ASPECTOS ÉTICOS EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
- REGULAMENTADO PELA RESOLUÇÃO N. 9 DE 24 DE MAIO DE DE ACORDO COM AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO -DEVERÁ INCLUIR NECESSARIAMENTE.
Advertisements

O TRABALHO DO CIRURGIÃO
Consentimento Livre e Esclarecido
Enfª Eliane Velame Santos
Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo CREMESP
Bioética na comunicação e informação em Saúde
AUDITORIA MÉDICA Dr. Antonio Pereira Filho Conselheiro do CREMESP.
O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido
Aspectos éticos e legais dos arquivos médicos
PLANEJAMENTO REPRODUTIVO NA SMS - SP
Dr. José Antônio Cordero CRM-PA
Direito humano a alimentação adequada
Resolução 196/96 de 10 de Outubro de 1996
EE.Dom José de Camargo Barros
Ética e Bioética. Indicadores de qualidade em Terapia Intensiva
CÓDIGO DE DEONTOLOGIA DA ENFERMAGEM
Noções de administração em enfermagem II
Aspectos éticos da pesquisa
Habilidades em Comunicação V
BIOÉTICA DO CUIDAR X TESE PRINCIPIALISTA.
VISITA DOMICILIAR CONSULTA DE ENFERMAGEM
Auditoria da Qualidade
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
Ética na Gineco-obstetricia
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Cremesp
Fernanda Vieira Enfermagem Faculdade Asa de Brumadinho
Alexandre de Araújo Pereira
PROFESSORA: PAULINA A.M.PEREIRA
Ética e direitos médicos na prática clínica nos Cuidados de Saúde Primários Mercedes Pérez Fernández Clínica Geral, Equipo CESCA, Madrid, Espanha Especialista.
Jornada das Delegacias do CREMESC do Litoral Balneário Camboriú – SC 5 a 6 de novembro de 2010.
Relação Terapeuta - Paciente
Prof. Gustavo Santos 4º Bloco - Medicina
A importância do estímulo ao parto normal
Programa Ligue-se na Vida Programa de manejo de álcool e outras drogas Mônica Lupion Pezzi Michele Indianara Mendes Gramado, Abril de 2011.
Mecanismos de Regulação
Aspectos éticos e legais
Prof. Bruno Silva Aula de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental
Primeiras Jornadas Científicas Hospital Central de Maputo
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Lei nº De 06 de abril de 2001 Antigo Projeto de Lei Paulo Delgado. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos.
Atividades Físicas e Atendimento de Emergência
ASPECTOS ÉTICOS DAS PERÍCIAS MÉDICAS.
DEONTOLOGIA.
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
Carlos Fernando M. Francesconi José Roberto Goldim Marcia Mocellin Raymundo Moacir Assein Arus Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação Hospital de Clínicas de.
ONCOGENÉTICA e BIOÉTICA José Roberto Goldim
Informação Privacidade e Confidencialidade
Princípios constitucionais que informam a Administração Pública
Planejamento do Processo de enfermagem
CUIDADOS PALIATIVOS PROF. LUCIA.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Prontuário do Paciente 1ª Fase Enfermagem
PROCESSO ADMINISTRATIVO
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO
Ana Lucia Monteiro IV encontro da Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV/Aids Atibaia, 06 de agosto de 2011.
O PACIENTE / CLIENTE Cliente= Constituinte, em relação ao seu advogado, ou doente em relação ao seu médico. Aquele que compra; freguês Paciente= Que revela.
CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO Adriana Wagner EG III 2015/1.
Princípios Constitucionais da Administração Pública
BIOÉTICA.
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
Aspectos Éticos, Psicológicos e Sociais no Tratamento de Feridas
Ética na Pesquisa com Seres Humanos
CÓDIGO DE ÉTICA DE ENFERMAGEM
SAÚDE DO ADULTO E DO IDOSO
HUMANIZAÇÃO E ÉTICA NA ATENÇÃO À SAÚDE
COFEN-DAS RELAÇÕES COM A PESSOA, FAMILIA E COLETIVIDADE. DIREITOS
AUDIÊNCIA PÚBLICA CAS Rosylane Rocha Conselheira Federal de Medicina.
DOCENTE: KÁTIA CRISTINE DE CARVALHO CONSIDERAÇÕES ÉTICO- LEGAIS NA ATUAÇÃO EM EMERGÊNCIA.
Transcrição da apresentação:

ASPECTOS ÉTICOS EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCA Adriana Wagner 2014

Anos 70 Van Renselaer Potter - 1971 André Hellegers - 1971

bios - VIDA èthos - ÉTICA ...do grego bios - VIDA èthos - ÉTICA 1971  artigo do oncologista da Winsconsin University, Van Ressenlaer Potter  necessidade de equilibrar a ciência e os valores humanos

“...escolho ‘bio’ para representar o conhecimento biológico, a ciência dos sistemas viventes, e ‘ética’ para representar o conhecimento dos sistemas de valores humanos” André Hellegers - 1971

Princípios bioéticos básicos autonomia beneficência não-maleficência justiça Beauchamp e Childress, 1989

Princípios bioéticos básicos autonomia Os indivíduos capacitados deliberem sobre suas escolhas pessoais e devem ser tratados com respeito pela sua capacidade de decisão. As pessoas têm o direito de decidir sobre as questões relacionadas ao seu corpo e à sua vida. Quaisquer atos médicos devem ser autorizados pelo paciente.

