PROJETO DE PESQUISA
PLANEJAMENTO DE CADA ATIVIDADE PROJETO é... PLANEJAMENTO DE CADA ATIVIDADE PROJETO DE PESQUISA: Compreende uma das fases da pesquisa. É a descrição da sua estrutura.
DEMANDA: Processo, eficiência, prazos e metas DEMANDA: Processo, eficiência, prazos e metas. O planejamento da pesquisa pode ser definido como o processo sistematizado mediante o qual se pode conferir maior eficiência à investigação para, em determinado prazo, alcançar o conjunto das metas estabelecidas. (GIL, 2010, p. 03)
É... “projetar” no papel tudo o que é necessário para o desenvolvimento de um conjunto de atividades a serem executadas: - os objetivos; - os meios; - os recursos; e - a avaliação dos resultados.
Nele deve ser definido: - o que fazer - por que fazer - para que fazer - como fazer Esclarece o caminho a ser percorrido, as prioridades, os recortes e as estratégias (teóricas e metodológicas) a serem utilizadas.
Um projeto surge em resposta a um problema concreto. Elaborá-lo é, antes de mais nada, contribuir para a solução de problemas, transformando IDEIAS em AÇÕES.
O corpo do projeto pode seguir este roteiro: a) Elementos pré-textuais - Capa (opcional) - Folha de rosto (obrigatória) - Lista de ilustrações (opcional) - Lista de tabelas (opcional) - Lista de abreviaturas e siglas (opcional) - Lista de símbolos (opcional) - Sumário (obrigatório)
. capa (opcional): nome da entidade para a qual deve ser submetido, quando solicitado; nome(s) do(s) autor(es); título subtítulo (se houver, deve ser evidenciada a sua subordinação ao título, precedido de dois-pontos (:), ou distinguido tipograficamente); local (cidade) da entidade, onde deve ser apresentado; ano de depósito (entrega).
. folha de rosto (obrigatório): nome(s) do(s) autor(es); título; subtítulo (se houver, deve ser evidenciada a sua subordinação ao título, precedido de dois-pontos (:), ou distinguido tipograficamente); - tipo de projeto de pesquisa e nome da entidade a que deve ser submetido; local (cidade) da entidade onde deve ser apresentado; ano de depósito (entrega).
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Direito da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó, como requisito para a conclusão da disciplina de Metodologia da Pesquisa Jurídica III, sob a orientação dos professores Dr. Reginaldo Pereira e Ms. Nelí Bastezini Kronbauer.
. lista de ilustrações (opcional) Elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome específico, acompanhado do respectivo número da página. Quando necessário, recomenda-se a elaboração de lista própria para cada tipo de ilustração (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros).
. lista de tabelas (opcional) Elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome específico, acompanhado do respectivo número da página.
. lista de abreviaturas e siglas (opcional) Consiste na relação alfabética das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidas das palavras ou expressões correspondentes grafadas por extenso. Recomenda-se a elaboração de lista própria para cada tipo.
. lista de símbolos (opcional) Elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com o devido significado.
. sumário (obrigatório) Elaborado conforme a ABNT NBR 6027
b) Elementos textuais (obrigatórios) 1- Introdução . tema / delimitação do tema . problema . hipóteses (quando houver) . perguntas de estudo 2- Objetivos: . geral . específicos 3- Justificativa 4- Referencial teórico 5- Metodologia . tipo e alcance da pesquisa . indicação das fontes e técnicas de coleta e análise 6-Cronograma 7- Orçamento
c) elementos pós-textuais - referências (obrigatório) - glossário (opcional) - apêndice (opcional) - anexo (opcional) - índice (opcional)
Texto introdutório (dissertativo). a) ELEMENTOS TEXTUAIS 1- INTRODUÇÃO Texto introdutório (dissertativo). Aqui apresenta-se o tema e delimita-se o aspecto que será focalizado, a origem do problema (e como chegou até ele), sua formulação (preferencialmente em forma de pergunta) e as perguntas de estudo.
1.1 ESCOLHA E DELIMITAÇÃO DO TEMA Tema (geralmente constituído de duas palavras) é o assunto que se deseja estudar e pesquisar, apresentado de forma delimitada. É apresentado como o título do projeto. Recomenda-se usar título geral e um subtítulo técnico, especificando o objeto do estudo, dentro de uma determinada área. Tema = o que será explorado?
1.2 A ESCOLHA DO TEMA SIGNIFICA: - selecionar um assunto de acordo com as inclinações, as possibilidades, as aptidões e as tendências de quem se propõe a elaborar um trabalho científico. - encontrar um objetivo que mereça ser investigado cientificamente e que tenha condições de ser formulado e delimitado em função da pesquisa (LAKATOS; MARCONI, 1986).
A escolha do tema demanda alguns pré-requisitos: - a capacidade e a formação do pesquisador; - as experiências e vivências profissionais; - os conhecimentos anteriores; - a relevância científica da pesquisa.
Outros fatores de interesse são: recursos materiais, econômicos e pessoais necessários à execução da pesquisa; a escolha de um tema adequado as suas possibilidades, com material bibliográfico suficiente, disponível e atual e também que não seja muito complexo; e o trabalho depende muito do tempo disponível que o pesquisador tem para realizar a pesquisa.
O assunto de pesquisa também deve ser aplicável O assunto de pesquisa também deve ser aplicável. Ao pesquisar um tema que não pode ser aplicado em situações reais, o estudo tende a perder em significado, tornando-se árduo e maçante para o pesquisador. O tema estará bem delimitado quando responder a pergunta: “O que será explorado?”.
Delimitar o tema consiste em: - especificar o enfoque sobre o assunto escolhido; - delimitar o local onde a situação estudada se desenrola; - apontar os fatores aos quais se restringe a pesquisa; e fazer um recorte de sua amplitude. http://sosmonografiasdedireito.com.br/temas-de-direito/
1.3 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA: Investigar um problema é produzir conhecimento novo. Já tenho uma resposta para o problema em questão? Resposta positiva e problema resolvido não dão sustentação à produção de conhecimento novo.
O tema de pesquisa deve ser problematizado. Por que a pergunta? Para provocar um desequilíbrio no sujeito, para estabelecer um desafio que leve a uma reflexão e a uma produção. Nenhuma pergunta é neutra, pois provoca a atenção do sujeito para determinado aspecto da realidade. Qual a relevância da pergunta? O tema de pesquisa deve ser problematizado.
A formulação do problema deve ser elaborada na forma interrogativa, auxiliando na delimitação reflexiva e analítica, estabelecendo os limites para a realização da investigação. É necessário ter base, leitura para sustentação da pesquisa. O pesquisador deve ler o que já foi escrito e publicado sobre o assunto, fazendo com que essa atividade o auxilie no momento de escolha do material para o início de seu trabalho.
HIPÓTESES OU QUESTÕES DE PESQUISA Hipótese é uma afirmação provisória que se faz na tentativa de verificar a sua validade como possível resposta a um problema. A função da hipótese é propor explicações e, ao mesmo tempo, orientar a busca das outras informações. Os resultados finais da pesquisa poderão comprovar, redimensionar ou mesmo rejeitar as hipóteses (MARCONI; LAKATOS, 1988)
O papel fundamental da hipótese de pesquisa é sugerir explicações possíveis para os fatos. As hipóteses podem ser validadas ou refutadas no decorrer da pesquisa e, quando bem elaboradas, conduzem eficientemente à verificação documental, bibliográfica ou empírica, que são o propósito de muitas das pesquisas científicas. (GIL, 1999).
2- OBJETIVOS Mostram onde se quer chegar com a pesquisa, deixando clara a contribuição que o trabalho visa a atingir. Dividem-se em geral e específico.
2.2 Objetivos específicos: 2.1 Objetivo geral: Define o que se vai procurar. Usa-se verbos mais abrangentes. 2.2 Objetivos específicos: São instrumentais e constituem-se num desdobramento do objetivo geral. Pode haver de três a cinco para possibilitar a compreensão do estudo. Os verbos dos objetivos devem estar no infinitivo. O pesquisador precisa estar atento para verificar se, ao concluir seu trabalho, conseguirá atingir o objetivo indicado.
3- JUSTIFICATIVA Tem a finalidade de expor ao leitor os porquês do estudo, as razões que tornam esse trabalho necessário. Deve-se explicar qual é a importância ou a relevância do estudo para a comunidade científica, acadêmica, profissional, e para a sociedade, ou grupos determinados, relacionando as razões que outorgam valor à intenção de um projeto.
Deve-se buscar: Identificar o problema ou os problemas que justificam existir o projeto; Apresentar os argumentos que motivaram o projeto e esclarecer a preponderância do mesmo, bem como os meios utilizados para o apontamento das necessidades as quais o projeto visa a atender; Referência a sua possível contribuição para o conhecimento de alguma questão teórica ou prática ainda não resolvida.
Um projeto só será viável na medida em que se aplicar justificadamente a uma realidade, conforme as necessidades e as prioridades levantadas durante a fase de pesquisa e de planejamento.
4- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA é o embasamento teórico metodológico do trabalho, por meio de uma revisão bibliográfica; visa a segurança do pesquisador e muni-lo das informações básicas à investigação; e o papel do orientador é fundamental na indicação de autores e de obras que deem sustentação à pesquisa;
A revisão deve... - contextualizar teoricamente o problema e apresentar o estágio atual de conhecimento acerca da questão; implica o esclarecimento dos pressupostos teóricos que dão fundamentação à pesquisa, bem como das contribuições proporcionadas por investigações empíricas já realizadas; não é constituída apenas por referências ou sínteses, mas por discussão crítica das obras citadas.
Varia conforme as peculiaridades de cada estudo. 5- METODOLOGIA Define: as alternativas técnicas para a consecução prática e operacional da proposta de ação. Deve conter todas as etapas de realização da proposta de ação descritas no tempo e no espaço. Varia conforme as peculiaridades de cada estudo. O método indica o caminho, define o que fazer, as etapas a serem vencidas para alcançar os objetivos propostos. As técnicas se configuram como um conjunto de normas que orientam o como fazer, da forma mais adequada e precisa possível.
Não podem ficar de fora informações como: Tipo de pesquisa (experimental levantamento, estudo de caso...) Abordagem da pesquisa: quantitativa, qualitativa, quali-quantitativa População e amostra (extensão da população, processo de extração da amostra...) Coleta de dados: descrição das técnicas, como questionários, entrevistas, observações... Análise de dados: testes de hipóteses, correlação...
6- CRONOGRAMA DE AÇÃO Tempo disponível para as diferentes etapas e ações da pesquisa, que deverão ser previamente definidas. Indicação de quais e de quando serão realizadas as diversas atividades.
7- CUSTOS Por pequenas que sejam, as despesas precisam ser informadas/previstas, com identificação dos custos diretos e indiretos.
Devem ser elaboradas rigorosamente de acordo com a ABNT. 8- REFERÊNCIAS Devem ser elaboradas rigorosamente de acordo com a ABNT.
COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA https://www.unochapeco.edu.br/info/comite-de-tica-em-pesquisa-envolvendo-seres-humanos
DMITRUK ORTIZ, Hilda B. (Org DMITRUK ORTIZ, Hilda B. (Org.) Cadernos metodológicos: diretrizes de metodologia científica. 8. ed. rev. ampl. e atual. Chapecó: Argos, 2012. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.