dezembro – 02 Eixo 3. Trabalho e Trabalho Docente conceitos chave: Docência Atuação Docente Profissionalizaçã o; precarização Blog rios- avancados- educacao.we bnode.com/ AULA - manhãTrabalho e Trabalho Docente: globalização – precarização;inserção, carreira; condiçõesde trabalho, etc.. a) texto TELOS, C. Painel – com resultado dos gruposb) texto CHARLOT, B.Painel – c/ questões individuaisTempo: das 09h00 às 11h00 Avaliação do Curso (ver anexo 2) Tempo: das 11h00 às 12h00 MATERIAL: sínteses dos grupos / painel TELLO, C. La professionalización docente em LatinoAmérica y lossentidos discursivos delneoliberalismo – 1990 – In.Inter – Ação. Revista daFaculdade de Educação daUFG. No. 1, jan/abr p.67 – 88. questão – (ver anexo 1) CHARLOT, B. O Professor na sociedade contemporânea: um trabalhador dacontradição. Revista da FAEEBA –Educação e Contemporaneidade,Salvador, v. 17, n. 30, p ,jul./dez. 2008
ANEXO 1 (da aula de 18 novembro) questão: enviar por até 30 de novembro CHARLOT, B. O professor na sociedade contemporânea: um trabalhador da contradição O Autor (2014) trabalha em seu texto ideias pertinentes ao trabalho docente especialmente no que se refere às questões de autoridade, poder e tensões encontradas no cotidiano das escolas. A partir destas abordagens indique e analise, em sua atividade docente, uma experiência em que você evidenciou as tensões sobre autoridade e poder apontadas pelo autor. CHARLOT, B. (2014). O Professor na sociedade contemporânea: um trabalhador da contradição. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 17, n. 30, p , jul./dez. 2008
novembro – 18 BLOG avancados- educacao.webnod e.com/ OFICINA – tarde Balanço dos textos e sugestões de encaminhamentos para publicação 1.Edson e Marcos – pronto Reflexos das Políticas do Ensino Superior das décadas de 1960 e 1970 na Universidade Católica de Santos: possibilidades para uma interpretação sob a ótica da arquitetura escolar. 2. Tiago; Robson; Alex – em produção A virtude da Prudência na formação continuada do docente 3. Thamirys e Sílvia – pronto HTPC: espaço/tempo para uma formação 4. Lúcia – pronto Gênese da Formação Docente na Cidade de Santos 5. Sandra e Rosana – em produção 6. Arimar e M. Conceição - pronto A Formação do Pedagogo em EAD e na Educação Inclusiva Galleão ??? Maria do Rosário ??? Bete ???
ANEXO 2 (da aula de 18 novembro) Universidade Católica de Santos – Mestrado em Educação Seminários Avançados FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CRISE? - elementos para uma epistemologia da práxis docente Profa. Dra. Selma Garrido Pimenta Nome: Data: Assinale sua condição no curso: –mestrado concluído__; em andamento___; orientador(a):__________ –doutorado concluído__; em andamento__; orientador(a):___________ AVALIAÇÃO (proposta a ser discutida na aula de novembro) 1. Utilize uma frase, ideia ou questão de cada um dos textos / temas trabalhados, que melhor indique sua avaliação do Curso, nos dois semestres; 2. Avalie o curso indicando: a) pontos fortes: do curso / docente / turma / você b) pontos fracos: do curso / docente / turma / você 3. Sugestões (entregar até 01 de dezembro – impreterivelmente –