INDICADORES DE SAÚDE Medidas do “estado da saúde” é uma antiga tradição da saúde pública Mortalidade e Sobrevivência. Controle de doenças infecciosas e.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IDH Muito se fala sobre Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos países, entretanto, várias pessoas não conhecem os critérios utilizados para a realização.
Advertisements

Epidemiologia e Saneamento
Informe sobre Sistemas de Informação em Saúde
Álvaro Escrivão Junior
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Epidemia: Ocorrência de doença em um grande número de pessoas ao mesmo tempo.
Fontes de Dados e Sistemas de Informação Claudia Barleta 2010.
METODOLOGIA DE CÁLCULO DA TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL
PACTO DE INDICADORES DA ATENÇÃO BÁSICA
Diretoria de Vigilância Epidemiológica
Secretaria de Vigilância em Saúde
Aspectos gerais A doença diarreica aguda ainda é um dos grandes problemas de saúde pública no mundo, sendo uma das principais causas de morbidade e.
SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE
PROJETO: DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA SECRETARIA.
Indicadores Epidemiológicos
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE (SIS)
COMO SE MEDE O ESTADO DE SAÚDE DE UMA POPULAÇÃO?
EPIDEMIOLOGIA, SAÚDE PÚBLICA E INDICADORES DE SAÚDE
Epidemiologia e Saúde Ambiental
SAÚDE INDIVIDUAL E COMUNITÁRIA
Sistema de informações em saúde
INDICADORES DE SAÚDE.
Drª. Elisete Navas Sanches Próspero
SAÚDE MATERNO INFANTIL
Saúde Integral da Criança
PROCESSO SAÚDE DOENÇA 20 BIMESTRE AULA 1 CLÁUDIA HAGGI FAVERO
DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE
EPIDEMIOLOGIA E SERVIÇOS DE SAÚDE
FONTES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NO SUS
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
Vigilância Epidemiológica do Câncer e de seus Fatores FUNASA Universidade Federal Fluminense Instituto de Saúde da Comunidade Departamento de Epidemiologia.
Epidemiologia de Medicamentos – Mortalidade e Morbidade
O Mundo em Perspetiva Economia C 12.º Ano
A Rede Mãe Paranaense Em 2011 a SESA iniciou o processo de implantação da Rede Mãe Paranaense com a introdução da estratificação de Risco das gestantes.
CONCEITOS PARA ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE SAÚDE
Disciplina de Epidemiologia I Faculdade de Saúde Pública da USP
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE
Mas como medir a saúde da população?
ESTATÍSTICA NA PRÁTICA DOS SERVIÇOS DE SAÚDE
Indicadores socioeconômicos do Brasil.
Seminário Preparatório da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde 5 de agosto de 2011.
Vigilância Epidemiológica
OFICINA DE QUALIFICAÇÃO DE FACILITADORES DO NASF
Prof. Gabriela LottaEDS Propriedades dos Indicadores Indicadores de Políticas Públicas.
1.
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA
Ciências Naturais 9.º ano
Sistemas de Informação em Saúde
INDICADORES DE SAÚDE Profa. Priscilla Indianara Di Paula Pinto Taques.
Avanços e desafios para a infância e a adolescência no Brasil
ou seja, resultado de determinações históricas estruturais
Programa Bolsa Família
INDICADORES DE SAÚDE.
Indicadores de exposição aos riscos e de vulnerabilidade
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE
Medidas em saúde coletiva: indicadores de morbidade
Profª Enfª Adriana Cristina Hillesheim EPIDEMIOLOGIA NOS AGRAVOS A SAÚDE DO ADULTO INDICADORES DE SAÚDE.
Medida da Saúde Coletiva Prof. Claudia Curbani V. Manola.
Profª Enfª Adriana Cristina Hillesheim EPIDEMIOLOGIA APLICADA ÀS EMERGÊNCIAS INDICADORES DE SAÚDE.
Redução da Mortalidade Infantil e do Componente Neonatal
VIGILÂNCIA DE AIDS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Entre 1982 e 2014, o ERJ registrou : casos de Aids, sendo: casos (SINAN) SISCEL/SICLOM.
PAPEL DA RIPSA NO APOIO A PRODUÇÃO DE INDICADORES DE INTERESSE DA SAÚDE E DO SUS Brasília, 05 de junho de 2013 Nereu Henrique Mansano
Fontes de Dados Demográficos São José dos Campos 7 de maio de 2007 Ricardo Ojima Conceitos fundamentais e formas de acesso.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação do SUS. Gerência de Coordenação.
Medidas de ocorrência de eventos em saúde Agosto de 2011 Prof. Marcia Furquim de Almeida e Zilda Pereira da Silva Prof as. Marcia Furquim de Almeida e.
Indicadores Socioeconômicos Professora Edir Antunes Carvalho.
UM CASO: A CONSTRUÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO MATERNO E INFANTIL: REDE CEGONHA SUL MATOGROSSENSE.
25 a Oficina de Trabalho Interagencial – OTI Rede Interagencial de Informações para a Saúde - RIPSA Usos das correções no SIM Dr. Juan Cortez-Escalante.
VIÉS. VIÉS Distorção dos resultados de uma pesquisa em decorrência de erros sistemáticos (não aleatórios).
Profa.Msc Ana Catarina de Melo
Transcrição da apresentação:

INDICADORES DE SAÚDE Medidas do “estado da saúde” é uma antiga tradição da saúde pública Mortalidade e Sobrevivência. Controle de doenças infecciosas e a melhor compreensão do conceito de saúde e de seus determinantes morbidade, acesso ao serviço, qualidade da atenção, condições de vida e fatores ambientais. Os indicadores de saúde baseia-se em medidas negativas, medidas de doença. Indicadores são medidas-síntese. Contêm informações sobre determinados atributos e dimensões do estado de saúde, e o desempenho do sistema de saúde. Refletem a situação sanitária de uma população e servem para a vigilância das condições de saúde.

A construção de um indicador é complexo: a simples contagem direta de casos de determinada doença, proporções, taxas ou índices mais sofisticados como a esperança de vida ao nascer. A qualidade de um indicador depende dos componentes utilizados em sua fórmula ( freqüência de casos, tamanho da população em risco, etc) e da precisão dos sistemas de informação empregados ( registro, coleta, transmissão dos dados, etc.). O grau de excelência de um indicador deve ser definido pela VALIDADE (capacidade de medir o que se pretende); CONFIABILIDADE (conferir os mesmos resultados quando aplicado em condições similares). É determinada pelas características de SENSIBILIDADE (medir as alterações desse fenômeno); ESPECIFICIDADE ( medir somente o fenômeno analisado); MENSURABILIDADE (baseado em dados disponíveis e fáceis de conseguir), RELEVANCIA (responder a prioridades de saúde) e, CUSTO-EFETIVIDADE (os resultados justificam o investimento de tempo e recursos).

Indicadores de saúde Compreensão e interpretação, acesso de análise a qualquer pessoa que direta ou indiretamente lida com o sistema de saúde – “controle social”. Os indicadores de saúde são ferramentas para fundamentar a gestão e avaliação da situação de saúde. Um conjunto de indicadores tem como propósito produzir evidencias sobre a situação sanitária e suas tendências, inclusive documentando as desigualdades em saúde. - A Rede Interagencial de Informações para a Saúde - RIPSA (grupo de trabalho, representados pelo MS, Opas e instituições-chave da política de informações em saúde no país); Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE; Associação Brasileira de Saúde Coletiva – ABRASCO; Faculdade de Saúde Pública de São Paulo – USP; Instituto de Pesquisa Econômica aplicada - Ipea

Seis subconjuntos temáticos de indicadores de saúde Esses dados são gerados pelas secretarias municiais de saúde e informados a Secretaria Estadual da Saúde e ou ao Ministério da Saúde. Demográficos Mortalidade Socioeconômico Morbidade Fatores de risco Acesso Recursos

MEDIDAS DA OCORRÊNCIA DOS AGRAVOS À SAÚDE, NÚMEROS E TAXAS 1- INCIDÊNCIA: Número de casos novos de um agravo à saúde que ocorreram em um determinado período de tempo, geralmente um ano. Taxa n De = nº de casos novos no período X 10 Incidência população no meio do período 2- PREVALÊNCIA INSTANTÂNEA: número de casos de um agravo existente em um determinado momento do tempo. Inclui, portanto, casos novos e antigos. Taxa de n Prevalência= nºde casos existentes em 1 momentoX 10 Instantânea população existente no momento

