ABERTURA: A NOVA HISTÓRIA, SEU PASSADO E SEU FUTURO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PEDAGOGIA 3ºPNA PROFª GIANE MOTA
Advertisements

UMA TENTATIVA DE DEFINIÇÃO
Profª Olga C. da Silva Durand UFSC
A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. Raimunda S. M. Oliveira.
Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese
Memória e Patrimônio Professora: Bárbara Tostes
FOTOGRAFIA: Reflexão Documento absoluto da verdade?
Práticas Culturais Um dos paradigmas da história cultural
SÍNTESE REFERENCIAL DA EDUCOMUNICAÇÃO
Economia da Informação
DIRETRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA NRE DE LARANJEIRAS DO SUL 2009.
a melhoria da aprendizagem
ENTENDENDO O FENÔMENO RELIGIOSO
CAMPOS DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CENTRO DE REFERÊNCIA DO PROFESSOR
A História me precede e antecipa-se a minha reflexão
Conceituação de História
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Introdução ao Estudo da História
O Centro de Referencia do Professor, localizado no prédio centenário da antiga Secretaria de Educação, à Praça da Liberdade, é reconhecido por historiadores,
Projeto de Pesquisa em Psicologia Social – PPPS MÉTODOS DE COLETA DE DADOS na Pesquisa Qualitativa 25/04/2011 2º bimestre.
LIVRO LIVRE À MÃO CHEIA FAZENDO O POVO PENSAR!. O LIVRO LIVRE consiste na liberação de livros em espaços públicos. É um movimento mundial em franco desenvolvimento.
Escola Secundária de São João da Talha
Trabalho de conclusão de curso
HISTÓRIA VISTA DE BAIXO, MICRO HISTÓRIA E HISTÓRIA ORAL
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
Antropologia Conceitos básicos
A Psicologia ou as Psicologias
Área Predominante: Ciências Humanas (História)
A Antropologia Gênese da reflexão.
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Autor: Jefferson de Souza Bernardes
GRUPO 01 – ANTROPOLOGIA Origens e contexto: - Metade do Séc. XIX; - Integração com outras áreas e continentes; - Desenvolvimento da Revolução Industrial;
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
Capital cultural Criado por P. Bordieu e J. C. Passeron na década de 1960 para explicar as oportunidades muito desiguais de sucesso escolar segundo a classe.
A construção histórica da Psicologia Social
Professor: Karina Oliveira Bezerra
Universidade de Caxias do Sul Orientadora: Andréa Schlindwein Steffen
IV ENCONTRO DE FORMAÇÃO
Da avaliação ao acompanhamento
Apostila de Práticas Investigativas
Antropologia Cultural
ESCOLA DE FRANKFURT.
1. Pesquisa Geral.
Cultura corporal: DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E O LAZER
UNICERP GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
Adaptado pela Professora Maria Zélia Araújo.
Concepções em Educação Matemática
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA HISTÓRIA – CONCEITOS INICIAIS
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Antropologia Médica: Elementos Conceituais e Metodológicos para uma Abordagem da Saúde e da Doença.
A origem da Filosofia no Brasil I
A sociologia pré- científica. O Renascimento Inicia o processo de abertura e expansão comercial e marítima. Inicia o processo de abertura e expansão comercial.
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo EERP/USP Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para o desenvolvimento.
Educação: um objeto de estudo histórico e sociológico.
Max Weber.
TIPOS DE PESQUISA.
PESQUISA QUALITATIVA MÉTODOS, TÉCNICAS, INSTRUMENTOS.
Especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social ENSP/FIOCRUZ Comunicação, Informação, Território e Redes Regina Maria Marteleto Laces/Icict/Fiocruz.
Professor– Alison Pereira Batista “Conhecimento sobre o Corpo”
TEORIA CRÍTICA Msc. Flávio Alexandre Cavalcante. INTRODUÇÃO e CENÁRIO  Você nunca se questionou se estava tudo muito estranho no mundo?  Será que o.
Texto 2 – Passado/Presente
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
Como explicar o mundo?.
Prof. Lucas do Prado Sociologia.  França - ( )  Obras Principais:  O Poder Simbólico  A economia das trocas simbólicas  A distinção  O.
Transcrição da apresentação:

ABERTURA: A NOVA HISTÓRIA, SEU PASSADO E SEU FUTURO in BURKE, Peter. A escrita da história. Origem da expressão “Nova História”: Coleção de ensaios editada por Jaques Le Goff História “made in France”, associada à Escola dos Annales. Lucien Febvre e Marc Bloch (1929). Fernand Braudel. Deslocamento do eixo nacional para o mundial ou regional. Aproximação com a antropologia, sociologia, economia e psicologia. Peter Burke Professor de História das Idéias na School of European Studies da Universidade de Essex. Professor na Universidade de Sussex e professor da Universidade de Princeton. Professor emérito da Universidade de Cambridge. Foi professor-visitante do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA – USP) 2) Definição: Definir por negação: aquilo que ela não é. Oposição ao paradigma tradicional (Rankeano – séc. XIX).

Paradigma tradicional Nova História História política A realidade é social e culturalmente constituída, logo, todos os campos de atividade humana interessam à história (infância, morte, corpo, leitura, etc.) História narrativa Opõe à narrativa dos acontecimentos a análise das estruturas História vista de cima Opõe aos “grandes homens”, “grandes livros”, “grandes idéias”, as opiniões das pessoas comuns, a cultura popular Documento-monumento Examina outras fontes que não apenas os documentos oficiais Respostas únicas Preocupa-se com movimentos coletivos + ações individuais, tendências + acontecimentos Presunção de objetividade Leva em consideração a parcialidade implícita ao historiador. Relativismo cultural na escrita da história

Problemas de definição O que é uma “história vista de baixo”? O que é “cultura popular”? O que é cotidiano?   Problemas das fontes Iconografia (fotos, imagens, etc.) Fontes orais Dados estatísticos Problemas de explicação Intencionalismo X estruturalismo Psicologia histórica Problemas de síntese Excessiva fragmentação do conhecimento histórico