  A Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição pública de nível federal vinculada ao Ministério da Saúde com atuação em ensino, pesquisa, produção e serviços.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
Advertisements

Mestrado Profissional em Saúde Coletiva
ASPECTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Residências em Saúde: a multiprofissionalidade como um caminho
Minuta de Decreto para Regulamentação da Educação a Distância
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem:
Políticas para uma Rede do Patrimônio Cultural da Saúde: desafios e perspectivas Paulo Elian Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ 8º. Congresso Brasileiro.
Hillegonda Maria Dutilh Novaes 11o Congresso Mundial de Saúde Pública
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PARA A SAÚDE
Prof. Dra. Laura Feuerwerker
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
Encontro Nacional das Entidades Executoras do PROEP / MEC
ACOLHIMENTO ENFERMAGEM DA FAMÍLIA.
Infância e aids experiência brasileira
PROEJA Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
Secretaria da Saúde ESCOLA ESTADUAL DE SAÚDE PUBLICA EESP O SUS É UMA ESCOLA BAHIA – 2009 SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS - SUPERH.
Tecnologia e Educação.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Maio de 2008
Prof. Emerson Luiz de Castro 21/08/2013
Políticas de Prevenção de Atendimento à Saúde dos Trabalhadores da Educação CONAE 2010 Maria de Fátima B. Abdalla
Autoavaliação Institucional e a CPA
Mestrados Profissionais em saúde: para que e para quem Moisés Goldbaum Departamento de Medicina Preventiva FMUSP Encontro Nacional de Pós-Graduação em.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 03.
Metodologia Científica
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Política Educacional Brasileira
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
M.S. FIOCRUZ Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães Estruturação do CPqAM.
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
I Forum dos Coordenadores de Mestrados Profissionais da Fiocruz.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
Interdisciplinaridade: Relato de Experiência
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS CONCEPÇÃO DE EXTENSÃO Atividade acadêmica que articula o.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
CUIDADOS PALIATIVOS PROF. LUCIA.
A formação e o mercado de trabalho dos técnicos em saúde:
“REDUÇÃO DOS ÍNDICES DE FALTAS DE ALUNOS À ESCOLA ” Diretoria de Ensino da Região de São Bernardo.

SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Vice Direção de Pós-graduação Stricto Sensu Julho de 2008 ENSP / FIOCRUZ.
SISTEMA DE INFORMAÇÃO DOS ASSUNTOS ESTUDANTIS -UFU
Gilson Carvalho HOMENAGENS DO 11º CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA.
AULA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
Educação a Distância no Núcleo de Informática Biomédica Renato M.E. Sabbatini Silvia Helena Cardoso.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA A SAÚDE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E SAÚDE SEMINÁRIOS DE EDUCAÇÃO.
Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional.
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Simpósio das Escolas Nacionais de Saúde Pública Brasil-Portugal Julho de 2008.
Recife - 03 a 06 de Dezembro de 2013 A configuração da Mobilidade Internacional em nível de graduação em uma IES Brasileira Liliane Gontan Timm Della Méa.
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
3ª CONFERENCIA “POLÌTICA E GESTAO DA EDUCAÇAO SUPERIOR NOS PAISES E REGIOES DE LINGUA PORTUGUESA ” Gestão Estratégica nas Instituições de Ensino Superior.
Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira.
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
As Políticas de Cotas e Ação Afirmativa no Acesso ao Ensino Técnico e às Escolas Médias Diferenciadas : uma agenda propositiva junto aos Movimentos Comunitários.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
DIREITO À SAÚDE E JUDICIALIZACÃO: DIFICULDADES E DESAFIOS Itana Viana, 31 de julho de 2015.
Transcrição da apresentação:

  A Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição pública de nível federal vinculada ao Ministério da Saúde com atuação em ensino, pesquisa, produção e serviços de referência. Com sede no Rio de Janeiro e unidades regionais em diversos estados brasileiros, além de um escritório em Maputo – Moçambique, a Fiocruz é considerada a mais importante instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina, sendo referência em pesquisas na área da saúde pública Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz

  Ensino – Oferece cursos de pós-graduação na área da saúde, equiparando-se a uma IES. No stricto sensu são ofertados 22 programas acadêmicos de mestrado e doutorado e 11 programas de mestrado profissional. No lato sensu são ofertados 58 cursos de especialização  A principal porta de entrada de alunos estrangeiros na Fiocruz é o Programa Estudante-Convênio de Pós-graduação (PEC-PG), com predominância de alunos de Moçambique, Angola, Cabo Verde e Guiné-Bissau. Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz

  O que significa acolher?  A fim de bem acolher, é necessário conhecer as dificuldades, os desafios, os fatores que favorecem ou desfavorecem a adaptação de alunos estrangeiros para que eles sejam realmente bem acolhidos  Alguns dos principais obstáculos na adaptação: moradia, assistência médica, conhecimento da burocracia legal Acolhimento do aluno estrangeiro – o aspecto humano na gestão

  O papel da instituições  IES – suporte social que auxilie a redução do estresse de aculturação resultante da mudança para uma nova cultura, com diferentes valores  Instituição e instituições – aspecto social está presente não apenas nas políticas e normas, mas se concretiza na vida cotidiana, nas instituições que regem ações individuais e coletivas. Instituições são as normas, regras e preceitos que regem as sociedades; são construções enraizadas na cultura, ainda que nem sempre sejam claramente explicitadas. Acolhimento do aluno estrangeiro – o aspecto humano na gestão

  O papel da instituições  “O viver fora do país de origem parece reavivar a necessidade de não perder as tradições culturais de origem e de pertença, ao mesmo tempo que cada estudante se transforma em um ser globalizado e parte de um mundo moderno” (Subuhana, 2009)  A experiência de cada um – discriminação, falta de reconhecimento de suas singularidades, adoecimento Acolhimento do aluno estrangeiro – o aspecto humano na gestão

  O papel da instituições  Ouvir para conhecer – o processo de construção conjunta de um projeto de acolhimento  Os primeiros resultados – redes de apoio, encontros, serviços  O aprendizado —Acolher o estrangeiro significa repensar as instituições — seja na acepção de organização, seja na acepção das regras. É a diferença trazida por aquele que vem de fora que o coloca em condições de questionar o que era até então inquestionável, em um processo contínuo de indagação do padrão cultural. Acolhimento do aluno estrangeiro – o aspecto humano na gestão

 Márcia Silveira Obrigada!