Práticas com o UCA Disciplina de Geografia EMEF Elza Maria Pellegrini de Aguiar Professor: Alexsandro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NA ESCOLA
Advertisements

Informática Para Marketing I
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Projeto de aplicação das TICs nas disciplinas de História e Geografia
Educação Digital Fala-se muito das contribuições positivas do uso da tecnologia digital em sala de aula. Os professores que já experimentaram, no entanto,
PROJETO: CONTROLE DE QUALIDADE
2º encontro – Professores Maio de 2012
EMEF PRESIDEU AMORIM PROJETO “QUEM SOMOS”
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
VIVENDO E APRENDENDO.
Professor Izaias Cordeiro Néri
Módulo Web 2.0 Prof. Ricardo Valentim
Pedagogia, Licenciatura Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e Multimídia – Professora Mariângela Ziede – 2012/2 Ananda Sonali Andressa Kopriva Bruna Bernardino.
Introdução INTRODUÇÃO
O COMPUTADOR CHEGA À ESCOLA
A CTIVIDADE 4 - T RABALHO I NDIVIDUAL - R ELATO, A NÁLISE E R EFLEXÃO DE E XPERIÊNCIAS COM TIC Trabalho Realizado Por: Nuno M.C. Martins E NSINO E APRENDIZAGEM.
CURRICULO +.
CIDADE DIGITAL.
seminário: redes sociais, os professores e o ensino
Museu Memórias de Alfabetização
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
BARBACENA, A CIDADE DAS ROSAS... PERFUMANDO A ILHA DO AMOR.
Treinamento para Professores
OBJETOS DE APRENDIZAGEM - OA RIVED
“HIPERTEXTO” NOVA MANEIRA DE LER E ESCREVER
PROJETO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO MEIO AMBIENTE E CIDADANIA.
Jornal como Recurso Didático
Webquest de Geografia e Inglês 7º ano – 1º Bim./2009 Prof as. Larissa, Maria Carmem e Sandra.
Introdução à Análise de Propostas
Aprendizagens em Arte Coordenadora
PROJETO ÁGUA Água, a importância do uso consciente, através das Tecnologias da Informação e Comunicação. Escola Municipal de Ensino Fundamental Benedicto.
Maria Aparecida Salles Franco
ATIVIDADE PEDAGÓGICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Rethinking Literacy Education in New Times:
Professores apostam no diálogo para conquistar alunos.
INCLUSÃO DIGITAL: MULTICULTURALISMO E PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS Bolsistas de Iniciação à Docência - Pibid 2014 – Uergs /Pedagogia - Unidade.
METODOLOGIA PARA QUEM QUER APRENDER Progetec: Marli Borges da Costa
VI SELIMEL Universidade Federal de Campina Grande
Águas de São Pedro 1º Cidade 100% Digital e Inteligente
MARKETING 2.O Parte I - Continuação Prof. Dr. José Francisco Resende.
ESTUDO VIRTUAL ALLAN CARVALHO ROCHA E.E ABADIA FAUSTINO INÁCIO
Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Disciplina: INFORMÁTICA E SOCIEDADE – Docente: YURI BASTOS WANDERLEY Trabalho coletivo sobre organizações.
REDAÇÃO - Prof.ª Sarah Araujo
Criações visuais/ história da arte e HQ's
CURSO - LIVRO DIGITAL.
REDAÇÃO - Prof.ª Sarah Araujo
E.M.E.F. Presidente Vargas
RESPONSÁVEIS  Euzebio - Sala de tecnologias  Célia - Professora regente  Alunos do 5º Ano Vespertino.
Vou ajudar você a criar seu primeiro jogo!
AULA 2 CARTOGRAFIA – PARTE 2
Panorâmica de Tecnologias Digitais de apoio ao processo ensino-aprendizado 1.
RONDÔNIA. EEEF Joaquim Nabuco Atende alunos da zona urbana e rural do 1º ao 5º ano. Possui 256 alunos e 16 professores.
60 Anos Loureiro FAÇO PARTE DESTA HISTÓRIA Turmas C11 - C12 - C13 Professoras: Ana Cristina Opitz Ana Cristina Opitz Maris Stella Celi dos Santo Maris.
Lançamento do Edital “Culturas Tradicionais”
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Instagram no Facebook Comunicação e Mídias Digitais Professora: Sandra Rubia Bárbara Fischer, Bruno de Oliveira, Letícia.
EMEF “Profª Elza Maria Pellegrini de Aguiar” A robótica no currículo : ensinando e aprendendo com o laptop UCA Bruno Leal Bastos Universidade Estadual.
Integração ao Campus Virtual Vice-Presidência de Ensino Informação e Comunicação A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS VIRTUAL FIOCRUZ: Integrando Plataformas e Redes.
LUMEs: L ugar de U urbanidade ME tropolitana. Mobilização Social para Implementação do Processo Permanente do Planejamento Metropolitano da RMBH Programa.
Estado de Santa Catarina Secretaria de Educação Secretaria de Desenvolvimento Regional de Caçador Gerência de Educação Núcleo de Tecnologia Educacional.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Projeto Conteúdos Digitais Comitê Gestor da Internet no Brasil CT-Conteúdos Seminário sobre Informação da Internet Brasilia, 30 de Julho de.
RAQUEL MARMENTINI PROFESSORA DE GEOGRAFIA EEB CARLOS FRIES IPIRA SC JUNHO/2010.
BLOG? Aparecida Regina Maria do Carmo Maria Inês Sônia Ferreira Vanuza Souza.
Veja o que dá para fazer no Google Aluna: Jenny dos Santos Horta Matr.: Polo: Niterói Curso: Pedagogia 2008/01
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
EMEF “Profª Elza Maria Pellegrini de Aguiar” Aprendizagem por investigação Um mergulho no conhecimento Gisele Flavia Alves Oliveira Giachetto Prefeitura.
Transcrição da apresentação:

