Projeto de Redes 4º Semestre Aula 3 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas I
Advertisements

BENCHMARKING.
A estrutura do gerenciamento de projetos Introdução
Sistemas Distribuídos
Paulo Landgraf ICEC 24/03/2017 Projeto de Redes Paulo Landgraf ICEC
Engenharia de Software
Gestão Estratégica de Operações
Gestão Estratégica de Operações
Professor Sílder Lamas Vecchi
Faculdade de Ciências Sociais de Aplicadas de Petrolina – FACAPE
Gerenciamento da Integração
PREVISÃO DE VENDAS Carlos Roberto C. Almeida.
Gestão do Conhecimento na prática
O processo de coletar os requisitos (escopo do cliente)
Implementação de Sistemas
Faculdade Pitágoras Prof. Fabrício Lana
3 – Projeto Lógico da Rede
Projeto de redes Faculdade INED Prof. Fabricio Lana Pessoa
1 SIPE – ETAPAS Como é uma atividade demorada e que, muitas vezes, demanda recursos consideráveis como consultores, reuniões, viagens, etc., o Planejamento.
Pré-Implantação Estudo de Viabilidade
O Ambiente Cooperativo
Prof.Alfredo Parteli Gomes
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Segurança e auditoria de sistemas
Análise de problemas Capacidade de pensamento crítico
Tecnologia da Informação
Redes de Computadores Aula Inaugural.
Arquitetura do marketing
Função da Administração:
Levantamento de Requisitos
GESTÃO DE PROCESSOS Aula 8 – Modelagem dos Processos / Indicadores de Desempenho de Processos Prof. Cláudio Zeferino.
Planejamento Estratégico
Levantamento de Requisitos
A Planejamento de Tecnologia da Informação nas Empresas – 3ª Fase continuação Diagrama de Entidade - Relacionamento Representa o relacionamento de todas.
Planejamento da Tecnologia de Informação nas Empresas n Prof. Wladimir da Costa 5 a Fase - Planejamento Organizacional para a Área de Informática.
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
Sistemas de informação para processos produtivos
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I
ESTRUTURAS DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Mauri C. Soares Abril
Aplicações de redes em sistemas de informação
Iniciando na logística empresarial
Modelagem de Processos de Negócio
Infra-estrutura da tecnologia de informação
Sistema de Gestão de Segurança da Informação
Sistemas de Informações Gerenciais 2010/01 Prof. Ms. Adriana M. Martins
Planejamento Organizacional Integrado
E-commerce e E-business
CONECTIVIDADE Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira
Profª Daniela Mota Análise de Sistemas Profª Daniela Mota
Banco de Dados Representa o arquivo físico de dados, armazenado em dispositivos periféricos, para consulta e atualização pelo usuário. Possui uma série.
SISTEMAS de INFORMAÇÃO segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 1 Prof
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
Gerência de Projetos 4º Semestre Plano de Ensino Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA.
Redes e Sistemas Distribuídos II – Cód Prof. MSc. Ronnison Reges Vidal.
Leandro Clementino Almeida.  Anos 50 - Sistemas Operacionais tipo Lote:  Aumentar a capacidade de processamento de programas  Usuário ia ao computador.
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 1 Prof
Gerenciamento de mudanças e Matriz de Oportunidade vs Risco
Projeto de Redes 4º Semestre Aula 2 Prof
Projeto de Redes 4º Semestre Aula 7 Prof
ORIGEM DA GLOBALIZAÇÃO Queda crescente de tarifas. Diminuição do regionalismo econômico. Surgimento de novas tecnologias da informação (Internet) Transportes.
Objetivos do Capítulo Identificar as várias maneiras pelas quais as tecnologias de informação afetam o trabalho dos gerentes nas empresas de e-business.
Portfólio de Serviços TI
Análise Econômica para Implantação de Tecnologia de Informação Análise Econômica para Implantação de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
1 GERENCIAMENTO DA FARMÁCIA HOMEOPÁTICA Dra.Valéria Ota de Amorim ne.
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
Levantamento de Requisitos – Simulação do Supermercado
Projeto de Redes 4º Semestre Aula 5 Prof
Transcrição da apresentação:

Projeto de Redes 4º Semestre Aula 3 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS

Análise de Requisitos

O Cliente o Conhecer a empresa, departamentos, tipo de negócio, fornecedores, parceiros, escritórios locais e filiais (remotos)... o Entender a meta do projeto de rede: o Por que o cliente deseja este projeto de rede? o Para que a rede será utilizada e como? o De que maneira o cliente terá mais aproveitamento com o projeto?

