Um diálogo entre Arte e Ciência

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mario Raul de Moraes Andrade
Advertisements

ARTE CONCEITUAL A Arte Conceitual, define-se como o movimento artístico moderno ou contemporâneo que defende a superioridade das ideias veiculadas pela.
Máscaras Africanas.
Estética é a área da filosofia que estuda racionalmente o belo - aquilo que desperta a emoção estética por meio da contemplação - e o sentimento que ele.
Movimentos artísticos
Profa. Dra. Kátia Aparecida Cruzes
A CHARGE COMO ESTÍMULO AO IMÁGINÁRIO DO INTERLOCUTOR
Surrealismo Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes.
1 - Organizando Dados 2- Preparando o Pôster
TANGRAM Mestrado Profissionalizante em
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Revolução nas Artes e nas Ciências
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
O código no qual se estrutura determinada linguagem, ou seja, a sua forma, está ligada a certos traços da matéria de expressão.
O conteúdo.
Metodologia Científica
JORNAL DUQUE DE CAXIAS ano º semestre nº1 MOSTRA CULTURAL DO COLÉGIO REÚNE TEMAS INTERESSANTES E ATUAIS Apresentações de teatro, dança e temas de.
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
ESTÉTICA Arte e realidade
MATEMÁTICA Análise das Questões.
Histórico do Monitor.
Percepção do Espaço Pela Criança
Importante: A proposta desse “modelo” constitui apenas uma referência para a apresentação do Trabalho de Conclusão, podendo ser adaptada de comum acordo.
Orientação Importante:
DIRETRIZES PARA A LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
AS VANGUARDAS ARTÍSTICAS EUROPÉIAS
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Leitura de Textos Científicos
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
METODOLOGIA CONSIDERAÇÕES FINAIS.
O Estado Qual é a sua função.
ELABORAÇÃO DE ARTIGO PARA PUBLICAÇÃO EM PERIÓDICO
“A arte na Infância - Sentindo, vivendo e experimentando a música”
INVENTÁRIO CRIATIVO INTERDISCIPLINA: TEATRO E EDUCAÇÃO
Trabalho nas regras ABNT
Formadora: Janaína Lapuente
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
A Arte e as tartarugas ninja
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Surrealismo.
Equipe responsável pela produção
Metodologia do Ensino da Arte
Equipe responsável pela produção
Como elaborar um plano de aula
Documentação e Resenha
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
III Encontro USP-Escola 2012
Estudo de funções através do esporte Ricardo R. Roque Luciane Z. H. Braz.
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
SEMINÁRIOS III UNIDADE Fisiologia do Exercício
Teoria da Relatividade Especial
EXERCÍCIO - DOCUMENTÁRIO: SICKO SOS SAÚDE
Mapa da Escola Seqüência didática:.
Grafite: Uma arte de protesto em espaços públicos
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
Escreva aqui o título Pesquisador 1 Pesquisador Pesquisador x
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
UTAD Comunicação e Multimédia História das Artes Visuais Contemporâneas José Pinheiro, al54465.
Por fim, adotamos a premissa de que a escola é o espaço por excelência que pode permitir uma ampliação cultural musical dos alunos, sobretudo dos menos.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Renascimento 7º ano. Introdução Olá! Vamos aprender de uma forma diferente? Esta atividade vem como um convite para uma viagem no tempo, uma viagem na.
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
Surrealismo.
AULA 6: Composição- sistemas ordenadores Professora: Geórgia Feitosa
COMO APRESENTAR UM PÔSTER: INSTRUÇÕES PARA O XI SEPECH, 2016 Ronaldo Baltar (Dep. C. Sociais, Universidade Estadual de Londrina) INTRODUÇÃO.
MÚSICA NA ESCOLA: POR QUE ESTUDAR MÚSICA ? Texto de Celso Favaretto Estudo por Ana Carolina Bonagamba de Paula ( )
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Transcrição da apresentação:

Um diálogo entre Arte e Ciência

Requisitos Seguindo o pressuposto que o conteúdo básico obrigatório programado para os temas: Física Básica; (Ex. conceito de matéria) Física Moderna; (Ex. Contribuições de Einstein)

Conceito de Arte O termo “Arte” vem do Latim e significa técnica ou habilidade de criar valores. (Revista Literaria - a casa das letras) Habilidade ou disposição dirigida para a execução de uma finalidade prática ou teórica, realizada de forma consciente, controlada e racional.

Arte Contemporânea A Arte Contemporânea seria então, “a arte do agora, a arte que se manifesta no mesmo momento e no próprio momento em que o público a percebe”(CAUQUELIN, s/d, p.6).

Na Ciência "Sobre a Teoria da Relatividade Especial e Geral". Energia liberada pela quebra de um átomo.

Pintor e Escultor Surrealista A década de 1930 foi um período de grande produção artística de Dalí. Nesta fase, o artista representava imagens do cotidiano de uma forma inesperada e surpreendente. Era fortemente inspirado pelas novas teorias da Física Quântica. Salvador Dalí.

Criação de Valores O quadro apresenta a cabeça e os ombros de Gala, composta por uma matriz de esferas aparentemente suspensas no espaço e representa uma síntese da arte renascentista e da teoria atômica. Além disso, a obra ilustra a descontinuidade final da matéria, sendo as esferas uma representação das partículas atômicas. “Galateia das Esferas”, de Salvador Dalí.

Criação de Valores A teoria da Relatividade de Einstein pode ser encontrada no diálogo feito por Salvador Dalí em sua obra “A Persistência da Memória” onde o relógio parece derreter, convergindo para as ideias relativísticas de Albert Einstein.

Objetivo da Aula (Primeira parte) A partir dos conceitos de Física e Arte discutidos em sala de aula, os alunos devem realizar o exercício proposto.

Proposta de Exercício A partir da discussão sobre Arte e dos conceitos físicos vistos até aqui, descreva uma possível interpretação, de no mínimo 10 linhas, para a obra “Ovo Cósmico” de Salvador Dalí. Num primeiro momento, para facilitar o desenvolvimento do texto, tente descrever o quatro e depois construa sua hipótese.

Objetivo da Aula (Segunda parte) Levantamento das diferentes interpretações; Mostrar a interpretação original da obra (“Ovo Cósmico”) de Salvador Dalí.

Interpretação original da obra “Ovo Cósmico” O ovo também é um símbolo ligado a vida e ao renascimento. Esta obra foi uma referência no processo de ruptura da arte tradicional e a arte moderna, em que o ovo também carrega o significado de renovação.

Conclusão Introduzir a ideia de arte como sendo uma criação arbitrária do ser humano; Diálogo entre Ciência e Arte; Novas interpretações de mundo;