Gestão de Conhecimentos na Liderança Educativa (Imperativo Necessário) by “Families and Educators United = Success for all special education students in.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO Vs. SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
Advertisements

Proposta de Ação da RBJB para apoio aos JBs Agir Aprendendo: Cooperação para a Inovação João Neves Toledo | FJBPC | 09/11/2011.
Porque ensinar Ciências na Escola?
Bem vindos! 5ºA Novo Ano....
DA FAMÍLIA PARA A ESCOLA
PODE A INOVAÇÃO ACONTECER EM SUA EMPRESA?
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
Do networking à construção de redes sociais: um novo desafio.
Regina Célia Baptista Belluzzo
Chapter 13: Effective Learning and Teaching Inês Henriques LECN.
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
GESTÃO DO CONHECIMENTO diferencial competitivo na era digital
AVALIAÇÃO NA ESCOLA INCLUSIVA.
HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Em conformidade com as Orientações Oficiais
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
Saídas Profissionais: Podem ser inventariados alguns contextos de integração e intervenção profissional (instituições, serviços, projectos, etc.): –Centros.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
As Habilidades e Competências Valorizadas pela M
Programas sociais para a infância
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Parâmetros Curriculares Nacionais
PROPOSTAS PARA O FUTURO DO ENSINO SUPERIOR POLITÉCNICO PORTUGUÊS CNE | 24 de abril de 2013.
REDE DE ENSINO ESTADUAL
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
Gestão do conhecimento
O uso de novas mídias nas escolas
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Avaliação de Desempenho dos Gestores Públicos – ADGP
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
CURRICULO +.
Profissional de GC / Função de GC
INICIAÇÃO À PESQUISA ORIENTAÇÕES GERAIS.
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
PAULO C. A. BENETTI Formação em Facilitação nos USA (96) e mestrado em criatividade na Espanha (99) Autor do livro: “MITOdoLOGIA® - Pessoas e Empresas.
Introdução a Avaliação de Risco de Comunidade (CRA)
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
Tecnologias aplicadas ao Ensino I
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Um Problema várias estratégias… Leonor Simões. Na sequência da prática diária do cálculo mental, com o objectivo de: ffomentar a capacidade de raciocínio,
AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Gerais Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aprendiz: Dunalva Elenita Prof. Gilca Vilarinho.
E RASMUS M UNDUS II Ana Mateus DGES Reitoria da Universidade de Lisboa, 26 de Outubro de 2009.
Liderança nas organizações educativas: a direção por valores
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
A Gestão Estratégica pelo BSC, com enfoque em:
David A. Korver, MSc, MBA  Conceitos  Estratégias de GC  Modelos  Processos  Integração de GC  Níveis  Sistema de GC.
Capítulo 1 A administração hoje.
TALLER CVSP Mexico Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) Constitui-se numa rede de pessoas e instituições que compartilham o propósito de facilitar.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Objectivos do Workshop Introduzir uma parceira mais efectiva entre escolas e universidades para o treinamento inicial de professores através de desenvolvimento.
CEEP ADMINISTRAÇÃO 22/9/20151www.nilson.pro.br. PODE A INOVAÇÃO ACONTECER EM SUA EMPRESA? 22/9/20152www.nilson.pro.br.
Processos - I. © 2002 Wilson de Pádua Paula Filho Processos - I O que é Engenharia de Software Computador: problema ou solução? Enunciar os problemas.
“Programa de Desenvolvimento Profissional para Bibliotecários & Coordenadores Culturais” Rosilene Oliveira – Coordenadora de Biblioteca Simei Bacelar –
HETEROGENIDADE E DIVERSIDADE A diversidade é um dos grandes desafios vividos pelo cuidador. Para enfrentá-lo, é preciso lançar mão de estratégiaspropostas,
Comemoração do Dia Internacional do Voluntariado; Permite mostrar uma perspetiva solidária; Mostra-se consciente da sua responsabilidade social na promoção.
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
Sinfonia de Saberes Orientação: Prof. Doutora Daniela Figueiredo Isabel Nascimento Maria da Glória Tomás Um projeto de aprendizagem colaborativa ao longo.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Regina Santos Silva Tonini, Msc. SBGC-BA Diretoria de Projetos GESTÃO DO CONHECIMENTO: O Grande Desafio.
Aprendizagem da matemática
Transcrição da apresentação:

Gestão de Conhecimentos na Liderança Educativa (Imperativo Necessário) by “Families and Educators United = Success for all special education students in the Cape Verde Islands” Praia, 11 e 12 de Novembro Prof. Dr. Julio C. de Carvalho (Doutor em Liderança Educativa)

Reconhecimento Embaixada dos EUA & MED de CV Embaixada dos EUA & MED de CV ACA-EUA em particular…… ACA-EUA em particular…… Equipa tecnica de EE do MED Equipa tecnica de EE do MED Colegas da ACA-EUA que ajudaram na tradução de documentos de orientação e procedimentos para Plano de Aprendizagem Individual Colegas da ACA-EUA que ajudaram na tradução de documentos de orientação e procedimentos para Plano de Aprendizagem Individual Principalmente, obrigado a todos aqui presentes Principalmente, obrigado a todos aqui presentes

Noticia Li no Jornal Online de 20 Outubro 2013, a seguinte noticia... Li no Jornal Online de 20 Outubro 2013, a seguinte noticia... “As crianças com paralisia cerebral terão a partir de hoje, segunda-feira [21/10/13], um espaço físico garantido pelo Estado.... “As crianças com paralisia cerebral terão a partir de hoje, segunda-feira [21/10/13], um espaço físico garantido pelo Estado.... A medida, que assegura um reforço do apoio do Estado de Cabo Verde à Associação Acarinhar, coincide com o Dia da Paralisia Cerebral, celebrado pela primeira vez em Cabo Verde. A medida, que assegura um reforço do apoio do Estado de Cabo Verde à Associação Acarinhar, coincide com o Dia da Paralisia Cerebral, celebrado pela primeira vez em Cabo Verde.

Liderança Educativa Defenição: É um processo de congregar talentos e interesses (educadores, alunos, pais e encarregados de educação, comunidade, etc…) com o objectivo de melhorar a qualidade de ensino/educação Liderança educativa de qualidade é inclusiva e com capacidades para influenciar decisões educacionais em todos os niveis

Gerir Conhecimentos Disponiveis Gerir Conhecimento: é um processo dinâmico de localizar, organizar, compartilhar, usar e manter conhecimentos e diversas capacidades que existem nas organizacões Gerir Conhecimento: é um processo dinâmico de localizar, organizar, compartilhar, usar e manter conhecimentos e diversas capacidades que existem nas organizacões Sendo assim, devemos definir, avaliar e gerir capacidades e conhecimentos ao nosso dispor Sendo assim, devemos definir, avaliar e gerir capacidades e conhecimentos ao nosso dispor

O que é Conhecimento? Para simplificar, é algo pratico, isto é, é o ato ou efeito de conhecer…. (x, y, z) Para simplificar, é algo pratico, isto é, é o ato ou efeito de conhecer…. (x, y, z) Dados (que recolhemos) Dados (que recolhemos) Informacão ( que seja útil para o avanço e progresso) Informacão ( que seja útil para o avanço e progresso) Eu aprendi que a ciencia tem como objectivo principal, a melhoria da condição humana em todas as suas dimensões Eu aprendi que a ciencia tem como objectivo principal, a melhoria da condição humana em todas as suas dimensões

Tipos de Conhecimentos Existem (primariamente) dois tipos: Existem (primariamente) dois tipos: Conhecimento Explicito Conhecimento Explicito Conhecimento Tácito ( unspoken ) Conhecimento Tácito ( unspoken )

Cont…. Conhecimento Explicito Conhecimento Explicito Regulamentos Regulamentos Ordens Ordens Procedimentos Procedimentos Processos Processos Factos Factos Resultados/relatorios, etc… Resultados/relatorios, etc…

Cont… Conhecimento Tácito (unspoken) Conhecimento Tácito (unspoken) Know-how Know-how Pensamento Pensamento Experiência Experiência Sentimento Sentimento Cultura Cultura

Gestao de Conhecimentos: Sua Importancia na liderança Educativa “Re-solve” problemas que foram previamente resolvidos em outras localidades ou tempos. “Re-solve” problemas que foram previamente resolvidos em outras localidades ou tempos. “Re-aprende” uma licão aprendida por alguém/colega. “Re-aprende” uma licão aprendida por alguém/colega. “Re-faz” trabalhos que foram feitos anteriormente. “Re-faz” trabalhos que foram feitos anteriormente.