3- PREVALÊNCIA DE PERÍODO: número de casos de um agravo à saúde que existiram em um determinado período de tempo, em geral um ano. Taxa de n Prevalência= nº de casos existentes no período X 10 No Período população no meio do período 4- MORTALIDADE GERAL: número de óbitos ocorridos em um determinado período de tempo, em geral um ano. Taxa n De = nº de óbitos no período X 10 Mortalidade população no meio do período 5- MORTALIDADE INFANTIL: a mortalidade infantil diz respeito a óbitos entre menores de um ano. Taxa de n Mortalidade= nºde óbitosdecrianças<de1ano no período X 10 1.000 Infantil nº de crianças nascidas vivas no período

ESPERANÇA DE VIDA AO NASCER 6- MORTALDIADE MATERNA: a mortalidade materna diz respeito a óbitos por causas obstétricas diretas ou indiretas (complicações da gravidez, do parto e do puerpério) ocorridas até 1 ano após último parto ou cesárias. Taxa de n Mortalidade = nº de óbitos por causas obstétricas X 10 100.000 Materna nº de nascidos vivos no período ESPERANÇA DE VIDA AO NASCER Este indicador é de difícil cálculo, sendo calculado pelo IBGE para os anos censitários. Este número demonstra a esperança de tempo de vida de uma pessoa. No Brasil varia bastante conforme a região. EVENTO SENTINELA O conceito de ENENTO SENTINELA foi traduzido por RUTSTEIN er al. (1976) como a ocorrência de doença, invalidez ou morte desnecessária. Como desnecessária ou previnível o autor considerou as condições que contam com tecnologia médica suficiente para evita-las. Exemplo: ocorrência de tétano neonatal- Investigando este caso ocorreram ao menos duas falhas: mãe não imunizada contra tétano e contaminação do coto umbilical. Paciente não fez pré-natal? Paciente faltosa? Não foi observado vacinas da gestante? Não foi orientado sobre higiene e cuidados com o coto umbilical?

FONTES DE INFORMAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA TENDÊNCIA NO TEMPO A realidade sanitária de um Município não é estática, esta realidade pode mudar com o tempo, pela intervenção específica do setor saúde, ou por fatores biológicos. Exemplo: a AIDS não é problema no Município, pois existe apenas um pequeno número de casos, mas a tendência é ascendente. Chegará a ser um problema? Quando ativar as medidas de intervenção? FONTES DE INFORMAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA SIM = Sistema de informação em mortalidade SINASC = Sistema de informação sobre nascidos vivos SINAN = Sistema de Vigilância Epidemiológica OUTRAS FONTES DE DADOS SIH/SUS = Sistema de Informações Hospitalares (DATASUS) da Fundação Nacional de Saúde Este sistema armazena os seguintes dados: -dados cadastrais e leitos de hospitais; - lançamentos (valores pagos) dos hospitais; -dados cadastrais dos prestadores de serviço (terceiros); -lançamento (valores pagos ) dos prestdores de serviços (terceiros); -situação das AIH (autorização de internamento hospitalar) normais e de longa permanência.

SIAB= Sistema de informação ambulatorial Este sistema armazena dados sobre os serviços desenvolvidos na Atenção Básica de Saúde Indicadores de cobertura Indicadores demográficos Indicadores socioeconômicos Indicadores de morbidade e fatores de risco Indicadores de mortalidade Indicadores de recursos http://www.datasus.gov.br/idb OUTROS INDICADORES ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO – IDH - Criado para acompanhar, nos países membros do Sistema das Nações Unidas. Permite aferir a longevidade de uma população, medida pela esperança de vida ao nascer; a educação, expressa pelas taxas de alfabetização e matrículas no ensino primário, médio e superior; renda ou PIB per capita, ajustada pela paridade de compra entre os países; as condições de moradia, o destino adequado do lixo e dejetos, o nível educacional, a condição sócio-econômica, os hábitos alimentares, o sedentarismo e o lazer também nos mostram as condições de saúde de uma pessoa, família e comunidade.