INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Docência no Ensino Superior: fundamentos e dimensões da ação docente
Advertisements

CURRÍCULO EM FOCO.
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
GRUPO 4 Coordenadora: Hilda Participantes:
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Currículos e pessoalidade o equilíbrio entre a igualdade e a diferença
Avaliação e qualidade do ensino
O equilíbrio formação pessoal / formação profissional
Cursos de Graduação na Área de Ciência da Informação Região Centro-Oeste.
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal – Lorena 2006
Plano de Trabalho Docente
Me. Edimar Roberto de Lima Sartoro .
Diretrizes do ensino de História
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Vídeo Educar – Rubem Alves
SAPEX ALECIO DAMICO (2010)*
DESENHO GEOMÉTRICO NO ENSINO DA GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Livro: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DE PRÁTICAS DE ESTUDO 9º ANO - CMPA
Competências do Professor:
Didática e Metodologia no Ensino Superior
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Interdisciplinaridade
Élton Carneiro Marinho –
Questões metodológicas do Ensino Religioso
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Parâmetros Curriculares Nacionais
Programa Ler e Escrever
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Prof. Rita de Cássia S. Eger -
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
A Modelagem Matemática como Ambiente Educacional
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Diretrizes para leitura e análise de textos
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
PESQUISA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO V - PPEV PROF. TERESA CAVALCANTI
Conhecimento: imagens e ação docente
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA ESPECIALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS -
Perguntas de Modelação
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
IV ENCONTRO DE FORMAÇÃO
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
Rita Prates e Sueli Araujo
Introdução ao Serviço Social
Os PCN e o Ensino Médio.
PROJETOS PEDAGÓGICOS UNIFICADOS
Foco de estudo: Caderno 3.
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Prof. Luciano Allegretti Mercadante Núcleos Docentes Estruturantes NDE Contexto FCA Início em 2009, 8 cursos, inexistência de departamentos Construção.
Currículos: a fragmentação disciplinar e seus antídotos UTF – PR Pato Branco, 23 de julho de 2015 Nílson José Machado Universidade de São Paulo/Faculdade.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Competências do Professor:
Transcrição da apresentação:

INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Campina Grande, 16 de março de 2015 INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Nílson José Machado Universidade de São Paulo Faculdade de Educação njmachad@usp.br www.nilsonjosemachado.net 1

Competências: elementos para uma teoria Currículos: a fragmentação crescente perda do significado (reversão na Pós??) Creche Fundamental I Fundamental II Ensino Médio Ensino Superior Pós-Graduação

Currículos: a fragmentação disciplinar Competências: elementos para uma teoria Currículos: a fragmentação disciplinar Multidisciplinaridade (?) Interdisciplinaridade (?) Transdisciplinaridade (?) Intradisciplinaridade (?)

Currículos: a fragmentação disciplinar Competências: elementos para uma teoria UEPB -PPGECEM Campina Grande, 6 de março de 2015 Currículos: a fragmentação disciplinar transdisciplinaridade (ex.: Bioética) multidisciplinaridade interdisciplinaridade (fracas interações) (ricas interações) intradisciplinaridade (ex.: mapeamento genético)

Uma questão não pertinente: especialização ou generalismo? UEPB -PPGECEM Campina Grande, 6 de março de 2015 Uma questão não pertinente: especialização ou generalismo? fim do ESPECIALISTA? NÃO viva o generalismo? NÃO CHAPLIN (“Tempos Modernos”)? NÃO

O novo ESPECIALISTA: CONSULTOR UEPB -PPGECEM Campina Grande, 6 de março de 2015 Competências: elementos para uma teoria O novo ESPECIALISTA: CONSULTOR conhecimento específico + visão de conjunto interesse nasce na foto... Foto Pontos ...e se alimenta dos pontos sístole/diástole: FOTO>PONTOS>FOTO>PONTOS>... ! ?

Currículos: a fragmentação disciplinar projetos, interdisciplinaridade, problemas, competências... rótulos para representar a busca da superação da fragmentação disciplinar, tendo como meta o foco nas pessoas

Disciplinas e competências: história DISCIPLINAS: TRIVIUM COMPETÊNCIAS leR Reading wRriting lógica escreveR gramática contaR aRithmetic retórica

Disciplinas e competências: de volta para o futuro... COMPETÊNCIAS “VELHAS”? NOVAS COMPETÊNCIAS LER O MUNDO... PARTILHAR SIGNIFICADOS... CONSTRUIR NARRATIVAS... LER... ESCREVER... CONTAR...

