PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DA CAP EM BRUXELAS Parlamento Europeu 1.Acompanhamento da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural 2.Acompanhamento da.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores
Advertisements

PROJECTO A Ludicom - agência de comunicação e marketing criou o projecto Educativo “ A Europa Mora Aqui”, promovido pelo Centro de Informação Europeia.
Fórum Nacional de Agricultura Porque Fórum Nacional de Agricultura?
M. de Fátima Oliveira Workshop CERNAS QREN/PO do Centro Observatório das industrias de transformação dos produtos agrícolas e florestais Área.
DG Agricultura e Desenvolvimento Rural Comissão Europeia
Workshop “Transferências de bens intangíveis”
União Europeia.
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Reforçar a concentração
Somos cidadãos europeus Carlos Costa Neves Universidade Verão C. Vide, 09.Set.2003.
ÓRGÃOS EUROPEUS Banco Central Europeu Comité das Regiões
Escola Secundária Gabriel Pereira Construção Europeia: da C.E.E. à UE Marisa Pardal.
O que é a União Européia? A UE é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica,
As organizações do trabalho
Declaração de Cork Uma Europa rural viva". Conferência Europeia sobre o desenvolvimento rural Reunida em Cork, Irlanda 7 a 9 de Novembro de 1996.
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
COMÉRCIO INTERNACIONAL
Autor: Paulo Fernandes da Anunciação
1.ª REUNIÃO DO COMITÉ DE ACOMPANHAMENTO DO Angra do Heroísmo 25 de Fevereiro de 2008 Secretaria Regional da Agricultura e Florestas Governo dos Açores.
Gestão, Inovação e Competitividade na Agricultura
DEPARTAMENTO ECONOMIA AGRÁRIA COTHN Março 2006 COMPETITIVIDADE E INOVAÇÃO NA AGRICULTURA Carlos Noéme Hortofrutícultura 2013.
ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Funções, Organização e Funcionamento.
Uma Nova Geografia de Portugal.
Organizações de Produtores
2 Operação estatística obrigatória em todos os Estados- membros da União Europeia É um inquérito que se realiza de 10 em 10 anos através de entrevista.
Cidadania e profissionalidade CP5 DR3
A cidadania europeia.
Fórum regional/núcleo de caminheiros e companheiros.
Ano Europeu do Voluntariado 2011
M. Patrão Neves M. Patrão Neves A Reforma da PAC: perspectivas para a agricultura açoriana PAC pós-2013 Orientações fundamentais das.
Quem faz o quê Barreiras à Exportação nos Sectores Agro-Alimentar e Florestal Alimentaria Lisboa ● 29 de Março de 2011.
A POLÍTICA AGRÍCOLA COMUM (PAC)
OBSERVATÓRIO DO CIDADÃO Portal de Cidadania CFCUL CÂMARA MUNICIPAL DO MONTIJO Gabinete de Desenvolvimento Associativo e Cidadania Faculdade de Ciências.
Escola Secundária Ferreira Dias Vitrinismo Disciplina de Ai Trabalho sobre a construção Europeia. Os tratados da construção Europeia Anna karolyna, n 3.
Tratados da União Europeia
Desenvolvimento Rural : um novo quadro de oportunidades
IIº Encontro do Projecto “Potencialização do Uso de Sistemas de Informação Georreferenciados nos Projectos de Combate à Pobreza de Jovens da Periferia.
Num contexto particular...
Política Regional COMISSÃO EUROPEIA Dezembro 2004 PT Regulamentos 1 Política de coesão ( ) Proposta de novos regulamentos da Comissão 14 de Julho.
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Organização de parcerias Uma política de coesão mais descentralizada No interior dos Estados-Membros:
Representacao Comercial de Angola em Portugal
Cozinheiros Da Economia
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Missão: “corrigir os desequilíbrios regionais.
União Europeia.
PROGRAMA PETROBRAS AGENDA 21
ANTECEDENTES HISTÓRICOS
Margarida Riso; nº O que é? Criado em 1994 pelo Tratado da União Europeia, o Comité das Regiões é um órgão consultivo composto por representantes.
Futuro dos jovens agricultores no quadro da PAC pós 2013
Pequenos Frutos: uma bolha ou um futuro? Ciclo de Conferências: PDR2020 e Empreendedorismo Agrícola Hugo Costa Diretor de Serviços de Programação e Políticas.
GRANDES OPÇÕES DO PLANO, ORÇAMENTO E PLANO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS ANO DE 2009.
Desafios da União Europeia na Atualidade
A. Sumário B.Histórico do Parlamento C.Características Gerais D.Procedimentos de Tomada de Decisão no Parlamento Europeu E.As eleições europeias F.Diagnóstico.
Como funciona a União Europeia
Orçamento da UE e as Perspectivas Financeiras
DPP1 O DESENVOLVIMENTO RURAL NO PÓS 2006 zFundo Europeu Agrícola para o Desenvolvimento Rural (FEADER)
1. Organização Comum dos Mercados Agrícolas
PT Política Regional COMISSÃO EUROPEIA Terceiro relatório sobre a coesão Fevereiro de 2004 Convergência, competitividade e cooperação.
Agricultor e criador pecuário. Animador independente. Membro da equipa responsável pela implementação de "Projecto de Formação para o.
A Agenda 21 é provavelmente o resultado mais importante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de.
Autossuficiência e Reserva Estratégica Alimentar no contexto da PAC Francisco Avillez Professor Emérito do ISA, UL Coordenador Científico da AGRO.GES ISA,
1 4 APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA
| PROJECTOS DE PROMOÇÃO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS | PORTUGAL SOU EU | PROMOÇÃO EM MERCADOS INTERNACIONAIS | MERCADO CAP AGRICULTORES.
A pecuária.
A AGRICULTURA O QUE É A AGRICULTURA ? O QUE PRODUZ A AGRICULTURA ?
UMAR - União de Mulheres Alternativas e Resposta.
O ano de 2013 foi instituído pelo Parlamento Europeu como o “Ano Europeu dos Cidadãos” tendo como lema: “Tem a ver com a Europa, tem a ver consigo. Participe.
1.Os portugueses sabem muito ou pouco sobre a Europa ? MuitoNadaBastanteNormalPouco 2,19.
J OSÉ S ILVA P ENEDA Presidente do CES Porto Alegre(Brasil), 1 de Dezembro de
BLOCOS ECÔMICOS:UNIÃO EUROPEIA(E.U.) Fábio Alencar Dias N 8 Eric V. Guardiano N 7 Prof: Wilsom.
BLOCOS ECÔMICOS:UNIÃO EUROPEIA(E.U.) Fábio Alencar Dias N 8 Eric V. Guardiano N 7 Prof: Wilsom.
O O caminho para a União Europeia. Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) França Alemanha Itália Holanda Bélgica Luxemburgo1951 Assinatura do Tratado.
Transcrição da apresentação:

PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DA CAP EM BRUXELAS

Parlamento Europeu 1.Acompanhamento da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural 2.Acompanhamento da Comissão de Ambiente 3.Acompanhamento da Comissão de Orçamento 4.Acompanhamento da Comissão de política Regional 5.Promover relações próximas com os eurodeputados para que desta forma os possamos influenciar positivamente

 O Parlamento Europeu, a partir de 2010, passou a ter poderes de Co-Decisão, juntamente com o Conselho, nomeadamente, nas matérias agrícolas, o que reduziu um pouco o poder de que a Comissão gozava até então.  É aqui que o trabalho da delegação é de extrema importância, quanto mais cedo conseguirmos ter acesso a estas propostas mais rápida é feita a análise, e depois de consulta à direcção da CAP, inicia-se o trabalho de lobby com todos os players do processo de decisão comunitário, com o objectivo de os influenciar positivamente sobre as melhores decisões a tomar.

Política Agrícola Comum Cereais, Oleaginosas e Proteaginosas Arroz Carne de Bovino Carne de Ovino e Caprino Carne de Aves e Ovos Apicultura Frutas e Legumes: Frescos e Transformados Vinho Azeite Florestas e Cortiça Promoção e Qualidade da Produção Agrícola Desenvolvimento Rural Agricultura e Ambiente

O trabalho da delegação passa por acompanhar os peritos da CAP que se deslocam a Bruxelas para as reuniões dos grupos de trabalho do COPA e também para os grupos consultivos (actualmente Grupos de Consulta da Sociedade Civil) da comissão Europeia. A CAP também está representada no comité de coordenação político, onde são discutidas as actividades do COPA, as reuniões são semanais, onde estão representadas todas as organizações filiadas no COPA

Cereais Carne de Porco Aves e Ovos Carne de Ovino Vinho Carne de Bovino Tabaco Mel Oleaginosas Cavalos Ambiente Questões Jurídicas e Fiscais Azeite Frutas e Legumes Leite Sementes Florestas e Cortiça Arroz Qualidade da produção agrícola Agricultura Biológica

10 reuniões de preparação do Conselho 24 reuniões quinzenais

Actividades previstas para º Congresso Europeu de Jovens Agricultores Duas Feiras de produtos agro-alimentares “O Melhor de Portugal em Bruxelas” “O Melhor de Portugal no Luxemburgo” Duas Viagens de Dirigentes Associativos Duas conferências sobre a exportação para os mercados da Bélgica e Luxemburgo Conferência sobre a reforma intercalar da PAC Conferência sobre a importância dos estabelecimentos de ensino para a Agricultura Organização do fórum das regiões ultraperiféricas para discussão do POSEI Projecto Europeu “Comunicar a PAC aos cidadãos Projecto Interterritorial “Valorizar a dieta mediterrânica na Europa”

ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA CAP BRUXELAS 2010\2015 Apresentações Públicas nas Instituições Comunitárias Futuro da PAC Sistema de seguros Agrícolas A importância das regiões ultra-periféricas Congresso Mundial do Presunto Banco Alimentar Divulgação da PAC na Península Ibérica Sessão de sensibilização sobre o Azeite Coesão Territorial e Soberania Alimentar Cooperação UE - Brasil no sector Agro-alimentar A importância dos Jovens Agricultores para a Europa

Promoção de Produtos agro-alimentares Embaixada de Portugal em Bruxelas Embaixada de Portugal no Luxemburgo Parlamento Europeu Comité Económico e Social Europeu Comunidade Portuguesa em Bruxelas Delegação da CAP em Bruxelas HORECA Bruxelas ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA CAP BRUXELAS 2010\2015

Jovens Agricultores Congresso Europeu de Jovens Agricultores terceira edição em 2016 ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA CAP BRUXELAS 2010\2015

FEIRA “O MELHOR DE PORTUGAL” Feira de produtos agro-alimentares anualmente realizada em Bruxelas 4ª Edição em 2016 ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA CAP BRUXELAS 2010\2015

Missões de trabalho em Bruxelas Entre 2010 e 2015 realizámos 22 missões de trabalho a Bruxelas A CAP levou a Bruxelas e deu a conhecer o trabalho da delegação e das instituições comunitárias a mais de 600 associados, entre dirigentes associativos e agricultores ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA CAP BRUXELAS 2010\2015