DIREITO LIGADOS À LIBERDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIREITO À VIDA INTRODUÇÃO:
Advertisements

PRINCÍPIO DA ISONOMIA INTRODUÇÃO:
Direito Constitucional I – Direitos Fundamentais
Direito Constitucional
CURSO CIDADANIA E DIREITO À EDUCAÇÃO
Direito Constitucional II
VIGÊNCIA, VALIDADE, EFICÁCIA E VIGOR DAS NORMAS
Constitucional II 1.
TEORIA GERAL DO PROCESSO
PODER CONSTITUINTE O poder constituinte é a manifestação soberana da suprema vontade política de um povo, social e juridicamente organizado. É o poder.
DIREITOS E DEVERES DOS CIDADÃOS
AULA 15 – 23/11/2006 REVISÃO PARA A PROVA DE A2 PROFS. ALINE SALLES E CHRISTIANO MOTA WEB-TUTOR PÚBLIO ALVES DIREITO CONSTITUCIONAL I.
Existe Preconceito na igreja?
DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL
REMEDIOS CONSTITUCIONAIS
Mandado de injunção.
ORGANIZAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA
Direitos e Garantias Fundamentais
Direitos da personalidade
EFICÁCIA E APLICABILIDADE DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS
PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS
Trabalho.
DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS
A restrição de direitos fundamentais
DISCIPLINA: DIREITO HUMANOS
Grupos de Evangelismo na Escola
PROPRIEDADE INTELECTUAL E DIREITO DE IMAGEM Direito de Imagem e Direito à Informação Sydney L. Sanches SEMINÁRIO.
Unidade 2 - Direito Constitucional
Serviço de Liberdade Sindical OIT Genebra
DIREITO CONSTITUCIONAL
INSTITUIÇÕES DO DIREITO AULA REVISÃO 2ª. AVALIAÇÃO 29 e 30
Direitos e Garantias Fundamentais
DIREITO HUMANOS Unidade I Introdução
ESTADO E GOVERNO.
CONSTITUCIONALISMO E CONSTITUIÇÃO
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
DICOTOMIA Direito Objetivo (norma agendi)
A Constituição da República Federativa do Brasil
DICOTOMIA Direito Objetivo (norma agendi)
AÇÕES CONSTITUCIONAIS
LIBERDADE SINDICAL.
REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS
 Inviolabilidade do direito à vida (o legislador pode regulamentar como esse direito será protegido e a partir de que momento. Em determinados casos,
EFICÁCIA DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS
Princípios de Direito e Justiça na Distribuição de Recursos Escassos Paulo Gilberto Cogo Leivas Ministério Público Federal, RS Setembro 2009 VIII Congresso.
1. Conceitos de Direito Conceito: é o conjunto de normas jurídicas que regem o comportamento humano, estabelecendo uma sanção no caso de sua violação,
Direito Constitucional Vilma Maria de Lima.
FACISA DIREITO CONSTITUCIONAL II Prof. Ms. Rogério Abreu
DIREITO CONSTITUCIONAL
“TRABALHO DE FILOSOFIA DO 3º BIMESTRE DE 2007”
Legislação especial Bela. Jacinta de Fátima Pernambuco Costa
Informação Privacidade e Confidencialidade
Direito Constitucional
Disciplina de Filosofia Prof.ª: Thayanne Siqueira
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
DH DENTRO DO SISTEMA JURÍDICO BRASILEIRO
Direito Constitucional
Direito à Informação Tatiana Isabel Backes. Importância da Informação para o homem Homem das cavernas teria maior êxito na caçada se tivesse posse de.
DIREITO E JORNALISMO Aspectos Gerais:
LIBERDADE RELIGIOSA E DIREITOS HUMANOS
Sustentabilidade Social e Direitos Humanos Instituto Ethos Maio de 2009.
DIRETIO E JORNALISMO Tutela Civil no âmbito do Jornalismo – 2ª Parte Responsabilidade civil: Pressupostos da Responsabilidade civil: 1 - Conduta humana.
Agente Penitenciário Federal Reta Final Direitos Humanos Prof. Dr. George Niaradi.
LIÇÃO 8 - O RELACIONAMENTO COM PESSOAS DE UMA FÉ DIFERENTE
CRIME DE ABUSO DE AUTORIDADE
DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS E GARANTIAS CONSTITUCIONAIS BRASIL EVOLUÇÃO.
QUESTÕES – AULA 02 Ano: Banca: CESPE - Órgão: INSS
AULA 03 PRINCIPAIS ASPECTOS DO ARTIGO 5º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL “I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;”
Aula 4: Organização legal da educação brasileira.
AO ENCONTRO DOS DIREITOS HUMANOS Ao encontro dos Direitos Humanos.
Transcrição da apresentação:

DIREITO LIGADOS À LIBERDADE INTRODUÇÃO: A noção de liberdade não pode ser associada à arbitrariedade. Deve ser associada à idéia de responsabilidade, que serve como limite ao seu exercício. A Constituição protege os direitos de liberdade, impedindo sua supressão por emenda constitucional (CF, art.60, §4°, IV) ou por lei infraconstitucional. Mas isso não significa a impossibilidade de restrições com a finalidade de harmonizar o direito à liberdade com outros valores constitucionais e com a própria liberdade de terceiros.

DIREITO LIGADOS À LIBERDADE - Concepções do direito à liberdade: A noção de liberdade tem duas concepções: 1) concepção formal; 2) concepção material; 1) Concepção formal: Caracteriza a liberdade como um direito a que o Estado não impeça ações e omissões. É a liberdade geral de ação ou liberdade negativa. É uma permissão para fazer ou não fazer o que quiser, desde que não existam razões suficientes para justificar a restrição da liberdade. A liberdade pode ser restringida no caso de direito de terceiros ou de interesses coletivos.

DIREITO LIGADOS À LIBERDADE - Concepção material: Se caracteriza por estabelecer, nas situações de conflito ou colisão de direitos, o valor relativo da “liberdade geral de ação”. Esse valor relativo da liberdade geral é encontrado fazendo uma relação com os subprincípios concretizadores da dignidade da pessoa humana. Dentro do núcleo do valor liberdade encontra-se a autonomia da vontade, caracterizada como o direito de autodeterminação que deve ser assegurado a cada pessoa.

DIREITO LIGADOS À LIBERDADE - Direitos ligados à liberdade: A Constituição consagra diversos direitos individuais relacionados ao valor liberdade: 1) liberdade de manifestação do pensamento; 2) liberdade de informação; 3) liberdade de consciência, de crença e de culto; 4) liberdade de locomoção; 5) liberdade de reunião e associação; 6) liberdade de profissão.

DIREITO LIGADOS À LIBERDADE 1) liberdade de manifestação do pensamento: O homem não se contenta apenas em ter suas próprias opiniões. Ele quer expressá-las e convencer os outros de suas idéias. Por isso a liberdade de manifestação necessita de proteção jurídica. A CF/88 assegurou este direito como uma das cláusulas pétreas (art.5°, IV). Mas a liberdade de manifestação pode atingir direitos de terceiros. Por isso, é vedado o anonimato, pois em caso de abuso de direito, poderá gerar indenização por danos materiais, morais ou à imagem do ofendido. Por causa da vedação do anonimato, questiona-se a utilidade dos serviços de disque-denúncia e a licitude da delação anônima.

DIREITO LIGADOS À LIBERDADE 2) liberdade de informação: A Constituição assegura a todos o acesso à informação protegendo, quando necessário ao exercício profissional, o sigilo da fonte (art.5°, XIV); A liberdade de informação abrange o direito de transmitir, do qual decorre a liberdade de imprensa, e o direito de receber uma informação. O direito de transmitir uma informação tem três limites: A) a veracidade das informações; B) a relevância pública; C) a forma adequada de transmissão; A CF/88 também veda a censura administrativa mas permite a análise judicial do caso concreto na hipótese de colisão de direitos constitucionais, a exemplo do direito à privacidade.

DIREITO LIGADOS À LIBERDADE 3) liberdade de consciência, de crença e de culto: Deriva da concepção de pluralismo religioso, de Estado laico, sem religião oficial. É uma liberdade importantíssima para evitar conflitos entre os adeptos de variadas concepções. A liberdade de consciência permite que as pessoas tenham seus valores morais e espirituais, independentes de qualquer aspecto religioso. A liberdade de crença significa que cada tem direito de crer em alguma coisa ou não ter crença alguma (ateus). A liberdade de culto significa que as pessoas podem se reunir, sem autorização prévia, em qualquer local, desde que o exercício desse direito esteja em harmonia com outros valores constitucionais.

DIREITO LIGADOS À LIBERDADE Aspectos a serem analisados na liberdade de consciência, crença e de culto: - escusa de consciência; - recusa de transfusão de sangue pelas Testemunhas de Jeová; - colocação de símbolos religiosos em locais públicos; - feriados religiosos; - ensino religioso; 4) liberdade de locomoção: É um dos aspectos da liberdade física do homem. Engloba não apenas o direito de “ir e vir”, mas também o direito permanecer (art.5º, XV). Mas este direito pode sofrer restrições no seu exercício.

DIREITO LIGADOS À LIBERDADE São exemplos de restrições: penas privativas de liberdade, a quarentena, o estado de sítio; Ainda pode passar por regulamentação dos poderes públicos: na regulamentação da utilização das vias públicas. A liberdade de locomoção não impede que ela seja disciplinada. 5) liberdade de reunião e associação: São direitos individuais de expressão coletiva. A diferença entre esses direitos é que a reunião tem duração limitada, enquanto a associação tem caráter permanente. A liberdade de reunião pode ser exercida em qualquer local (reservado ou aberto ao público), independente de autorização dos poderes públicos. Mas deve ser uma reunião pacífica e sem armas, com prévio aviso à autoridade competente.

DIREITO LIGADOS À LIBERDADE A liberdade de associação tem caráter negativo, ou seja, é satisfeito quando o Estado não intervém na criação e funcionamento das associações. Também significa que ninguém poderá ser compelido a se associar ou a permanecer associado contra a própria vontade. E as associações podem representar, judicial ou extrajudicialmente, seus filiados. Mas deve haver autorização expressa e ser pertinente aos fins sociais da associação. 6) liberdade de profissão: Uma das expressões fundamentais da liberdade humana é a escolha do seu trabalho, de sua profissão. O desdobramento da liberdade de profissão é o princípio da livre iniciativa, que conduz à livre escolha do trabalho. 10

DIREITO LIGADOS À LIBERDADE O dispositivo constitucional que consagra a liberdade de profissão (CF, art.5°, XIII) contém uma norma de eficácia contida, ou seja, a liberdade de escolha é livre, até que venha a ser regulamentada em lei a profissão. 11