Comunicação Comunitária

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O QUE É A PASCOM?.
Advertisements

Processo de Comunicação
Plano Básico de Comunicação Interna
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
DESAFIOS PARA O RÁDIO PÚBLICO Um olhar a partir da audiência Carlos Eduardo Esch Observatório da Radiodifusão Pública - UnB.
TECNOLGIAS A DISPOSIÇÃO DA EDUCAÇÃO
Gestão de pessoas Funções.
Nome do Município data. Nome do Município data.
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
WEB NOTICIÁRIO NOTICIÁRIO - Resenha, bloco de notícias transmitidas pelo rádio, televisão ou internet. Noticiário: televisão – telejornal; rádio – rádio.
Mapa Mural da Sustentabilidade
PLANO DE GESTÃO.
_Painel: RELAÇÕES PÚBLICAS 2
COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA
A RADIODIFUSÃO: RÁDIO E TV DIGITAL
Presença na internet.
Jornalismo e Assessoria de Imprensa
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
Responsabilidade Social nas Empresas
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
A COMUNICAÇÃO INTERNA COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO USINA CORURIPE
Objetivo Específico Formação de Comissões para o Desenvolvimento das Atividades.
Comissão Desenvolvimento Psicopedagógico Promover debates/discussões em grupos Promover palestras relacionadas a Educação, Saúde, Alimentação, Comportamento.
Fase 2: Diagnóstico dos Públicos
I ENCONTRO AGENTES DE COMUNICAÇÃO INTERNA- ELOS 2011
REVISTA DA TURMA 2007.
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Características Veículo de informação corporativo dirigido ao público interno da empresa. jornal mural é o mais democrático dos veículos internos de comunicação.
PÁTRIA, NAÇÃO, ESTADO, GOVERNO, POLITICA
Posso fazer uma pergunta? Considerações sobre o Direito à
Plano Básico de Comunicação para CVTs e telecentros Coordenação: Cristina Assis Implantação: Paulo Bicalho Joseane Silva.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
1. Niterói unido para saber como vamos e cobrar uma vida melhor Uma iniciativa que pretende mobilizar a sociedade niteroiense para monitorar a qualidade.
Apresentação | | +55 (11)
APRESENTAÇÃO NAVEGAR Clique aqui !!!.
Mobilizando as lideranças religiosas de seu bairro ou comunidade  Faça um levantamento das lideranças religiosas no bairro e na comunidade: os padres,
PROJETO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO MEIO AMBIENTE E CIDADANIA.
Promover seu clube, o Rotary e envolver a comunidade.
Projeto E.E. E.F.M. OLÍVIA SARAIVA MAIA
A Mídia Exterior na visão do Anunciante
CAMPANHA POUPANÇA ETAPA KIDS.
COMUNICAÇÃO Fornecimento ou troca de informações, de idéia ou de sentimento, através de: PALAVRAS SINAIS GESTOS.
O que queremos fazer hoje?
Tipos de Comunicação.
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Web 2.0: oportunidades de ouro para o setor joalheiro.
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
Faça parte desse ideal Ações promovidas pela Entidade em prol de Crianças e Adolescentes em situação de Risco.
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Comunicação empresarial é um conjunto de processos para reforçar a imagem de uma organização.  Sua Função é criar uma boa.
CANAIS E FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO
MÍDIA - Introdução PP – UFPE –
CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS Regina Helou e Andréa Pontes.
PROJETO FINAL NOVAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCOMUNICAÇÃO CAMILA HELENA GUIMARÃES 2014.
 1- Real X Virtual (Não se opõem!!!) Experiência.
Principais Decisões em Relações Públicas de Marketing
Números Brasil 9º país em IP único. Acesso limitado de 256kbps Japão com conexão de 100Gbps fonte Akamai.
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
Marketing Social na Instituição!
Conceitos Introdutórios
JORNAL MURAL COMUNICAÇÃO INTERNA.
1 Módulo 5: Atividades de Serviço do Leo Clube. 2 Planejamento de Atividades de Serviço Atividades de Serviço do Leo Clube.
UNIVERSIDADE GREGÓRIO SEMEDO CADEIRA: GESTÃO INTEGRADA DA COMUNICAÇAO
Facebook, Twitter, Instagram e Youtube Certamente, você já ouviu falar de alguma destas redes sociais e, por algum motivo, faz parte de pelo menos uma.
Rádio em situações de emergência e desastres. Uma comemoração mundial desde 2012 Dia Mundial do Rádio – impacto em 2015 Tópico de tendência mundial por.
Comunicação Interna PolíticaCompromissos Sugestões de produtos, soluções.
SUGESTÃO DE INICIATIVAS
Mães Empreendedoras sendo valorizadas e apoiadas. Essa é a nossa meta.
Sites COEP. SITES COEP Os sites da Rede Mobilizadores COEP, da COEP Tevê e do Sistema de Mídias e Educação (SIME), desenvolvidos pelo Comitê de Entidades.
Comunicação comunitária
Transcrição da apresentação:

Comunicação Comunitária Disciplina de Comunicação Comunitária – 2°/2014 Profª MSc. Mariângela Torrescasana

O que é Comunicação?