UEPB -PPGECEM Campina Grande, 6 de março de 2015 CURRÍCULO: elenco de disciplinas instrumento para mapear as disciplinas/vias disponíveis tendo em vista a formação pessoal, ou seja, o desenvolvimento das competências pessoais 10

Currículo: Disciplinas ou Competências? - Não existe currículo por competências sem ter as disciplinas como meios Não existe currículo por disciplinas sem ter as competências como meta Articulação é necessária

COMPETÊNCIAS... PESSOAIS!!! Disciplinas, Interdisciplinaridade: as COMPETÊNCIAS no centro das atenções Disciplinas são meios... (explícito, programas...) Competências são fins... (tácito, formação pessoal) COMPETÊNCIAS... PESSOAIS!!! AS PESSOAS NO CENTRO DA EDUCAÇÃO NÃO EXISTEM OBJETOS COMPETENTES!

Competências: os “três Rs” já eram... três eixos fundamentais contextuação expressão decisão argumentação compreensão imaginação

Competências: visão panorâmica concreto eu síntese análise outro abstrato

conteúdos disciplinares UEPB -PPGECEM Campina Grande, 6 de março de 2015 conteúdos disciplinares CONTEXTOS CENTROS DE INTERESSE IDEIAS FUNDAMENTAIS MAPAS NARRATIVAS competências pessoais CURRÍCULOS: MEIOS E FINS S I GN I F I CADO 15

O CURRÍCULO E O COTIDIANO: Ciência/Conhecimento UEPB -PPGECEM Campina Grande, 6 de março de 2015 O CURRÍCULO E O COTIDIANO: CENTROS DE INTERESSE Ciência/Conhecimento Tecnologia/Técnica Mundo do Trabalho Arte/Cultura... 16

UEPB -PPGECEM Campina Grande, 6 de março de 2015 Como transitar dos CONTEÚDOS DISCIPLINARES até as COMPETÊNCIAS PESSOAIS ? IDEIAS FUN DA MEN TAIS COM PE TÊN CIAS CON TEÚ DOS 17

são passíveis de compreensão na linguagem ordinária UEPB -PPGECEM Campina Grande, 6 de março de 2015 QUE SÃO IDEIAS FUNDAMENTAIS? são passíveis de compreensão na linguagem ordinária ESTRUTURAÇÃO LINGUAGEM TRANSBORDAMENTO favorecem a articulação entre as diversas partes da disciplina ultrapassam as fronteiras disciplinares, favorecendo a articulação entre as diversas disciplinas 18

UEPB -PPGECEM Campina Grande, 6 de março de 2015 IDEIAS FUNDAMENTAIS: MAPPA MUNDI amplitude e escala adequada TRÊS CASCAS DE BANANA ELENCO não apenas conjunto PARES COMPLEMENTARES polarização fecunda 19

MATEMÁTICA NO CURRÍCULO IDEIAS FUNDAMENTAIS UEPB -PPGECEM Campina Grande, 6 de março de 2015 MATEMÁTICA NO CURRÍCULO IDEIAS FUNDAMENTAIS ...equivalência, ordem, contagem, medida, proporcionalidade, interdependência, variação, invariância problematização, otimização, demonstração, aleatoriedade construção, representação... 20

CURRÍCULO, PLANEJAMENTO: UEPB -PPGECEM Campina Grande, 6 de março de 2015 CURRÍCULO, PLANEJAMENTO: É possível planejar com pertinência o tratamento de qualquer tema, em qualquer nível de ensino, com qualquer número de aulas, tendo por base um mapeamento numa escala adequada das ideias fundamentais do tema 21

PLANEJAMENTO: COMPATIBILIZAÇÃO ENTRE... UEPB -PPGECEM Campina Grande, 6 de março de 2015 PLANEJAMENTO: COMPATIBILIZAÇÃO ENTRE... DISCIPLINAS X COMPETÊNCIAS PROGRAMAS X PROJETOS FUNDAMENTAL X TEMPO MAPAS X ESCALAS 22

INTERDISCIPLINARIDADE, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UEPB -PPGECEM Campina Grande, 6 de março de 2015 INTERDISCIPLINARIDADE, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: MATEMÁTICA: linguagem instrumentos conteúdos (ideias fundamentais) LINHA DIRETA COM AS COMPETÊNCIAS PESSOAIS: expressão/compreensão argumentação/decisão contextuação/imaginação 23

INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Campina Grande, 16 de março de 2015 INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Nílson José Machado Universidade de São Paulo Faculdade de Educação njmachad@usp.br www.nilsonjosemachado.net 24