Distribuição Binomial – problema das provas repetidas Exemplo: Lança-se um dado, com as faces numeradas de 1 a 6, 10 vezes 1.Determina a probabilidade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
3.
Advertisements

Probabilidade Condicionada
QUESTÕES PARA DISCUSSÃO E EXERCÍCIOS – CAP. 4
NOÇÕES DE PROBABILIDADE
ESTATÍSTICA BÁSICA Engenharia Mecânica 15/03/2011.
ESTATÍSTICA BÁSICA Engenharia Mecânica II período 19/04/2011.
Estatística Aula 15 Prof. Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves
Estatística 9 - Estimação de Parâmetros por Intervalo
Estatística 6 - Distribuição de Probabilidade de Variáveis Aleatórias Discretas Prof. Antonio Fernando Branco Costa Página.
Estatística 6 - Distribuição de Probabilidade de Variáveis Aleatórias Discretas Prof. Antonio Fernando Branco Costa Página.
PROBABILIDADE → Para sabermos o que é probabilidade, temos que entender primeiro o que vem a ser um experimento aleatório. Vejamos: Um objeto lançado para.
Capítulo 4 Distribuições de Probabilidade
Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia
Módulo 5 – Introdução à Teoria Estatística da Medição
DISTRIBUIÇÃO BINOMIAL
Variáveis aleatórias Uma variável aleatória, X, é uma função que associa um valor numérico aos possíveis resultados de um experimento probabilístico.
Probabilidade.
Distribuições discretas
Distribuições de Probabilidades
DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES DE VARIÁVEIS ALEATÓRIAS DISCRETAS
Variáveis Aleatórias Discretas-II-1; Função de Distribuição de X
TRIÂNGULO DE PASCAL E CÁLCULO DE PROBABILIDADES
Teste Interativo - 1 [Probabilidades]
Probabilidade Binomial
Variáveis Aleatórias O cálculo de probabilidades é mais expedito quando a cada acontecimento corresponde um número. Uma variável aleatória, X(.) é uma.
Variável Aleatória Discreta Unidimensional
Probabilidade e Estatística Exemplo da Moeda Balanceada
A probabilidade de X tomar um dado valor é zero. Calcula-se a probabilidade de X estar dentro de um intervalo. Função de densidade 1. f(x) ≥ 0 +  2. 
Matemática e suas Tecnologias - Matemática PROBABILIDADE CONDICIONAL
Distribuições de Probabilidades. Qual o objectivo da Estatística? Estudar conjuntos de indivíduos (não necessariamente pessoas) com características comuns.
AGRONEGÓCIO - TURMA 3º A MATEMÁTICA
Aula 9 - Amostragem, probabilidade, distribuição binomial
DISTRIBUIÇÃO DE POISSON
3. Distribuições de probabilidade
DISTRIBUIÇÃO NORMAL.
Modelos Teóricos Discretos de Probabilidade
Capítulo 4 As distribuições de probabilidade mais importantes em controle estatístico de qualidade (CEQ): atributos Sumário 4.1 Introdução 4.2 Distribuição.
Aula 10 - Distribuição normal, distribuição amostral da média
Aproximação da binomial pela normal
Estimativas de grandezas cap 2. e cap 3 Média Desvio Padrão e Variância Definições importantes Distribuição Normal Teorema do limite central Hipóteses.
Profa. Rossana Fraga Benites Distribuição Binomial de Probabilidade.
Modelos Teóricos Contínuos de Probabilidade
Seis Sigma Edwir Marcelo – Josué Nunes
Exercícios do Livro – Capítulo 4
DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE
Probabilidade Probabilidade Condicional Teorema do Produto
Probabilidade Definição de Probabilidade Principais Teoremas
DISTRIBUIÇÃO DE POISSON
DISTRIBUIÇÃO BINOMIAL
Exercícios de probabilidade
2. VARIÁVEIS ALEATÓRIAS 2015.
4. PRINCIPAIS MODELOS DISCRETOS
TESTE DE HIPÓTESES Hipóteses: Afirmação sobre alguma característica da população que queremos verificar. Existem duas hipóteses: H0: Hipótese nula H1:
Tutorial de exercícios Estatística Básica Utilizando o Excel Delamaro e Marins 4a. Aula – Distribuições de Probabilidade - Discretas.
Modelos de distribuições discretas de probabilidade
Medidas Resumo: Medidas de Posição Medida de Dispersão
Probabilidade Teste de hipóteses para uma média populacional:
Probabilidade Modelos de Distribuições Contínuas:
Exercícios de Estatística
Probabilidade Teste de hipóteses para duas médias:
DISTRIBUIÇÃO DE PROBABILIDADES
Média e valor médio No estudo da estatística descritiva, para além das tabelas de frequências e gráficos, estudam-se outros métodos para resumir a informação.
Modelos de distribuições discretas de probabilidade
NOÇÕES DE INFERÊNCIA ESTATÍSTICA
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Probabilidade da intersecção de eventos
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Distribuições de Probabilidade Camilo Daleles Rennó
Monitoria: Probabilidade I e II Monitores: Chiu Yong, Eduardo Maia.
Capítulo 4. As distribuições de probabilidade mais importantes em controle estatístico de qualidade (CEQ): atributos Controle Estatístico de Processo (CEP)
Distribuição Binomial
Transcrição da apresentação:

Distribuição Binomial – problema das provas repetidas Exemplo: Lança-se um dado, com as faces numeradas de 1 a 6, 10 vezes 1.Determina a probabilidade de sair sempre a face 2? 2.Determina a probabilidade de sair a face 2, três vezes, nos 3.º, 5.º e 7.º lançamentos? 3.Determina a probabilidade de sair a face 2, exatamente três vezes? Exemplo: Lança-se um dado, com as faces numeradas de 1 a 6, 10 vezes 1.Determina a probabilidade de sair sempre a face 2? 2.Determina a probabilidade de sair a face 2, três vezes, nos 3.º, 5.º e 7.º lançamentos? 3.Determina a probabilidade de sair a face 2, exatamente três vezes?

Condições da Distribuição Binomial: -Realiza-se um número n de observações (provas) -As provas são independentes umas das outras -Em cada prova realiza-se, ou não, o acontecimento que vamos estudar e chama – se SUCESSO ao facto de o acontecimento se realizar -A probabilidade de se realizar o acontecimento em estudo é a mesma em todas as provas - p Condições da Distribuição Binomial: -Realiza-se um número n de observações (provas) -As provas são independentes umas das outras -Em cada prova realiza-se, ou não, o acontecimento que vamos estudar e chama – se SUCESSO ao facto de o acontecimento se realizar -A probabilidade de se realizar o acontecimento em estudo é a mesma em todas as provas - p X ~ B(n, p)

Exercício 1 Supõe que 5% das peças fabricadas por uma linha de produção são defeituosas. Se dez dessas peças forem escolhidas e inspecionadas: 1.Qual é a probabilidade de ser encontrado um máximo de duas peças defeituosas? 2.Qual é o valor médio e o desvio padrão do número de peças defeituosas? Exercício 1 Supõe que 5% das peças fabricadas por uma linha de produção são defeituosas. Se dez dessas peças forem escolhidas e inspecionadas: 1.Qual é a probabilidade de ser encontrado um máximo de duas peças defeituosas? 2.Qual é o valor médio e o desvio padrão do número de peças defeituosas? Exercício 2 Um técnico visita os clientes que fizeram a assinatura de um canal de TV, de modo a verificar o descodificador. Sabe-se, por experiência, que 90% desses aparelhos não apresentam defeito. 1.Em 12 aparelhos verificados, determina a probabilidade de, no máximo, dois apresentarem defeito. 2. Em 60 descodificadores verificados, qual deve ser o valor médio de aparelhos com defeito? Exercício 2 Um técnico visita os clientes que fizeram a assinatura de um canal de TV, de modo a verificar o descodificador. Sabe-se, por experiência, que 90% desses aparelhos não apresentam defeito. 1.Em 12 aparelhos verificados, determina a probabilidade de, no máximo, dois apresentarem defeito. 2. Em 60 descodificadores verificados, qual deve ser o valor médio de aparelhos com defeito?