EMEF J OSÉ B ENIGO G OMES APRENDIZAGEM POR INVESTIGAÇÃO UCA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pesquisa do Ensino de Ciências e Biologia
Advertisements

Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Registro de Estudo de Caso.
Prof° Christian Valério
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
 Área de Conhecimento: Geografia, História e Matemática  Nível: Ensino Médio  Série: 1ªs do Ensino Médio  Título: Viajando no Tempo e no.
Metodologia Científica
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Conhecendo o patrimônio Histórico de Vitória
Orientação para a vida Alian Silva Couto Objetivos Buscar o aperfeiçoamento elaborando planos, determinando com clareza o caminho a seguir a fim de chegar.
RELATO DE EXPERIÊNCIA Profº Simone Zogbi.
PROJETO DE EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA 2013
Metodologia Científica
Pesquisa em Marketing.
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Desenvolvimento de PROJETOS.
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Simone Braz Ferreira Gontijo
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
TECNICAS DE ELABORAÇÃO DE UM TRABALHO CIENTÍFICO
Sistema de Acompanhamento dos Resultados de Avaliações - SARA
Profª. Cejana M. Borges Fonte: Profª. Dra Adriana Leonidas
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Metodologia Científica
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
ADOLESCENTE NA ESCOLA: MISSÃO DOS PAIS E PROFESSORES
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
MÉTODO CIENTÍFICO "...ciência consiste em agrupar fatos para que leis gerais ou conclusões possam ser tiradas deles." Charles Darwin.
SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: LILLIANE BIA CELVA, LARISSA F. FOPPA, JÉSSICA A. HOFFMANN E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR.
Infografia: uma necessidade da escola do século XXI para formação dos Estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio André Henrique Nunes do Carmo. Dr.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Apresentação da estrutura Escolha e delimitação do tema Objetivos
ETAPAS DE INVESTIGAÇÃO EM SOCIOLOGIA
Parte 4 Elaboração e comunicação da pesquisa
TIC’s: Ferramentas do Processo Ensino Aprendizagem Autores: LANGBECKER, T.B.; PERLEBERG, C.S.; ANDREATTA, T.; CUNHA, W.M Campus Dom Pedrito/RS, Brasil.
Trabalho de Usuários da Informação
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica
Técnicas de Coleta de Dados
CLÁUDIA PICCININI ISABEL MARTINS
O QUE É AVALIAR Avaliar é analisar a prática pedagógica  de todos os envolvidos, com o objetivo de corrigir rumos e repensar situações para que a aprendizagem.
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Aula 5. Projeto de pesquisa
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Título do Projeto: Nome do aluno: Linha de Pesquisa: Orientador:
PROGETC:RONAN IVO DE SOUZA TEMA 25 – AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS.
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
Possibilidades de avaliação com uso das TIC na Utilização do blog - professor disponibiliza links para que o aluno desenvolva a Pesquisa.
EMEF José Benigo Gomes EMEI Pingo de Luz UCAUCA. Caracterização da Escola Alunos 19 Professores 2 Coordenadores 1 Diretor.
APRENDIZAGEM POR INVESTIGAÇÃO II Seminário de Acompanhamento e Avaliação UCA-UNICAMP no Estado de São Paulo (São Paulo, Campinas, Pedreira, Sud Mennucci)
RONDÔNIA. EEEF Joaquim Nabuco Atende alunos da zona urbana e rural do 1º ao 5º ano. Possui 256 alunos e 16 professores.
Experimento – APRENDIZAGEM POR INVESTIGAÇÃO
EMEF JOSÉ BENIGO GOMES UCA APRESENTAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO.
MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA Institui ç ão de ensino superior (IES): UCA-UNICAMP
Projeto UCA EMEF José Benigo Gomes.
APRENDIZAGEM BASEADA NA INVESTIGAÇÃO V Seminário do Curso de “Formação Continuada AbINV” UCA-UNICAMP no Estado de São Paulo (Campinas, Pedreira, Sud Mennucci)
PESQUISA - Ação de propor um projeto de conhecimento e empreender atividades que conduzam a esse conhecimento - Dispor-se a conhecer cientificamente alguma.
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
NIED - UNICAMP José Armando Valente Maria Cecília Calani Baranauskas Maria Cecília Martins Fernanda M. P. Freire M. Elisabette B. B. Prado João Vilhete.
H ISTÓRICO DO A B I NV. Iº Seminário 16/Março/ Trocando ideias: Plano de A ç ão UCA 2012 (atividade em grupo), 2. Plano de A ç ão 2012 (UCA na.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
CONCEPÇÕES PARA CIÊNCIA MÉTODO CIENTÍFICO PESQUISA Dados das Escolas APRENDIZAGEM BASEADA NA INVESTIGAÇÃO (AbINV) – III Seminário de Acompanhamento e Avaliação.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Júlia Venâncio.
Modelos recentes para o ensino de ciências Aula 6 -07/abril/2014.
Transcrição da apresentação:

EMEF J OSÉ B ENIGO G OMES APRENDIZAGEM POR INVESTIGAÇÃO UCA

Descrição da Atividade Propor uma investigação em seu contexto escolar para coletar e analisar as “Concepções Espontâneas dos Alunos” para:  CIÊNCIA  MÉTODO CIENTÍFICO  PESQUISA

Responsáveis/Participantes  Supervisor UCA: Gislene Basso de Paula  Professor Bolsista: Jane Patrícia Satin Santana  Alunos Pesquisados: 5ªA / 6ºA Ano (26 Alunos), Alunos Integrados ( 6 Alunos), e Grêmio Estudantil (13 Alunos).

Planejamento da Atividade – 5ªA Os alunos foram organizados em círculo dentro da sala de aula, e orientados que estariam participando de uma atividade proposta pelo UCA – UNICAMP – CNPQ.

Execução da Atividade Foram distribuídas aos alunos filipetas contendo as três perguntas: O que é Ciência? O que é Método Científico? O que é Pesquisa?. As respostas foram recolhidas e coladas em um painel na lousa.

Amostras Após a aplicação todas as respostas foram analisadas. Escolhemos algumas para apresentar a seguir, a fim de demonstrar os resultados obtidos. Porém todos os documentos estão arquivados e disponíveis na unidade escolar.

Exemplos de Respostas

Observação: O aluno define “Ciências” como a disciplina que ele estuda na escola. Vários apresentam respostas similares.

Exemplos de Respostas

Respostas Observação: A aluna define “Pesquisa” como o ato de pesquisar sobre a cultura indígena. Acreditamos que o fato se deve a aula de história realizada um dia antes da aplicação da investigação, onde a professora solicitou que os alunos fizessem uma busca (utilizando o laptop) sobre este assunto.

Respostas

Observação: Duas das respostas do aluno tem relação com chuva. Por coincidência ou não, no dia da aplicação, estava chovendo muito, nossa dúvida é se isto pode ter influenciado as respostas do mesmo.

Planejamento da Atividade – Alunos Integrados Os alunos Integrados, participaram da investigação, que foi realizada no encontro de formação do dia 25/06/2012. O método utilizado foi o mesmo aplicado na turma de 5ªA série.

Exemplos de Respostas

Grêmio Estudantil GAUPE (Grandes Alunos Unidos pela Escola)

Planejamento da Atividade – Grêmio Estudantil Os membros do Grêmio Estudantil, foram convocados para uma reunião, onde souberam do trabalho que está sendo desenvolvido pela escola (Investigação), e responderam o questionário.

Exemplos de Respostas

Observação: Todos os integrantes apresentaram respostas semelhantes a do aluno acima.

Exemplos de Respostas

Conclusão Observamos uma relação entre a qualidade das respostas dos alunos, com a sua idade/série. Quanto mais avançada a série que se encontra e a idade que possui, mais clara e melhor é sua resposta. Verificamos também que o item “Ciência” foi avaliado pela maioria dos alunos como disciplina escolar. Já “Pesquisa” avaliam como busca na internet, e por fim “Método Cientifico” verificamos que os mesmos não possuem clareza do que significa. Gislene Basso de Paula Jane Patrícia Satin Santana Sud Mennucci, 29 de Junho de 2012.