UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO RECIFE 3.ª CONFERÊNCIA DA FORGES 4, 5 e 6 DEZEMBRO DE 2013.

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Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO RECIFE 3.ª CONFERÊNCIA DA FORGES 4, 5 e 6 DEZEMBRO DE 2013

Ensino Superior em Portugal: um caso de sucesso em perigo Luisa Cerdeira Tomás Patrocínio Belmiro Cabrito Universidade Lisboa, Instituto de Educação

Índice da apresentação   O nível de qualificação académica da população portuguesa   O nível de qualificação académica dos portugueses no contexto internacional   Os recursos afectos à educação e ao ensino superior. O papel do Estado no contexto internacional   O financiamento privado do ensino superior público   O caminho inverso da democratização: algumas notas conclusivas

O contexto actual do Ensino Superior: os problemas e os desafios

TAXA REAL DE ESCOLARIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

TAXA BRUTA DE ESCOLARIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR - PORTUGAL Fonte: Dados obtidos de em

Fonte: Elaborado a partir de OECD (2009,p. 288). In Higher Education to 2030, Volume 2. Globalisation. TAXA BRUTA DE ESCOLARIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR Por região

Taxa real de escolarização (%) no ensino superior em percentagem da população com idade correspondente, dos 18 aos 24 anos, em Portugal Fonte: CNE (2010). Estado da Educação 2010

Número de alunos matriculados por subsistema de ensino Fonte: Elaborado a partir de PORDATA; a partir de dados da DGEEC/MEC; INE.; Nos anos 1960 a 1981, in A situação Social em Portugal, , A. Barreto (org.).

Peso do Ensino Superior Público/ Privado (%) Fonte: Elaborado a partir de PORDATA. Fonte de Dados: Eurostat / UNESCO-UIS / OCDE / Entidades Nacionais - Recolha de Dados UOE Fonte: Fonte: Elaborado a partir de PORDATA. Fonte de Dados: Eurostat / UNESCO-UIS / OCDE / Entidades Nacionais - Recolha de Dados UOE %

Evolução do peso do Ensino Superior Privado (%) América Latina Elaborado a partir de OECD (2009,p. 304). In Higher Education to 2030, Volume 2. Globalisation Fonte: Elaborado a partir de OECD (2009,p. 304). In Higher Education to 2030, Volume 2. Globalisation %

ALUNOS MATRICULADOS NO ENSINO SUPERIOR UNIÃO EUROPEIA – UE 27 Fonte: elaborado a partir de PORDATA c/ base na Eurostat / UNESCO-UIS / OCDE / Entidades Nacionais - Recolha de Dados UOE

Diplomados Ensino Superior Público/ Privado Elaborado a partir do Inquérito ao Registo de Alunos Inscritos e Diplomados do Ensino Superior, DGEEC/MEC Fonte: Elaborado a partir do Inquérito ao Registo de Alunos Inscritos e Diplomados do Ensino Superior, DGEEC/MEC

População residente com 15 e mais anos, segundo os Censos, com o ensino superior completo: total e por sexo (milhares) Elaborado a partir da PORDATA; Fonte de Dados: INE-X a XV Recenseamentos Gerais da População Fonte: Elaborado a partir da PORDATA; Fonte de Dados: INE-X a XV Recenseamentos Gerais da População

% da População que concluiu o Ensino Superior Fonte: OECD (2013), Education at Glance, Indicador C.A1 Brasil PORTUGAL

Os recursos afectos à educação e ao ensino superior

Aumentar as qualificações Aumentar o número de estudantes do ensino superior <> Como? Aumentar os recursos para o Ensino Superior

Despesa nas IES de Ensino Superior como % do PIB (ano de 2010) Fonte: OECD Education at a Glance 2013 Brasil=0,9% PIB OCDE =2,1% PIB EUA =2,8% PIB Portugal=1,5% PIB

Despesa de Educação como percentagem do PIB (1995 a 2010) Fonte: OECD Education at a Glance 2013

Peso relativo do financiamento público nas instituições de ensino superior (em %) Elaborado a partir de OCDE (2013). Education at Glance Indicator B3. Fonte: Elaborado a partir de OCDE (2013). Education at Glance Indicator B3.

Evolução do valor das Propinas (Pagamentos estudantes/ ano)

Valor das Propinas / PIB per Capita / Salário Mínimo

Evolução dos Custos de Educação e Custos de Vida no Ensino Superior Público em 1994/95, 2005/05 e 2010/11 Fonte: Cabrito (2002) para 1994/95; Cerdeira (2009) para 2004/05; Cerdeira, Cabrito, Patrocínio, Machado & Brites (2012) para 2010/11.

Evolução do Orçamento de Estado Inscrito por Aluno entre 2005 a 2013 Fonte: Cerdeira (2012). Dados dos ficheiros de preparação do orçamento das universidades e institutos politécnicos

Notas Finais  um sucesso significativo nas qualificações da sua população  Portugal registou um sucesso significativo nas qualificações da sua população, sobretudo quando consideramos o déficit de qualificações dos anos de   O forte investimento na qualificação da população portuguesa implicou a afectação de um conjunto vasto de recursos, tendo-se progressivamente aumentado a parte do PIB aplicado na Educação e Ensino Superior.

Notas Finais  foi conseguido de forma expressiva com o co-financiamento dos estudantes e das suas famílias.  O crescimento do Ensino Superior foi conseguido de forma expressiva com o co-financiamento dos estudantes e das suas famílias.  concluía-se que o peso do financiamento público na despesa das instituições de ensino superior públicasjá só representava 69% 76,4%.  De acordo com os dados mais recentes divulgados pela OCDE (2013) e reportando-se ao ano de 2010, concluía-se que o peso do financiamento público na despesa das instituições de ensino superior públicas já só representava 69%, enquanto que na Europa (EU21) esse valor subia para os 76,4%.

Notas Finais  muitos estudantes e as suas famílias tenham dificuldade em pagar as propinas e os restantes custos de educação e de vida  A política de austeridade a que o país tem sido sujeito desde 2011 tem conduzido a que muitos estudantes e as suas famílias tenham dificuldade em pagar as propinas e os restantes custos de educação e de vida.  risco do número de desistências disparar é grande  O risco do número de desistências disparar é grande, agravando o risco da falta de sustentabilidade do próprio sistema do ensino superior.

Notas Finais  colocam em perigo o futuro da Educação Superior e, consequentemente, a possibilidade de Portugal poder, de forma sustentada e sustentável, encarar os desafios do desenvolvimento e da melhoria das condições sociais e económicas da sua populaçãopodendo-se voltar ao Ensino Superior só para os mais ricos e para uma pequena elite como acontecia no regime não democrático.  Os cortes orçamentais efectuados nos últimos anos de 2011, 2012 e 2013 colocam em perigo o futuro da Educação Superior e, consequentemente, a possibilidade de Portugal poder, de forma sustentada e sustentável, encarar os desafios do desenvolvimento e da melhoria das condições sociais e económicas da sua população, podendo-se voltar ao Ensino Superior só para os mais ricos e para uma pequena elite como acontecia no regime não democrático.

Obrigada

População residente com 15 a 64 anos e 65 e mais anos: por nível de escolaridade completo mais elevado (Milhares pessoas) Elaborado a partir da PORDATA; INE- Inquérito ao Emprego. Fonte: Elaborado a partir da PORDATA; INE- Inquérito ao Emprego.