Como Capitalizar Conhecimentos Existentes na liderança Educativa Incorporar Boas Praticas Incorporar Boas Praticas Incorporar Sistema de Arquivos acessiveis a todos os actores (NASA) Incorporar Sistema de Arquivos acessiveis a todos os actores (NASA) Incorporar Grupos de Interesses Comuns Incorporar Grupos de Interesses Comuns

Implementacão de Gestão de Conhecimento Novas tecnologias Novas tecnologias Informais “knowledge fairs” Informais “knowledge fairs” Via Conversas “Water cooler” (outside informal talk) Via Conversas “Water cooler” (outside informal talk) Criação de diversas equipas de trabalho Criação de diversas equipas de trabalho

Principios de Gestão de Conhecimento Ter a consciencia que conhecimento vem e reside na mente humana. Ter a consciencia que conhecimento vem e reside na mente humana. Par que conhecimento possa ser Compartilhado, requere confiança. Par que conhecimento possa ser Compartilhado, requere confiança. Conhecimento gera/instiga novos comportamentos em termos das coisas que conhecemos Conhecimento gera/instiga novos comportamentos em termos das coisas que conhecemos Devemos encorajar e estimular conhecimentos e nao marginalizar novas ideias e iniciativas (se não for minha não serve) Devemos encorajar e estimular conhecimentos e nao marginalizar novas ideias e iniciativas (se não for minha não serve)

Cont…. A liderança Educativa apoia e investe no conhecimento como sendo essencial (Quem sabe Quê para contribuir) A liderança Educativa apoia e investe no conhecimento como sendo essencial (Quem sabe Quê para contribuir) Promove programas pilotos, experimentais. Promove programas pilotos, experimentais. Avalia dados existentes—Quantitativos e Qualitativos (gestão de competencias) Avalia dados existentes—Quantitativos e Qualitativos (gestão de competencias) Ter em conta que Conhecimento é criativo e deve ser encorajado a todos os noveis Ter em conta que Conhecimento é criativo e deve ser encorajado a todos os noveis

Implementacão de Gestão de Conhecimento Novas tecnologias servem para armazenagem e trocas de informacão. Novas tecnologias servem para armazenagem e trocas de informacão. Tecnologia não cria conhecimentos e nem garante/promove troca se não existe uma cultura receptiva que apoia esta pratica “Don’t expect software to solve your knowledge problems” Davenport Tecnologia não cria conhecimentos e nem garante/promove troca se não existe uma cultura receptiva que apoia esta pratica “Don’t expect software to solve your knowledge problems” Davenport Por isso, …. Por isso, ….

Recomendações Inventariar as competencias da casa Inventariar as competencias da casa Ponderar a viabilidade da implementação de gestão do conhecimento em casa Ponderar a viabilidade da implementação de gestão do conhecimento em casa Criação de pontes em termos de conhecimento com os filhos da casa e outras instituições atraves de convênios, parcerias, protocolos e acordos Criação de pontes em termos de conhecimento com os filhos da casa e outras instituições atraves de convênios, parcerias, protocolos e acordos É fundamental: a criação de um sistema de incentivos as praticas de investigação e estudos cientificos (interdisciplinar) neste novo milenio – caminho que nos conduzirá a sucessos É fundamental: a criação de um sistema de incentivos as praticas de investigação e estudos cientificos (interdisciplinar) neste novo milenio – caminho que nos conduzirá a sucessos E networking E networking

Obrigado! Júlio C. de Carvalho, Ph.D. Lowell, Massachusetts, USA