Índices de Cumprimento da Lei de Execuções Penais Daniel Cerqueira Alexandre Samy de Castro Luciene Gomes de Souza IPEA-DIEST Conselho Nacional do Ministério.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

O PRÉ-PROJETO: ENUNCIANDO AS PRIMEIRAS DECISÕES.
Monitoria de recursos hídricos, uso de água, poluição e cumprimento
Educação no Sistema Prisional Brasileiro Alguns Números
Comissão de Educação dos Profissionais
Modelo Assistencial Brasileiro
Equivalente à média dos países da OCDE
Estudos Setoriais Secretaria da Receita Federal do Brasil
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
O PAPEL DO GOVERNO MUNICIPAL PARA ASSEGURAR O ATENDIMENTO
A gestão dos recursos, das pessoas, dos serviços e processos
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
JUSTIÇA CRIMINAL Set/2010.
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
CONSELHOS DA COMUNIDADE Guia para Criação
APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Mesa Redonda Perspectivas & Desafios na Gestão e Organização Metropolitana Gustavo Gomes Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional e Políticas Urbanas.
Avaliação Educacional Externa
Quem Somos ? WBM do Brasil é uma empresa com 12 anos de know-how na gestão de benefícios através de meios eletrônicos. MISSÃO “Potencializar a gestão de.
Como desenvolver a avaliação institucional da escola?
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Aula 6 - Método não-experimental ou de seleção não-aleatória
Aula 19 – Método Gespública MPOG Prof Júlio Andrade Fonte: MPOG – GesPublica, “Guia de Indicadores”, Brasília – DF, 2010.
Contexto de atuação do CME
Plano Cidadão O Povo Realizando um Futuro Cada Vez Melhor.
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
Perguntas de Modelação
PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
SEMINáRIO SANTA CATARINA 2015
Ouvidoria como Instrumento de Gestão  Uma manifestação, quando registrada na Ouvidoria, recebe um tratamento que a torna parte dos processos em nossas.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Metodologia de Pesquisa
IDJus Índice de Desempenho da Justiça Brasília, 29 de junho de 2015 PESQUISADORA ANA CAROLINA AIRES.
GOVERNANÇA DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO: DIAGNÓSTICO E PROPOSTAS DE APERFEIÇOAMENTO COORDENAÇÃO: FERNANDO ABRUCIO PROJETO DO INSTITUTO NATURA.
Ministério da Educação - MEC Ministério da Justiça - MJ
LEI DE RESPONSABILIDADE EDUCACIONAL Questões e Desafios Brasília, abril 2013.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Universidade Federal do Ceará Contabilidade Gerencial
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
Planejamento Urbano e Plano Diretor
Plano Plurianual - PPA Governo do Estado de Roraima
Novo SuperCrac Eqüinos 2.0
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
SIAB – SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE ATENÇÃO BÁSICA
Dispositivos Estratégicos: Região de Saúde Rede de Atenção à Saúde Mapa da Saúde Planejamento Integrado RENASES RENAME Contrato Organizativo de Ação.
TCC.
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
3ª CONFERENCIA “POLÌTICA E GESTAO DA EDUCAÇAO SUPERIOR NOS PAISES E REGIOES DE LINGUA PORTUGUESA ” Gestão Estratégica nas Instituições de Ensino Superior.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
ESTRUTURA DO LAUDO PERICIAL (TP 01)
Mudança no Regime Fiscal: Proposta para discussão Bernard Appy dezembro de 2013.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Análise da Geração de Emprego segundo o Nível de Qualificação no Período 2003/2008 João Saboia IE/UFRJ.
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Maio de 2016 EBT ESCALA BRASIL TRANSPARENTE.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Audiência pública 19 de maio de 2010 (Prováveis alterações na Legislação de Execução Penal Dr. Marcelo Migon Psiquiatra Forense – ABP
SISTEMA CARCER Á RIO NACIONAL. PERCENTUAL PRESOS (atualizado até 12/2008) Total de Presos = – Dez/2008 Fonte: INFOPEN - Relatórios Estatísticos.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
Fórum Sobre Segurança Cidadã Quarta clinica BID Sistema Penitenciário Brasileiro Estatísticas Gerais.
Empresa Brasileira de Planejamento em Saneamento - EBPS Proposta de criação da Empresa Brasileira de Planejamento em Saneamento - EBPS FRENTE NACIONAL.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Processo de Reconhecimento das categorias profissionais no âmbito do SUAS Léa Braga 30 de março de 2011 Processo de Reconhecimento das categorias profissionais.
Transcrição da apresentação:

Índices de Cumprimento da Lei de Execuções Penais Daniel Cerqueira Alexandre Samy de Castro Luciene Gomes de Souza IPEA-DIEST Conselho Nacional do Ministério Público Brasília, Maio de 2014

Motivação De forma sintética, apresentar uma fotografia das condições do sistema prisional brasileiro, a partir das informações contidas em relatório anual de inspeção do sistema, produzido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP); Apresentar um exemplo de uma possível ferramenta de gestão para tentar entender: – Temas, tipos de estabelecimento penal e regiões mais problemáticas; – Informações que precisam ser aprimoradas; – Perguntas que precisam ser formuladas. Princípio geral: simplicidade!

