Dezembro – 02 Eixo 3. Trabalho e Trabalho Docente conceitos chave: Docência Atuação Docente Profissionalizaçã o; precarização Blog rios-

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FAXINAL DO CÉU 02 A 04 DE DEZEMBRO ª REUNIÃO TÉCNICA FAXINAL DO CÉU 02 A 04 DE DEZEMBRO 2009.
Advertisements

Estágio de Apoio Docente
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Experiências Desenvolvidas pelo NTE Altamira
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
EE GUAICURU ANAURILÂNDIA - MS
Educação Digital Andréia & Lúcia Projeto: Tecnologias na educação.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
O Plano da Ação Curricular e suas relações com a Prática Pedagógica
I SIMPÓSIO PEDAGÓGICO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Programa aluno pesquisador
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
Curso de Docência Universitária
Programa Ler e Escrever
Projeto A inclusão em sala de aula: Aceitação e possibilidades
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
Estágio IV 12ª aula. Estágio IV  Nosso percurso Vivenciamos os Estágios I, II e II; 2. Reunimos as duplas de trabalho, considerando as afinidades.
A EXPERIÊNCIA DO GARIMPO TEXTUAL COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA:
VIVÊNCIAS NO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA/UNIUBE: ASSOCIANDO CULTURA E HABILIDADES MOTORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II Jackson Rodrigues Cordeiro 1, Cintia Silva.
1 Profa. Dra. Clara Dornelles Julho de Licenciatura em Letras (UFSC, 1996) Mestrado em Letras (UFSC, 2000) Doutorado em Linguística Aplicada (Unicamp,
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Questões Estratégicas para o Desenvolvimento da EAD
em Educação em Direitos Humanos
III SIMPÓSIO DE DOCÊNCIA SUPERIOR UNISUAM
Thais Josiani Silva Facio Profª. Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientador(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Agricultura de.
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
INCLUSÃO DIGITAL: MULTICULTURALISMO E PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS Bolsistas de Iniciação à Docência - Pibid 2014 – Uergs /Pedagogia - Unidade.
INCLUSÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: O DISCURSO DOS PROFESSORES
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
FACULDADE REGIONAL DO JACUÍPE - FARJ Práxis – ou indissociabilidade entre teoria e prática e a atividade docente PESQUISA.
Orientações sobre o Estágio II
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
TENDÊNCIAS INVESTIGATIVAS NO ESTÁGIO E NAS PRÁTICAS DE ENSINO
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
1ª Formação de Professores Coordenadores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
EDUCAÇÃO DO CAMPO: LIMITES E POSSIBILIDADES Isabelle Leal de Lima / Câmpus Paranaguá Orientador: Prof.
autonomia; saberes; prática/teoria/práxis
Junho – 10 Eixo 2. Formação 1. Constituição do campo de formação de professores 2. Quadro teórico conceitos chave: autonomia; saberes; prática/teoria /práxis.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
3ª Conferência FORGES – UFPE/Recife – Dezembro/2013 Kaline SILVA & Kátia RAMOS 3ª Conferência FORGES Formação para a Docência na Educação Superior: um.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Novembro – 18 Eixo 2. Formação profs. para a Ed. Básica: problemas; impasses; propostas (concluindo...). Eixo 3. Trabalho e Trabalho Docente conceitos.
Estágio Supervisionado II
O que entendemos por teoria e por prática.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA DO ENSINO DE ARTE – 2016
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
Trabalho Interdisciplinar e Projeto Aplicado
Transcrição da apresentação:

dezembro – 02 Eixo 3. Trabalho e Trabalho Docente conceitos chave: Docência Atuação Docente Profissionalizaçã o; precarização Blog rios- avancados- educacao.we bnode.com/ AULA - manhãTrabalho e Trabalho Docente: globalização – precarização;inserção, carreira; condiçõesde trabalho, etc.. a) texto TELOS, C. Painel – com resultado dos gruposb) texto CHARLOT, B.Painel – c/ questões individuaisTempo: das 09h00 às 11h00 Avaliação do Curso (ver anexo 2) Tempo: das 11h00 às 12h00 MATERIAL: sínteses dos grupos / painel TELLO, C. La professionalización docente em LatinoAmérica y lossentidos discursivos delneoliberalismo – 1990 – In.Inter – Ação. Revista daFaculdade de Educação daUFG. No. 1, jan/abr p.67 – 88. questão – (ver anexo 1) CHARLOT, B. O Professor na sociedade contemporânea: um trabalhador dacontradição. Revista da FAEEBA –Educação e Contemporaneidade,Salvador, v. 17, n. 30, p ,jul./dez. 2008

ANEXO 1 (da aula de 18 novembro) questão: enviar por até 30 de novembro CHARLOT, B. O professor na sociedade contemporânea: um trabalhador da contradição O Autor (2014) trabalha em seu texto ideias pertinentes ao trabalho docente especialmente no que se refere às questões de autoridade, poder e tensões encontradas no cotidiano das escolas. A partir destas abordagens indique e analise, em sua atividade docente, uma experiência em que você evidenciou as tensões sobre autoridade e poder apontadas pelo autor. CHARLOT, B. (2014). O Professor na sociedade contemporânea: um trabalhador da contradição. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 17, n. 30, p , jul./dez. 2008

novembro – 18 BLOG avancados- educacao.webnod e.com/ OFICINA – tarde Balanço dos textos e sugestões de encaminhamentos para publicação 1.Edson e Marcos – pronto Reflexos das Políticas do Ensino Superior das décadas de 1960 e 1970 na Universidade Católica de Santos: possibilidades para uma interpretação sob a ótica da arquitetura escolar. 2. Tiago; Robson; Alex – em produção A virtude da Prudência na formação continuada do docente 3. Thamirys e Sílvia – pronto HTPC: espaço/tempo para uma formação 4. Lúcia – pronto Gênese da Formação Docente na Cidade de Santos 5. Sandra e Rosana – em produção 6. Arimar e M. Conceição - pronto A Formação do Pedagogo em EAD e na Educação Inclusiva Galleão ??? Maria do Rosário ??? Bete ???

ANEXO 2 (da aula de 18 novembro) Universidade Católica de Santos – Mestrado em Educação Seminários Avançados FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CRISE? - elementos para uma epistemologia da práxis docente Profa. Dra. Selma Garrido Pimenta Nome: Data: Assinale sua condição no curso: –mestrado concluído__; em andamento___; orientador(a):__________ –doutorado concluído__; em andamento__; orientador(a):___________ AVALIAÇÃO (proposta a ser discutida na aula de novembro) 1. Utilize uma frase, ideia ou questão de cada um dos textos / temas trabalhados, que melhor indique sua avaliação do Curso, nos dois semestres; 2. Avalie o curso indicando: a) pontos fortes: do curso / docente / turma / você b) pontos fracos: do curso / docente / turma / você 3. Sugestões (entregar até 01 de dezembro – impreterivelmente –