Como eu brinco? Conto, desenho e pinto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

Formação Sala de Leitura e Filosofia
ESTRUTURAS MOLECULARES EM 3 D
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
PROJETO PEDAGÓGICO 2012.
PROJETO PEDAGÓGICO.
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
O Aluno a Distância.
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Escola Est. De Ens. Fund. São Vicente de Paula – Erechim
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
índice Pesquisa. História: Literatura infantil História em quadrinhos.
Coleção Vitória-Régia
A CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS E JOGOS COM SUCATAS
O conteúdo.
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Cuidar e Educar: Papel de quem?
Licenciatura em Pedagogia a Distância
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
LEITURA NO ÔNIBUS.
Percepção do Espaço Pela Criança
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
PROJETO - SACOLA VIAJANTE Lajeado Grande
Jornal como Recurso Didático
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
CONCEITOS, BENEFÍCIOS E TIPOS DE ATIVIDADES LÚDICAS
Formadora: Janaína Lapuente
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
LEITURA DE CHARGES NA PERSPECTIVA POLIFÔNICA Macapá
Planejamento da Rotina Semanal
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica:
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
BRINQUEDO E BRINCAR Portfólio
Passeio ecológico e visita a exposição no Gasômetro
Contribuições da Educação Infantil para a formação do leitor e produtor de textos Suely Amaral Mello.
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
Retrato da Escola Básica Adriano Mosimann
Relatório do projeto Disciplina: Módulo de gestão integradas de mídias na educação Projeto - grupo 4 Tutor: Amauri Henrique Rosina Discente: Angela Cristina.
Quando foi criado? Foi criado em 2012 na E.E “ Paulo Virgínio” para estimular o estudo de matemática, começamos com 27 alunos e 4 monitores. Justificativa:
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE
Introdução: Estamos vivendo na era da informatização, e as crianças estão cada vez mais envolvidas nessas tecnologias e inconscientemente estão condicionadas.
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
Zum, zum, zum... Faz o avião do Infantil II.
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Memórias 5º ano - Itaim Maria Do Carmo Cordeiro Pelegrini.
BRINCADEIRAS DE TODOS OS TEMPOS
Eu e a Vovó pelas linhas da vida
O cinema na vida de cada um
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
UM JEITO DIFERENTE DE PRODUZIR COM MATÉRIA PRIMA RECICLÁVEL
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
HISTÓRIA DA AVIAÇÃO UM MENINO QUE SONHAVA VOAR...
Grafite: Uma arte de protesto em espaços públicos
Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Descobertas Turma: 2º ano Professora: Fátima Montes.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
DESCUBRA UM JEITO NOVO DE VIAJAR... ALUNOS 1º ANO B SEB DOM BOSCO-AHÚ.
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
Transcrição da apresentação:

Como eu brinco? Conto, desenho e pinto. Velho novo jeito de brincar Linhas da Vida – Balanço (5º ano – Turma 4) Como eu brinco? Conto, desenho e pinto.

Apresentação Brincar é uma experiência humana, rica e complexa que, na maioria das vezes apoiada por alguns objetos (os brinquedos), ajuda na construção da identidade, na formação de indivíduos ao longo dos tempos. Porém o acesso às novas tecnologias fez com que brinquedos tradicionais e simples perdessem espaço e as brincadeiras ganharam novas formas. Visando resgatar e valorizar brincadeiras antigas, apoiados nas atividades do Projeto Mundo Leitor no livro Linhas da Vida – Balanço, os alunos do 5º ano turma 4 realizaram uma série de atividades com esse objetivo. Começaram entrevistando pessoas mais velhas para conhecer de que forma se divertiam e como eram seus brinquedos.

Apresentação Nesse processo, visando engajamento e motivação dos alunos, as charges, tirinhas e quadrinhos foram usados como forma de representação da realidade da criança, além de possibilitar o trabalho das linguagens verbal e não verbal. Partindo desse pressuposto, utilizando todo o conhecimento adquirido ao longo das atividades propostas, os alunos montaram uma exposição com imagens que retratam suas vivências relacionadas às brincadeiras, valorizando dessa forma as descobertas, inovações e novas maneiras de brincar. É válido ressaltar que a leitura de gibis e quadrinhos também é considerada um entretenimento, portanto, mais uma forma de aprender brincando.

Objetivos Resgatar as brincadeiras antigas Valorizar antigas e novas brincadeiras Retratar as brincadeiras através de desenho Narrar vivências infantis através das tirinhas Realizar trocas a partir das vivências retratadas

Desenvolvimento 1º Momento: Seguindo as orientações da atividade proposta pelo livro Linhas da Vida, os alunos entrevistaram pessoas mais velhas sobre as brincadeiras que realizavam na infância. Em consonância com a atividade e em homenagem ao dia dos avós, no dia 25 de julho, os avós de um dos alunos foram convidados a participar de um bate- papo com a turma e a dividir com ela um pouco de suas memórias sobre os brinquedos que utilizavam quando crianças e de que forma se divertiam.

Desenvolvimento 2º Momento: Os estudos a cerca de tirinhas, quadrinhos e charges direcionaram a prática de algumas atividades e, partindo do tema “Como eu brinco”, os alunos realizaram uma produção nesse gênero textual, onde puderam expressar livremente suas preferências relativas às brincadeiras, o que permitiu a valorização das mesmas.

Desenvolvimento 3º Momento: Mais uma vez orientada pelo livro Linhas da Vida, a turma desenvolveu as atividades que foram desde a observação do quadro Brincadeiras de Ricardo Ferrari à criação de um painel coletivo com imagens de crianças se divertindo com brincadeiras que ultrapassam as barreiras do tempo.

Desenvolvimento 4º Momento: Os quadrinhos, tirinhas, charges e painel de brincadeiras produzidos pelos alunos foram reunidos em uma exposição que ocorreu na escola durante a “Semana da Criança”, entre os dias 05 a 09 de outubro, em homenagem ao dia da criança. Nesse período, os alunos do 4º e 5º ano tiveram acesso ao trabalho desenvolvido pela turma 4 do 5º ano e puderam trocar conhecimentos sobre as diferentes maneiras de se divertir.

Como brinco, eu conto assim...

Como brinco, eu conto assim...

Como brinco, eu conto assim...

Como brinco, eu conto assim...

Como brinco, eu conto assim...

Como brinco, eu conto assim...

Avaliação O processo inteiro foi uma grande troca de conhecimento e experiências: muitas brincadeiras antigas foram resgatadas e outras recém lançadas, como é o caso de alguns jogos eletrônicos, foram mencionadas. Apesar de existirem preferências declaradas por novas brincadeiras e brinquedos tecnológicos, nota-se claramente um encantamento por algumas das brincadeiras antigas citadas ao longo das atividades, principalmente as educativas, com regras pré-estabelecidas, que devem ser valorizadas, pois estimulam a responsabilidade e a disciplina, entre outros valores.

Galeria de Fotos