INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Campina Grande, 16 de março de 2015 INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Nílson José Machado Universidade de São Paulo Faculdade de Educação njmachad@usp.br www.nilsonjosemachado.net 1
Competências: elementos para uma teoria Currículos: a fragmentação crescente perda do significado (reversão na Pós??) Creche Fundamental I Fundamental II Ensino Médio Ensino Superior Pós-Graduação
Currículos: a fragmentação disciplinar Competências: elementos para uma teoria Currículos: a fragmentação disciplinar Multidisciplinaridade (?) Interdisciplinaridade (?) Transdisciplinaridade (?) Intradisciplinaridade (?)
Currículos: a fragmentação disciplinar Competências: elementos para uma teoria UEPB -PPGECEM Campina Grande, 6 de março de 2015 Currículos: a fragmentação disciplinar transdisciplinaridade (ex.: Bioética) multidisciplinaridade interdisciplinaridade (fracas interações) (ricas interações) intradisciplinaridade (ex.: mapeamento genético)
Uma questão não pertinente: especialização ou generalismo? UEPB -PPGECEM Campina Grande, 6 de março de 2015 Uma questão não pertinente: especialização ou generalismo? fim do ESPECIALISTA? NÃO viva o generalismo? NÃO CHAPLIN (“Tempos Modernos”)? NÃO
O novo ESPECIALISTA: CONSULTOR UEPB -PPGECEM Campina Grande, 6 de março de 2015 Competências: elementos para uma teoria O novo ESPECIALISTA: CONSULTOR conhecimento específico + visão de conjunto interesse nasce na foto... Foto Pontos ...e se alimenta dos pontos sístole/diástole: FOTO>PONTOS>FOTO>PONTOS>... ! ?
Currículos: a fragmentação disciplinar projetos, interdisciplinaridade, problemas, competências... rótulos para representar a busca da superação da fragmentação disciplinar, tendo como meta o foco nas pessoas
Disciplinas e competências: história DISCIPLINAS: TRIVIUM COMPETÊNCIAS leR Reading wRriting lógica escreveR gramática contaR aRithmetic retórica
Disciplinas e competências: de volta para o futuro... COMPETÊNCIAS “VELHAS”? NOVAS COMPETÊNCIAS LER O MUNDO... PARTILHAR SIGNIFICADOS... CONSTRUIR NARRATIVAS... LER... ESCREVER... CONTAR...
UEPB -PPGECEM Campina Grande, 6 de março de 2015 CURRÍCULO: elenco de disciplinas instrumento para mapear as disciplinas/vias disponíveis tendo em vista a formação pessoal, ou seja, o desenvolvimento das competências pessoais 10
Currículo: Disciplinas ou Competências? - Não existe currículo por competências sem ter as disciplinas como meios Não existe currículo por disciplinas sem ter as competências como meta Articulação é necessária
COMPETÊNCIAS... PESSOAIS!!! Disciplinas, Interdisciplinaridade: as COMPETÊNCIAS no centro das atenções Disciplinas são meios... (explícito, programas...) Competências são fins... (tácito, formação pessoal) COMPETÊNCIAS... PESSOAIS!!! AS PESSOAS NO CENTRO DA EDUCAÇÃO NÃO EXISTEM OBJETOS COMPETENTES!
Competências: os “três Rs” já eram... três eixos fundamentais contextuação expressão decisão argumentação compreensão imaginação
Competências: visão panorâmica concreto eu síntese análise outro abstrato
conteúdos disciplinares UEPB -PPGECEM Campina Grande, 6 de março de 2015 conteúdos disciplinares CONTEXTOS CENTROS DE INTERESSE IDEIAS FUNDAMENTAIS MAPAS NARRATIVAS competências pessoais CURRÍCULOS: MEIOS E FINS S I GN I F I CADO 15
O CURRÍCULO E O COTIDIANO: Ciência/Conhecimento UEPB -PPGECEM Campina Grande, 6 de março de 2015 O CURRÍCULO E O COTIDIANO: CENTROS DE INTERESSE Ciência/Conhecimento Tecnologia/Técnica Mundo do Trabalho Arte/Cultura... 16
UEPB -PPGECEM Campina Grande, 6 de março de 2015 Como transitar dos CONTEÚDOS DISCIPLINARES até as COMPETÊNCIAS PESSOAIS ? IDEIAS FUN DA MEN TAIS COM PE TÊN CIAS CON TEÚ DOS 17
são passíveis de compreensão na linguagem ordinária UEPB -PPGECEM Campina Grande, 6 de março de 2015 QUE SÃO IDEIAS FUNDAMENTAIS? são passíveis de compreensão na linguagem ordinária ESTRUTURAÇÃO LINGUAGEM TRANSBORDAMENTO favorecem a articulação entre as diversas partes da disciplina ultrapassam as fronteiras disciplinares, favorecendo a articulação entre as diversas disciplinas 18
UEPB -PPGECEM Campina Grande, 6 de março de 2015 IDEIAS FUNDAMENTAIS: MAPPA MUNDI amplitude e escala adequada TRÊS CASCAS DE BANANA ELENCO não apenas conjunto PARES COMPLEMENTARES polarização fecunda 19
MATEMÁTICA NO CURRÍCULO IDEIAS FUNDAMENTAIS UEPB -PPGECEM Campina Grande, 6 de março de 2015 MATEMÁTICA NO CURRÍCULO IDEIAS FUNDAMENTAIS ...equivalência, ordem, contagem, medida, proporcionalidade, interdependência, variação, invariância problematização, otimização, demonstração, aleatoriedade construção, representação... 20
CURRÍCULO, PLANEJAMENTO: UEPB -PPGECEM Campina Grande, 6 de março de 2015 CURRÍCULO, PLANEJAMENTO: É possível planejar com pertinência o tratamento de qualquer tema, em qualquer nível de ensino, com qualquer número de aulas, tendo por base um mapeamento numa escala adequada das ideias fundamentais do tema 21
PLANEJAMENTO: COMPATIBILIZAÇÃO ENTRE... UEPB -PPGECEM Campina Grande, 6 de março de 2015 PLANEJAMENTO: COMPATIBILIZAÇÃO ENTRE... DISCIPLINAS X COMPETÊNCIAS PROGRAMAS X PROJETOS FUNDAMENTAL X TEMPO MAPAS X ESCALAS 22
INTERDISCIPLINARIDADE, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UEPB -PPGECEM Campina Grande, 6 de março de 2015 INTERDISCIPLINARIDADE, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: MATEMÁTICA: linguagem instrumentos conteúdos (ideias fundamentais) LINHA DIRETA COM AS COMPETÊNCIAS PESSOAIS: expressão/compreensão argumentação/decisão contextuação/imaginação 23
INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Campina Grande, 16 de março de 2015 INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Nílson José Machado Universidade de São Paulo Faculdade de Educação njmachad@usp.br www.nilsonjosemachado.net 24