Comunicação Comunitária Disciplina de Comunicação Comunitária – 2°/2014 Profª MSc. Mariângela Torrescasana
O que é Comunicação?
Comunicar é uma atitude de todos nós. Das conversas de vizinhança até o uso de programas de bate-papo pela internet, telefones celulares, estamos trocando ideias e formando opiniões a respeito de um assunto.
O que é Comunicação COMUNITÁRIA?
Comunicação Comunitária É um processo educativo e promove o exercício da cidadania Tem o compromisso com o desenvolvimento da Comunidade Tem o poder de mobilização, de unir, de criar e fortalecê-la por meios dos seus diversos interlocutores, ou seja, porta-vozes
A Comunicação Comunitária tem um compromisso com o DESENVOLVIMENTO de uma comunidade
Comunicação Comunitária Por meio dela é possível conhecer as necessidades reais do grupo, sua opinião sobre a mídia e, principalmente, qual a importância dos meios de comunicação para suas vidas e para a comunidade
Comunicação Comunitária A ideia de Comunicação Comunitária se refere justamente ao uso dos meios de comunicação pela Comunidade
Comunicação Comunitária = Comunicação Participativa
A Comunicação comunitária deve ser realizada pela comunidade, a partir de processos como a escolha, a construção e a distribuição de veículos que melhor se identificam com a realidade local. Portanto, mais do que informar, é preciso criar uma interação entre os veículos (jornal, rádio, site etc.) e seus públicos, de forma que eles façam sentido na comunidade.
Exemplos de comunicação comunitária
Exemplos de comunicação comunitária
Exemplos de comunicação comunitária
Exemplos de comunicação comunitária
Interesse público/comunitário X Interesses particulares A mensagem Interesse público/comunitário X Interesses particulares
A mensagem Prestação de um serviço: - Informes - Avisos - Campanhas Ex.: Anúncio de campanhas de saúde, matrícula nas escolas, vagas de emprego, etc.
A mensagem Problemas da comunidade Incentivar a participação dos moradores na solução dos problemas MOBILIZAÇÃO SOCIAL
A mensagem Valorização da cultura local: -História - Artistas - Tradições - Religiões - Festas, - Esportes, -Eventos culturais, gastronômicos, - Etc...
A mensagem Assuntos de interesse local - Serviços oferecidos: Exemplos: aviso de campanhas de saúde, matrícula nas escolas, ofertas de emprego, etc - Problemas locais: Exemplos: lixo acumulado, falta de saneamento, proliferação de mosquitos, etc. Nestes casos, a mensagem visa incentivar a participação dos moradores na busca de solução dos problemas por meio da mobilização social.
O comunicador comunitário - Um morador - TODOS os moradores
O público-alvo - A própria comunidade - TODOS os moradores - Meus vizinhos, minhas amigas, meus amigos, meus inimigos
A linguagem - A mais adequada para que a comunidade compreenda da melhor forma os conteúdos - Gírias locais
O suporte de comunicação - O mais adequado para que a comunidade compreenda da melhor forma os conteúdos - Rádio, rádio-poste, jornal, jornal-mural, fanzine, TV, etc.
Canais de comunicação comunitária - JORNAL MURAL Jornal em forma de cartaz que se prega em quadros/painéis afixados em locais de grande circulação (pontos de acesso à Comunidade) Canal de comunicação com informaçõesde maneira próxima à realidade do público onde está instalado
Canais de comunicação comunitária - JORNAL MURAL Dicas de como fazer? Usar atrativos visuais como layouts criativos, coloridos e divertidos Linguagem informal. Temas a trabalhar: como eventos, serviços, projetos comunitários, comunicados internos, oportunidades de emprego, entre outros. Sua principal função é INFORMAR.
Canais de comunicação comunitária Jornal Comunitário (impresso) Divulgação de assuntos de interesse da comunidade; Deve valorizar a cultura local e despertar sentimento de pertencimento ao morador da Comunidade; Sua sustentabilidade pode estar ligada a veiculação de anúncios de comerciantes e prestadores de serviços locais
Canais de comunicação comunitária Rádio Comunitária / Rádio Poste: Deve transmite programação de interesse local não possua fins lucrativos; Envolva pessoas da comunidade e lideranças comunitárias na programação, nos processos de criação, no planejamento e na gestão da emissora. Crie mecanismos de interatividade com ouvintes
Canais de comunicação comunitária Site: Publique serviços oferecidos pelos moradores da Comunidade; Não fale sobre coisas que não têm relação com o objetivo principal do seu site; Publique vídeos com entrevistas/depoimentos; Escreva artigos com um conteúdo que eles possam sempre aprender alguma coisa nova e que aproveitem no seu dia a dia; Atualize os conteúdos com frequência.
Canais de comunicação comunitária Portais comunitários: - Divulgar para fora da comunidade informações sobre o local, atualizadas; - Divulgar entre moradores da comunidade informações de relevância; - Cadastrar e divulgar serviços e profissionais das comunidades; - Informar vagas de empregos na comunidade - Dar visibilidade a riquezas culturais, opções de turismo, eventos, passeios etc. - Realizar monitoramento, utilizando ferramentas da web, das ações do governo
A sustentabilidade - Anúncios de comerciantes locais - Patrocínio de agências financiadoras de projetos sociais; - Festas, promoções, rifas, colaboração dos moradores, etc.