22º Encontro Nacional de Clínica Geral DESCENTRALIZAR Cuidados de proximidade ao cidadão e à comunidade António Rodrigues.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planificação da bacia hidrográfica para recursos hídricos
Advertisements

Gerenciamento de Projetos
Administração de Sistemas de Informação
Beneficios da Integração Regional
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Programa de Cooperação Transfronteiriça Portugal – Espanha
Avaliação e Relatório de Desempenho de Programas na Austrália Mark Nizette Departamento de Finanças e Administração Outubro de 2001.
VIVER MELHOR NA TERRA O que significa qualidade de vida?
Organização e Gestão da Biblioteca Escolar ☺
Balanced Scorecard.
O ciclo de estratégia, planeamento, orçamento e controlo
Ideias-chave do controlo de gestão
TENDENCIAS DAS POLÍTICAS NACIONAIS DE SAÚDE NOS PAISES DO MERCOSUL Vera Maria Ribeiro Nogueira Apoio CNPq.
A GESTÃO DA CLÍNICA EUGÊNIO VILAÇA MENDES.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
SAGE Semana Técnico Administrativa – Dirad
Origens da Política de Gestão de Pessoas Grupos de Trabalhos da Área de RH
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OPERACIONAL
Visão geral da Administração
Aspectos Fundamentais da Gestão das Águas
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
SIGE Municípios Adesão e Implantação Marcos Lopes - SPE.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Apresentação do Sistema
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
Estrutura Funcional da Rede Goiás
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
DIGES Gilson Caleman Diretor. 2 Atividades -DIGES Programa de Qualificação: - Possibilitou a construção de uma agenda positiva entre todos os atores envolvidos,
Gerenciamento Financeiro e Controles Internos (FMC) na Prática
Função da Administração:
1 SOCIEDADE VIVER VIABILIZANDO PROJETOS DE VIDA CNPJ /
Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação.
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Organização de parcerias Uma política de coesão mais descentralizada No interior dos Estados-Membros:
Utilização do e-CUT por projectos de investimento do Banco Mundial Renaud Seligmann Especialista principal de finanças públicas.
Direcção Nacional de Recursos Humanos
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Características Básicas das Empresas
SEMINÁRIO: REDES INTEGRADAS DE ATENÇÃO À SAÚDE
Teoria Geral da Administração
Orçamentação Pública O papel do orçamento na gestão pública.
Gestão Orçamentária Maria Elizabete. Gestão Orçamentária 2 Reflexão sobre a forma do Orçamento Reflexão sobre a forma do Orçamento Aspectos legais Aspectos.
June 26-27, 2014 VISITA DOS DIRETORES DE HOSPITAIS FEDERAIS DO BRASIL Estrutura de Organização João Oliveira
Rio de Janeiro, 7 a 9 Julho Ana Jorge, Ministra da Saúde SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE PORTUGUÊS.
Orçamentos Luciano Bernardo Processo de Elaboração de Orçamentos.
André Amorim. Para que o gestor das finanças consiga tomar as decisões adequadas, o mesmo deverá identificar o verdadeiro objetivo da empresa; Segundo.
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
CABO VERDE fim de um ciclo : II PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE LUTA CONTRA O VIH-SIDA
1 João Proença Secretário Geral da UGT Universidade de Verão do PSD Castelo de Vide - 30/8/06 As Funções do Estado. Há gente a mais na Função Pública?
Módulo 4 – Legislação desportiva
PERCORRENDO AS ETAPAS DE UMA AVALIAÇÃO* * Apresentação baseada no texto CBPH. Uma estrutura de Avaliação para Programas de Saúde em Comunidades, 2000.
Segurança do Doente num Departamento de Imagem Médica
02 de Setembro Missão Assegurar adequada prestação de serviços aos consumidores e a sustentabilidade dos operadores nos sectores de energia, água,
José Carlos de Souza Abrahão Diretor-Presidente Porto Alegre, 13 de novembro de Cenário Atual e Perspectivas da Saúde Suplementar.
República Federativa do Brasil SECRETARIA DE ORÇAMENTO FEDERAL GESTÃO BASEADA EM CUSTOS Brasília, setembro de 2007.
REUNIÃO CÂMARA TÉCNICA DA ATENÇÃO BÁSICA, CONASS E CONASEMS – 12 DE AGO DE Grupo 2 – APS COMO ORDENADORA DA REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE (SISTEMAS DE.
Alguns conceitos básicos relacionados à gestão da informação em saúde Ministério da Saúde Secretaria Executiva Assessoria Especial de Informação em Saúde.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO DO GASTO Maria Catarina Ribeiro Raulino Analista do Tesouro do Estado
SIADAP – Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho da Administração Pública Caroline Silva.
Garantir a segurança da informação Otimizar os processos de prestação de serviços públicos Prestar apoio técnico aos projetos e processos.
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
Linha de Informações do Governo: análise da reestruturação da Central de Atendimento Fernanda Girão I Encontro Portal Minas / LIG-Minas.
PAPEL DAS SECRETARIAS EXECUTIVAS NAS CONFERÊNCIAS Brasília, junho de 2011.
SEGURANÇA, QUALIDADE DE VIDA E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO: um estudo na Central Regional de Emergência 190 (CRE 190) da Grande Florianópolis Neiva Aparecida.
Processo Administrativo Prof. Alexandro Bernhardt UCS 2007.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
Apoiopatrocínio realização. Parcerias Público-Privadas em Saúde: a experiência em Portugal.
Rui Cunha Marques Universidade de Lisboa 9º Congresso Brasileiro de Regulação Centro de Convenções Ulysses Guimarães 17 a 20 de Agosto de 2015, Brasília.
Transcrição da apresentação:

22º Encontro Nacional de Clínica Geral DESCENTRALIZAR Cuidados de proximidade ao cidadão e à comunidade António Rodrigues

O que é pedido hoje aos sistemas de saúde?  Qualidade  Risco  Agilidade  Custo

Recursos finitos Dilemas dos Sistemas de Saúde Novas necessidades Novas exigências Novas expectativas Novas necessidades Novas exigências Novas expectativas Tomada de decisão Tomada Informação recurso estratégico e operacional

António Rodrigues Planeamento em Saúde Necessidades em Unidades de Saúde Necessidades em Unidades de Saúde Necessidades em Saúde Quantificação de necessidades em cuidados Ganhos em Saúde Prestação dos Serviços de Saúde ObjectivosOperacionais SISTEMA de INFORMAÇÃO INFORMAÇÃO

Investimentos para a informação de saúde AnoInvestimento totalFEDERPIDDAC ,000,950, ,760, ,190, ,585,738, ,205,418, ,320, ,289,657, ,324,692, ,965, ,505,627, ,883,665, ,621,962, / ,549,742, ,639,793, ,909,948, Total24,931,716, ,854,330, ,077,385, Investimentos em TIC’s do Ministério da Saúde (IGIF) (DGS) Fonte: IGIF e DGS

Mas... Não existem criadas as funcionalidades que se alimentem automatica- mente da base de dados central e os diversos sistemas não comunicam entre si...

Representação do Sistema de Saúde Governação Cidadão Mediação Prestação Agendas e processos de governação e regulação em saúde Situar o cidadão no sistema de saúde Financiar, contratualizar e administrar em saúde Organizar e gerir hospitais, centros de saúde e outros serviços Fonte: OPSS. Relatório de Primavera “O estado da Saúde e a saúde do Estado”, 2002

Temas em análise no apoio à decisão Governação Cidadão Mediação Prestação Necessidades em saúde / recursos Definição de estratégias em saúde Efectividade da governação – ganhos em saúde Escolha e decisões informadas – auto-responsabilização Participação - empowerment Financiamento Regulação / Contratualização Sistema da Qualidade Indirectos – Planeamento em saúde e gestão institucional Directos – Clinical Governance

Apoio à decisão – estado da arte Governação Cidadão Mediação Prestação

Comando – Controlo ou...NEGOCIAÇÃO?

Change of a system, not change in a system... not change in a system... Watzlawick, 1974

Modelo Matricial

Regulação Neuronal

Auto-regulação e Regulação de Proximidade ContratualizaçãoContratualização

Contratualização Negociação de um Plano de Actividades que toma por fundamento: a identificação de necessidades em saúde a quantificação do volume de cuidados necessário para lhes dar resposta a quantificação dos recursos necessários a serem alocados para a sua execução a monitorização dessa execução ORÇAMENTO - PROGRAMA  ORÇAMENTO - PROGRAMA

Indicadores de análise e acompanhamento Adequação Adequação Acesso e utilização Acesso e utilização Qualidade Qualidade Produtividade Produtividade Eficiência Eficiência

ObjectivosorganizacionaisObjectivosorganizacionaisGanhos em Saúde  Qualidade Ganhos Realizar n consultas/ano de... Atingir uma taxa de cobertura de... Fazer n citologias cervico-vaginais Assegurar consulta no próprio dia Garantir uma espera média, na sala de espera, não superior a 10’ Ter alcançado mais... % de hipertensos controlados Diminuir em... % o número de amputações em diabéticos Diminuir em... % o número de gravidezes em adolescentes Diminuir em... % o consumo indevido de benzodiazepinas ≠ ≠

We always get what we inspect......not what we expect!

António Rodrigues Enquadramento segundo o qual as organizações de saúde são responsáveis pela melhoria contínua da qualidade dos seus serviços, garantindo altos padrões de qualidade através da criação de um ambiente onde a excelência floresça. Quality in the New NHS, Dept. Of Health, 1998 GovernaçãoClínicaGovernaçãoClínica AuditoriaClínica EfectividadeClínicaAbertura Gestão do Risco I&D Formação Governação Clínica – Clinical Governance

... to direct us so that we get off this hamster wheel and get reimbursed for the value we bring to the system.... to direct us so that we get off this hamster wheel and get reimbursed for the value we bring to the system.

João Abel Manta