Roteiro Metodologia; Análise preliminar do ICLEP: – Brasil (agregado); – Por tema; – Por tipo de estabelecimento; – Por UF; – Conclusões; – Extensões possíveis do trabalho.

Metodologia Dados: formulário de inspeção do CNMP(visitas de jan a set de 2013, relativa à situação no ano de 2012; Tais dados se referem, basicamente, à verificação total ou parcial, do cumprimento de 42 artigos da LEP, que cobrem boa parte dos Títulos II e IV da Lei, que se referem aos direitos e condições mínimas de tratamento de presos; Devido ao numero excessivo de artigos, uma opção desta pesquisa foi de agrupá-los segundo temas, de acordo com a Tabela 1; Produzimos índices entre 0 e 1, por temas, para cada estabelecimento, que podem ser agregados em várias dimensões: – Por tema; – Por tipo de estabelecimento penal; – Por UF

Tabela 1: ICLEP segundo os temas:

O Índice do Estabelecimento O Índice varia entre 0 e 1; Define-se arbitrariamente o peso de cada exigência; O índice de cumprimento da LEP no estabelecimento i, associado ao tema t:

Questões Ao todo se identificam 69 exigências associadas aos temas propostos; O índice proposto é uma soma de indicadores qualitativos (exigências). Isto é, ou o estabelecimento cumpre a exigência ou não cumpre; A aplicabilidade do item depende basicamente das características do estabelecimento em questão. Por exemplo, separação de mulheres não faz sentido em estabelecimentos onde há apenas ocupantes e capacidade para sexo masculino; A Tabela 2 define a aplicabilidade de cada exigência, definida predominantemente a partir do tipo de estabelecimento.

Tabela 2: Exigências extraídas da LEP, sua aplicabilidade e dispositivos legais Exemplo 1: ambiente

Tabela 2: Exigências extraídas da LEP, sua aplicabilidade e dispositivos legais Exemplo 2: separação

Tabela 3: Definição de exigências legais e percentuais de preenchimento

Resultados: Brasil (agregado)

Tabela 4: Preenchimento (%) e cumprimento de exigências, por tema:

Tabela 5: Cumprimento (%) de exigências, por tamanho de estabelecimento e tema.

ICLEP por tipo de estabelecimento É determinante para explicar a infraestrutura do estabelecimento, assim como o escopo de serviços e atividades oferecidos aos presos; A análise dos índices de cumprimento da LEP – segundo o índice global – por tipo de estabelecimento, apresentada na Tabela 6, revela que, dentre as duas categorias predominantes – Cadeias Públicas e penitenciárias – o índice de cumprimento da LEP é significativamente diferente: 45% para as Cadeias Públicas contra 60% para as Penitenciárias. Os índices sugerem que, nas cadeias públicas, as condições de trabalho, educação e assistência social são bastante aquém do desejável. As condições de saúde e assistência material também são significativamente piores, se comparadas as condições das Penitenciárias; A existência de presos condenados em Cadeias Públicas pode dar contornos ainda mais dramáticos à condições de vida da população carcerária.

Tabela 6: Cumprimento (%) de exigências, por tipo de estabelecimento e tema.

Resultados: Por Unidade Federativa

ICLEP por UF Dado que a administração do sistema prisional é da competência de governos estaduais, faz-se necessária uma análise do cumprimento da LEP por UF; Nesse caso, faz sentido a ponderação dos índices de cumprimento pelo tamanho relativo do estabelecimento: Sendo

ICLEP por UF (2012)

Figura 2: ICLEP por temas e UF(2012)

Tabela 7: ICLEP por temas e UF (2012)

Taxas de ocupação dos estabelecimentos, por UF

Separação por UF (2012)

Conclusões O ICLEP pode constituir uma ferramenta sintética de gestão, para apontar principais desafios; Muitos dos critérios adotados são arbitrários. A metodologia permite que se ajustem os índices de acordo com um conjunto de características que se queira observar; Identificamos possíveis problemas de preenchimento, devido a incentivos dos diretores; Sugestões específicas para aprimorar o formulário; Baixos índices de cumprimento dos quesitos avaliados da Lei de Execuções Penais. Grande variabilidade entre UFs; e dentro de uma mesma UF;

Possíveis extensões Inclusão de legislação infra-LEP; Desenvolvimento de ferramenta de gestão (amigável ao usuário) de acompanhamento do sistema, com atualização mensal e que pode ser usada em múltiplos contextos, de acordo com o interesse específico e prioridades de atuação de cada instituição usuária – por exemplo, varas de execuções penais, promotorias, magistrados, etc.; Análise de determinantes de desempenho do sistema; Unificação de sistemas de informação sobre sistema prisional, com a colaboração de diversas instituições: Depen, CNMP, CNJ, CNPCP e Tribunais; Necessidade de haver censos penitenciários nacionais.