Práticas com o UCA Disciplina de Geografia EMEF Elza Maria Pellegrini de Aguiar Professor: Alexsandro.

Objetivos: Na disciplina de Geografia o uso da ferramenta tem como fins: - Facilitar o contato do aluno com mapas temáticos e de base, encontráveis em sites especializados; - Permitir a interação do aluno com ferramentas disponíveis na Internet, sites, blogs ou redes sociais criadas para uso na própria prática de aula de Geografia. - Utilizar imagens disponíveis em sites,e fotografias digitalizadas de interesse da Geografia. - Familiarizar os alunos com ferramentas de uso mais avançado, como banco de dados, “google earth”, ferramenta “mapas” do google, bibliotecas digitais, sites de notícias respeitados;.

As imagens: É constante o uso de imagens e fotografias digitalizadas ns aulas de Geografia sob nossa responsabilidade: o intuito é utilizar o imagético para promover a criatividade e novos olhares...

Por exemplo, livros didáticos costumam, ao falar de cidades, fotografias que apenas “reforçam” o que está sendo dito:

Nas aulas de Geografia utilizamos as mesmas imagens, mas sinalizando para fenômenos que as próprias imagens NÃO mostram explicitamente, inclusive com modificações na própria imagem:

Se falamos de população:

Baseado em uma pesquisa de mestrado em andamento, estamos convencidos de que uso de imagens modificadas digitalmente, quer seja, imagem como CONSTRUÇÃO e não apenas como reforço de uma mensagem, pode promover novos olhares nos alunos, noas formas (mais criativas) de apreender fenômenos geográficos. O que foi obtido até agora permitiu-nos verificar a correção desta assertiva.

Finalmente, acreditamos que, em relação às gerações atuais, não faz mais sentido falar em “mundo real” e “mundo virtual”, sendo que ambos produzem visões-de-mundo, sensações, desejos, conhecimentos,logo, ambos são, de certa forma, reais. Assim o mundo virtual pode ser tão útil quando práticas no “mundo real” para promover o conhecimento e o diálogo.