ex: ARRAKIS Direção: Andrea Di Nardo. Documentário. 23min. Itália (2008): Sinopse: Arrakis é um documentário-tributo poético a lugares e vítimas do progresso industrial na Itália. Cenas de fábricas fechadas proporcionam o plano de fundo para uma voz modificada pela doença. É a nova voz de Silvestro Capelli, trabalhador formado na Breda Foundry Giovanni, foi submetido a uma laringectomia devido a um tumor causado pela exposição ao amianto. Capelli diz: "Todos sabiam, mas ninguém falou nada. Os sindicatos sabiam, os diretores sabiam, o comitê de saúde local sabia: todos, menos os trabalhadores. Eles nos condenaram à morte e à invalidez".

EXPOSITIVO Este sub-gênero apresenta uma estrutura argumentativa dirigindo-se ao espectador através de legendas ou de comentários com vozes que podem ser classificadas de duas formas: comentário com voz “de Deus”, onde orador é ouvido, mas não é visto; comentário com voz da autoridade, onde orador é ouvido e visto. Todo discurso do sub-gênero expositivo depende da lógica verbal, o que coloca as imagens em segundo plano e a ênfase recai quase que exclusivamente na impressão da objetividade e do argumento bem embasado.

EXPOSITIVO Programa Tabu América Latina - exibido pelo National Geographic Channel. Ex: UMBANDA - participações do Mestre em Ciências da Religião (PUP/SP) Jeferson Betarello, da Sacerdotisa de Umbanda Mãe Mercedes (São Bernardo/SP) e de alguns médius trabalhando numa Gira de Marinheiro

OBSERVATIVO Encontramos uma proposta de inovação, na qual seus diretores afirmavam contribuir para o efeito de verdade, já que capturariam fielmente os fatos da vida cotidiana no momento em que acontecessem. O resultado “é o rompimento com o ritmo dramático dos filmes de ficção, às vezes apressada, das imagens que sustentam os documentários expositivos ou poéticos”. Próximo” do real e do seu “ritmo particular”. Ex: Do Canto ao Pio /Casamento de índio http://www.unochapeco.edu.br/unowebtv/play/do-canto-ao-pio

PARTICIPATIVO A vivência do cineasta em determinado meio social origina obras específicas. Trata-se do documentário participativo, no qual o diretor, em decorrência da interação com o contexto que se envolve para realizar a pesquisa de campo, acaba por participar e se tornar um agente ativo nos ambientes que pretende retratar. Este tipo de obra nos oferece uma ideia do que é para o cineasta “viver” determinada situação e apresenta uma nítida colaboração entre diretores e atores sociais envolvidos nos temas abordados. Ex: Coutinho e Moore.

REFLEXIVO O sub-gênero reflexivo traz a construção de seu discurso centrado na relação entre o cineasta e o espectador. O desenvolvimento da narrativa se utiliza de técnicas de montagem que propiciem impressões acerca do tema exposto, trazendo à tona uma reflexão sobre os processos de edição que desencadearam tais impressões. Para Nichols, “o gênero reflexivo é o mais consciente de si mesmo e aquele que mais se questiona”. Ex: “Santiago - Uma Reflexão sobre o Material Bruto” (2007), do diretor João Moreira Sales.

PERFORMÁTICO Em analogia ao documentário poético, surge o documentário performático, que apresenta questionamentos acerca do que pode ser considerado conhecimento ou não. Possui formas de representação subjetivas e abstratas tratando da complexidade dos significados sugeridos pelo documentário como um todo, partindo do princípio que, um mesmo objeto, pode significar coisas diferentes para diferentes pessoas. EX: Elena / Passaporte Húngaro /Assaltaram a Gramática. (Perfil de poetas por meio de poemas e textos expressivos, apresentando-os de forma ficcional e performática.