Comunicar é uma atitude de todos nós. Das conversas de vizinhança até o uso de programas de bate-papo pela internet, telefones celulares, estamos trocando ideias e formando opiniões a respeito de um assunto.

O que é Comunicação COMUNITÁRIA?

Comunicação Comunitária É um processo educativo e promove o exercício da cidadania Tem o compromisso com o desenvolvimento da Comunidade Tem o poder de mobilização, de unir, de criar e fortalecê-la por meios dos seus diversos interlocutores, ou seja, porta-vozes

A Comunicação Comunitária tem um compromisso com o DESENVOLVIMENTO de uma comunidade

Comunicação Comunitária Por meio dela é possível conhecer as necessidades reais do grupo, sua opinião sobre a mídia e, principalmente, qual a importância dos meios de comunicação para suas vidas e para a comunidade

Comunicação Comunitária A ideia de Comunicação Comunitária se refere justamente ao uso dos meios de comunicação pela Comunidade

Comunicação Comunitária = Comunicação Participativa

A Comunicação comunitária deve ser realizada pela comunidade, a partir de processos como a escolha, a construção e a distribuição de veículos que melhor se identificam com a realidade local. Portanto, mais do que informar, é preciso criar uma interação entre os veículos (jornal, rádio, site etc.) e seus públicos, de forma que eles façam sentido na comunidade. 

Exemplos de comunicação comunitária

Exemplos de comunicação comunitária

Exemplos de comunicação comunitária

Exemplos de comunicação comunitária

Interesse público/comunitário X Interesses particulares A mensagem Interesse público/comunitário X Interesses particulares

A mensagem Prestação de um serviço: - Informes - Avisos - Campanhas Ex.: Anúncio de campanhas de saúde, matrícula nas escolas, vagas de emprego, etc.

A mensagem Problemas da comunidade Incentivar a participação dos moradores na solução dos problemas  MOBILIZAÇÃO SOCIAL

A mensagem Valorização da cultura local: -História - Artistas - Tradições - Religiões - Festas, - Esportes, -Eventos culturais, gastronômicos, - Etc...

A mensagem Assuntos de interesse local - Serviços oferecidos: Exemplos: aviso de campanhas de saúde, matrícula nas escolas, ofertas de emprego, etc - Problemas locais: Exemplos: lixo acumulado, falta de saneamento, proliferação de mosquitos, etc. Nestes casos, a mensagem visa incentivar a participação dos moradores na busca de solução dos problemas por meio da mobilização social.

O comunicador comunitário - Um morador - TODOS os moradores

O público-alvo - A própria comunidade - TODOS os moradores - Meus vizinhos, minhas amigas, meus amigos, meus inimigos

A linguagem - A mais adequada para que a comunidade compreenda da melhor forma os conteúdos - Gírias locais

O suporte de comunicação - O mais adequado para que a comunidade compreenda da melhor forma os conteúdos - Rádio, rádio-poste, jornal, jornal-mural, fanzine, TV, etc.

Canais de comunicação comunitária - JORNAL MURAL Jornal em forma de cartaz que se prega em quadros/painéis afixados em locais de grande circulação (pontos de acesso à Comunidade) Canal de comunicação com informaçõesde maneira próxima à realidade do público onde está instalado

Canais de comunicação comunitária - JORNAL MURAL Dicas de como fazer?  Usar atrativos visuais como layouts criativos, coloridos e divertidos Linguagem informal. Temas a trabalhar: como eventos, serviços, projetos comunitários, comunicados internos, oportunidades de emprego, entre outros. Sua principal função é INFORMAR.

Canais de comunicação comunitária Jornal Comunitário (impresso) Divulgação de assuntos de interesse da comunidade; Deve valorizar a cultura local e despertar sentimento de pertencimento ao morador da Comunidade; Sua sustentabilidade pode estar ligada a veiculação de anúncios de comerciantes e prestadores de serviços locais

Canais de comunicação comunitária Rádio Comunitária / Rádio Poste:   Deve transmite programação de interesse local não possua fins lucrativos; Envolva pessoas da comunidade e lideranças comunitárias na programação, nos processos de criação, no planejamento e na gestão da emissora. Crie mecanismos de interatividade com ouvintes

Canais de comunicação comunitária Site:   Publique serviços oferecidos pelos moradores da Comunidade; Não fale sobre coisas que não têm relação com o objetivo principal do seu site; Publique vídeos com entrevistas/depoimentos; Escreva artigos com um conteúdo que eles possam sempre aprender alguma coisa nova e que aproveitem no seu dia a dia; Atualize os conteúdos com frequência. 

Canais de comunicação comunitária Portais comunitários:  - Divulgar para fora da comunidade informações sobre o local, atualizadas; - Divulgar entre moradores da comunidade informações de relevância; - Cadastrar e divulgar serviços e profissionais das comunidades; - Informar vagas de empregos na comunidade  - Dar visibilidade a riquezas culturais, opções de turismo, eventos, passeios etc. - Realizar monitoramento, utilizando ferramentas da web, das ações do governo  

A sustentabilidade - Anúncios de comerciantes locais - Patrocínio de agências financiadoras de projetos sociais; - Festas, promoções, rifas, colaboração dos moradores, etc.