Princípios bioéticos básicos autonomia O princípio da autonomia enfatiza o importante papel que a mulher deve adotar na tomada de decisões com respeito aos cuidados de sua saúde. Os médicos deverão observar a vulnerabilidade feminina, solicitando expressamente sua escolha e respeitando suas opiniões. A Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia, FIGO, 1994.

Princípios bioéticos básicos autonomia Nas pacientes intelectualmente deficientes e no caso das crianças, o princípio da autonomia deve ser exercido pela família ou responsável legal.

Princípios bioéticos básicos beneficência Obrigação ética de maximizar o benefício e minimizar o prejuízo. O profissional médico deve ter a maior convicção e informação técnica que assegurem ser o ato médico benéfico ao paciente  ação que faz o bem.

Princípios bioéticos básicos não-maleficência A ação do médico sempre deve causar o menor prejuízo ou agravos à saúde do paciente  ação que não faz o mal. É universalmente consagrado pelo aforismo hipocrático “primum non nocere” (primeiro não prejudicar), cuja finalidade é reduzir os efeitos adversos ou indesejáveis das ações diagnósticas e terapêuticas no ser humano.

Princípios bioéticos básicos justiça O princípio da justiça estabelece como condição fundamental a equidade, obrigação ética de tratar cada indivíduo conforme o que é moralmente correto e adequado, de dar a cada um o que lhe é devido. O médico deve atuar com imparcialidade, evitando ao máximo que aspectos sociais, culturais, religiosos, financeiros ou outros interfiram na relação médico-paciente. Os recursos devem ser equilibradamente distribuídos, com o objetivo de alcançar com melhor eficácia o maior número de pessoas assistidas.

Ginecologistas alvo de denúncias Os ginecologistas são os especialistas mais expostos a denúncias e processos de assédio sexual. Respondendo por 34,34% do total de denúncias de assédio figurando isoladamente como réus em 25,80% do total de processos disciplinares autuados no período estudado (CREMESP).

Durante o Exame Ginecológico A solicitação de ter um acompanhante presente durante o exame físico sempre deve ser respeitada, independente do sexo do ginecologista, independente do sexo do acompanhante.

Durante o Exame Ginecológico Recomendação CREMESP 01/88 Que (os médicos) expliquem às pacientes, previamente e de forma detalhada os procedimentos que irão realizar durante o exame ginecológico. Que preferencialmente a presença de auxiliar de enfermagem ou pessoa acompanhante da paciente durante o exame ginecológico. Entretanto, cabe ao profissional médico decidir sobre tal recomendação; tendo em vista que não se trata de obrigatoriedade

Prontuário Médico O médico tem em mãos uma grande arma: o prontuário médico. Seu preenchimento com riqueza de detalhes é peça fundamental, inclusive para a defesa do próprio médico, tanto perante o CRM quanto perante a Justiça Comum. Escreva com letra legível e identifique-se com o número do CRM.

A Composição da Equipe Cirúrgica É de responsabilidade direta do cirurgião responsável ou titular. O auxiliar deve possuir as condições técnicas para substituí-lo, em caso de eventual impedimento do titular durante o ato cirúrgico. É obrigações do cirurgião titular, a descrição cirúrgica do procedimento, sua indicação, intercorrências e complicações da operação, além da fiel caracterização da equipe cirúrgica, sendo vedada a inclusão de nomes de profissionais que não participaram do ato, para efeito de cobrança.

Informações à paciente Devem ser : claras, objetivas e compreensíveis sobre : hipóteses diagnósticas, diagnósticos realizados, exames solicitados, ações terapêuticas, riscos, benefícios e inconvenientes das medidas propostas e duração prevista do tratamento.

Informações à paciente Nos procedimentos diagnósticos e terapêuticos invasivos, deve ser informada sobre a necessidade ou não de anestesia, o tipo de anestesia a ser administrada, o instrumental a ser utilizado, as partes do corpo afetadas, os efeitos colaterais, os riscos e as conseqüências indesejáveis, a duração esperada do procedimento, a finalidade dos materiais coletados e as alternativas diagnósticas e terapêuticas existentes no serviço onde está sendo realizado o atendimento e em outros serviços.

Informações à paciente Em se tratando de parturiente, deverá ser internada e sempre que possível, favorecer a permanência de um familiar ou quem a parturiente designar para acompanhá-la no trabalho de parto. Durante o acompanhamento do trabalho de parto, o obstetra deve ficar atento aos preceitos de beneficência e não maleficência, isto é, aliado aos cuidados do acompanhamento do bem-estar materno e fetal – que deverão estar anotados com horários e assinatura do examinador.

Informações à paciente Na assistência ao parto propriamente dito, seja normal ou fórceps, ou cesariana, o obstetra deverá estar ciente da justeza do procedimento e fazer constar no prontuário os motivos, além de apresentar à parturiente e acompanhante as justificativas pertinentes. Os cuidados no terceiro e quarto períodos, diminuirão as complicações freqüentes.

Informações à paciente Trate a sua paciente e o seus colegas com gostaria de ser tratado!

“não se nasce mulher, torna-se” (Simone de Beauvoir, O Segundo Sexo)