O Cliente o Compreender bem o que é o melhor aproveitamento para o seu cliente... (Expansão do negócio? Aumento de produtividade? Novas filiais?) o Entender que as metas de projeto (técnicas) são normalmente diferentes das metas de negócio!!!

O Cliente o Pesquisar o foco do negócio do cliente... o Em qual mercado se encontra? o Fornecedores, serviços, concorrentes... o Estrutura organizacional da empresa. o Identificação do escopo (ou abrangência) do projeto: o Somente um segmento / um conjunto de LANs / a rede de acesso remoto / uma WAN / toda empresa.

O Cliente o Identificação dos aplicativos de rede do cliente: o Classificação em grau de importância, tipo de tráfego gerado. o Ex.: Controle de vendas, compartilhamento de arquivos...

O Cliente o Trabalhar com o impacto de um possível “fracasso”: o O que acontecerá se o projeto falhar? Ou se a rede não atender às especificações desejadas? o Qual será a visibilidade do projeto para gerência de nível superior? o O sucesso (ou a falha) será imperceptível para os executivos? o Até que ponto um comportamento imprevisto da nova rede poderia provocar a ruptura das operações da empresa?

O Cliente o Em RESUMO: Tentar SEMPRE colher o máximo possível de informações. o Nem sempre os projetos de rede são aceitos pelas diretorias / níveis superiores das empresas... o Mentes não-abertas / sem conhecimento... o Não desanimar... o Quando acontecer a falha total, o projetista será lembrado...

Política X Religião o Políticas do Cliente o Melhor “ouvir” do que “falar”; o Programas de trabalho oculto; o Hostilidades; o Tendências; o Descobrir seus defensores e seus oponentes (entrar na mente destes... Mostrar que uma rede pode trazer benefícios... “pelo menos na implantação”).

Política X Religião o Religiões tecnológicas o Preferências dos clientes; o Plataformas abertas X Plataformas licenciadas; o Padronizações de protocolos, equipamentos, etc; o Distribuição de autoridades. Quem terá autoridade sobre o gerenciamento e controle da(s) rede(s)?

Política X Religião o Na ânsia de chegar aos requisitos técnicos, às vezes os projetistas ignoram detalhes não técnicos, e isto é um grande equívoco para o sucesso do projeto.

Analisar Requisitos o Pesquisar políticas e normas da empresa o Procurar não ir de encontro as “regras existentes” de trabalho; o Analisar o que poderia levar seu projeto ao fracasso; o Descobrir a distribuição de “autoridades” sobre a rede. o Restrições orçamentárias e de pessoal o Quanto o cliente “quer” gastar (ou “pode” gastar)? o Regra geral: CONTER OS CUSTOS! o Previsão de compra de equipamentos, licenças de software, contratos de manutenção / suporte / treinamento.

Analisar Requisitos o Planejar visando a expansão da rede (de 2 a 5 anos...) o Cabeamento (CAT 5/6) / Capacidade de switches / Disponibilidade de pontos de rede. o Requisitos de disponibilidade da rede o Identificar os aplicativos “críticos”; o Dimensionar o “custo” do tempo de inatividade; o Seleção de equipamentos. o Analisar desempenho e eficiência esperados o Parâmetros de desempenho.

Analisar Requisitos o Questão da segurança X facilidade de uso o Definição de políticas de segurança (física / lógica); o Facilidades de uso (do ponto de visto do usuário); o Facilidades de gerenciamento (do ponto de vista do administrador). o Análise da inter-rede existente o Caracterização da infra-estrutura existente (cabeamento / interligações / equipamentos); o Caracterização da “saúde” da rede (pontos de “gargalo” / tempos de resposta dos aplicativos / reclamações frequentes).

Agrupando informações o Atentar que a maioria das informações coletadas pode ser agrupada nas características: o Preocupações com o cliente; o Necessidades do cliente; o Especificações de hardware; o Especificações de software; o Especificação de links e conectividade.

Vamos ao trabalho...