Sistema Integrado de Gestão

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Claudio Luiz Téc. de Tecnologia da Informação Superintendencia de Informática Requisição de Obras e Manutenção.
Transcrição da apresentação:

Sistema Integrado de Gestão SIG Sistema Integrado de Gestão

SIPAC Sistema integrado de Patrimônio, Administração e Contratos Visão Geral do Sistema

SIPAC O SIPAC informatiza os fluxos da área administrativa através da informatização de todo o orçamento distribuído no âmbito interno e das requisições que demandam este orçamento. Movimentações: Almoxarifados (centrais e setoriais) Compras e licitações Controle patrimonial Controle de atas e pedidos em registros de preços

SIPAC Elaboração e entrega de empenhos e liquidação Cadastro e controle de obras e manutenções de bens imóveis Aquisição de livros pela biblioteca Faturas de água e energia Cadastro e controle dos contratos e convênios celebrados Fluxo de processos e documentos eletrônicos

SIPAC Composto por 28 módulos, 4 portais e 4 pontos de acesso a outros sistemas.

Integrações com os sistemas do Governo SIPAC Integrações com os sistemas do Governo

Acesso aos sistemas e aos módulos Permissões Papéis Grupo de papéis

MÓDULOS DO SIPAC

Acesso a informação O módulo de Acesso à Informação é responsável pelo controle dos pedidos e recursos solicitados através do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-Sic).

ATENDIMENTO DE REQUISIÇÕES O módulo de atendimento de requisições tem como função principal auxiliar aos gestores de requisições no atendimento das mesmas e na prestação de contas do recurso utilizado.

Almoxarifado O módulo Almoxarifado atende as demandas do Departamento de Material e Patrimônio (DMP), dando suporte aos Almoxarifado Central e aos Almoxarifados Setoriais no controle de seus estoques e das requisições por eles atendidas. Realizar manutenção com relação à quantidade, prazo de ressuprimento e localização dos materiais no estoque

AUDITORIA E CONTROLE INTERNO O módulo de Auditoria e Controle permite cadastrar os Relatórios de Auditoria Interno e os relacionadas diretamente aos relatórios de mudanças do TCU (Tribunal de Contas da União) e da CGU (Controladoria Geral da União). Tais relatórios irão conter recomendações, constatações e/ou determinações relativas aos setores da instituição, indicando adequações e mudanças a serem realizadas em seus procedimentos.

Biblioteca Esse módulo permite aos servidores da biblioteca central e os das bibliotecas setoriais, realizarem solicitações de compra, cadastrarem materiais, notas fiscais, emitirem relatórios, realizarem consultas, tombar materiais informacionais, etc. Ligação com o SIGAA.

Boletim de serviços Permite à instituição publicar os boletins de serviços, autorizar a adição e adicionar informativos aos boletins, além do cadastro, remoção e consultas de boletins e informativos.

Bolsas O módulo de Bolsas do SIPAC tem diversas funções como: cadastro de cotas de bolsas, cadastro de bolsas, cadastro do período de envio da frequência, gerar relatórios; Inclusão de Bolsista Gerar Folha de Pagamento

FLUXO RELACIONADO AO CADASTRAMENTO DA BOLSA E ENVIO DA FREQUÊNCIA

Catálogo de Materiais Cadastro de Grupo, SubGrupo e Materiais Essencial para as atividades de cadastro de notas fiscais, tombamento de bens, entrada de material em um almoxarifado, nas requisições de material.

Compra de Materiais Informacionais O módulo tem como função principal gerenciar a aquisição de materiais informacionais, como: livros, periódicos, dentre outros. Através do módulo é permitido gerenciar as requisições para os contratos de materiais informacionais, acompanhar as solicitações e prazos de entrega estabelecidos, gerenciar os saldos dos contratos e gerar os relatórios gerenciais.

FLUXO DA COMPRA DE MATERIAIS INFORMACIONAIS

Compras/Licitação Este módulo permite gerenciar as solicitações de compra; registrar os processos de compra e as licitações em conformidade com a legislação vigente; registrar os fornecedores vencedores de cada item de processo, dentre outras funcionalidades.

FLUXO DE COMPRA DE MATERIAL

Compras Registro de Preços Homologação da ata e gerenciamento dos seus itens.

FLUXO DE NOVO REGISTRO DE PREÇO

FLUXO DA UTILIZAÇÃO DE UM MATERIAL DO REGISTRO DE PREÇO VIGENTE

Contratos Cadastramento do contrato, movimentação (pagamentos, aditivos, livro de ocorrências, fiscalização, finalização) e fornecimento de vários relatórios de gestão, bem como controle por alertas de vencimento.

FLUXO CONTRATOS

Projetos e Convênios O módulo de Projetos e Convênios é responsável pela gerência financeira dos projetos da instituição,convênios com terceiros bem como contratos acadêmicos.

Faturas A fatura é gerada após a prestação de um serviço contratado e encaminhada, após o cadastro do processo, para o setor de contratos. O setor de contratos cadastra a fatura no Módulo de Faturas e após o pagamento, registra a informação no sistema. O Gestor de faturas emite relatórios para auxiliar na tomada de decisões referente à gestão de gastos.

Infraestrutura O objetivo do módulo é auxiliar a Superintendência de Infraestrutura na criação análise e acompanhamento de obras, de manutenção, de projetos, de planilhas orçamentárias e de requisições de serviços.

FLUXO INFRAESTRUTURA

Liquidação de Despesas Ocorre o registro das ocorrências, das penalidades e multas, anulação de empenho, cadastro de processo de pagamento, nota fiscal, invoice, etc.

Orçamento O módulo propõe-se a integrar as atividades de administração com a execução orçamentária. O sistema orçamentário possibilita aos seus gestores realizar operações com nota de dotação, distribuição e provisão orçamentária e alocação para os centros de custo.

Orçamento Possibilidade: Liberação de cotas orçamentárias Empenhos Liquidações Bloqueio de recurso Importação de dados do SIAFI

Declaração Disponibilidade Orçamentária DDO Autorizar a execução de despesas orçamentárias com adequação orçamentária e financeira, constituindo condição prévia para empenho e licitação de serviços, fornecimento de bens ou execução de obras.

Pagamento online Pelo módulo Pagamento online, o SIPAC realiza o controle do atraso através do prazo informado nas ordens de fornecimento. É utilizado quando foram solicitados muitos itens em um empenho pois possibilita cadastrar vários endereços de execução. A partir desse atraso, o sistema permite que os gestores enviem notificações pra o fornecedor pelo sistema

Patrimônio Móvel/Imóvel O Módulo de Patrimônio tem como funções principais registrar a localização, movimentação, alienação, baixa e recebimento dos bens patrimoniais, além de realizar a padronização, o controle e a distribuição deles.

FLUXO DA AQUISIÇÃO DE BENS

Protocolo O sistema abrange o controle de Processos, Documentos e Memorandos Eletrônicos com informações de registro, conteúdo, tramitações e despachos. 

Restaurante Neste módulo é possível realizar o cadastro de restaurantes, controle de cartões, das vendas e gerar relatórios gerenciais sobre as receitas e custos.

Segurança do trabalho Gerência de serviços e equipamentos de segurança visando a prevenção de acidentes e o bem estar de todos que frequentam a instituição. Atualmente o módulo abrange o controle dos extintores de incêndio, que gerencia as localizações físicas, inspeções, notificações de irregularidades e relatórios

Transporte O módulo permitir uma gestão do uso e manutenção da frota de veículos da instituição. Informações sobre os condutores, veículos, características, manutenção, deslocamentos, além dos custos decorrentes de taxas, impostos e multas.

Portal Público Informações para as pessoas em geral. Não necessita de permissões de acesso.

Representantes do Sistema: Claucia Luciana Vitalis claucia.vitalis@avmb.com.br Suelen Cardoso Suelen.cardoso@avmb.com.br Material de Apoio: https://www.info.ufrn.br/wikisistemas/doku.php Solicitar senha de acesso a equipe de TI da Instituição.