O Psicólogo e a Saúde do Trabalhador

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESULTADOS CONSIDERAÇÕES INTRODUÇÃO JUSTIFICATIVA OBJETIVO METODOLOGIA
Advertisements

PSICOLOGIA DA SAÚDE X PSICOLOGIA HOSPITALAR: Definições e Possibilidades de Inserção Profissional Elisa Kern de Castro Pontifícia Universidade Católica.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA CAMPUS XI – SERRINHA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - DEDC INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NAS SÉRIES INICIAIS.
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
RESIDÊNCIA FARMACÊUTICA: VISÃO HUMANISTA
Atuação do Psicólogo em Hospitais
A SAÚDE DO TRABALHADOR PELA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Pedagogia da pesquisa-ação
O Professor de Educação Física e os
A Atuação do Serviço Social
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 A OIT E A DEFINIÇÃO.
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E O FAZER DO PSICÓLOGO
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Políticas Sociais em Saúde Pública
A atuação do Psicólogo em Saúde Pública.
A ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
RENAST Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Ouvidoria Órgão de Participação Social
ESF Integralidade da assistência
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Modelo biologista e tecnicista hegemônico
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
A Sociedade humana: generalidades
ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
O projeto profissional do Serviço Social do INSS
XXIX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo Curso: Vigilância em Saúde nas Redes de Atenção à Saúde José Olimpio Moura de.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
Bibliografia Gama CAP, KODA MY. Psicologia Comunitária e Programa de Saúde da Família: Relato de uma experiência de estágio. Revista Psicologia Ciência.
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS NA PRÁTICA CLÍNICA
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Psicologia da Saúde: caracterização do campo de saber
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
Doenças Crônicas e Regulação Estatal de Produtos de Uso Humano no Contexto das Desigualdades Internacionais em Saúde: Programa de Pesquisa e Comunicação.
Assistência Farmacêutica
Políticas Públicas de Saúde: PSF
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
TERRITORIALIZAÇÃO.
Composição dos Conselhos de Assistência Social
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Luana Rêgo Colares de Paula Orientadora:
Essência do projeto Universidade de Brasília Gestão de Processos Grupo Cinza – 05 Componentes: Mariane Bezerra, Alexandre Murrai, Alexandre Dutra e Israel.
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Dailton Alencar Lucas de Lacerda (UFPB);
Inserção da Psicomotricidade na Residência em Ed. Física como componente da Resdência Multiprofissional em Saúde da Família/FURB/SEMUS- Blumenau. CONSIDERAÇÕES.
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
A Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde
OSP I Odontologia Social e Preventiva
Psicologia e Saúde Pública Profa. Lédice L. Oliveira
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA.
Transcrição da apresentação:

O Psicólogo e a Saúde do Trabalhador Psicologia e saúde do trabalhador: práticas e investigações na Saúde Pública

O cuidado à saúde dos trabalhadores nos serviços de saúde pública no Brasil dá-se a partir de meados dos anos 80 do século XX. Implantação do Sistema Único de Saúde (SUS).

A luta pela redemocratização teve um grande impulso. O movimento sindical. Reivindicava democracia no interior das fábricas e maior participação no controle do trabalho

Insere-se o Programas de Saúde do Trabalhador (PSTs).  Tais instâncias integram ações de assistência, promoção e prevenção, mediante atuação de equipes multiprofissionais, Saúde Coletiva.

Possibilidade de se apreender outras implicações e relações entre trabalho e saúde-doença, como as ligadas à organização/divisão do trabalho. Tal enfoque permite uma visão do trabalho que supera aquela do ambiente e seus agentes e da saúde como uma adaptação constante, colocando-a numa perspectiva de interação entre o biológico e o psíquico, constituindo um nexo psicofísico indissociável

O modelo de organização de serviços de saúde pública que derivou dessa abordagem insere-se na política de saúde preconizada pelo SUS.  A saúde dos trabalhadores é entendida como prática teórica cujos agentes são equipes multiprofissionais e trabalhadores.

É nesse contexto que se configura a abordagem da psicologia voltada para a saúde dos trabalhadores. Atua privilegiadamente nos PSTs/CERESTs, que em graus variados executam ações sobre problemas de saúde no trabalho, de forma contínua, num território. A saúde do trabalhador solicita um olhar que busque formas de atuação que possibilitem operacionalizar a noção de atenção à saúde – o que inclui ações de prevenção primária, assistência e promoção da saúde.

Nesse contexto, a Psicologia inicia a sua aproximação com os problemas de saúde do trabalhador a partir de dois caminhos distintos. O primeiro ocorre em um órgão sindical de pesquisa em saúde e trabalho (Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho - DIESAT) (Ribeiro, Lacaz, Clemente, & Dutra, 2002).O segundo, por meio dos serviços de saúde pública.

A inserção do psicólogo no DIESAT possibilitou conhecer – a partir das demandas de pesquisa, de assessoria em avaliação de condições de trabalho e de formação em saúde – os problemas sentidos pelos trabalhadores e pelas direções sindicais como importantes.

A concepção de base sobre o processo saúde-doença e trabalho apresentada pela Saúde do Trabalhador e as linhas mestras que orientam suas ações abrem amplo leque de possibilidades de adoção de práticas.

Ao lado das atividades de assistência e de prevenção, a educação em saúde é um dos pilares do tripé do planejamento dos serviços em saúde dos trabalhadores. Nas quais as atividades em grupos, e educação sobre saúde, esta presente diretamente.

Outro papel importante desempenhado pela equipe multiprofissional dos PSTs/CERESTs, em que a participação do psicólogo é relevante. Esta nas unidades básicas de saúde. Prontos-socorros e hospitais. Saúde mental, causados no trabalho.

A história das relações entre Psicologia e Saúde do Trabalhador no âmbito da Saúde Pública evidencia o que também se mostra presente em outras áreas da Psicologia: como nos serviços públicos. Nota-se que a criação dos PSTs/CERESTs possibilitou a inclusão da atenção psicológica na promoção, assistência e prevenção na saúde dos trabalhadores.

Referências: SATO, Leny et al. Psicologia e saúde do trabalhador: práticas e investigações na Saúde Pública de São Paulo. São Paulo: Estudos de Psicologia, 2006.

Alunas: Franciele Innocente Fão Idione Fellippi Marilei Brandão Fereira Sônia Bottega