Prof. Dr. Silvio Cesar Silva. Filme Tempos Modernos, Charles Chaplin.

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Transcrição da apresentação:

Prof. Dr. Silvio Cesar Silva

Filme Tempos Modernos, Charles Chaplin

 Quais são as características do trabalho?  Que tipo de educação é necessária para este trabalho?  Importa quem é o trabalhador?  Há preocupação com a sustentabilidade?

 Há uma segmentação no tempo e no espaço entre Educação e Trabalho  A questão da Sustentabilidade não tinha relevância para as Sociedades Ocidentais Industrializadas até o final do século XX

Taylorismo/Fordismo  Paradigma Produtivo e Societal  Expropriação do conhecimento e eliminação da autonomia no trabalho  Perspectiva de carreira  Estado do Bem Estar Social

Crise do Taylorismo/Fordismo  Japão – 1950  Europa Ocidental – fim dos anos 1970  Brasil – anos 19901

Reestruturação Produtiva ou “Modelo” Japonês  Inovações organizacionais e tecnológicas  Trabalhador Multifuncional e Polivalente  Dimensões subjetivas e intersubjetivas do trabalho tornam-se centrais  Aumento do desemprego  Workfare

Emergência da Sociedade do Conhecimento (1990)  TICs organizadas e rede: internet  Torna-se difícil dissociar o tempo de trabalho do temo de não trabalho, pessoal e profissional, público e privado

Sede do Google durante o expediente

 Quais são as características do trabalho?  Que tipo de educação é necessária para este trabalho?  Importa quem é o trabalhador?  Há preocupação com a sustentabilidade?

Imagens: Empresa Google  Retrato da Sociedade do Conhecimento  Trabalho Imaterial, baseado nas capacidades expressivas e cooperativas desenvolvidas ao longo da vida  Indissociabilidade entre Educação, Trabalho e Sustentabilidade

Tempos Modernos x Google  As imagens apresentam diferentes concepções de Educação, Trabalho e Sustentabilidade  Construídas em diferentes momentos históricos  Continuam presentes hoje  Ilustram uma crise

O que é a crise?  É a transição da Sociedade Industrial para a Sociedade do Conhecimento  Diante da emergência da Sociedade do Conhecimento, as políticas de Educação e Trabalho e Sustentabilidade ainda são elaboradas dentro dos paradigmas da Sociedade Industrial

Sugestão  Deslocar a política educacional da preparação para o emprego e para um desenvolvimento calcado no crescimento econômico alavancado pela indústria  Focar no desenvolvimento da autonomia cognitiva e no desenvolvimento das capacidades subjetivas e intersubjetivas explorando ao máximo as TICs

TICs: Educação, Trabalho e Sustentabilidade  Estimular o uso de software livre!  O processo de criação colaborativa do software livre possibilita a todos os membros manifestarem-se como educandos, educadores, mestres e aprendizes.  Permite o reaproveitamento de computadores que ficariam obsoletos

 Hoje, parte do conhecimento é produzido de forma colaborativa, nas redes sociais.  A potencialidade das redes sociais para a educação e desenvolvimento de competências profissionais ficou evidente nas manifestações políticas que abalaram o país em Junho.

As manifestações de junho, precedidas pela Primavera Árabe, Occupy e Indignados  São a expressão da crise com suas virtuosidades e riscos  Redes Sociais, em especial o facebook, foram essenciais para um Novíssimo Movimento Social horizontal  O ativismo social foi um enorme aprendizado cívico e democrático  Organização em redes sociais tornou factível uma democracia mais participativa

 Seria importante que as Políticas Educacionais adotassem uma concepção de Educação, Trabalho e Sustentabilidade ancorada nas possibilidades latentes na Sociedade do Conhecimento.