Os sentimentos de cada um

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
O Grupo Social Escolar Os espaços físicos da Escola
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
EMEF Prof. Dercy Célia Seixas Ferrari
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Os comportamentos na relação interpessoal
Para aquelas pessoas que fazem sorrir meu coração.....
Você sabia que a IRRITAÇÃO e FRUSTRAÇÃO de um Adulto diante das ações de Crianças mau comportadas, alimentam esse Mau Comportamento criando assim um verdadeiro.
Aulas Práticas no ensino de Ciências
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Manhã
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
PROJETO:MÙSICA NA SALA DE AULA.
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
OS TRÊS PORQUINHOS.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Evangelização Espírita Infantil Um professor diferente
Mobilização da Comunidade Escolar
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
7º encontro 06/10/2009 Registrado por: Janaína.
AMIGOS ETERNOS.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
Planejamento PNAIC 2014.
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
COLACIO. J SLIDES APRESENTA
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
Para aquelas pessoas que fazem sorrir meu coração...
Orientação Educacional
Rodas de leitura, conversando sobre livros
AO MEU PAI.
“GOSTO DE UMA MÚSICA QUE FRANCK SINATRA COSTUMAVA CANTAR, MY WAY
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Ministério com Casais.
A ÚLTIMA PEDRA Roberto Shinyashiki.
CLASSES AVENTUREIROS Rosemeire Alves Dourado.
Relatório de Proposta de Projeto
Para aquelas pessoas que fazem
PROJETO DIA DAS MÃES DURAÇÃO: 1 SEMANA TEMA: EU TE AMO MÃE.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Diretoria de Ensino de Mauá E. E. Zaíra VI
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
Com o intuito de descobrir o que já sabíamos, nossas expectativas e o que queríamos saber sobre EaD, em uma das primeiras aulas de Introdução a EaD,
"O que aconteceu?" Ela respondeu: "Leia". Era a redação de um menino.
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
Zum, zum, zum... Faz o avião do Infantil II.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Memórias 5º ano - Itaim Maria Do Carmo Cordeiro Pelegrini.
BRINCADEIRAS DE TODOS OS TEMPOS
QUANDO A AMIZADE É UM PRESENTE
HISTÓRIA DA AVIAÇÃO UM MENINO QUE SONHAVA VOAR...
Viajando pelas galáxias
“Família” Professora Kelly Cristina 4º ano SEB/ Global - Pueri Domus
PROJETO: CONVIVENDO E RESPEITANDO
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
E LÁ VAI O AVIÃO Projeto Mundo Leitor Linhas da Vida - AVIÃO
Uma possibilidade de disciplina optativa para o tema da convivência na escola “A compreensão do fenômeno Bullying e as estratégias de prevenção ao problema.”
DESCUBRA UM JEITO NOVO DE VIAJAR... ALUNOS 1º ANO B SEB DOM BOSCO-AHÚ.
Os sentimentos de cada um “ Enfrentando os medos” Os sentimentos de cada um “ Enfrentando os medos” TURMA: 2º ANO A PROFESSORA: Ludmila da Silva M. Oliveira.
Terra dos Monstros Fernanda Bispo – 2º ano.
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
Tendo em casa a presença viva de gêneros textuais apresentados de forma dinâmica em contação de histórias e poesias, procurei, desde o início do meu magistério,
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
Transcrição da apresentação:

Os sentimentos de cada um 2º ano A e B - Itaim Professoras Andrea Gomes Bello Grell de Moraes e Silvia Maria Suardi Camargo

Introdução O livro Linhas da Vida, série Descobertas propõe uma reflexão sobre a importância de compreendermos sentimentos e emoções.

Por saber que as emoções e sentimentos interferem diretamente nas relações que os alunos estabelecem entre si e com a própria aprendizagem, propomos aos alunos uma imersão no tema com o objetivo de estabelecer relações interpessoais que promovam a resolução de conflitos e o respeito mútuo.

Os objetivos específicos são: Reconhecer os seus próprios sentimentos e os expressados pelas outras pessoas. Compreender o que sente e o que as outras pessoas demonstram sentir. Identificar diferentes maneiras de expressar os sentimentos e emoções.

