O que é uma universidade? Instituição/organização que compreende uma rede de relações entre comportamentos das pessoas que a constitui (Botomé, 1996),

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Advertisements

DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Do networking à construção de redes sociais: um novo desafio.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
AVALIAR ?? determinar valor (diferentes abordagens)
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Hillegonda Maria Dutilh Novaes 11o Congresso Mundial de Saúde Pública
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
Avaliação Institucional
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
SÉCULO XX.
IX Encontro dos Assessores de Comunicação das Instituições de Ensino Superior Comunitárias Realização ABRUC/Apoio Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Núcleo Regional de Educação de Toledo
GESTÃO ESCOLAR.
Álamo Pimentel. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pós-doutor em Sociologia do Conhecimento pelo Centro de Estudos Sociais.
Tecnologias Sociais e compromissos com o desenvolvimento humano"
Pacto do Ensino Médio e o REM
Perfil do Profissional
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Desenvolvimento Comunitário
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Acolhimento O que entendemos por acolhimento?
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
INDISSOCIABILIDADE EXTENSÃO, ENSINO E PESQUISA
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
Autoavaliação Institucional e a CPA
Prof. Dr. Franclin Nascimento Goiânia/GO, 09 de novembro de 2012
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
AUTONOMIA MORAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
Prof. Ms. José Elias de Almeida
DISCUTINDO A INTERDISCIPLINARIDADE
História nas atuais propostas curriculares
Universidade Federal de Uberlândia
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
O profissional da gestão escolar e suas implicações
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Política Educacional Brasileira
Orientações para o Planejamento Escolar 2013
Ministério da Educação
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
SOCIOLOGIA MÍDIA E POLÍTICA
Atuação dos agentes de Controle Social
Fundamentos da Administração Pública
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
Extensão Universitária: Avaliação e Curricularização
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
1 Núcleo de Psicologia Comunitária da UFC: espaços de co-construção do psicólogo e do sujeito comunitário a partir de uma práxis de transformação Autores:
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
Universidade Comunitária da Região de Chapecó Curso de Serviço Social Disciplina: Serviço Social de Política Social CONTROLE SOCIAL.
CRITÉRIOS DE JUSTIÇA PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA DE POLÍTICAS PÚBLICAS: reconhecimento, redistribuição, representação e realização. José Henrique de Faria.
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
Escola de Conselhos do Pará Vivência Formativa Eixo 2: Estado e Políticas CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON.
Gestão Escolar Compartilhada Por Oneida Abadia Alves de Carvalho Secretária Municipal de Educação de Perdizes.
Transcrição da apresentação:

O que é uma universidade? Instituição/organização que compreende uma rede de relações entre comportamentos das pessoas que a constitui (Botomé, 1996), cuja conduta assumida pelos seus componentes irá gerar resultados diferenciados na sociedade. FUNÇÃO SOCIAL

Ensino, pesquisa e extensão Qual a função social da Universidade? “ Sua existência tem sido marcada por críticas das mais díspares que refletem fundamentalmente posições divergentes quanto à sua conceituação e finalidade. Esses posicionamentos marcam as diferenciações nas argumentações sobre o papel essencial da universidade. (...) Alguns defendem uma universidade voltada principalmente à ciência e à tecnologia, outros lamentam o negligenciamento da cultura geral e das humanidades. (...) se não há consenso quanto às funções da universidade, tampouco há unanimidade sobre a sua ênfase.” Elisabete Pereira (1994:42) CRISE DA UNIVERSIDADE??? CRISE DE IDENTIDADE DA UNIVERSIDADE????

Ensino, pesquisa e extensão: qual a função social da Universidade? O desafio de encontrar um ponto em comum está na constatação de que, mesmo complexa e contraditória, a Universidade é uma instituição primordial para o bom desenvolvimento da sociedade. É na diversidade do conhecimento que está a positividade para a leitura e compreensão da realidade visando as transformações necessárias. Pois, numa perspectiva realmente democrática, “ a função de qualquer instituição social é melhorar a qualidade de vida de todos na sociedade” (Botomé, 1996)

FUNÇÃO SOCIAL DA UNIVERSIDADE PRODUZIR CONHECIMENTO E TORNÁ-LO ACESSÍVEL: é o que lhe dá uma identidade e a diferencia das outras instituições sociais. educação universitária entendida como um processo de desenvolvimento integral, formadora de cidadãos, num continuun de troca de saberes confrontando-se permanentemente conhecimento acadêmico/científico com realidade social. formação retroalimentada por questões atuais que desafiam o “mundo real”.

Ensino, pesquisa e extensão: qual a função social da Universidade? Na universidade, ciência, arte, tecnologia e cultura têm funções sociais definidas, devem guiar-se pela prioridade de atender as necessidades do local, da região e do país. Se a universidade participa da sociedade, deve estar atenta e sensível aos seus apelos e problemas sociais. UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA (UNOCHAPECÓ)

A universidade comunitária Na sua forma pública não estatal, deve desenvolver um projeto comum, despertando uma identidade e levando à construção de compromissos e responsabilidades que correspondam à abertura da universidade para a comunidade.

Características da universidade comunitária: (Cfme. Caco Baptista) funcionamento e organização baseados nos princípios da gestão democrática, finalidade não-lucrativa, atendimento do interesse público, controle público das atividades da instituição, prestação de contas à sociedade e ao poder público, representação e participação da comunidade na gestão da universidade, transparência administrativa financeira, compromisso com o desenvolvimento regional / ênfase no desenvolvimento da comunidade e da região inserção na vida da comunidade tipo de propriedade (“não ter dono”, ser uma fundação ou associação civil)

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA O conceito comunitário expressa uma dimensão e atitude política nova e está mais perto da noção de democracia e justiça social que de privilégios de acesso ao ensino superior. Sob essa ótica, o termo comunitário incorpora e soma a noção geográfica de identidade regional, o sentido sociológico de relações culturais, sociais e políticas de uma determinada população local e regional. O conceito de comunitário ganha limites físicos, identidade histórica local e regional. (Walter Frantz).

A extensão universitária A extensão é um dos componentes mais importantes na definição da identidade da universidade, pois caracteriza-se pela inserção direta na sociedade (Botomé, 1996). Se a universidade tem a missão de produzir conhecimento e torná-lo acessível, as atividades de extensão também devem ser condição para que se cumpra tal compromisso.

Extensão universitária ( Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras). A extensão é um processo educativo, científico e cultural que, articulado com o ensino e a pesquisa, deve viabilizar a relação transformadora com a sociedade. Expressa um compromisso social com a sociedade, não desvinculado das responsabilidades próprias do ensino e da pesquisa.

Extensão universitária ( Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras). Enquanto expressão de diálogo permanente com a sociedade, ao atender necessidades e demandas de pessoas e organizações sociais, frequentemente rompe com uma tendência de isolamento elitizante dos espaços tradicionais da universidade. Ou seja, Conceber e praticar extensão numa perspectiva emancipatória e transformadora, requer abandonar concepções que a vinculam a um viés assitencialista, cuja responsabilidade maior seria redimir a universidade do seu tradicional isolamento, reforçado muitas vezes pelo ensino e pela pesquisa.