Titulo original do artigo Autores . Nome da revista e ano; volume: páginas inicial- final. Titulo original do artigo Se mais de três autores usar o primeiro autor seguido da expressão “et al”. Nome da revista abreviado segundo regras. Journal of Periodontology = J Periodontol Usar estilo Vancouver exemplo: Silva AC et al . J Periodontol 2037;1030:30 – 37.
Objetivos Copie os objetivos originais do artigo. Esses objetivos encontram –se no final da introdução. Coloque entre aspas pois é copiado (citação direta). Não copie objetivos do resumo!
Diagrama causal Identifique a variável de exposição, desfecho, imagine todos os fatores de confusão e interação que deveriam aparecer no estudo e monte o diagrama. Comece pela exposição e desfecho: Prótese total Rugosidade Palatina Exemplo: estudo acima para verificar se o uso de prótese total altera a rugosidade palatina Preste atenção no sentido das setas. A hipótese principal tem linha mais grossa e deve ir da exposição para o desfecho
Adicione as variáveis de confusão e se tiver interação Adicione as variáveis de confusão e se tiver interação. A partir da variável de confusão temos setas duplas para a exposição e única para o desfecho. Seta única Prótese total Rugosidade Palatina Seta única Tempo de uso da prótese Seta dupla! Fator de confusão
Polimorfismo genético Fator de interação se houver deve incidir direto na associação entre exposição e desfecho. Polimorfismo genético Prótese total Rugosidade Palatina Tempo de uso da prótese
Alertas! Depois de completar o diagrama causal você está preparado para avaliar o artigo. Nunca leia material e métodos e resultados antes de fazer o diagrama causal para não se enviesar sua critica. É comum nos influenciarmos pelos comentários dos autores. Ainda nos influenciam: se os autores são famosos, se a faculdade é famosa etc... Escolas famosas, autores famosos comentem erros, é normal acontecer! Ninguém está julgando caráter de ninguém, a critica não é pessoal é apenas do artigo!
Análise do texto da introdução Descreva bem suscintamente o introdução do autor Análise se esta introdução fundamenta a necessidade de se fazer o estudo proposto.
Material e métodos Tipo de estudo (fornecido pelo autor) População alvo (ex: crianças de 7 - 12 anos) População de referência (alunos de escolas publicas e privadas de Ribeirão Preto) População de estudo (número de sorteados que foram examinados/entrevistados) Analise viés de seleção
Material e métodos Variável (s) Dependente(s) Como foi medida (exame, questionário etc), numero de examinadores, treinamento, controle de qualidade, e se categorizada como foi Variável(s) Independente(s) Como foi medida (exame, questionário etc), numero de examinadores, treinamento, controle de qualidade, e se categorizada como foi? . Análise possíveis vieses de informação
Material e métodos Estatística descrita para o estudo Análise se a estatística está descrita de forma apropriada levando em consideração conglomerados, estratificações e ajuste de fatores de confusão etc.
Resultados Resuma os resultados Copie todas as tabelas apresentadas no estudo (ctrl C e ctrl V). Se necessário acrescente informações além da tabela. Análise se a apresentação está correta e fácil de entender
Discussão Em tópicos descreva o que os autores escreveram. Avalie se os autores realmente discutem a validade interna do estudo
Conclusão Copie literalmente a conclusão do autor Avalie se a conclusão responde realmente o que foi proposto no objetivo dos autores.
Resumo (abstract) Copie o resumo do autor aqui. Avalie se o resumo reflete realmente o que estava no texto principal
Resumo das Críticas Descreva suscintamente as críticas que você realizou até o momento e avalie se o estudo poderia ter sido publicado do jeito que está ou se você o devolveria para ajustes, ou ainda se negaria a publicação.