Desenvolvimento do trabalho O trabalho desenvolvido com os segundos anos teve início com a exploração das páginas iniciais do livro e em seguida, com a exploração do livro de imagens, para que aos poucos pudessem emitir opiniões sobre a relação do tema central do trabalho, “Os sentimentos de cada um”, com a relação entre Lucio, a amiga e suas experiências.

Lucio, a amiga e suas experiências vividas. “Os sentimentos de cada um”

Foi preciso retomar a discussão várias vezes com os alunos para que se sentissem à vontade para explorar o tema.

Leram e releram várias vezes o livro de imagens e puderam identificar alguns sentimentos demonstrados por Lucio. O que sentiram diante do escuro?

Propomos a seguinte questão para investigação: . Como você lida com suas emoções? Fotos dos alunos em roda com o livro na mão - biblioteca.

Os alunos falaram sobre suas emoções. Identificar características físicas e psicológicas pareceu o caminho mais fácil para a maioria dos alunos. A partir do relato de alguns, outros aproveitaram para concordar ou identificar no outro, características psicológicas que os incomodavam. A partir disso, para alguns alunos, também veio a chance de identificar as emoções e sentimentos envolvidos nas relações.

Desenho com modelo Em duplas, o colega desenha o amigo com as expressões que caracterizam os sentimentos e emoções presentes e vice-versa. O que fazemos o outro sentir e o reconhecimento das emoções das pessoas.

Apresentaram as razões do desenho que fizeram do amigo ao grupo. Após o trabalho em dupla eles puderam apresentar reciprocamente, as razões do seu desenho sobre o amigo, pelas impressões sobre a forma como se relacionam com o grupo. Como vê o outro!

Linhas da Vida página 12 Os sentimentos são apresentados de forma lúdica! Exploramos os vários sentimentos apresentados na atividade denominada “carinhas”. Relatos apresentados pelo grupo durante a atividade Eu já senti medo de escuro! Eu tenho medo de ladrão! Já senti medo de barata, de ladrão e de me perder dos meus pais. Eu choro quando minha mãe me põe de castigo, fico triste. Eu também não gosto quando meus pais tiram meu ipad e me deixam de castigo, fico bravo. Tenho medo de me perder quando viajo para a praia e tenho medo de ser assaltado.

Os relatos tiveram como tema central, o medo. Algumas atividades do livro, como Monstro Animado e a Caixinha dos Medos foram propostas.

O Monstro Animado As crianças brincaram com o medo de monstro de forma lúdica. O livro passa a ideia que os medos que sentimos, são monstros que criamos. O medo é um sentimento que pode ser real ou fruto de nossa imaginação.

Falar sobre os sentimentos não é fácil! O livro propõe às crianças o contato com seus próprios sentimentos e com os dos colegas em diferentes situações. Por meio das atividades propostas, os alunos perceberam que é normal sentir-se triste, zangado ou assustado.

Caixinha dos medos A montagem de uma "caixinha especial", na qual as crianças poderiam guardar seus medos e enterrá-los. As crianças verbalizaram o desejo do desaparecimento desses medos.

Essa atividade possibilitou que cada um a partir da identificação de seus medos, relatasse as diversas formas e situações reais vividas. E assim, mais uma vez, pode ser observado que os medos se relacionavam com as vivências de cada um e que pode ser natural ou fruto da imaginação.

Em roda as crianças puderam socializar suas ideias e muitas conversas surgiram. Monstros, bruxas, zumbis... o que representam para eles. Histórias de livros e de filmes. Conversar sobre essas situações de forma descontraída fez com que muitos expressassem sentimentos diversos.

Mural com o registro dos sentimentos

O trabalho continuou, ampliado agora para uma abordagem musical. Música “A Banda” - Foi proposto uma interação entre as aulas de música e a música em sala de aula. Neste sentido, foi feita a leitura da letra da “A banda” e o canto da música. Após estarem bem familiarizados com ela, foi feito um levantamento da compreensão de cada um sobre a letra da música e discutido as diferentes interpretações apresentadas pelos alunos.

Música “A Banda” 2º B:

Música “A Banda”(Copos) 2º A:

Leitura da Letra :

Percussão corporal: